terça-feira, 21 de junho de 2016

Monteiro registra mais de 100 acidentes com motos nos primeiros meses do ano

O município de Monteiro registrou nos cinco primeiros meses do ano, de Janeiro a Maio, 121 acidentes envolvendo motos. Quatro pessoas vieram a óbito nesse período. Os dados, coletados através do banco de dados do Samu regional, chamam a atenção para os cuidados ao conduzir esse veículo.

No mês de Janeiro foram registrados 27 acidentes envolvendo esse tipo de transporte, dentro desse número, cerca de 21 vitimas estavam sem o capacete no momento do acidente, e 15 sob o efeito de álcool. Uma pessoa morreu.

No mês seguinte, percebemos uma queda no número de acidentes envolvendo o veículo de duas rodas. Dez acidentes foram registrados em Fevereiro, onde desse total, 8 vitimas estavam sem capacete e 7 alcoolizadas.

Já em Março percebemos um aumento considerável, se comparado ao mês anterior; 26 acidentes com motos ocorreram em Monteiro, 9 pessoas estavam sem o principal equipamento de segurança desse veículo, o capacete, e 12 vítimas comprovadamente estavam sob o efeito de álcool, sendo essa a possível causa dos acidentes.

O mês Abril também apresentou um aumento, se houver comparação ao mês de carnaval; 28 acidentes foram registrados neste período, no momento do acidente 12 pessoas estavam sem o capacete e 10 apresentavam sintomas de embriaguez.

No quinto mês do ano, outro aumento é percebido. Trinta acidentes envolvendo motos foram notados nesse mês, desse número, cerca de 14 vítimas estavam sob o efeito de álcool e 18 não usavam no momento do acidente o capacete. Nesse mês, três óbitos ocorreram em decorrência de acidentes.

Sendo possível uma soma geral, chama a atenção a não conscientização de parte das pessoas que conduzem motos. Do total de 121 acidentes, no período de Janeiro a Maio, quase metade dessas pessoas estavam sob o feito de bebida alcoólica, cerca de 58, e mais da metade, 68, não usavam o capacete na hora do acidente.

O Samu e a Polícia Civil de Monteiro ressaltam que esses números podem ser maiores, em especial com relação à óbitos, devido algumas vítimas serem transferidas para Campina Grande e virem a óbito dias ou até meses depois. A esses dados não foi possível o acesso.

Os números alertam para uma maior responsabilidade no tocante as pessoas que conduzem motos. O período de festas juninas já começou em nossa região e é fundamental que as pessoas ao usarem esse meio de transporte utilizem o equipamento de segurança, o capacete. E que se ingerirem bebidas alcoólicas não pilotem suas motocicletas, tendo consciência de que são responsáveis não apenas por sua vida, mas também pela do outro.

Elisa Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...