segunda-feira, 4 de julho de 2016

Caravana do Coração chega a Monteiro hoje e deve percorrer mais 12 municípios Paraibanos

O município de Monteiro, no Cariri Paraibano, é o primeiro município a receber a 4ª edição da Caravana do Coração. Até o próximo dia 17 a caravana deve chegar às cidades de Princesa, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira, Mamanguape e Itabaiana. O projeto é fruto de uma parceria entre a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), criada em 2011 pelo Governo do Estado e a ONG Círculo do Coração de Pernambuco.

A ação tem por objetivo realizar mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos em crianças de 0 a 12 anos e gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia ou problemas oriundos de cardiopatias.

A Caravana deste ano pretende abranger cerca de 1.300 pacientes entre gestantes e crianças, totalizando cerca de 15 mil atendimentos, tendo em vista que cada criança poderá ter acesso a até oito atendimentos diferentes em diversas especialidades: Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação.

Durante a solenidade de Abertura que ocorreu neste domingo (3), Ricardo fez a entrega de um veículo com gerador próprio e equipamentos para serem utilizados na Caravana do Coração. Ele ainda lembrou que o Governo do Estado investe cerca de R$ 6 milhões anuais no projeto. "A Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba é toda bancada com recursos estaduais, investimos muito nessa ação que visa salvar vidas. Ao assumir o Governo do Estado, tinha a noção das dificuldades na área de cardiologia pediátrica. Tínhamos que encaminhar pacientes para outros estados com custo alto. Diante dos problemas, buscamos soluções e tivemos um feliz encontro com o Círculo do Coração. Criamos em seguida a Rede de Cardiologia Pediátrica e a Caravana do Coração, que vem mudando completamente a realidade da assistência em cardiologia pediátrica no Estado", afirmou.

A secretária de Saúde, Roberta Abath, destacou que a quarta edição da Caravana do Coração possui um formato mais amplo de atendimento. "Esta caravana está maior e melhor. Teremos um acolhimento integral a crianças e gestantes no tocante à cardiologia e microcefalia, como também no âmbito da saúde geral, como atendimento bucal, nutrição e toda promoção à saúde estão incluídas na Caravana. Contamos com o apoio de outros quatro países e os feitos serão transmitidos para um simpósio que ocorrerá no Japão. Este é o legado desta gestão, ultrapassar as fronteiras do que é feito a âmbito estadual e deixar um modelo que pode ser exemplo no mundo", frisou.

Roberta ainda ressaltou a parceria da Federação da Cruz Vermelha com o Governo do Estado no apoio à Caravana do Coração. "Foi aprovado um convênio de cooperação técnica com a Cruz Vermelha que, pela primeira vez, trará voluntários para ajudar a nossa caravana. Essa é uma parceria muito bem-vinda que só tem a somar nesta missão", observou.

"É uma satisfação poder abrir mais uma edição desta Caravana. Nos primeiros anos trabalhamos com cerca de 40 pessoas, este ano temos mais de 90 voluntários, o que mostra a evolução do nosso trabalho. Também é muito gratificante dizer que no momento, a maioria dos participantes da caravana é composta por paraibanos, que acreditaram nessa ação, antes tínhamos mais pernambucanos. Hoje temos a adesão de profissionais de Portugal, Inglaterra, Japão e Estados Unidos. Durante as duas semanas de trabalho, a nossa equipe será dividida em times que farão atendimentos específicos aos pacientes. Na Caravana do Coração todas as pessoas são tratadas de forma igualitária e estão lá para trabalhar pela saúde da sociedade", observou a coordenadora da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, Sandra Mattos.

Confira a programação da 4ª edição da Caravana do Coração:

Monteiro (4), Princesa (5), Itaporanga (6), Cajazeiras (7), Sousa (8), Catolé do Rocha (9), Pombal (10), Patos (11), Picuí (12), Esperança (13), Guarabira (14), Mamanguape (15) e Itabaiana (16).

De Olho no Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...