sábado, 9 de julho de 2016

Maranhão anula ato de líderes e mantém eleição na quinta-feira

O presidente em exercício da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), anulou na noite desta sexta-feira (8) ato do colégio de líderes, que havia marcado para a próxima terça-feira (12) a eleição para a presidência da Casa. Ao anular o ato, Maranhão manteve a decisão de agendar o pleito para quinta-feira (14), às 16h.

Segundo o presidente interino, o ato dos líderes partidários representa "usurpação de competência".

O deputado do PP afirmou que se a eleição fosse antecipada, favoreceria os parlamentares que já têm a candidatura oficializada sobre aqueles que ainda estão angariando apoio. "A antecipação da data pode produzir a quebra de isonomia entre potenciais candidatos", alegou.

Os líderes partidários passaram o dia em embate com o presidente em exercício da Câmara sobre a data da eleição de seu sucessor. Maranhão a marcou para a próxima quinta (14), masfoi desautorizado pelos líderes partidários, que a anteciparam para terça.

Em retaliação, o presidente em exercícioexonerou nesta manhã o secretário-geral da Mesa Diretora, o servidor Silvio Avelino, que participou da reunião dos líderes.

Ele também mandou retirar as cabines de votação que já estavam sendo instaladas no plenário, e reafirmou que a eleição será apenas na quinta.

Após reunião com líderes de blocos que reúnem PMDB, PEN, PP, PTB, PSC, PR, PTN, PT do B, PSL, SD e PV, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), um dos cotados a concorrer à presidência da Casa, anunciou um pedido para que a Mesa Diretora, com os deputados da cúpula da Câmara, se reúna na próxima segunda (11) para ratificar a decisão do colégio de líderes de marcar a eleição para a tarde de terça.

O regimento interno permite que o colégio de líderes convoque sessões extraordinárias para, inclusive, realizar eleições para a presidência da Casa. Os líderes convocaram a sessão para terça; já Maranhão convocou para quinta.

O regimento interno da Câmara estabelece que tanto o presidente da Casa quanto o colégio de líderes possuem a prerrogativa de convocar sessões extraordinárias.

Maranhão justificou, porém, que o texto atribui ao presidente da Casa a função de escolher a data e o horário da eleição dos membros da Mesa Diretora a cada dois anos.

Candidatos
Até o momento, seis candidatos já oficializaram suas candidaturas à presidência da Câmara.

Alêm deles, o primeiro secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), anunciou que disputará a eleição. Ele, no entanto, ainda não oficializou sua candidatura.

Veja quem são os deputados que oficializaram candidatura até agora:

–  Fausto Pinato (PP-SP): advogado, tem 39 anos e está em seu primeiro mandato. Chegou a ser eleito relator do processo contra Cunha no Conselho de Ética, mas foi substituído.
– Carlos Gaguim (PTN-TO): administrador, o deputado de 55 anos também está no primeiro mandato. Foi vereador e deputado estadual no TO. Governou o estado após a cassação do então governador Marcelo Miranda e do vice Paulo Sidnei pelo TSE, em 2009.
– Carlos Manato (SD-ES): médico, o deputado de 58 anos está no quarto mandato. É o atual corregedor da Câmara e já ocupou cargos de suplente na Mesa Diretora.
– Marcelo Castro (PMDB-PI): médico de 66 anos, foi ministro da Saúde do governo da presidente afastada Dilma Rousseff. Como deputado, está no quinto mandato.
– Fábio Ramalho (PMDB-MG): empresário, o deputado está no terceiro mandato consecutivo na Câmara. Ele já foi prefeito do município de Malacacheta (MG), entre 1997 e 2004.
– Heráclito Fortes (PSB-PI): funcionário público, o deputado está no quinto mandato na Câmara. Ex-senador, ele também foi prefeito de Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...