domingo, 17 de julho de 2016

Túneis subterrâneos gigantes são descobertos em São Joaquim


Equipe encontrou dois buracos durante escavação (Foto: Reprodução/RBS TV)

Em São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, túneis subterrâneos gigantes foram descoberto durante uma escavação rotineira, como mostrou o RBS Notícias de sábado (16). A suspeita é que sejam paleotocas, cavadas há milhares de anos por tatus.

O diretor de urbanismo Ivan Bettiu e a equipe de operários da prefeitura se depararam com dois buracos debaixo da terra. "Na hora que abriu o buraco, saiu uma espécie de ar, aquele barulho. Foi parada a máquina e todo mundo entrou", conta Bettiu.

Além da entrada, com cerca de 1,9 metro de diâmetro, os funcionários encontraram uma extensa galeria subterrânea. Alguns pontos da galeria chegam a mais de dois metros de altura e são quase 10 metros de comprimento até onde se consegue ver. O solo é bastante úmido e tem diversas marcas, como se tivesse sido arranhado.

Paleotocas
Conforme a reportagem da RBS TV, os túneis podem ter sido feito por tatus gigantes que viveram na América do Sul no período entre 10 milhões e 10 mil anos atrás.
Tatus gigantes podem ter cavado túneis em São Joaquim (Foto: Reprodução/RBS TV)Tatus gigantes podem ter cavado túneis em
São Joaquim (Foto: Reprodução/RBS TV)

Essas galerias são chamadas de paleotocas, e, de acordo com cientistas, foram escavadas pelos animais gigantes para servirem de abrigo.

Formações assim são comuns no Sul do Brasil, e geralmente aparecem durante escavações. Em pelo menos outras duas áreas de São Joaquim já foram encontradas paleotocas, comprovadas por pesquisadores de universidades de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

"As paleotocas de São Joaquim, assim como as dos locais adjacentes, são muito importantes do ponto de vista científico porque representam os hábitos fossoriais, os hábitos cavadores desses organismos", afirma o doutor em geociências Francisco Sekiguchi Buchmann.

Decreto municipal
O empresário e guia de turismo Eduardo Sobânia participou da elaboração de um decreto municipal que protege as áreas onde as paleotocas são encontradas. A ideia é que os túneis pré-históricos se tornem mais um atrativo turístico de São Joaquim.

"São estruturas que você pode utilizar, pode contar a história dela, mas falta agora dar uma repaginada, deixar pronta paro o turismo", diz Sobânia.

Enquanto isso não acontece, as paleotocas deveriam ser preservadas, mas essa é uma tarefa difícil, porque muita gente está indo atrás de algumas lendas da região. "Tem muito comentário de achar ouro, castiçal, crucifixo, mas até agora não foi achado nada", relata Bettiu.

Paleotoca tem mais de dois metros de altura (Foto: Reprodução/RBS TV)Paleotoca tem mais de dois metros de altura (Foto: Reprodução/RBS TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...