quarta-feira, 8 de junho de 2016

Capitão da PM é baleado ao trocar tiros com bandidos em tentativa de assalto, na Capital


Imagem ilustrativa

Um capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope) foi baleado de raspão em um dos braços, na tarde desta quarta-feira (8), durante uma tentativa de assalto em um restaurante no bairro Vieira Diniz, na Zona Sul de João Pessoa.

De acordo com o tenente Glauber, do 5º Batalhão da PM, o capitão estava almoçando quando dois bandidos chegaram ao local e anunciaram o assalto.

"O que temos de início é que o capitão estava almoçando e percebeu a tentativa de assalto ao estabelecimento. Houve disparos de arma de fogo e o capitão foi baleado de raspão no braço", contou o tenente.

De acordo com testemunhas, o capitão teria reagido e efetuado disparos de arma de fogo contra os bandidos, que revidaram.

A polícia ainda buscava informações sobre a identificação e localização dos bandidos. Ainda segundo o tenente, o capitão não precisou de atendimento médico e passa bem.

 Portal Correio

Dupla rende funcionários e clientes e assalta casa lotérica, na Paraíba


Casa lotérica foi assaltada em Santa Luzia

Dois homens armados renderam clientes e funcionários e assaltaram uma casa lotérica que fica no município de Santa Luzia, no Sertão paraibano, a 272 km de João Pessoa.

De acordo com a 3ª Companhia da Polícia Militar em Santa Luzia, a dupla chegou armada a casa lotérica e iniciou a rendição de clientes e funcionários. Durante a ação, um dos bandidos foi até um dos caixas do estabelecimento e teria recolhido todo o dinheiro.

"Assim que terminou o assalto, nós recebemos uma ligação de uma testemunha. Fomos até o estabelecimento, mas não conseguimos encontrar mais os bandidos. Estamos com equipes em diligências para tentar identificar e localizar a dupla", contou um policial militar que esteve na ocorrência.

Portal Correio

Presidente do Conselho de Ética do Senado arquiva procedimento contra Jucá

O presidente do Conselho de Ética do Senado, José Alberto Souza (PMDB-MA), arquivou na noite desta terça-feira (7) o pedido de cassação do senador Romero Jucá (PMDB-RR).

A abertura de procedimento disciplinar contra Jucá foi solicitada pelo PDT no dia 24 do mês passado. A motivação seria suposta quebra de decoro evidenciada pela divulgação de áudios com conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em que o peemedebista sugere um pacto para deter o avanço das investigações da Operação Lava Jato.

Um dos principais articuladores do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, Jucá é considerado um doshomens fortes do presidente interino, Michel Temer. Após a divulgação dos diálogos, que iniciou a primeira crise do novo governo, Jucá foi exonerado do cargo de ministro do Planejamento.

Segundo o presidente do Conselho de Ética, em nota, a advocacia do Senado emitiu parecer pelo arquivamento, "fundamentado nos artigos 14 e 26b da Resolução 20, 1993, combinados com o art. 395 do Código de Processo Penal".

A decisão de arquivar o procedimento, no entanto, é exclusiva do presidente do colegiado.

"Na referida petição não constaram os documentos que a deveriam instruir, nem o rol de testemunhas e nem a especificação das demais provas que se pretende produzir. Assim, a referida representação é insuficiente para abertura do procedimento", justificou o senador.

Com a rejeição do pedido, o procedimento só pode ser acolhido caso pelo menos cinco membros do colegiado assinem recurso contra o arquivamento.

A decisão de José Alberto Souza acontece no dia em que foi revelado o pedido de prisão de Jucá pela PGR (Procuradora-Geral da República).

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot também enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedidos de prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) e do deputado afastado da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Também relacionado às gravações de Sérgio Machado --que flagraram conversas com Jucá, Calheiros e Sarney, o caso será analisado pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo.

Denúncia
Também nesta terça, pela manhã, o senador Romero Jucá foi alvo de denúncia apresentada ao Conselho de Ética pelo senador Telmário Mota (PDT-RR), que no mês passado protocolou, em nome do seu partido, a representação que pedia a cassação do seu adversário político de Roraima.

A denúncia teve como base declarações feitas por Jucá no dia 24 de maio. Na ocasião, o peemedebista chamou Mota de "bandido" e "desqualificado". As penas previstas em casos como esse são advertência e censura.

Outro lado
Em nota, o senador Romero Jucá se diz "vítima" das gravações feitas por Machado e classificou o pedido de prisão contra si como "absurdo".

"Considero absurdo o pedido tendo em vista que tenho manifestado reiteradas vezes pelos órgãos de imprensa e em ações do cotidiano no sentido de fortalecer a investigação da operação Lava-Jato", diz Jucá num trecho da nota.

Em outro trecho, Jucá afirma que foi vítima de Machado. "Desde que fui vítima da gravação do senhor Sérgio Machado, pedi afastamento do Ministério do Planejamento no mesmo dia e solicitei cópia da mesma à PGR para que pudesse me defender", continua a nota.

Fonte: UOL

Mãe queima viva a filha de 16 anos que se casou por amor no Paquistão

Jovem de 16 anos fugiu para casar e foi morta pela própria mãe. Na foto, Hassan Khan mostra a esposa - K.M. Chaudary / AP

LAHORE, Paquistão - Uma mulher queimou viva sua própria filha, de 16 anos, que havia se casado e fugido com o marido, informou nesta quarta-feira a polícia do Paquistão, um país onde os chamados "crimes de honra" são frequentes.

"Perveen Bibi matou sua filha Zeenat Bibi queimando-a viva nesta quarta-feira às 09h00 da manhã" em Lahore, no leste do país, segundo informações concedidas à agência de notícias AFP por Haidar Ashraf, funcionário de alto escalão da polícia.

A adolescente se casou com o jovem Hassan Khan no ultimo dia 29 de maio. O marido de Zeenat Bibi explicou à rede local "Geo News" que, inicialmente, o casal fugiu da cidade onde morava. Segundo ele, a família da adolescente, com o objetivo de trazê-los de volta, mentiu para eles dizendo que haveria uma festa.

- Depois do casamento vivemos juntos por quatro dias, e a família dela entrou em contato conosco. Prometeram que organizariam uma festa de casamento em uma semana e que depois poderíamos viver juntos - explicou o marido, mostrando-se indginado com a traição.

- Zeenat não queria voltar para casa, ela me disse que a família a mataria. Mas finalmente aceitou porque seu tio falou que ela estaria segura - acrescentou Hassan.

O local na rua onde a filha foi queimada - ARIF ALI / AFP

Cerca de mil mulheres são mortas por ano no Paquistão pelo que as famílias mais radicais do país chamam de "crimes de honra". Na semana passada, outra jovem paquistanesa de 19 anos, Maria Sadaqat, foi torturada e queimada por um grupo de pessoas em um povoado próximo a Islamabad, capital do país, por ter se negado a casar com o filho de seu antigo chefe.

E em abril, no noroeste do país, outra jovem foi assassinada por ter ajudado uma amiga a fugir com um homem. Os habitantes de seu povoado queimaram posteriormente seu cadáver.

Japonês da Federal é preso em Curitiba

O policial federal Newton Ishii, chamado de Japonês da Federal e que ficou conhecido durante a Operação Lava Jato, foi preso na terça-feira (7) em Curitiba. O mandado foi expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Ele está detido na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense. De acordo com o advogado do agente, Oswaldo de Mello Junior, Ishii foi condenado a quatro anos e dois meses, em 2003, em virtude da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando no país.

As investigações mostraram que os agentes facilitavam a entrada de contrabando no país, pela fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O caso tramita sob segredo de Justiça.

Ainda segundo o advogado, a pena será cumprida em regime semiaberto.

Nome citado na Lava Jato
O nome de Newton Ishii foi citado em meio à Operção Lava Jato na gravação que levou à prisão o senador Delcídio Amaral, em Brasília.

No áudio, o senador fazia tratativas com o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo, buscando um plano de fuga para Cerveró, que estava preso na carceragem da PF em Curitiba.

O agente é citado durante a conversa quando o grupo discute quem estaria vazando informações para revistas. Delcídio chega a chamar um policial que seria ele de "japonês bonzinho", sendo tratado como o responsável pela carceragem da PF em Curitiba, para onde são levados os presos da Lava Jato.

A Polícia Federal disse, na ocasião, que iria apurar se o nome citado na conversa era o do agente.

Fama
Com a deflagração da Operação Lava Jato, o agente passou a ser conhecido em todo o Brasil. A cada fase da operação nestes mais de dois anos, Newton Ishii aparecia ao lado empreiteiros, operadores financeiros, políticos e funcionários públicos que eram presos.

A fama se expandiu pelo Brasil se tornando, inclusive, tema de marchinha da carnaval.

Em fevereiro deste ano, o agente foi à Câmara dos Deputados e foi tietado por parlamentares. Ishii fez fotos com deputados, assessores e servidores nos corredores e no plenário. Ele havia ido a Brasília para participar da posse da nova diretoria da Federação Nacional dos Policiais Federais.

Cariri Ligado

Preso o mentor de assalto a banco de JP e que usou cadeira de rodas como disfarce


Objetos foram encontrados com o jovem

Um jovem de 19 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (8), na cidade de Cacimba de Dentro, no Agreste do estado, a 170 km de João Pessoa, suspeito de participar do assalto ao Banco Bradesco, em João Pessoa, em fevereiro deste ano, quando ele usou uma cadeira de rodas como disfarce. Ele é o terceiro a ser pego pelo envolvimento no crime.

De acordo com o delegado Diógenes Fernandes, chefe da 21ª Seccional da Polícia Civil em Solânea, os policiais do Choque estavam realizando rondas na cidade quando abordaram o jovem. Com o suspeito, os policiais encontraram um revólver calibre 38, 12 munições intactas, celulares e uma porção de maconha.

"Foi constatado que o jovem participou do assalto ao Bradesco em fevereiro deste ano, em João Pessoa. Contra ele, tinha um mandado de prisão temporária. Fizemos os procedimentos cabíveis. Ele será apresentado na Custódia e transferido para a João Pessoa", disse o delegado.

Crime

Uma agência do Bradesco instalada na avenida Epitácio Pessoa, no bairro Torre, em João Pessoa, foi assaltada no fim da manhã do dia 12 de fevereiro deste ano. O gerente foi levado como refém, mas liberado minutos depois, sem ferimentos. Um dos assaltantes, que estava armado, fingiu ser cadeirante para entrar na agência sem passar pelo detector de metais.

Portal Correio

Morre coordenador do Samu e ex-PM baleado em frente a shopping da Capital; vídeo


Homem foi socorrido pelo Samu

O ex-policial militar e coordenador do Samu da cidade de Santa Rita, Fagner Mesquita, morreu depois de ter sido baleado com três tiros na manhã desta quarta-feira (8), na avenida Hilton Souto Maior, em frente de um shopping no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. De acordo com informações de testemunhas, a vítima sofreu vários tiros dentro do carro, enquanto dirigia.

Testemunhas informaram que o veículo Renault prata da vítima era perseguido por dois homens em uma moto. Quando os suspeitos se aproximaram do carro, o garupa efetuou vários tiros contra o homem. Ele perdeu o controle da direção e subiu no canteiro da pista.

"Quando o carro ficou desgovernado e saiu da pista, a dupla ainda parou a moto e atirou várias vezes contra o rapaz. Logo em seguida, os criminosos fugiram. Eles não cobriam o rosto na hora do crime", disse um motorista, que presenciou a tentativa de homicídio, mas não quis se identificar.

A vítima recebeu os primeiros atendimentos do Corpo de Bombeiros e logo em seguida foi socorrida pelo Samu para o Hospital de Emergência e Trauma da Capital. O paciente passou por procedimentos de emergência, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.

Expulso da PMPB

Fagner Mesquita entrou na Polícia Militar em março de 2009. No dia 5 de agosto de 2011, segundo a Polícia Civil, ele assassinou o flanelinha Damião Rodrigues Sousa, no Geisel, em João Pessoa. Depois de um processo administrativo, Mesquita foi expulso da PM. A expulsão foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 20 de junho de 2012.

Em dezembro de 2012, o ex-policial militar foi preso pela Polícia Civil acusado de extorsão mediante sequestro, contra o proprietário de um hotel na cidade de Cajazeiras, no Sertão do estado. À época, a prisão foi coordenada pelo delegado Gilson Teles.

Assista o vídeo aqui:

Portal Correio

Ministro de Temer quer restringir o consumo de bebidas alcoólicas

À frente das políticas sociais do governo interino do presidente Michel Temer, Osmar Terra tem uma posição clara quando o assunto é a legalização das drogas. Segundo a Coluna do Estado, do jornal Estadão, ele irá substituir todos os representantes de sua pasta que participam de discussões sobre políticas antidrogas por outros que tenham posição contrária à liberação dos entorpecentes.

Ainda de acordo com o veículo, Terra, que é médico, afirma que o governo Dilma se omitiu dessa discussão e defende "toda restrição que puder" ao consumo de bebidas alcoólicas. "Voltou a ter álcool nos estádios de futebol", apontou, em tom de reprovação.

"Sou a favor de um maior rigor contra as drogas. Não sou a favor da liberação. Estamos com uma epidemia. O governo Dilma foi omisso nessa questão", afirmou Terra ao Estado. "Quanto ao álcool, deve se restringir de toda maneira que se puder. Tem quer ter regras de restrição. Voltou a ter álcool em estádios de futebol. Quando foi proibido, reduziu significativamente os casos de violência. Se a pasta da Justiça fizer uma política adequada temos que ajudar."

O ministro também comentou sobre o Bolsa Família. Para ele, o fato de ter 14 milhões de beneficiados atualmente, comparado com os 3 milhões de 2003, são um sinal de que a pobreza não diminuiu. "Você ter 14 milhões de família que dependem de R$ 160, em média, para não cair na extrema pobreza, então você não reduziu a pobreza", completou.

Osmar Terra garantiu que o programa sofrerá reajuste e que haverá microcrédito mais flexível para pessoas de baixa renda. "Atualmente, o BB e a Caixa oferecem crédito para quem já é um microempresário. Não para quem vai deixar de ser pobre para ser microempresário. As pessoas não conseguem dar as garantias", encerrou.

Cariri Ligado

Ambulância do SAMU de Juazeirinho se envolve em acidente no centro de Campina

A ambulância do SAMU da cidade de Juazeirinho, se envolveu em um acidente na noite desta terça-feira (7) no centro de Campina Grande, mais precisamente no cruzamento da rua Quebra Quilo, que dá acesso ao bairro de José Pinheiro, zona leste.

A ambulância do SAMU juazeirinhense colidiu lateralmente com um veículo modelo Nissan Levina.

Com o impacto, o veículo teve a frente parcialmente destruída enquanto a ambulância sofreu danos na lateral, ficando amassada apenas a lataria.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido e os prejuízos foram apenas materiais.

Heleno Lima

As charges do dia...


Preso acusado de matar outro no mercado de Juazeirinho

As polícias Civil e Militar, prenderam em flagrante delito, um homem de 38 anos, que, por motivo fútil, assassinou com um golpe de faca, Mauro Galdino dos Santos, conhecido como "Coloral", o qual estava em livramento condicional.

O crime ocorreu por volta das 11h30 desta terça-feira (7) no mercado público Municipal em plena feira livre.

De acordo com informações, "Coloral" teria praticado bullyng ao taxá-lo de "pé de burro" e, ele, que é usuário do CAPS, desferiu o golpe fatal no pescoço da vítima, que veio a óbito no local.

Heleno Lima
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...