quinta-feira, 19 de maio de 2016

RC e Nonato aparecem juntos após quatro anos de rompimento e selam aliança

O governador Ricardo Coutinho e o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira dividiram a mesa de trabalho que selou a reaproximação entre o PSB e o PPS. Bandeira, que é presidente do PPS da Paraíba, oficializou o apoio do partido à pré-candidatura a prefeita da Capital da secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Cida Ramos (PSB).

Essa foi a primeira vez que Bandeira e Coutinho apareceram juntos após quatro anos de rompimento. Em 2012, o PPS abriu divergência com o governador e se negou a apoiar a candidatura de Estela Bezerra a prefeita fechando aliança com o atual prefeito Luciano Cartaxo (PSD).

"A primeira questão é qualidade da candidata que está sendo apresentada da companheira Cida Ramos, uma pessoa de palavra e de compromisso. A segunda questão é o projeto, em que o PPS sabe que será inserido, que participará e que dará sua contribuição para recuperar o tempo perdido", justificou Bandeira a adesão à pré-candidatura socialista.

Ele, que recentemente rompeu com o prefeito Luciano Cartaxo, fez críticas a atual gestão. "Temos que fazer obras de verdade e não de maquiagem, de estagnação e de enrolação", disse.

O governador destacou a importância de Bandeira a pré-candidatura de Cida e disse que se sente em casa com o PPS. Ele afirmou também que Nonato não conseguiu emplacar nenhum projeto na Prefeitura.

"Foi uma falta de generosidade com o PPS. Fazer política é algo mais sério e está em outro patamar. Eu tive a oportunidade de governar João Pessoa, mas não sozinho. Juntei forças políticas que mais quantidade, tinha qualidade", disse.

O também criticou a atual gestão. " A cidade perdeu o prumo e a paixão porque o governo tornou a cidade menor. O povo não consegue passar nas calçadas no Centro. Não se governa dessa forma", declarou.

Cariri Ligado

Novo cangaço declara guerra aos policiais militares do Piauí, Bahia e Pernambuco

Circula pelas redes sociais, mais especificamente por grupos do WhatsApp, um áudio, supostamente gravado por um dos integrantes do grupo autodenominado "novo cangaço", com ameaças a policiais militares do Estado Piauí. O novo cangaço vem ameaçando PMs do Piauí, Bahia e Pernambuco.

 Este mês, o grupo originado no Agreste pernambucano assaltou o Banco do Brasil de Curimatá-PI e provocou um verdadeiro terror na cidade. A Polícia Militar deu a resposta, prendendo seis dos assaltantes e matando outros cinco.

No áudio, um homem não identificado afirma que o grupo vai retornar a Curimatá e matar os policiais militares ou bombeiros que estiverem de serviço. "Vocês são treinados pra prender, não é pra matar não e nós somos programados pra matar", ameaça o criminoso. Um policial do Piauí gravou uma resposta, também em áudio, avisando que se o bandido voltar ao Piauí vai "tomar tiro de fuzil na cara".

Nesta quarta-feira (18) a Polícia Civil do Piauí apresentou o material apreendido com o grupo de assaltantes que roubou o banco de Curimatá. Entre as apreensões estão armas de grosso calibre, como fuzis 762 e 556, uma metralhadora, cordéis detonantes, carregadores e munições de variados calibres.

 Blog Alvinho Patriota

Com a presença de Lira, bancada da Paraíba, unida, solicita rapidez na transposição

A bancada da Paraíba deu mais uma demonstração de que diferenças partidárias não podem ser maiores do que a soma dos interesses paraibanos. Na manhã desta quinta-feira (19), os três senadores do estado, Cássio Cunha Lima (PSDB), José Maranhão (PMDB) e Raimundo Lira (PMDB), e mais os deputados federais Hugo Motta (PMDB) e Pedro Cunha Lima (PSDB) foram recebidos em audiência pelo ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. Na pauta, todos levaram o discurso afiado: é preciso apressar a conclusão da transposição do São Francisco.

Colapso

Ao ministro, os parlamentares paraibanos relataram o colapso no abastecimento d'água no estado e afirmaram que a situação é calamitosa. Eles citaram o caso de Campina Grande, cidade com mais de 400 mil habitantes que enfrenta um racionamento de três dias e meio por semana e vive assustada com a ameaça de um colapso total no abastecimento.

 "A transposição é a única solução para evitar o colapso de água em Campina Grande e mais 18 cidades abastecidas pelo Açude Epitácio, em Boqueirão" – disseram os parlamentares.

Eles também pediram pela antecipação do cronograma da transposição no Eixo Leste, além da adutora do Pajeú para a região de Princesa Isabel, a adutora de Jaçanã para Cuité, e região, e a inclusão do ramal de Piancó.

Dezembro de 2016

A idéia, encampada por Hélder Barbalho, é de que as obras sejam priorizadas e concluídas ainda neste ano de 2016. Segundo o ministro, 82% das obras estão finalizadas. Ele garantiu que até dezembro a obra completa estará pronta.

O ministro sugeriu que, dada a urgência, a Transposição do São Francisco não tenha as obras subordinadas apenas ao Ministério da Integração:

"Precisamos trabalhar em conjunto com a bancada e os ministérios da Fazenda e do Planejamento" – afirmou Hélder Barbalho.

Saneamento

A bancada também solicitou que as obras de saneamento das cidades, por onde o canal passará, não sejam descuidadas e andem na mesma velocidade da transposição. De imediato, Hélder pediu aos técnicos do ministério, presentes à audiência, que tomassem nota da solicitação e a executassem com determinação.

Do atraso...

As obras do eixo Leste vão de Floresta (PE) até Monteiro (PB) e foram iniciadas em 2007.

Pelo projeto, as águas do São Francisco seguem do reservatório Barro Branco, na altura de Sertânia, em Pernambuco, por galerias subterrâneas, ladeando a cidade de Monteiro (PB), até a calha do rio Paraíba. Dali, as águas se encontram com a BR 110, na entrada do município de Monteiro, de onde continuarão até o reservatório Poções, que fica a uma distância aproximada de 15 quilômetros.

... à redenção

As obras do Eixo Leste se encerram com a chegada das águas no açude Poções, já no estado da Paraíba. A partir de Poções, as águas deverão seguir o leito do rio Paraíba, chegando até ao açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. Aí será a redenção para um povo que sente na pele o desespero de não ter água para beber.

Paraíba.com.br

Caminhonete é tomada de assalto na entrada da Prata

Uma caminhonete foi tomada de assalto na BR-412, na manhã desta quinta-feira (19) no Cariri paraibano.

Segundo informações, o veiculo roubado foi Caminhonete L200 vermelha, placa IAG- 3597-PE, foi tomada por assalto na entrada da Prata por 4 elementos em um carro corola preto, que fugiram em direção ao município de Sumé.

As Polícias Militar e Civil continuam em diligências para encontrar os assaltantes.

OPIPOCO

Meirelles diz que reforma da Previdência precisa valer para quem já está na ativa


Na lista, ele incluiu teto para evolução das despesas públicas. (Foto: Divulgação)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, considera uma "má solução" uma reforma da Previdência só para quem entra no mercado, diz que o governo avalia fazer cortes radicais no Orçamento e afirma que sua meta é reverter o crescimento da dívida pública num prazo de dois a quatro anos.

Em entrevista na manhã desta quarta-feira (18), Meirelles afirmou ainda ser favorável à fixação de uma idade mínima para aposentadoria no país e evitou antecipar qualquer medida econômica justificando que não pode criar falsas expectativas.

Durante toda conversa com jornalistas, Meirelles destacou que seu principal objetivo na Fazenda é reverter o crescimento da dívida pública e que todas as medidas serão adotadas para interromper a atual trajetória de crescimento do endividamento público, classificado por ele de "insustentável".

Enfatizando que nenhuma medida ainda está decidida e que tudo será negociado, Meirelles reforçou que a sociedade terá de fazer suas escolhas para superar a atual crise e fazer o país voltar a crescer.

Citou como exemplo a reforma da Previdência, dizendo que, se for decidido que as mudanças serão apenas para quem entra no mercado, como defendem as centrais sindicais, outras medidas terão que ser adotadas para garantir o pagamento das aposentadorias no futuro.

Na lista, ele incluiu teto para evolução das despesas públicas, desvinculação de receitas constitucionais, criação de tributos e corte de gastos da União.

Durante a entrevista, ao ser questionado sobre a posição das centrais contra uma reforma para quem está no mercado, ele primeiro fez o questionamento: "E se nós dissermos [nas discussões da reforma] que só vale para quem não entrou ainda no mercado de trabalho?" Em seguida, respondeu: "Ótimo, muito bom", lembrando que tudo, por enquanto, são hipóteses.

Alertou, porém, que "isso só vai fazer efeito num prazo muito longo". Acrescentou que esta decisão, "do ponto de vista da dívida pública, é uma má solução" e "aí teremos de discutir quais são outras despesas públicas que terão de ser cortadas durante os próximos anos. Essas alternativas é que serão colocadas".

"A realidade é esta: é sustentável a médio e longo prazo? Não. Queremos garantir a aposentadoria de todos e a solvência do Tesouro e da Previdência."

Crescimento

Meirelles afirmou acreditar que a economia pode começar uma recuperação nos próximos trimestres. "Já existem sinais de reversão de confiança. O comércio já começa a ver um número maior de pessoas visitando as lojas. Existe uma expectativa positiva, e é importante que ela seja confirmada por medidas que façam com que de fato os investimentos voltem, volte a o crédito e as empresas voltem a vender e a contratar."
Medidas

"Tenho sim a expectativa de que teremos apoio e vamos ter condições de propor as medidas necessárias para resolver o problema. Todos sabemos que a situação, para ser revertida a curva declinante da economia brasileira, o que é fundamental neste momento, inclusive para a questão política, demanda que medidas estruturais sejam tomadas. O que não vamos fazer é enfraquecer essas medidas e a capacidade de negociação com anúncio precipitados para satisfazer a ansiedade de todos, todos nós."

Gazeta do Povo

As charges do dia...


Cariri Ligado

Homem é preso suspeito de estuprar menina de oito anos; ele é amigo da família


Imagem ilustrativa

Um homem foi preso nessa quarta-feira (18) suspeito de estuprar uma menina de oito anos no distrito de Galante, na região de Campina Grande, Agreste paraibano.

Segundo divulgado pelo Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), o crime foi denunciado pela avó da criança. A mulher informou o caso ao Centro de Assistência Social do distrito, que acionou os militares. De acordo com a denúncia, o suspeito era conhecido da família e frequentava a casa onde a menina mora.

Uma guarnição foi até a casa do suspeito, que não reagiu à abordagem e foi preso em flagrante. O caso será investigado pela Polícia Civil. Detalhes do abuso não foram divulgados.

Portal Correio

Crianças abusadas por pai e irmão soropositivo não estão com HIV, conclui polícia


Caso é investigado pela Delegacia do Conde

Exames clínicos realizados nas duas crianças de cinco e 11 anos, que foram abusadas pelo pai e o irmão, que é soropositivo, não contraíram o vírus HIV. A informação foi divulgada ao Portal Correio, nesta quarta-feira (18), pelo delegado Luiz Eduardo, que investiga o crime. Os abusos aconteceram na cidade de Conde, na Grande João Pessoa. O pai das garotas está preso.

"As irmãs realizaram o teste rápido no Hospital de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, em João Pessoa, e os resultados deram não reagentes. Apesar dos abusos, as meninas não foram contaminadas pelo HIV", falou o delegado.

De acordo com Luiz Eduardo, o irmão das garotas, que hoje tem 18 anos, vai responder pelo ato infracional semelhante a estupro de vulnerável porque os abusos foram praticados por ele quando tinha 16 anos.

"Ele confessou que acariciou as partes íntimas das meninas, mas não houve penetração. Os abusos aconteceram quando ele tinha 16 anos, por isso, ele vai responder conforme prevê o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)", pontuou o policial.

Segundo o delegado, a polícia desvendou o crime após denúncias de conselheiros tutelares que atenderam às meninas. A autoridade policial disse ainda que não houve rompimento de hímen, mas análise pericial comprovou fissuras anais nas duas crianças. "O suspeito [pai] confessou ter feito carícias e tentado penetração. Ele se diz arrependido. Já a esposa alega nunca ter tido conhecimento sobre os abusos", completou.

Luiz Eduardo frisou que a Polícia Civil está agindo em busca de erradicar de vez os abusos sexuais praticados no município do Conde,os quais sem pre foram recorrentes, mas apenas agora as vítimas estão encorajadas a denunciar as ocorrências à Polícia.

Portal Correio  

Réus se contradizem e negam ter matado o garoto Éverton no início do julgamento do caso

A quarta-feira, 18 de maio, foi de muita expectativa na cidade de Sumé, no Cariri da Paraíba. Os acusados de matar o pequeno Éverton Siqueira, em um crime que chocou a Paraíba em outubro do ano passado, foram ouvidos na primeira audiência de instrução do processo, ocorrida no Fórum Desembargador Arquimedes Souto Maior Filho.

A audiência durou mais de 10 horas e a Justiça agora vai esperar as alegações finais do Ministério Público, para só então definir o destino dos réus. O garoto Éverton Siqueira, de apenas cinco anos, foi assassinado durante um suposto ritual de magia negra, conforme inquérito da Polícia Civil. Foram ouvidos nesta quarta declarantes e testemunhas, além dos quatro acusados do caso.

Os réus em sua unanimidade negaram a participação direta na morte do garoto, alguns deles se contradizendo dos depoimentos já oferecidos por eles à polícia quando foram presos. Foi o caso da mãe do menino, Laudenice dos Santos Siqueira, que em todo o depoimento se contradisse muitas vezes e afirmou que não participou diretamente de seu assassinato. O suposto pai de santo Etin afirmou que tinha um caso amoroso com Laudenice e por essa relação, ela teria envolvido seu nome como participante do crime. Os dois já chegaram a confessar participação na morte de Éverton anteriormente.

O padrasto Daniel e seu amigo Paulistinha continuaram a negar participação na morte de Éverton. Para a juíza Michellini Jatobá, neste primeiro momento, foram concluídos todos os procedimentos de instrução da ação. "O processo agora vai para as razões finais do Ministério Público e diligências foram determinadas para o recolhimento de ofícios e comprovação de algumas das declarações oferecidas.

A magistrada afirmou que ainda não era possível dizer se os réus iriam ou não a júri popular, mas disse que espera em curto espaço de tempo, algo em torno de 2 meses, concluir o julgamento dos réus.

Ao final da audiência, já no início da noite desta quarta (18), muitos sumeenses lotaram a rua do Fórum, que foi isolada ao longo de todo o dia por medida de segurança. Populares gritavam "assassinos" a todo o tempo e pediam justiça para o caso.

O garoto Éverton Siqueira desapareceu no dia 11 de outubro do ano passado e teve o corpo encontrado na manhã do dia 13 do mesmo mês, em um matagal próximo à cidade de Sumé. De acordo com a versão do padrasto, ele saiu de manhã para procurar o garoto e, ao perguntar a uma pessoa conhecida, foi informado que uma criança teria sido encontrada no matagal. Ao chegar ao local, se deparou com o enteado morto em uma vala, com o corpo totalmente aberto e o pênis decepado.

A mãe, o pai, um amigo da família e um suposto pai de santo foram denunciados pelo Ministério Público da Paraíba pelos crimes de ocultação e destruição de cadáver, morte por motivo torpe, vilipêndio de cadáver, associação criminosa, entre outros delitos.

A mãe, o padrasto e o amigo da família estão recolhidos em presídios de João Pessoa. Por motivo de segurança, o suposto pai de santo está preso na penitenciária da cidade de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba.

DE OLHO NO CARIRI

Motocicleta roubada é recuperada em menos de uma hora em Monteiro

Uma motocicleta foi recuperada pela Polícia Militar no final da tarde desta quarta-feira (18) em Monteiro no cariri.

De acordo com informações, uma moto YBR Yamaha de cor preta, placa MTO-1401, estava estacionada próximo a agência dos correios quando foi levada e foi recuperada pela equipe da ROTAM (Serviço de radio patrulhamento) em menos de uma hora, em frente ao mercado público da cidade.

De Olho no Cariri
Com o Pipoco

Educação permanente com equipe de profissionais de Saúde Bucal muda realidade de estudantes em SSU. Programa Saúde na Escola (PSE)


Está acontecendo nas escolas da rede estadual e municipal de São Sebastião do Umbuzeiro, ações do Programa Saúde na Escola – PSE que envolve uma série de atividades relacionadas à saúde dos alunos.

O Programa Saúde na Escola visa à integração e articulação permanente da educação, e da saúde, proporcionando melhoria na qualidade de vida dos alunos dentro do próprio ambiente escolar.

As escolas Pedro Pedrosa Amador e Creche, já receberam as primeiras, de uma série de ações que serão desempenhadas. A próxima instituição de ensino, a receber ações do programa, será a Escola Malaquias Batista.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...