segunda-feira, 4 de abril de 2016

Quadrilha é presa suspeita de usar bíblia como disfarce para assaltar empresário, na Paraíba


​Grupo tinha armas e balas


Nove pessoas foram presas, durante o fim de semana, suspeitas de participação em uma quadrilha que realizava assaltos, tentativa de sequestro e outros crimes na região do Brejo paraibano. Um deles iria usar uma bíblia para assaltar um empresário. Com eles, a polícia apreendeu uma submetralhadora e outras duas armas de fogo.

De acordo com o delegado titular da 7ª Seccional de Polícia Civil, Walter Brandão, as prisões aconteceram após um levantamento de informações de que um bando estaria agindo na região de Mamanguape e também na área de Lagoa de Dentro, com a realização de assaltos e outros crimes.

"Recebemos ligações do Disque Denúncia dando detalhes da ação de um grupo criminoso que articulava roubos e ainda estaria planejando um sequestro de um empresário e da família dele na cidade de Lagoa de Dentro. Para conseguir abordar as vítimas, um dos integrantes do grupo usava um disfarce de religioso, abordaria o empresário e a família com uma Bíblia e ao iniciar o diálogo seria realizado o ato criminoso", contou o delegado.

Ainda segundo o delegado, um dos presos era amigo do empresário que seria sequestrado. Os suspeitos vão responder pelos crimes de associação criminosa, tentativa de sequestro e cárcere privado e roubo. Eles serão encaminhados para unidades prisionais do Estado, onde deverão aguardar as decisões da Justiça.

Portal Correio

NO CARIRI: Mulher fere policial após tentativa de homicídio contra seu próprio marido


​Na tarde desta segunda-feira (04) a guarnição recebeu um chamado de que uma mulher estaria tentando matar seu esposo na cidade de Sumé. Os policiais se deslocaram até o local e constataram o fato.

A mulher estava armada com um machado e foi rendida pelo policial, mas nas costas escondia uma faca que não foi percebida pelo PM.

Em uma reação rápida, ela sacou a faca e golpeou o Sargento Henrique em uma de suas pernas. O ferimento foi profundo e o sargento foi encaminhado para o Hospital de Sumé para os primeiros atendimentos.

A mulher e o esposo foram encaminhados a DP para serem tomadas as medidas cabíveis.

De Olho no Cariri
Com Rádio Cidade e Emanuel Alysson

Apenado morre eletrocutado ao tentar trocar tomada em cela na Paraíba


​Na manhã desta segunda-feira (04), um Apenado de 24 anos, com o nome não revelado, morreu eletrocutado, no Presídio do Roger, em João Pessoa, Litoral paraibano.

Segundo informações, o Apenado foi trocar uma tomada na cela em que cumpria pena, momento que sofreu uma forte descarga elétrica.

O SAMU foi acionado e socorreu a Vítima às pressas para o Hospital Edson Ramalho na Capital, mas já chegou sem vida.

@folhadosertao

Crise política brasileira é destaque de capa no ‘New York Times’


​A crise política no Brasil recebeu destaque nas edições impressa e digital do jornal americano "The New York Times" desta segunda-feira. A reportagem de capa intitulada "Como a teia da corrupção envolveu o Brasil", cuja chamada ocupa quatro colunas na primeira página da publicação, aborda as revelações do senador Delcídio Amaral (sem partido – MS), que deixou a prisão em fevereiro após prestar depoimento à Polícia Federal em acordo de delação premiada. Em entrevista, Amaral disse que, quando foi preso, sentiu como se tivesse batido em um muro depois de uma perseguição em alta velocidade e afirmou que está fazendo sua parte "para ajudar a República".

"Eu errei, então percebi que precisava de uma chance para fazer o certo. Você precisa ser pragmático", disse Delcídio ao jornal.

Em sua delação, já homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o senador fala sobre o esquema de corrupção na Petrobras e em outros setores, envolvendo políticos tanto da base do governo quando da oposição. Segundo o "The New York Times", as revelações de Delcídio têm acelerado a crise política "em que governantes assustados estão planejando abusos de poder, secretamente gravando uns aos outros e se preparando para o dia em que eles também estarão no lado errado de uma batida policial pela manhã".

O jornal ressalta que 40 políticos, executivos e operadores já foram presos, que essa lista tende a crescer e que há suspeitas de envolvimento dos presidentes da Câmara e do Senado no esquema na Petrobras. A crise econômica também é abordada, principalmente do ponto de vista da perda de empregos.

"O duplo golpe da junção política e econômica tem devastado as ambições globais da maior nação da América Latina no pior momento possível: o Brasil está lidando simultaneamente com a epidemia de microcefalia relacionada ao mosquito transmissor do vírus zika e se preparando para receber os Jogos Olímpicos", diz a publicação.

A reportagem, que compara a crise política ao seriado "Game of Thrones" em um dos intertítulos, também cita a conversa entre o ministro da Educação, Aloizio Mercandante, e Eduardo Marzagão, assessor de Delcídio, na qual o ministro se oferece para ajudar o parlamentar. Outro ponto considerado crítico pelo jornal são as gravações que envolvem Lula, como o diálogo em que o ex-presidente critica ministros do STF.

O "The New York Times" lembra da divulgação pelo juiz Sérgio Moro da conversa com Dilma Rousseff, na qual a presidente fala sobre o termo de posse do petista no Ministério da Casa Civil. O jornal americano aborda ainda o desembarque de aliados do governo Dilma, que enfrenta o processo de impeachment por ter realizado pedaladas fiscais.

O Globo

Câmara diz que STF não pode impor análise de impeachment deTemer


​A Câmara dos Deputados enviou nesta segunda-feira (4) parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) alegando que a Corte "nunca, jamais" poderia determinar o início de um processo de impeachment, em substituição ao presidente da Casa.

O documento foi enviado para instruir uma ação apresentada em dezembro por umadvogado mineiro que contesta o arquivamento, em dezembro, pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de uma denúncia contra o vice-presidente Michel Temer por suposto crime de responsabilidade.

Na última sexta, o STF divulgou, por equívoco, uma decisão "em elaboração" pelo ministro Marco Aurélio Mello que determinava à Câmara acolher a denúncia contra Temer e formar uma comissão especial para analisar as acusações, nos mesmos moldes do processo iniciado contra a presidente Dilma Rousseff.

"Nunca, jamais, pode se admitir tamanha intervenção em ato próprio de outro Poder da República, a ponto de autorizar a substituição da competência do órgão legislativo por decisão judicial", diz a peça da Câmara, referindo-se a uma efetiva ordem do Supremo para obrigar a Casa a iniciar um impeachment.

No parecer, a Câmara argumenta que só cabe ao presidente da Casa analisar a denúncias por crime de responsabilidade contra presidentes, vices e ministros e que o Judiciário não pode rever tal exame, a não ser "em situações excepcionais, quando presente induvidosa ilegalidade e abuso do poder, aferível a partir de fatos absolutamente certos e inequívocos".

Mesmo assim, alega a Câmara, o máximo que o STF poderia fazer em tal situação é determinar que fosse feito nova análise de um pedido de impeachment pelo presidente da Câmara.

G1

Sargento que denunciou custódia de presos em hospitais da Paraíba é preso pelo 1º Batalhão da PM


​Sargento Robson Marques Xavier


Foi preso na manhã dessa hoje, 04, no xadrez do 1º Batalhão de Polícia Militar, em João Pessoa, o sargento Robson Marques Xavier, por decisão do comandante do batalhão que considerou como transgressão a conduta do militar em gravar um vídeo relatando a realidade do serviço de custódia de presos.

No ano passado sargento Robson Marques Xavier relatou em um vídeo que policiais estavam sendo retirados das ruas para desempenharem um serviço de custódia de presos sem a devida previsão legal.

Em dezembro de 2015 o deputado federal Luiz Couto ficou solidário com o sargento Robson Marques Xavier  por ter expressado sua opinião sobre a custódia de presos aos hospitais da Paraíba: "Em todo o país, houve denúncias neste sentido, e na Paraíba, Estado que tenho orgulho de representar, não foi diferente. Porém, os policias que expuseram suas opiniões publicamente tiveram uma punição irregular do Comandante-Geral da Policia Militar", declarou Luiz Couto, registrando seu reconhecimento ao mérito dos policiais militares que lutaram por seus direitos: "Eles hoje são parabenizados pela maioria dos colegas de farda, pois estes, além, de exercerem seus direitos constitucionais de liberdade de expressão, preservaram suas funções originárias ao exercício de policiamentos ostensivo a população", disparou Couto.

O 1º Batalhão da PM abriu procedimento administrativo e resolveu punir o sargento Xavier que foi recolhido nessa manhã por ter sido indiscreto em relação a assuntos de caráter oficial, cuja divulgação possa prejudicar a disciplina ou à boa ordem do serviço, e ainda por publicar ou contribuir para que sejam publicados fatos, documentos ou assuntos policiais-militares que possam concorrer para o desprestígio da corporação ou firam a disciplina ou a segurança e, por fim censurar ato de superior ou procurar desconsiderá-lo.

ClickPB

Irmão fez concurso de Pombal no lugar do outro e polícia civil investiga a fraude


​A Polícia Civil de Pombal está concluindo um inquérito relacionado a um fato registrado no concurso público da Prefeitura Municipal de Pombal, realizado em 2015.

Na ocasião do certame, aplicado pela Comissão Permanente de Concursos (CPCOM), da Universidade Estadual da Paraíba, um dos candidatos teria sido substituído pelo irmão no dia da prova.

A reportagem apurou que o candidato "J. L. L", concorreu a uma vaga de coveiro, porém no dia da aplicação da prova teria sido substituído pelo seu irmão de mesmas iniciais, que segundo informações seria professor.

O postulante à vaga foi classificado em primeiro lugar, no entanto o fato resultou em denúncia na esfera policial.

A fraude foi comprovada por exames técnicos feitos pela perícia da polícia civil a partir da impressão digital do "candidato" postada na folha de resposta, constatando-se que a mesma não pertencia ao inscrito.

Quando confrontada com a do irmão, ficou comprovada a irregularidade tipificada em tentativa de fraude ao concurso público.

De acordo com o delegado Roberto Barros, os fiscais não perceberam a irregularidade.

Ouvidos pela autoridade policial, ambos confessaram o crime e vão responder por fraude a concurso público.

O "aprovado" que ainda não foi chamado para assumir oficialmente a função, deverá ser eliminado dando lugar ao segundo colocado na classificação, já o inquérito segue em andamento.

O endereço apresentado por ambos seria da cidade de Condado, porém a polícia os localizou no distrito de "Arruda Câmara".

O fato não afeta o resultado final para os candidatos, uma vez que a irregularidade envolve apenas a disputa para o cargo especifico sendo que no geral o processo seletivo ocorreu sem falhas com relação aos demais candidatos.

Liberdade PB

Duas agências dos Correios são atacadas no interior da Paraíba


​Imagem Ilustrativa (Foto: Divulgação )


Durante a madrugada desta segunda-feira (4), duas agências dos Correios foram arrombadas no interior da Paraíba. De acordo com informações da Polícia Militar, os crimes aconteceram em Santo André, no Cariri, e em Junco do Seridó, na região do Seridó paraibano.

Em Santo André, os homens chegaram em uma picape vermelha, arrombaram os cadeados da porta principal e foram para a sala do cofre. A Polícia informou que os criminosos não conseguiram levar dinheiro, já que os moradores informaram a agência estava sem dinheiro desde a sexta-feira (1º).

Em Junco do Seridó, a cerca de 40 km de Santo André, os assaltantes chegaram na agência também em uma picape vermelha. A ação foi semelhante e a PM disse que não houve roubo.

A Polícia Militar fez rondas nas regiões, mas ninguém foi preso. O Instituto de Polícia Científica (IPC) e a Polícia Federal foram acionados.

ClickPB

Polícia apreende 20 armas e detém 52 suspeitos nesse fim de semana‏


​A Polícia Militar apreendeu 20 armas de fogo e deteve 52 suspeitos de crimes diversos, nesse fim de semana, entre a noite da última sexta-feira (1º) e o domingo (3). Entre as armas, foram apreendidos 13 revólveres, seis espingardas e uma pistola. As apreensões foram resultado de ações em 15 municípios paraibanos.

Entre os suspeitos detidos, 18 foram por porte ilegal de arma, 14 por crime ambiental, dez por roubos ou furtos, cinco com drogas, quatro por homicídio e um por força de mandado de prisão.

No município de Guarabira, três pessoas teriam entrado em um estabelecimento comercial e anunciado um assalto, mas logo após a ação criminosa a PM iniciou a perseguição e prendeu Wellington dos Santos Albuquerque, de 33 anos; Everton Tiago do Nascimento, 24 anos; e Manoel Messias Matias de Oliveira, de 43 anos. Nas buscas foi apreendida parte do dinheiro roubado e recuperados vários celulares.

Ainda nesse fim de semana, o Batalhão de Polícia Ambiental deflagrou uma operação simultânea nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, para combater o comércio de animais silvestres nas feiras livres. A ação resultou na apreensão de 403 pássaros e três jabutis resgatados, 14 suspeitos detidos por crime ambiental e um total de R$ 23 mil em multas aplicadas.

Veículos recuperados – Foram recuperados, no período, sete veículos que haviam sido roubados ou furtados, sendo cinco motocicletas e dois carros. Os veículos foram conduzidos às delegacias responsáveis pelos municípios onde foram localizados e serão devolvidos aos proprietários.

De Olho no Cariri
Com Secom

Assalto à conveniência é registrado neste domingo em Sumé


​A violência e a sensação de insegurança chegaram às cidades que antes eram consideradas calmas. No início da noite deste domingo (3), foi registrado um assalto a um estabelecimento comercial em Sumé, no Cariri Paraibano. O alvo dos assaltantes foi a Conveniência Nunes, localizada na Rua Aleixo Bezerra.

Segundo as informações, a ação foi realizada por dois indivíduos armados que estavam em uma motocicleta Fan de cor preta. Eles conseguiram levar cigarro, dinheiro e um celular Galaxy S5.

De Olho no Cariri
Com Jacqueline Oliveira

Paraíba tem 27 mil acidentes de trabalho em 2015 com perdas de R$ 280 mi ao INSS


​MPT


Cerca de 27 mil trabalhadores paraibanos foram afastados das suas funções, somente em 2015, por conta de doenças e acidentes de trabalho. Os números são do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e mostram uma média de 74 afastados por dia em todo o Estado, resultando em gastos de R$ 280 milhões aos cofres públicos.

Para tentar diminuir o número de trabalhadores afastados, o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) vai desenvolver neste mês de abril a campanha 'Abril Verde', que visa conscientizar a importância da prevenção aos acidentes de trabalho.

Segundo a procuradora do Trabalho, Myllena Alencar, apenas em 2015, a Procuradoria Regional do Trabalho na Paraíba recebeu 514 denúncias relacionadas a irregularidades na área da saúde e segurança do trabalhador.

Ao todo, segundo o MPT-PB, em 2015 2.662 notícias de fato e denúncias em geral. A maioria, 71,6%, foi sobre irregularidades gerais do dia-a-dia entre empregadores e trabalhadores. Em segundo lugar, com 19,3% das notificações, estão as queixas relacionadas ao meio ambiente do trabalho, como falta de equipamentos de proteção individual.

Portal Correio

Homem é assassinado a queima roupa em bar de Sumé


​Na noite deste domingo (03), um homem identificado por José Carlos de Lima Ribeiro, de 34 anos, foi assassinado na cidade de Sumé, mais precisamente no Bar "Barraca do Amor".

Carlos, como era conhecido, estava bebendo na companhia de amigos quando dois elementos chegaram e efetuaram disparos na cabeça da vítima. Ele levou três tiros e teve morte imediata. Os acusados fugiram rapidamente.

A polícia isolou o local e está fazendo os primeiros levantamentos para elucidar o crime. Populares informaram que ele não tinha envolvimento com drogas, nem aparentemente possuía inimigos.

De Olho no Cariri
Foto: Rede Social

Dilma apresenta nesta segunda-feira defesa à comissão do impeachment


​A presidente Dilma Rousseff deve apresentar nesta segunda-feira (4) sua defesa na comissão da Câmara dos Deputados que dará parecer pela continuidade ou não do processo de impeachment que ela enfrenta.

O prazo para que Dilma entregue os argumentos é de 10 sessões do plenário da Casa. Desde a instalação da comissão, já se passaram nove sessões. A décima está prevista para ocorrer nesta segunda. Neste caso, a presidente terá até as 19h para entregar a defesa, segundo o relator do processo, deputado Jovair Arantes (PTB-GO).

A expectativa é de que o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, vá pessoalmente à Câmara e faça uma exposição aos integrantes da comissão do impeachment.

Ele deverá dizer que a prática das "pedaladas fiscais" cometidas em 2014 foram cometidas a partir do governo Fernando Henrique Cardoso e estavam, até então, de acordo com o entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU).

As "pedaladas" são manobras de atraso nas transferências do Tesouro Nacional a bancos públicos para aliviar artificialmente a situação fiscal do país. Por causa da demora nos repasses, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal tiveram que desembolsar recursos próprios para custear programas sociais como o Bolsa Família. A operação, para o TCU, consistiu em uma espécie de "empréstimo" irregular ao governo.

Outro argumento que será usado por Dilma é de que os decretos de crédito extraordinário, editados ano passado, sem autorização do Congresso, cumpriram os requisitos previstos na Lei Orçamentária de 2015 e não aumentaram o limite global de despesas da União.

Após a entrega da defesa, o relator do processo terá cinco dias úteis para apresentar seu parecer. Ele já afirmou, porém, que poderá antecipar a entrega do parecer para quarta (6) ou quinta (7). O texto deve ser votado na comissão no dia 11 de abril.

Comissões
Na quarta (6), serão instaladas as comissões permanentes da Câmara, segundo o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os líderes deverão indicar os integrantes até terça (5).

Desde o início do ano, as comissões estão sem funcionar porque os partidos resolveram esperar o prazo permitido para o troca-troca de legenda, que acabou em 19 de março, para saber o tamanho de cada bancada. Pela regra, as vagas nas comissões têm de respeitar a proporcionalidade das siglas.

Novo depoimento
O Conselho de Ética do Senado marcou para a próxima quinta-feira (7) um novo depoimento do senador Delcídio do Amaral. Delcídio está de licença médica até quarta-feira, mas é possível que o parlamentar renove o atestado, como já fez outras duas vezes.

O ex-líder do governo responde a processo por quebra de decoro parlamentar, que pede a cassação do seu mandato. Ele foi preso em novembro do ano passado por tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

Em gravação feita por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Delcídio aparece oferecendo um plano de fuga para Nestor Cerveró. Em troca, o senador queria que o ex-diretor da Petrobras não o citasse durante depoimento de delação premiada.

No áudio, Delcídio também diz que conversaria com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para que eles intercedessem em favor do ex-diretor da área internacional da Petrobras.

Uma semana após a divulgação do áudio, os partidos Rede e PPS protocolaram uma representação contra o senador no Conselho de Ética.

A defesa de Delcídio alega que, no momento da gravação, o senador não exercia atividade parlamentar por isso não pode ser punido administrativamente. Os advogados dizem também que as conversas que Delcídio afirmou que teria com ministros do STF são "simples" bravatas.

Na semana passada, o Conselho de Ética tentou ouvir os outros três envolvidos na gravação que resultou na prisão de Delcídio. No entanto, Bernardo Cerveró, o advogado Edson Ribeiro e o ex-chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira, não compareceram ao colegiado.

Bernardo Cerveró informou que estava no exterior e os outros dois envolvidos não quiseram comparecer por estarem cumprindo recolhimento domiciliar.

Vazamentos
Os senadores pretendem ouvir, na próxima quarta, o novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os parlamentares querem explicações do ministro sobre declarações dadas ao jornal "Folha de S. Paulo" no dia 19 de março.

Na ocasião, Aragão disse que trocaria toda a equipe de investigação da Polícia Federal, órgão subordinado ao Ministério da Justiça, caso suspeitasse de vazamentos de informações.

A declaração foi repudiada pela Associação Nacional dos Delegados da PF e, diante da polêmica, membros da CCJ do Senado aprovaram requerimento para convocar o ministro.

Votações
A pauta do Senado está trancada por três medidas provisórias (MPs). Uma delas altera o Código de Trânsito Brasileiro para tornar infração gravíssima a utilização de veículo para bloqueio de vias, como frequentemente acontece em manifestações de caminhoneiros.

As outras duas MPs abrem crédito extraordinário para ministérios e para encargos financeiros da União.

Uma delas autoriza crédito no valor de R$ 37 bilhões - uma parcela desse dinheiro deverá ser destinado à quitação de parte das chamadas "pedaladas fiscais".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...