segunda-feira, 20 de junho de 2016

Infestação de caramujos preocupa moradores de João Pessoa


O caramujo africano pode transmitir doenças graves (Foto: Ilustração)

Uma infestação de caramujos africanos está tirando o sossego de moradores em vários bairros de João Pessoa. Segundo eles, com a chuva dos últimos dias a situação ficou ainda pior. O morador Humberto, do Castelo Branco, divulgou um vídeo nas redes sociais mostrando a situação em praças do bairro. O coordenador do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Capital, Nilton Guedes, informou a redação do ClickPB, que ainda nesta segunda-feira (20), equipes estarão realizando uma avaliação no local para combater o molusco.

Nas imagens, divulgadas pelo morador, mostram muitos dos moluscos espalhos e em grandes quantidades na areia molhada pela chuvas. Além dos caramujos africanos, ele também encontra escorpião. "Eu consegui juntar no balde aqui, bastante aqui. Só chover que eles começam a aparecer mais ainda. Preocupação constante não só com a minha família, mas com a vizinhança também", afirmou.

Nilton Guedes, coordenador do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa explicou que o caramujo africano é uma praga que se adapta bem a qualquer ambiente que tenha lugar pra ele se esconder, normalmente come folhas e se multiplica muito rápido. "Ele é resistente a temperaturas mais altas e secas porque ele se enterra no solo nesse período e quando a umidade está adequada e a temperatura, ele sai para se reproduzir", explicou.

O coordenador da prefeitura disse ainda, que não é indicado aplicar veneno, o certo é pegar e jogar fora. "O controle é feito pela catação manual, a pessoa protege as mãos com saco plástico ou com uma luva, coloca esses caramujos em um balde com água e sabão e espera por algumas horas até que todos morram. Depois de mortos você escorre a água e recolhe os caramujos mortos, de preferência inteiros, no saco de lixo e coloca para o serviço de coleta para ser recolhido e levado ao aterro sanitário", informou.

O caramujo pode transmitir doenças graves. De acordo com o gerente de Vigilância Epidemiológica de João Pessoa, Daniel Araújo,  ainda não tem o registro de nenhuma pessoa ter sido acometida por doença provocada pela praga. "O contato com o muco pode ocorrer um parasitismo. Existem relatos que ele pode causar meningite, mas caso do tipo nunca ocorreu na cidade", esclarece.

ClickPB


Edson Celulari é diagnosticado com câncer e inicia tratamento


Ator postou imagem nas redes sociais

O ator Edson Celulari, de 58 anos, foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin. O câncer é o mesmo que acometeu a presidente afastada Dilma Rousseff e Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro.

De acordo com o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, Celulari levou um susto com o diagnóstico e já deu início ao tratamento.

"Reuni minhas forças, meus santos, um punhado de coragem, coloquei tudo numa sacola e estou indo cuidar de um linfoma não-Hodgkin. Foi um susto, mas estou bem e ao lado de pessoas amadas. Com determinação e fé, sairei deste tratamento ainda mais forte", disse à publicação

Este tipo de câncer é considerado raro e mais incidente em pessoas acima dos 60 anos de idade. Seu tratamento pode incluir sessões de quimioterapia e radioterapia.

Istoé

Mesmo com falta de segurança, diminui o funcionamento em Delegacia no Cariri

Enquanto a população pensa que as autoridades de segurança do Estado estão planejando novos investimentos e mais aparato de segurança para a região do Cariri, em especial para os municípios com aumento no índice de criminalidade, o Governo do Estado surpreende e diminui o horário de funcionamento da Delegacia de Serra Branca. Após fechar a delegacia no período noturno há cerca de dois anos, Serra Branca perde para Sumé o plantão centralizado do final de semana, que funcionava no município há mais de 20 anos.

Segundo informações apuradas pela reportagem, a Delegacia de Serra Branca, que atende ainda a outros três municípios (São José dos Cordeiros, Parari e Coxixola) funcionará apenas de segunda a sexta-feira em "horário comercial", isto é, das 8hrs às 18hrs.

O grande prejuízo da nova medida é que o plantão centralizado do final de semana que era sediado em Serra Branca, até por sua posição geográfica, foi transferido para Sumé, cidade que receberá ainda a Delegacia da Cidadania, uma nova ferramenta de segurança.

O enfraquecimento da Delegacia de Serra Branca deverá impactar diretamente na diminuição das ações policiais na cidade e região, pois os policiais militares que já trabalham com efetivo limitado precisarão se deslocar para mais longe, a fim de fechar as ocorrências, o que resultará em menos segurança para Serra Branca e municípios circunvizinhos.

A decisão é recente e exigirá das autoridades de Serra Branca e da população uma tomada de posição urgente. Sem a delegacia de Serra Branca aberta, especialmente no período noturno, estima-se ainda que crimes de perturbação de sossego e outros deverão aumentar consideravelmente.

De Olho no Cariri

OLHA O SANTINHO AÍ!!!: Rodrigo Faro renega suposta filha de 18 anos fora do casamento

Uma história envolvendo o apresentador Rodrigo Faro e  uma suposta filha não reconhecida por ele, que surgiu em 2004, parece que agora voltou a aparecer na mídia.

Na época, Cintia Gomes procurou a justiça pedindo um teste de DNA para comprovar que Faro era pai da menina que tinha 6 anos na ocasião. O então ator da Globo se recusou a fazer o exame.

Segundo o site TVFoco, agora a história voltou a ganhar notoriedade com a ida do apresentador a cidade de Araranguá no estado de Santa Catarina para a gravação de uma matéria para o seu programa "A Hora do Faro" que ele comanda na Record. É nesta cidade, que hoje vive Cintia e a filha do apresentador.  Apesar de estar tão próximo, a mãe da menina expressou sua indignação com a postura do apresentador, ao dizer que ele nem se quer se deu ao trabalho de ir ver a filha.

Para provar, que a menina é realmente filha do apresentador, Cintia fez questão de postar nas redes sociais, um documento onde ficou definido o valor de pensão a ser pago por Faro. Cintia, também deixou claro nas redes sociais, o motivo pelo qual vem expondo que o apresentador ignora a existência da filha:

"Pessoal se fosse só por dinheiro ou fama eu já tinha a tempo ha 15 anos ele tentou calar meu silêncio, mas eu não quis porque só quero que minha filha tenha um pai. Ai acho um absurdo ele vem na minha cidade e nem se quer vem ver a filha".

Ainda segundo a publicação, em outra publicação, Cintia reforçou sua indignação:

"Gente é um absurdo o cara vem na cidade onde mora a filha dele se fazer de bonzinho ajudando os outros, mas a filha que é bom nada. PS a vida um dia vai se arrepender pois tem um deus que não falha. "Gente quem quiser me ajudar compartilham, . Obrigado".

Atualmente, Rodrigo Faro é casado com Vera Fiel com quem possuí três filhas: Clara, Maria e Helena. Cintia e a assessoria de imprensa de Faro foram procurados, mas não se pronunciaram até o fechamento desta nota.

Polícia registra oito homicídios no final de semana na Paraíba

Em mais um fim de semana violento na Paraíba, onde até um velório foi alvo de bandidos, oito pessoas foram assassinadas, da noite de sexta-feira, 17, a noite deste domingo, 19.

Um homem de 33 anos morreu na madrugada de sábado, 18, após ser esfaqueado dentro do Parque do Povo, onde acontece a festa do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, no Agreste paraibano. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi ferida por vários golpes e chegou a ser socorrida, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu.

Na Zona Rural de Barra de Santa Rosa, no Curimataú Paraibano, homem ainda sem identificação foi encontrado morto com um capuz na cabeça. A vítima apresentava ferimentos semelhante a provocado por arma de fogo.

Já na cidade de Puxinanã, no Agreste paraibano, um jovem de 23 anos foi morto vários tiros, que atingiram cabeça e tórax. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ainda foi ao local, mas já encontrou o homem sem vida.

No sitio Goimundunduba, na zona rural de Bananeiras, no Agreste Paraibano, um agricultor de 73 anos, foi assassinado a tiros, após reagir um assalto, praticado por dois homens em um carro.

Na cidade de Boqueirão de Gurinhém, um jovem que participava dos festejos juninos que acontece na cidade, foi atingido com golpes de faca, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), para o Hospital de Itabaiana, não resistiu aos ferimentos e morreu.

Em Montadas, saída para Pocinhos, um jovem não identificado foi morto a tiros em frente um bar da cidade. Os acusados teriam sidos dois homens, que fugiram em uma motocicleta após cometerem o crime.

Em Catolé do Rocha, Sertão Paraibano, no final da manhã deste domingo, 19, um homem que foi identificado como Reginaldo de Lima Farias, 31 anos, estava conversando com conhecidos quando dois homens em uma moto se aproximaram e efetuaram diversos disparos. O crime aconteceu na Rua Monsenhor Valfredo Gurgel, no bairro Várzea, Zona Norte da Cidade.

No Sitio Malhada, em Cabaceiras, Cariri Paraibano, Renato da Guia do Nascimento Tavares, 38 anos, conhecido por Renato Marchante, foi morto com vários tiros, na tarde deste domingo, 19.

Wscom

Quatro detentos serram grades e fogem de presídio na Grande João Pessoa


Presídio Padrão de Santa Rita

Quatro detentos do presídio padrão de Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, fugiram da unidade na madrugada desta segunda-feira (20).

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba, os presos serraram as grades da cela e, sem seguida, pularam o muro.

A Secretaria foi comunicada sobre o caso na manhã desta segunda. Um levantamento está sendo feito para saber as circunstâncias da fuga dos apenados.

A assessoria informou que equipes da Polícia Militar e do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) estão em diligências para capturar os fugitivos.

Portal Correio

Um banco exclusivamente para pagar propina

Vinícius Veiga Borin, operador do Departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht – que funcionava como central de propinas, segundo investigadores da Operação Lava Jato -, disse que a empreiteira tinha banco e 42 contas para pagamentos de recursos ilícitos no exterior, revela o jornal O Estado de São Paulo.

Em 2010, Borin trabalhava no Antigua Overseas Bank e se associou a executivos da Odebrecht para comprar a filial de um banco em Antígua, paraíso fiscal no Caribe.

Em delação premiada, ele contou que as contas movimentaram US$ 132 milhões. Entre elas estão a Klienfeld, a Innovation e a Magna, que fizeram depósitos na conta Shellbill, do marqueteiro João Santana, na Suíça, no valor de US$ 16,6 milhões, disse o delator.

O valor é quase o triplo dos US$ 6,4 milhões identificados pela Lava Jato em depósitos para Santana no exterior, ainda de acordo com o jornal.

Paraíba Online

AGORA O BICHO PEGA!!!: Considerando-se “abandonado”, Cunha decide “abrir o jogo” nesta 2a feira


Cunha decide se posicionar sobre conjuntura e deve anunciar Oposição a Temer

"Diante da realidade posta, com as ações em curso pelo Judiciário, Ministério Público, do Executivo e dos partidos considerados aliados, o deputado Eduardo Cunha tem se sentido abandonado, por isso está decidido a tomar decisões e anunciá-las logo após encontro que deverá ter até esta segunda-feira, em Brasilia, com seus amigos parlamentares", revelou Alta Fonte confirmando que ele passou a fazer ligações deste o sábado convocando seus amigos. Diante dos novos fatos, Cunha já admite que perderá em Plenário na votação sobre seu mandato.

A decisão do deputado ampliou o clima de Tensão em Brasilia, sobretudo com a opção pessoal dele se posicionar publicamente sobre a conjuntura política e jurídica no País, na qual seu nome está envolvido em diversos processos.

Até os primeiros momentos deste domingo, ele não falava ainda sobre Delação, mas admitia posições fortes sobre a realidade nacional.

Desde ontem, Eduardo Cunha tem ligado para deputados federais considerados aliados convocando-os à reunião de urgência visando tomada de posição final.

De acordo com dados levantados pela reportagem da Revista NORDESTE, Eduardo Cunha deve anunciar a renúncia do cargo de presidente da Câmara Federal e se posicionará criticamente sobre o Governo Federal assumindo nova relação de Oposição ao presidente interino Michel Temer.


com Wscom

607 políticos da Paraíba podem ficar inelegíveis após terem contas reprovadas

Seiscentos e sete gestores públicos da Paraíba com contas reprovadas no Tribunal de Contas do Estado nos últimos oito anos estão na lista que será entregue, nesta segunda-feira (20), às 11h, pelo presidente em exercício do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres Pontes; e pelo corregedor geral, conselheiro Fernando Catão, ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e a Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba (PRE-PB). A entrega cumpre a legislação eleitoral que determina o envio das informações até o dia 5 de julho do ano da eleição.

A listagem estará disponível no portal do TCE-PB (portal.tce.pb.gov.br), a partir do meio dia , desta segunda-feira, e auxiliará a Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba e o Tribunal Regional Eleitoral a barrarem candidaturas, nos termos da nova Lei da Ficha Limpa, que considera os julgamentos dos Tribunais de Contas como um dos critérios para decretar a inelegibilidade.

De acordo com explicação do corregedor do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão, "a lista não é dos gestores inelegíveis, como pensam erroneamente algumas pessoas, uma vez que somente a Justiça Eleitoral pode declarar a inelegibilidade". Na listagem, segundo ele, constam os nomes dos gestores públicos da Paraíba que tiveram as contas consideradas irregulares pelo colegiado a partir de 5 de julho de 2008 até 16 de junho de 2016. Ela ainda pode ser atualizada até 5 de julho.

"Na lista tem todos os gestores que já tiveram as contas reprovadas, cujos processos já tramitaram em julgado, assim como aqueles que tiveram as contas consideradas irregulares e ingressaram com recurso sem efeito suspensivo. A lista será atualizada até a emissão da lista final no dia 5 de julho, a qual ajudará o TRE no processo eleitoral que se avizinha", comentou, ao enfatizar que alguns nomes ainda podem ser incluídos, dependendo do andamento do processo, no caso dos recursos junto ao TCE-PB.

Na listagem constam 1.243 processos, envolvendo prestações de contas dos prefeitos e presidentes de Câmaras, convênios do instituto de previdência, fundação, Fundo Municipal de Saúde, secretarias de Estado e municípios.

A lista será entregue ao presidente do TRE, desembargador José Aurélio da Cruz, e ao procurador Regional Eleitoral, João Bernardo da Silva.

Conforme o conselheiro André Carlos Torres Pontes, com a entrega dos 607 nomes, o TCE inicia uma nova etapa ao padronizar a listagem nos moldes da que é elaborada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ele informou que será disponibilizado no Portal do TCE-PB com o número do CPF do gestor, número do parecer ou do acórdão, bem como a observação das decisões das Câmaras, encaminhadas ao Tribunal, para que toda a sociedade possa fazer a livre consulta no portal do TCE. No canal, a população poderá ter acesso aos acórdãos e todas as partes processuais.

Após a entrega da lista, os conselheiros do TCE-PB, André Carlo Torres Pontes e Fernando Catão concedem entrevista à imprensa na sede do TRE.

Cariri Ligado

UFCG realiza terça e quarta-feira cadastro de candidatos da Lista de Espera do Vestibular 2016.1

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza nesta terça e quarta-feira, o cadastramento dos 472 estudantes convocados na 8ª e última chamada da Lista de Espera do Vestibular 2016.1. O cadastro deve ser feito na coordenação dos cursos para os quais foram aprovados. O horário de atendimento será das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.

Confira a lista

No ato do cadastramento, serão exigidos os seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio (2º grau) ou curso equivalente, ou diploma de graduação em curso superior, devidamente assinado pelo candidato e pela escola; identidade, CPF, título de eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos, com comprovante de presença na última eleição (1º e ou 2º turno da eleição de 2012), prova de quitação com o serviço militar, para os brasileiros do sexo masculino e maiores de 18 anos, certidão de nascimento ou de casamento e comprovante de residência.

Os candidatos aprovados nas vagas reservadas devem apresentar documentação complementar comprovando ter cursado o Ensino Médio na rede pública de ensino e apresentar renda familiar per capita. As informações completas constamno edital.
O cadastramento é obrigatório e o não comparecimento ao ato de cadastramento ou a não apresentação da documentação exigida implica na perda do direito à vaga.

As aulas do período 2016.1 começam nesta segunda-feira, dia 20.

Convocação de suplentes
Nesta 8ª chamada foram convocados os candidatos classificados em até cinco vezes o número de vagas remanescentes de cada curso, turno e demanda, sendo categorizados de acordo com a ordem de classificação e com o número de vagas existentes no curso. O candidato suplente – convocado além do limite de vagas ofertadas – deve fazer o cadastramento, ficando sua confirmação no curso condicionada à desistência do candidato classificado na 8ª chamada ou em convocações anteriores.

Para mais informações, acesse edital.

Executivo que citou pagamento a Temer desiste de colaboração

​SÃO PAULO E CURITIBA — Um dos donos da Engevix, o executivo José Antunes Sobrinho decidiu interromper unilateralmente a negociação de um acordo de colaboração premiada com a força-tarefa da Lava-Jato. Na delação, ele prometia entregar provas do pagamento de R$ 1 milhão a um interlocutor do presidente interino, Michel Temer, como forma de agradecimento pela participação em contrato de R$ 162 milhões da Eletronuclear, referente à usina de Angra 3.

Os advogados do executivo afirmam que a mudança de estratégia foi provocada pela absolvição de seu cliente, em maio, em uma das ações da Lava-Jato, por falta de provas de participação em crimes relacionados à Petrobras. No entanto, investigadores da Lava-Jato desconfiam que o abandono das negociações possa ter outras motivações e se dizem surpresos com a desistência.

Sobrinho ainda é investigado em outras frentes da Lava-Jato, envolvendo pagamento de propina na área elétrica e na usina de Belo Monte. Os advogados do executivo descartam retomar o acordo para a colaboração, já que os casos não estão mais com a força-tarefa. Sobrinho havia assinado o termo de confidencialidade e apresentado pelo menos três propostas, em que citava, principalmente, políticos e operadores do PT e do PMDB.

CONTRATO DE R$ 162 MILHÕES

O executivo contou ter ido duas vezes ao escritório de Temer no Itaim Bibi, em São Paulo, para tratar de contratos na Eletronuclear. Em ambas, estava acompanhado de um dos donos da empresa Argeplan, o coronel da Polícia Militar João Baptista Lima Filho, tratado por ele como "pessoa de total confiança de Michel Temer". Por meio de uma parceria com um fornecedor internacional, a AF Consult, Lima conseguiu, em 2012, um contrato de R$ 162 milhões na estatal e subcontratou a Engevix para realizar a obra.

Após os encontros com Temer, Sobrinho diz ter sido cobrado por Lima a pagar R$ 1 milhão de propina, supostamente a pedido do presidente. Segundo o executivo, o pagamento foi realizado por meio de uma fornecedora da Engevix. Depois da Lava-Jato, Lima teria tentado devolver o valor a Sobrinho, que não aceitou. O executivo disse que Temer era o padrinho político do ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva, o que o presidente nega. Parte das negociações foi publicada em abril pela revista "Época".

INFORMAÇÕES DESCARTADAS

Como as negociações foram interrompidas, a força-tarefa não poderá usar informações fornecidas por Sobrinho na tentativa de delação. A chegada de Temer à vice-presidência da República, em 2010, coincide com o avanço da Argeplan em contratos do governo federal, conforme O GLOBO apurou.

Em 2010, a empresa participou do consórcio que ganhou o contrato de R$ 3 milhões do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para fazer o projeto executivo de engenharia de uma ponte suspensa sobre o Rio Xingu, na rodovia Transamazônica. A obra nunca saiu do papel, e no ano passado, o governo federal lançou licitação que inclui o mesmo objeto do contrato anterior — a produção de novo projeto executivo, além da execução da obra.

Também em 2010, outro consórcio com participação da Argeplan assinou contrato de R$ 26,5 milhões com a estatal Valec para supervisionar um trecho das obras da ferrovia de integração Oeste-Leste, na Bahia, por dois anos. O acordo sofreu cinco aditivos e já alcançou um volume total de repasses de R$ 74,6 milhões. O documento original foi assinado pelo então presidente da Valec, José Francisco das Neves, acusado de cobrar propina em contratos.

Quando questionado sobre as acusações de Sobrinho, Temer admitiu ter se encontrado com o executivo e com Lima em seu escritório, mas negou ter tratado de contratos da Eletronuclear. Em nota divulgada quando a denúncia veio à tona, disse que "não intermediou interesses empresariais escusos em qualquer órgão público nacional" e que "não cobrou ou delegou poderes a quem quer que seja para arrecadar recursos".

A Argeplan negou que João Baptista Lima tenha recebido R$ 1 milhão destinados a Temer ou ter havido beneficiamento da empresa em contrato com a Eletronuclear. Alegou ainda ter entregue ao Dnit o projeto executivo da ponte sobre o Rio Xingu. O Dnit informou que foi entregue um "anteprojeto" da ponte, apesar de o objeto da licitação ser o projeto executivo.

Sobre o contrato triplicado, Valec e Argeplan argumentam que os aditivos foram necessários em função da duração da obra, que teve o prazo estendido.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...