quarta-feira, 13 de julho de 2016

Oposições de Monteiro selam união em prol da pré-candidatura de Conrado

A oposição de Monteiro marchará unida nas eleições deste ano. A união do grupo de Juraci Conrado e Carlos Batinga com o grupo do vereador Paulo Sérgio foi concretizada após reunião nesta quarta-feira (13), em João Pessoa, com a presença da ex-prefeita e membro da executiva estadual do PMDB, Dra. Lourdinha Aragão, e do Contador Emerson Siqueira.

Durante a reunião ficou definido o nome do vereador Paulo Sérgio como pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-vereador Juraci Conrado.

O anúncio oficial acontecerá nesta quinta-feira (14), em entrevista coletiva na Casa Bela – espaço para eventos, em Monteiro, que contará com a presença dos pré-candidatos Conrado e Paulo Sérgio, presidentes de partidos e lideranças locais.

Veja abaixo a mensagem publicada pelo vereador Paulo Sérgio retirando sua pré-candidatura e anunciando apoio de 5 partidos para o projeto de Conrado:

Boa tarde,

Meus amigos, meu povo Monteirense, que eu tanto amo e que vivo incansavelmente batalhando para contribuir com um futuro melhor para os nossos conterrâneos.

Há dias que venho pensando e sempre descartei a possibilidade de tomar uma decisão monótona, então, depois de muito analisar, ouvir nosso grupo, amigos, conhecidos e o povão em geral, cheguei a conclusão para tomar uma decisão.

Portanto, houveram diversas circunstâncias que, juntamente a quem está ao meu lado nessa caminhada, visando sempre obter uma vida digna para o nosso povo, passamos a decidir que não haverá viabilidade de sairmos candidato a prefeito de Monteiro nas eleições de 2016, sendo assim, aqui, retiro oficialmente a minha pré-candidatura a prefeito da minha amada Monteiro.

No entanto, peço desculpas a todos que acreditaram e depositaram a confiança de ver uma Monteiro melhor, administrada por mim.

Entretanto, deixo bem claro que mantive a pré-candidatura até este momento porque sempre acreditamos que seria possível fazer o nosso projeto dar certo.

A partir de agora, Paulo Sérgio Ferreira de Lima, os partidos: PP, PMB, PDT, PMN, PT do B e demais companheiros, após ouvir a aclamação de muitos Monteirenses nas ruas, estamos unindo o nosso grupo político ao projeto de Juraci Conrado, para que, com a união das oposições possamos caminhar juntos, compor chapa e apresentar projetos que sejam para beneficiar os Monteirenses mais necessitados.

Por fim, cito o pensamento do revolucionário Russo, Lênin, "na vida há momentos que precisamos dar um passo para trás, para depois dar dois adiante".

Agradeço a Deus e peço a Ele que continue nos abençoando para ter a oportunidade de lutar por dias melhores e um futuro promissor para o nosso povo, sabendo que, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

Abraço a todos, Jesus está conosco.
De Olho no Cariri

Mortes aumentam e já são 11 provocadas pelo vírus H1N1 em 10 cidades da PB


Vacina é a melhor forma de se proteger

A Paraíba registrou 11 mortes provocadas pela gripe A, dois casos a mais com relação ao último boletimdivulgado pela Secretário de Saúde do Estado em 17 de junho e correspondem ao período de 1º de janeiro a 4 de julho. Os dados revelados nesta quarta (13) mostram ainda que houve 214 notificações de casos para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em todo o estado. A doença pode evoluir para a Gripe A causada pelo vírus H1N1.

Desses 214, 27 (12,6%), foram confirmados para influenza A (subtipo - H1N1), o mesmo que circula desde 2009; em 67 dos casos (31,3%) foi descartada a presença do vírus de influenza e os demais seguem em investigação.

Quanto a óbitos, foram confirmados 45 casos de SRAG com suspeitas de algum vírus de influenza, sendo em 11 confirmada a identificação viral para influenza A (H1N1), nos municípios de Alagoinha (1), Baía da Traição (1), Cacimba de Dentro (1), Campina Grande (1), João Pessoa (2), Matureia (1), Sousa (1), Jericó (1), Condado (1) e Monteiro (1). Foram descartados 21 casos para influenza e 13 óbitos seguem em investigação. A última comunicação de registro de óbitos suspeitos de influenza foi no mês de junho.

De acordo com os registros do boletim, houve um aumento de notificação de pessoas que adoeceram com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Em 2009, por exemplo, foram notificados 42 casos, quando foi registrada a pandemia de H1N1. Já em 2016, as notificações realizadas por SRAG, englobam um número maior de doenças respiratórias, o que eleva o número de casos notificados atualmente, com o objetivo de conhecer o comportamento não só das doenças ocasionadas pela influenza, como também das pneumonias, diferente do ano de 2009, quando as notificações eram feitas apenas para a influenza pandêmica H1N1.

Entre os casos notificados para SRAG, em 2016, as doenças ocasionadas por outras causas correspondem ao grupo mais acometido (27%), seguido das doenças cardiovasculares (17%), doenças metabólicas por diabetes mellitus (16%), aparelho respiratório (14%), obesidade (7%), neurológica (6%), renal (2%), imunodeficiência (4%), Síndrome de Down (1%), doença hepática (2%) e no período puerperal (12%).

Prevenção

Diante do cenário atual, a SES recomenda à população e a todos os serviços de saúde do Estado que intensifiquem as ações de prevenção e controle da transmissão de influenza, mencionadas na Nota Técnica Nº 01, de abril de 2016/SES/PB.

Entre as medidas de prevenção, destaca-se a campanha de vacinação contra a influenza (gripe), que ocorreu no período de 30 de abril a 20 de maio deste ano, em todas as unidades de saúde dos 223 municípios paraibanos. A campanha de vacinação foi direcionada, conforme diretrizes do Ministério da Saúde, aos grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas; trabalhadores de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas sócio-educativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade.

O Ministério da Saúde preconiza aos estados a cobertura mínima de 80%. De acordo com a Secretaria de Saúde, a Paraíba atingiu a cobertura vacinal de 90,40%, totalizando 755.045 dos grupos prioritários imunizados.

Portal Correio

Menina de três anos é morta a tiros na frente de casa, em Pernambuco

Uma menina de três anos foi assassinada na frente de casa, no Loteamento Nossa Senhora da Conceição, zona rural de Gravatá, Agreste de Pernambuco. De acordo com a polícia, Maciele Graciele da Silva Soares foi morta no lugar do pai, Maciel da Silva Soares.

O crime aconteceu no fim da tarde desta terça-feira. Segundo testemunhas,  a criança estava ao lado do pai e de um amigo da família quando os dois assassinos se aproximaram. Os bandidos estavam de moto e já chegaram atirando. O verdadeiro alvo seria o pai da menina, que conseguiu fugir sem nenhum ferimento. Já a garotinha acabou sendo baleada e não resistiu.

A criança ainda foi socorrida para uma unidade de saúde local. De acordo com a polícia, ela já deu entrada morta no Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa. O corpo de Maciele foi levado por um carro funerário para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.O caso começou a ser investigado pelo delegado Paulo Lapenda, do plantão de Vitória de Santo Antão.

Diário de Pernambuco

MPF pede a prisão de ex-prefeito e mais seis por desvio de verbas públicas


Pena pode variar de dois a 12 anos de reclusão. Investigação envolve fraude em licitações e desvio de recursos.
Créditos: Diamante Online

O Ministério Público Federal (MPF) em Sousa (PB) denunciou o ex-prefeito de Diamante, no Sertão da Paraíba, Hércules Barros Mangueira Diniz (gestor municipal no período de 2004 a 2012), e mais seis pessoas, entre engenheiros e empresários, por desvio de verbas públicas. A denúncia é referente à Operação Transparência, que desarticulou organização criminosa voltada à constituição de pessoas jurídicas com a finalidade de fraudar licitações e desviar recursos públicos.

O ex-gestor, além de Sérgio Pessoa Araújo (engenheiro), Audy Lopes Fernandes (empresário), Danilo Amaral Botelho Luna (engenheiro), Francivaldo Duarte de Albuquerque (empresário), Francisco Nogueira de França (empresário) e Francisco Araújo Neto (engenheiro) foram denunciados pelo fato típico previsto no artigo 1º, I, do Decreto-Lei n. 201/67 - desvio de verbas públicas - e podem cumprir pena de 2 a 12 anos de reclusão.

Fraude em licitação

Já Hércules, Sérgio Pessoa Araújo, Audy Lopes Fernandes, Danilo Amaral Botelho Luna e Francivaldo Duarte de Albuquerque foram denunciados, também, pelo fato típico previsto no artigo 89 da Lei n. 8.666/93 (fraude em licitação), envolvendo a Concorrência n. 01/2009, montada com o objetivo de mascarar dispensa de licitação fora das hipóteses legais. A licitação tinha por objetivo a reconstrução de 163 unidades habitacionais, e foi vencida pela empresa Construtora Canal LTDA, no valor de R$ 3.507850,90 (três milhões, quinhentos e sete mil, oitocentos e cinquenta reais e noventa centavos). A pena varia de 3 a 5 anos de detenção, mais pagamento de multa.

Segundo a denuncia do MPF, "é evidente a autoria de Hércules Barros Mangueira Diniz, prefeito de Diamante-PB à época, pois era o responsável por autorizar a abertura, adjudicar o objeto, homologar o resultado, após verificar a regularidade do certame, e assinar a ordem de serviço de todo o processo licitatório. Além disso, os fatos narrados, obtidos validamente no IPL n. 411/2009, demonstram a sua atuação, com o auxílio dos demais denunciados, na montagem da Concorrência n. 01/2009, beneficiando pessoas determinadas, bem como promovendo desvio de parte dos recursos em seu próprio favor e em favor dos representantes das pessoas jurídicas adjudicatárias dos certames. Do mesmo modo, Sérgio Pessoa Araújo, Audy Lopes Fernandes, Danilo Amaral Botelho Luna e Francivaldo Duarte de Albuquerque, responsáveis, de fato, pela Construtora Canal LTDA, tiveram participação direta na montagem da Concorrência n. 01/2009 e no desvio de parte dos recursos públicos repassados em razão do Convênio n. EPP 566/2008".

Ainda de acordo com a denúncia, "no que diz respeito à participação de Francisco Nogueira de França e Francisco Araújo Neto, restou amplamente demonstrado que eles foram beneficiados com parte dos desvios de verbas do convênio federal, uma vez que foram os reais executores da obra ora analisada".

Reparação dos danos

A fixação do valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos causados, atualizados monetariamente até dezembro de 2015, é de R$ 5.936.310,00 (cinco milhões, novecentos e trinta e seis mil e trezentos e dez reais).

Operação Transparência

A Operação Transparência, deflagrada em 10 de novembro de 2009, identificou a atuação de uma organização criminosa na Paraíba voltada a fraudar licitações e desviar recursos públicos mediante a constituição de pessoas jurídicas 'de fachada'. As investigações da Polícia Federal e Ministério Público Federal contaram com a participação da Receita Federal, da Controladoria-Geral da União e auxílio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado da Paraíba. As empresas 'de fachada' foram identificadas em 121 municípios e 16 órgãos públicos estaduais e federais

Polícia apresenta quadrilha suspeita de assassinar o empresário Marcone Morais

A polícia apresentou na manhã de hoje (13) os três suspeitos pela morte do empresário Marcone Morais, 50 anos, proprietário da rede de postos de revende de combustível Expressão, na última sedgunda-feira (11) e  apontou o frentista, identificado como Luís Pedro, de ter repassado as informações sobre a rotina do empresário e a estimativa do valor que seria depositado à quadrilha...

Outros dois suspeitos foram identificados como Vinicius Martins dos Santos e Fabrício Cruz de Araújo, foram presos na comunidade Laje no bairro de São José, em João Pessoa.

O quarto acusado do crime de latrocínio foi identificado como Edglay. De acordo com a polícia, foi o mentor do assalto. Ele foi morto no dia crime pela vítima.

 
Segundo o delegado Aldrovilli Grisi, " Luís Pedro conhecia toda a rotina de Marcone, fazia o manejo do dinheiro pessoalmente. O frentista, inclusive, havia trabalhado nos três turnos em que o posto funcionava, então ele tinha todas as informações sobre o trajeto do dinheiro".

Ainda de acordo com o delegado, Luís Pedro confessou que foi coagido a repassar essas informações privilegiadas. Aldrovilli Grisi disse não acreditar na versão do frentista, porque ele poderia ter tido oportunidade de denunciar e não o fez. "Ele passou o horário preciso, e uma estimativa de quantia", explicou.

PB Acontece

Corpo de travesti é encontrado com mão decepada na BR-101


Caso foi comunicado à Delegacia de Homicídios de João Pessoa (Foto: Divulgação )

Na manhã desta quarta-feira (13), os moradores do Bairro das Indústrias, zona Sul da cidade de João Pessoa, encontraram o corpo de uma travesti, às margens da BR-101. A vítima foi morta com aproximadamente 15 perfurações provocadas por arma branca e teve uma das mãos decepada, segundo a Polícia Militar da Paraíba.

De acordo com os policiais, o corpo foi encontrado ao lado de uma passarela sobre a BR 101, por volta das 8 horas, por pessoas que passaram pelo local e acionaram a polícia informando que havia um corpo caído no matagal. Ao chegar na localidade, policiais identificaram que era o corpo de um travesti.

O caso foi comunicado à Delegacia de Homicídios de João Pessoa e os peritos do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Capital realizam levantamentos no local do crime. Até o início da tarde de hoje, a Polícia Civil ainda não tinha a identificação da vítima, nem da autoria do crime. O corpo foi levado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal ( Gemol), no bairro do Cristo Redentor, na Capital.

Comandante nega agressões a ex-candidato a vereador em Juazeirinho

O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, major Pablo, defendeu um policial acusado de ter agredido com golpes de cacetete o ex-candidato a vereador, "Dedinha", fato ocorrido na madrugada do último sábado (9) na rodoviária da cidade de Juazeirinho. Relembre o ocorrido Aqui.

De acordo com o major, em entrevista a Juazeiro FM (87,9), seu subordinado agiu de forma correta no caso em tela,  que não houve agressões e que o cidadão estava embriagado.

"Não houve agressão, apenas o cidadão precisou ser contido porque estava muito agressivo e sob efeito de álcool. A ocorrência foi gerada por esse cidadão e não pela polícia, apenas tivemos que usar a força necessária para contenção do mesmo", pontua o comandante.

O major ainda disse que a PM trabalha dentro das balizas da legalidade e tem o aval para a utilização da força, desde que o causador da ocorrência atente contra a guarnição ou contra quaisquer pessoa que esteja na circunvizinhança.

Ele lembra que a PM está para servir e o povo de Juazeirinho tem visto o trabalho sendo aplicado com mais policiamento nas ruas, intervenções dentro da feira livre para poder garantir a segurança da população, indo em bares e fazendo abordagens em locais de risco.

"Sempre que a sociedade precisar estamos aí. A gente não pode, de forma alguma, desqualificar um trabalho tão bonito que, graças a Deus, serve para  proteger e dar mais tranquilidade aos juazeirinhenses", conclui a autoridade policial.

De Olho no Cariri
Com Heleno Lima

Grupo ataca destacamento da PM e explode cofre de banco na Paraíba

Agência foi atacada na cidade de Alagoa Nova na madrugada desta quarta-feira (13) (Foto: Tenente Verônica Santos/Polícia Militar)

Uma agência bancária da cidade de Alagoa Nova, no Agreste paraibano, foi atacada na madrugada desta quarta-feira (13 por pelo menos oito homens fortemente armados, que invadiram o estabelecimento por volta das 2h45. Segundo a Polícia Militar, os criminosos explodiram o cofre e o dinheiro foi levado. Os caixas eletrônicos não foram atingidos.

O grupo chegou na cidade em uma caminhonete Nissan Frontier de cor preta. De acordo com o relato de moradores à polícia, os assaltantes atiravam para cima e foram em direção ao destacamento da PM. A tenente Verônica Santos, do 10° Batalhão, confirmou que o grupo disparou várias vezes contra o prédio.

A tenente ainda informou que nenhum policial estava no destacamento no momento dos disparos porque faziam um procedimento na cidade de Esperança. Logo em seguida, os criminosos seguiram em direção à agência. Conforme a polícia, eles entraram pelos fundos da instituição e explodiram o cofre.

Depois da ação, o grupo fugiu atirando e espalhando grampos pelas rodovias que dão acesso a Alagoa Nova. Policiais fizeram buscas na região das cidades de Remígio e Areia, mas nenhum suspeito foi localizado.

G1PB

Aumenta o nº de adultos com Aids, diz ONU

Novos casos de infecção por HIV em adultos e crianças haviam sido reduzidos em 40% no mundo desde o pico da epidemia de aids em 1997. Relatório divulgado hoje (12) pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids revela, entretanto, que, nos últimos cinco anos, os números entre adultos se estagnaram e, em algumas regiões do planeta, voltaram a subir.

O documento mostra que, enquanto progressos significativos têm sido alcançados para prevenir novas infecções entre crianças (os casos caíram 70% desde 2001 e permanecem em declínio), o cenário entre adultos é alvo de preocupação por parte das Nações Unidas. A estimativa é que 1,9 milhão de adultos foram infectados pelo HIV anualmente ao longo dos últimos cinco anos.

De acordo com o relatório, entre 2010 e 2015 a Europa Oriental e a Ásia Central verificaram aumento de 57% em novas infecções pelo vírus em adultos. O Caribe, após anos de redução no número de casos, identificou aumento de 9%, enquanto no Oriente Médio e Norte da África o aumento chegou a 4% no mesmo período. Na América Latina, os números subiram 2%.

Alarme

Já na porção central e ocidental da Europa, na América do Norte e na África Central e Ocidental, novas infecções por HIV diminuíram ligeiramente desde 2010. Na África Oriental e Austral, os casos entre adultos caíram 4% e, na Ásia e no Pacífico, 3%. "Não houve redução significativa de novas infecções entre adultos em nenhuma outra parte do mundo", destacou o Unaids.

"Estamos soando o alarme", avaliou o diretor executivo da entidade, Michel Sidibé. "O poder da prevenção não está sendo levado em consideração. Se há um ressurgimento de novas infecções por HIV agora, a epidemia se tornará impossível de ser controlada. O mundo precisa agir de forma urgente e imediata para fechar lacunas na prevenção", acrescentou.

A epidemia de aids, segundo as Nações Unidas, apresentou grande impacto na população global ao longo dos últimos 35 anos. Desde os primeiros casos, 35 milhões de pessoas morreram por doenças correlacionadas e cerca de 78 milhões foram infectadas pelo HIV.

Brasil

No Brasil, novas infecções por HIV entre adultos subiram 4% nos últimos cinco anos. Sozinho, o país responde por 40% de todos os novos casos na América Latina e no Caribe e por 41% de todos os novos casos registrados em sete nações latino-americanas: Argentina, Venezuela, Colômbia, Cuba, Guatemala, México e Peru.

Os dados revelam que, em 2010, o Brasil registrava 43 mil novas infecções por HIV entre adultos, contra 44 mil novos casos identificados em 2015.

Equidade e acesso

Em 2014, populações consideradas chave no contexto da epidemia de aids – incluindo homens gays, homens que fazem sexo com homens, transgêneros, usuários de drogas injetáveis e pessoas privadas de liberdade – representavam 35% dos novos casos de infecção por HIV em todo o mundo.

A estimativa do Unaids é que homens que fazem sexo com homens, por exemplo, têm 24 vezes mais chance de se infectar por HIV do que a população em geral. O risco é dez vezes maior entre profissionais do sexo, 24 vezes maior entre usuários de drogas injetáveis, 49 vezes maior entre transgêneros e cinco vezes maior entre pessoas privadas de liberdade.

"É essencial para populações-chave ter acesso a toda a gama de opções de prevenção ao HIV, de modo que possam proteger a si mesmos e a seus parceiros sexuais", destacou o relatório.

"Hoje, temos múltiplas opções de prevenção", informou o diretor executivo da entidade. "A questão é o acesso. Se as pessoas não se sentem seguras ou não têm condições de acessar serviços de prevenção ao HIV, não daremos fim a essa epidemia", concluiu Michel Sidibé.

MaisPB

Inspetor da PRF: publicar fotos de vítimas fatais pode gerar processo criminal


"Esse tipo de atitude pode gerar multa e perda de pontos na carteira de habilitação", garantiu
Créditos: Divulgação

Alguns casos de pessoas que publicaram fotos de pessoas acidentadas nas Redes Sociais, e sobretudo vídeos de vítimas fatais, provocaram uma série de comentários e interpretações na cidade de Patos, Sertão da Paraíba.

Para falar sobre o assunto, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal na cidade de Patos, M. Silva, disse que essa prática se configura como um ato criminoso.

"Se o cidadão for flagrado tirando esse tipo de foto, ele pode ser detido pela Polícia, e ainda ser réu em processo criminal", afirmou.

Outro ponto importante nesta discussão é o fato de alguns condutores deixarem seus veículos nos acostamentos ou até na própria via, para poder observar de perto as pessoas acidentadas.

"Esse tipo de atitude pode gerar multa e perda de pontos na carteira de habilitação", garantiu o inspetor.  

 Patos Online

Em disputa fragmentada, Câmara elege nesta quarta novo presidente

Em uma disputa que conta com mais de dez candidatos, a Câmara elege nesta quarta-feira (12) um novo presidente, que comandará a Casa até fevereiro de 2017. A eleição se viabilizou após a renúncia ao posto, no dia 7 de julho, do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Réu da Operação Lava Jato, ele está suspenso do mandato desde 5 de maio, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Desde então, quem está oficialmente no comando da Câmara é o 1º vice-presidente, Waldir Maranhão (PP-MA).

O resultado da eleição é considerado crucial para o presidente em exercício da República, Michel Temer (PMDB-SP), que precisa aprovar propostas necessárias à retomada do crescimento econômico e medidas de ajuste fiscal. Até o final da noite desta terça, 14 deputados haviam registraram candidaturas.

Em um sinal de conflito na base peemedebista, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) foi escolhido, por 28 votos 18, para ser o candidato do partido ao comando da Câmara. Embora seja do PMDB, Castro é visto como nome de oposição ao governo Michel Temer por ter sido contra a continuidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Os partidos de oposição, entre os quais PDT e PC do B, devem apoiar a candidatura do deputado peemedebista em uma estratégia que visa enfraquecer os nomes que integram o chamado "Centrão", grupo formado por partidos que integravam a base de apoio de Dilma Rousseff e que passaram a defender o impeachment da petista.

"O PT tem uma resolução que é dialogar com partidos contrários ao impeachment, como PDT e PC do B, para construir consenso em torno de uma candidatura que represente um processo democrático. A bancada analisou os nomes que podem preencher esses requisitos e reconhece que a candidatura de Marcelo Castro ganhou. A tendência é apoiá-lo", afirmou o líder do PT, Afonso Florence, após reunião da bancada nesta terça.

Essa união em torno da candidatura de Marcelo Castro preocupa o Palácio do Planalto e candidatos do "centrão", já que a disputa dentro da base de apoio está fragmentada pela variedade de candidatos. O nome considerado mais forte no "centrão" é o do deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que passou o dia de terça fazendo corpo-a-corpo com deputados e em reuniões com bancadas em busca de votos.

No entanto, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) tenta viabilizar um amplo acordo em prol de sua candidatura entre os partidos da "antiga oposição" – PSDB, PPS, PSB e Solidariedade. A previsão é que, até o início da sessão destinada à eleição, marcada para 16h, as bancadas dos partidos realizem diversas reuniões para negociar apoios.

Para o deputado Beto Mansur (PRB-SP), que também é candidato e integra o centrão, o fiel da balança para definir quem irá ao segundo turno é o PSDB, que não terá candidato próprio. "Não acho que o Marcelo Castro consiga 257 votos para se eleger no primeiro turno. Então teremos dois turnos. O fiel da balança para decidir quem vai ao segundo turno entre os candidatos que apoiam Temer é o PSDB. E, na segunda votação, as forças vão se aglutinar", disse Mansur.

Madrugada de votação
A expectativa é que a votação para presidente da Câmara entre pela madrugada, já que é esperada a realização de segundo turno. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato precisaria obter maioria absoluta dos votos, o que é considerado inviável devido à falta de consenso e ao excesso de candidaturas.

Os parlamentares interessados em ingressar na disputa pelo comando da Casa terão até as 12h desta quarta (13) para oficializar as candidaturas. Até uma hora antes da votação – às 15h –, é permitido que os candidatos registrados desistam de participar. Qualquer deputado pode lançar candidatura. A votação é secreta e acontece pelo sistema eletrônico, onde são registrados os votos

Veja o cronograma de votação:

– 12h é o prazo final para registro das candidaturas para a eleição de presidente da Câmara.

– Até 15h os deputados poderão retirar suas candidaturas.

– 16h é o horário de abertura da sessão. A expectativa é que se leve ao menos uma hora para alcançar o quórum de votação, de 257 deputados presentes, quando será aberta a ordem do dia.

– Após a abertura da ordem do dia, cada um dos candidatos terá o direito de discursar por 10 minutos.

– Depois dos discursos dos candidatos, será iniciada a votação. Há somente 14 urnas, e a expectativa da Secretaria-Geral da Câmara é que o processo dure 1 hora e trinta minutos.

– Depois da votação, será anunciado o resultado. Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisa obter maioria absoluta dos votos, ou seja, se 300 deputados votarem, o candidato precisará de 151 votos para se eleger sem ir ao segundo turno.

– Em caso de segundo turno, as urnas serão preparadas para a nova votação e os dois candidatos que receberam mais votos terão outros 10 minutos para discursar. Esse intervalo deve durar pelo menos uma hora.

– Após a preparação das urnas, será iniciado processo de votação em segundo turno, que deve levar mais 1 hora e trinta e minutos.

– Com o término da votação, será anunciado o vencedor. A posse é imediata, com o candidato assumindo a cadeira de presidente. Ele possivelmente discursará e receberá discursos de felicitação em plenário.

LULA: NÃO GRITE "FORA,TEMER"; MANDE WHATSAPP A SENADORES

O ex-presidente Lula conclamou os opositores ao governo interino a enviarem mensagens pelo Whatsapp para senadores para pressioná-los a votarem contra o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

"Vocês precisam mandar Whatsapp para cada senador. Aqui tem um que foi ministro da Dilma e depois ficou contra ela", disse Lula. "É importante mandar Whatsapp para ele dizendo: 'Cidadão, se manca, cidadão'. Manda 10 [mensagens] por dia, 15, 20 por dia. Faça um Whatsapp pedindo pra ela ficar, vocês que não largam o celular."

"Vamos à casa deles conversar de forma carinhosa, todo mundo rindo, não vamos xingar o senador. Fale assim: 'Senador, meu querido senador, não seja golpista. Não vote pra tirar nossa presidenta'. Se a gente fizer isso, podemos mudar o jogo, mas temos pouco tempo", afirmou.

O apelo foi feito para uma plateia de integrantes de movimentos de esquerda da zona rural nesta terça-feira (12), em Carpina, Pernambuco, durante as visitas de Lula a cidades nordestinas, iniciada nesta segunda (11), segundo reportagem deKleber Nunes.

Lula não poupou críticas a Temer: "Ele sabe que quem quiser chegar à Presidência da República tem que disputar eleição e convencer a maioria do povo. Mas ele preferiu juntar uma maioria no Congresso Nacional."

E reforçou o desejo de disputar as eleições de 2018, afirmando que ainda tem "muita lenha para queimar". "Tenho 70 anos de idade, estou me matando de fazer física de manhã, andando 10 km todo santo dia, porque eles têm que saber que estou com 70 anos, cabeça de 40, a saúde de 30 e a esperança de 20."

LULA RETOMA, PELO NORDESTE, SEU CAMINHO DE VOLTA AO PLANALTO

Com seu chapéu de couro, tipicamente nordestino, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, clicado pelas lentes de Ricardo Stuckert, prepara, passo a passo, seu retorno ao Palácio do Planalto. Seja em 2018, ou até antes, caso o calendário eleitoral seja antecipado em razão da crise política.

Lula iniciou seu périplo nordestino por Juazeiro, a cidade natal de João Gilberto, na Bahia, onde não poderia ter sido mais explícito sobre suas reais intenções. "Agora eles estão tentando desmontar programas sociais, criar as condições para vender a Petrobras, o Banco do Brasil... Esse filme já vimos. O PT tem quadros muito bons e eu não preciso voltar. Agora, se o governo que está aí não sabe governar e precisa vender patrimônio público, eu digo: se vocês não sabem, eu sei", afirmou.

Coincidentemente, o Nordeste é a região onde o governo interino de Michel Temer é mais rejeitado. E Lula sabe bem que o programa que vem sendo implementado, que prevê cortes de programas sociais e privatizações, não foi referendado pelas urnas. Sem falar na proposta de emenda constitucional que fixa um teto para gastos públicos e atinge, essencialmente, os mais pobres. "Eu dizia: se você quer acabar com a fome do seu país, não tem outro jeito: você precisa incluir o pobre no orçamento. Seria impossível esse país chegar onde chegou se não fossem vocês", afirmou o ex-presidente.

Da Bahia a Pernambuco

De Juazeiro, Lula viajou a Petrolina e depois a Carpina, duas cidades pernambucanas onde foi tratado como rei. De lá, segue para Caruaru e depois a Recife. Numa de suas falas, ele voltou a bater duro na agenda de retrocessos sociais do interino. "Se eles quiserem reduzir os direitos do povo brasileiro a pó, eu digo: Não me provoquem, porque eu posso voltar e ser candidato em 2018."

Lula candidatíssimo e, por isso mesmo, seus adversários trabalham para transformá-lo em ficha suja. Isso passa por uma eventual condenação em Curitiba, onde Lula poderá ser julgado pelo juiz Sergio Moro, e depois em segunda instância. O ex-presidente, no entanto, se mostrou despreocupado. "Todo dia alguém diz que vai falar o nome do Lula. Estão há dois anos investigando e duvido que se ache um empresário a quem eu pedi R$ 10", afirmou. Segundo ele, as investigações o incomodam "como uma coceira. Já teve carrapato?", questionou.

BOQUEIRÃO: Cagepa estima 10 mil ligações de água irregulares

Cerca de 10 mil ligações irregulares na cidade de Campina Grande estão consumindo a água do açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, de maneira ilegal. Esta foi a estimativa feita pela Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa). Os dados foram divulgados em uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (12), na sede do Ministério Público da Paraíba, em Campina Grande, que discutiu a atual situação do manancial que abastece 19 cidades do Agreste do estado.

Segundo a Cagepa, as ligações irregulares são feitas para furtar a água do açude. "Existem as ligações que são clandestinas, onde o cidadão tenta burlar a Cagepa e não pagar pela água consumida. Mas existem outras situações decorrentes de invasão de conjuntos habitacionais", disse o diretor regional, Ronaldo Menezes.

Depois que o problema foi apresentado, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomentou que a Cagepa faça vistorias e o cadastramento de todos os pontos irregulares que forem flagrados.

Segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), nesta terça-feira o açude de Boqueirão está com 8,4% da capacidade total. Por conta do baixo volume, as cidades abastecidas pelo manancial estão em racionamento de água desde dezembro de 2014. A Cagepa já anunciou que o regime para economizar a água do açude será ampliado a partir da próxima segunda-feira (18), em Campina Grande e outras 18 cidades.

Qualidade da água
Além do problema de furto de água, na reunião realizada nesta terça-feira, a qualidade da água do açude de Boqueirão foi questionada.

Segundo a promotora de justiça Adriana Amorim, laudos apontam um aumento significativo na presença de cianobactérias na água que abastece a população.

"Temos laudos e estudos comprovando a presença de cianobactérias. No último laudo da Cagepa que foi encaminhado permanece a presença, até com um número mais acentuado. Então vamos aqui estudar e verificar, cobrando dos responsáveis pela gestão de águas, que medidas estão sendo adotadas", disse a promotora Adriana Amorim.

De Olho no Cariri
Com G1 PB

Deputado denuncia sofrimento de pacientes por falta de exames de cateterismo na Capital

O deputado Raoni Mendes (DEM) cobrou providências da Prefeitura Municipal de João Pessoa para o descaso no atendimento aos pacientes que necessitam da Saúde do Município. O parlamentar solicitou explicações da Rede Pública de Saúde que há mais de dois meses não está realizando exames de cateterismo através do Sistema Único de Saúde (SUS)...

Raoni Mendes ressaltou que muitos pacientes que necessitam do exame tem que se deslocar para a Capital e não estão conseguindo realizar o procedimento. "É um absurdo o descaso com esses pacientes. O exame custa muito caro e é importante que haja uma solução para atender a demanda", disse o deputado. Pessoas que sofrem com problemas no coração no interior do estado também não conseguem realizar o exames na Capital.

De acordo com os médicos, o valor repassado pelo SUS é o mesmo há quase dez anos e esse valor não cobre nem os custos do exame de cateterismo. Antes eram realizados em média 220 exames em João Pessoa. Hoje, este numero é quase zero. O cateterismo feito pelo SUS está suspenso desde maio deste ano. "Algumas pessoas já chegaram a pagar até R$ 3 mil para fazer o exame particular. Enquanto a burocracia não se resolve, as pessoas ficam aflitas" destacou Raoni Mendes.

Também há informações de que a greve dos médicos está atrapalhando mais ainda para que as pessoas possam ser atendidas. O cateterismo é um exame em que a pessoa que tem problema de coração precisa fazer, onde entra com uma sonda pelo braço ou perna que vai até o coração. Ela mostra se há alguma veia obstruída ou se a pessoa está para enfartar, se necessita de cirurgia cardíaca, ou será necessário colocar um stent.

PB Acontece
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...