domingo, 12 de junho de 2016

Seis pessoas morrem em acidente na BR-230, em Cajazeiras


Dois carros colidiram frontalmente nas proximidades da ponte Santo Antônio
Créditos: Ângelo Lima para o Diário do Sertão

Seis pessoas morreram e três ficaram feridas em grave acidente acontecido na BR-230, no município de Cajazeiras, no Sertão paraibano. O acidente envolveu dois veículos que colidiram frontalmente, de acordo com informações da Polícia.

Um dos veículos envolvidos na colisão era do município de Ipaumirim, do estado do Ceará; o outro era um fiat uno, que ficou completamente destruído com o impacto. O incidente aconteceu nas proximidades da ponte Santo Antônio.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros estiveram no local e atenderam as vítimas. Os sobreviventes foram encaminhados para o Hospital Regional de Cajazeiras. Não há a informação sobre o estado de saúde das mesmas.

Wscom

Polícia prende latrocina foragido de PE que cometia assaltos em Serra Branca e S J dos Cordeiros

A equipe da Polícia Civil de Serra Branca em conjunto com policiais militares de São José dos Cordeiros efetuaram no final da manhã deste domingo uma perseguição e prisão de um presidiário foragido de alta periculosidade, residindo em São José dos Cordeiros e realizando assaltos em algumas cidades da região.

Josafá Sebastião de Almeida, conhecido pela alcunha de Galego, estava foragido do presídio de Canhotinho – PE. Ele já cometeu vários assaltos e estava detido por latrocínio em Surubim – PE. Após fugir do presídio ele se instalou na zona rural de São José dos Cordeiros e nos últimos dias vinha cometendo assaltos de celulares e dinheiro, tanto em São José dos Cordeiros como Serra Branca.

Galego na noite deste sábado (12) assaltou um empresário de nome Edvan Braz de Macedo, no sítio Várzea Verde, de quem subtraiu a quantia de R$ 1.000. O assalto se deu quando a vítima chegava em sua residência. Ainda houve disparos contra Edvan, mas ele não foi atingido.

Os sargentos Heronilson e Custódio agiram assim que foram informados do acontecido, chegaram a persegui-lo e efetuar disparos em sua direção, mas ele se escondeu no mato, sendo encontrado apenas na manhã deste domingo (12).

Com o acusado foram encontrados celulares, alguns deles de populares serra-branquense que foram assaltados recentemente, certa quantia em dinheiro, além de munição intacta.

Segundo o delegado Dr. Rodrigo Monteiro, o acusado já estava pronto para cometer um assalto na tarde deste domingo, onde desejava roubar uma motocicleta para empreender fuga. As Polícias Civil e Militar agiram mais rápido e prenderam o acusado de alta periculosidade.

De Olho no Cariri

Mentor de grupo que cometeu atentados na Espanha vive no Brasil

Um espanhol apontado como mentor de um grupo de extrema direita que realizou atentados sangrentos no fim dos anos 1970 vive no Brasil, para onde fugiu quando seria processado por assassinato. O jornal El País, que divulgou o caso neste domingo, localizou e entrevistou o homem.

"Sim. São os primeiros a chegar. Como me localizaram?", perguntou José de las Heras Hurtado, de 72 anos, ao confirmar sua identidade ao jornal. Atualmente, ele vive no Guarujá, em São Paulo, onde administra um modesto restaurante. Deixando para trás a mulher e dois filhos, o advogado fugiu da Espanha em 1984, quando começava seu julgamento pelo atentado contra um bar de Madri, em 1979. O episódio deixou um morto e uma dezena de feridos na época da transição do país para a democracia.

As autoridades apontavam Hurtado como líder do grupo Frente da Juventude, ao qual são atribuídos esse e outros atentados, que, no total, causaram três mortes. Apesar de ter sido detido em 1981 com outros membros da organização, o homem afirmou que não conheceu as pessoas que cometeram os ataques e que deixou a Espanha porque não teria um julgamento justo.

Fonte: Com informações da Veja e EFE

Polícia identifica atirador e diz que há ao menos 50 mortos após tiroteio em boate gay nos EUA

A polícia disse, durante entrevista coletiva, que pelo menos 50 pessoas foram mortas durante um tiroteio em uma boate gay em Orlando, nos Estados Unidos. Foi declarado estado de emergência em Orlando.

A polícia identificou o suspeito como Omar Saddiqui Mateen, 27, nascido em Port St Lucie, na Flórida, embora o FBI (agência de inteligência americana), que comanda as investigações, não tenha confirmado o nome durante a segunda entrevista coletiva do caso. "Não queremos prejudicar as apurações", disse o encarregado do FBI.

Segundo a rede CNN, a família do atirador seria do Afeganistão e ele tinha treinamento sobre armas. O presidente dos EUA, Barack Obama, determinou neste domingo que o governo federal forneça toda a assistência necessária a autoridades locais de Orlando.

O atirador foi morto pelos agentes policiais que invadiram a casa noturna Pulse, em Orlando, no centro da Flórida. Outros 53 feridos foram encaminhados a hospitais da região. Um policial foi ferido na cabeça pelo atirador, mas, segundo o chefe de polícia, foi salvo pelo capacete que usava. Com a invasão, o chefe de polícia John Mina diz ter resgatado 30 pessoas.

O ataque foi classificado como "incidente terrorista", embora as investigações ainda precisem determinar se foi doméstico ou se teve envolvimento internacional. O número de mortos faz do ataque o mais fatal decorrente de tiroteio em massa na história dos Estados Unidos.

Além de um revólver e um rifle, o suspeito portava um "aparelho suspeito", que teve uma explosão controlada, que não foi mais detalhada durante a entrevista da polícia. A polícia disse que ele fez reféns durante o ataque.

Em sua conta no Facebook, a Pulse postou às 3h (horário de Brasília): "Saiam da Pulse e corram".

O incidente começou por volta das 2h locais. Segundo testemunhas, um homem abriu fogo com uma arma automática.

"Por volta das 2h, alguém começou a atirar. As pessoas se jogaram no chão", contou um dos clientes, Ricardo Negron, à Sky News. A testemunha disse ter ouvido disparos contínuos por quase um minuto.

Uma testemunha citada pela televisão local WESH afirmou ter ouvido cerca de 40 disparos e outra testemunha disse que um amigo foi ferido e se escondeu da boate.

A testemunha Rosie Feba, que conseguiu escapar do local junto com sua namorada, indicou que o tiroteio começou perto da hora do fechamento.

"Ela me disse que alguém estava disparando. Todo o mundo se atirou no chão", relatou Feba, que a princípio pensou que "não era real", mas "era parte da música, até que vi o fogo de sua pistola".

O prefeito da cidade, Buddy Dyer, expressou seu pesar pelo "horroroso crime" e pediu que a população "seja forte".

"Somos uma comunidade forte", afirmou o prefeito na entrevista coletiva.

O incidente acontece dois dias após a cantora e ex-participante do programa "The Voice" Christina Grimmie ter sido morta após se apresentar em Orlando por um homem de 27 anos, que se matou em seguida. Mas os ataques não estão relacionados, segundo informou a polícia.

Mãe e filha são baleadas após terem a casa invadida por dupla em João Pessoa


Uma das vítimas foi socorrida pelos Bombeiros

Uma mulher de 42 anos e a filha de 21 anos foram baleadas na noite desse sábado (11) no bairro Funcionários I, em João Pessoa, depois de terem a casa invadida.

Um das vítimas informou à Polícia Militar que por volta das 19h, dois homens invadiram o imóvel e foram até o quintal da casa onde às vítimas estavam e atiraram contra a jovem de 21 anos.

A mulher disse ainda que durante os tiros também foi baleada. A mãe foi atingida com um tiro na coxa direita e a jovem foi baleada com três tiros, sendo dois no braço e um no ombro.

As vítimas foram socorridas para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa pelo Samu e Resgate do Corpo de Bombeiros e não correm risco de morte.

Portal Correio

Bandido assalta comércio em taperoá e na fuga foi assassinado (Veja o vídeo)

Diante da fragilidade do estado na questão da segurança pública, a população esta resolvendo fazer justiça com as próprias mãos no cariri da Paraíba.

No início da noite deste sábado (11), um meliante ainda não identificado assaltou um estabelecimento comercial da cidade de Taperoá, na fuga, foi atingido por um tiro, provavelmente disparado por um popular também não identificado, e morreu no local.

O estado de selvageria assusta a sociedade que chega ao ponto de tomar atitudes radicais como essa.

Há cerca de dois meses, um bandido foi espancado na cidade de Juazeirinho ao assaltar uma padaria, e certamente outras ações desse tipo seguirão ocorrendo, até que o estado paraibano, se imponha diante do crime organizado.


Vídeo:

Taperoá em Foco

PM prende mulher com armas, maconha e colete balístico em JP


Material apreendido pelos PM´s em operação na Zona Sul da Capital

Policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar apreenderam três armas de fogo, 200 gramas de maconha e um colete balístico, na madrugada deste sábado (11), durante abordagem a uma mulher na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

De acordo com o cabo Jonas Trajano, do serviço de Rádio Patrulha (RP), Renata Wilma Vieira de Lima Ribeiro Silva, de 32 anos, foi flagrada com um revólver calibre 38 na praça e durante diligências os policiais foram até a casa dela, no mesmo bairro, onde encontraram outro revólver, uma espingarda, a droga e o colete balístico, além de uma balança de precisão.

A suspeita foi apresentada com todo material apreendido na Central de Polícia Civil, no bairro do Geisel.

MaisPB

Atirador abre fogo em boate gay em Orlando e deixa cerca de 20 mortos e 42 feridos


Policial orienta família a ficar longe da boate alvo do atirador em Orlando, nos Estados Unidos (Foto: Phelan M. Ebenhack/AP Photo)
Um atirador abriu fogo dentro de uma boate voltada ao público LGBT em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos na madrugada deste domingo (12). A polícia diz que há cerca de 20 mortos no interior da casa chamada Pulse. Pelo menos outras 42 pessoas foram levadas a hospitais da região.

O agressor morreu durante uma troca de tiros com a polícia. O Itamaraty afirmou que, por enquanto, não há registro de brasileiros entre as vítimas.

O caso é investigado pelo FBI como um possível ataque terrorista doméstico, considerando que o suspeito poderia ter "inclinação" pelo terrorismo islâmico, segundo os agentes federais.

A policia de Orlando informou que foi chamada por volta das 2h (3h de Brasília) e, quando agentes chegaram à boate, houve troca de tiros do lado de fora e o atirador voltou para dentro e fez reféns por algumas horas.

"Às... 5h nesta manhã, foi tomada a decisão de resgatar as vítimas mantidas reféns dentro do local. Nossos policiais trocaram tiros com o suspeito. O suspeito está morto", disse o chefe de polícia de Orlando, John Mina.

Para entrar na casa noturna, a polícia realizou uma "explosão controlada" com ajuda de uma equipe da Swat. Ao menos um policial ficou ferido no tiroteio com o agressor, mas a ação da polícia salvou ao menos 30 vidas, disse Mina.

Não ficou claro quando as vítimas dentro do clube morreram, se foi antes, durante a tomada de reféns ou no confronto entre o atirador e a polícia.

O suspeito portava um rifle e uma arma de pequeno porte, além de um "dispositivo" não identificado implantado nele. O Corpo de Bombeiros deslocou uma equipe de desativação de artefatos explosivos, indicou o jornal local "Orlando Sentinel".

Segundo caso em Orlando
O caso ocorre um dia depois da morte da cantora Christina Grimmie, assassinada após fazer um show também em Orlando. Kevin James Loibl, de 27 anos, foi identificado como autor dos disparos. A polícia acredita que os dois casos de violência não estão relacionados.

Relatos da Pulse
"Por volta das 2h, alguém começou a atirar. As pessoas se jogaram no chão", contou um dos frequentadores, Ricardo Negron, à Sky News. A testemunha disse ter ouvido disparos contínuos por quase um minuto, embora tenha parecido muito mais. "Havia sangue por toda a parte", disse outra testemunha.

Javier Antonetti, de 53 anos, disse ao jornal Orlando Sentinel que estava perto da parte dos fundos da boate quando ouviu tiros. "Houve tantos (tiros), ao menos 40", disse.

Rosie Feba estava com uma amiga quando os disparos começaram. "Ela me disse que alguém estava atirando. Todo mundo se jogou no chão", contou ao jornal "Orlando Sentinel".

"Disse a ela que não acreditava, achei que fosse parte da música, até que vi fogo saindo da arma."

A boate Pulse, que se apresenta em seu site como "o bar gay mais quente de Orlando", publicou no Facebook uma última mensagem urgente: "Todos saiam da Pulse e continuem correndo".

"Assim que tivermos informações, os atualizaremos. Por favor, tenham todos em suas orações enquanto afrontamos este trágico evento. Obrigada por seus pensamentos e amor", acrescentou o clube em outra mensagem nessa rede social.
No Facebook, boate pede para todos saírem e correrem (Foto: Reprodução/Facebook)No Facebook, boate pede para todos saírem e correrem (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Boate Pulse foi alvo de ataque na madrugada deste domingo (Foto: Reprodução/TV Globo)Boate Pulse foi alvo de ataque na madrugada deste domingo (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

Janela quebrada em boate de Orlando (Foto: GloboNews)Janela quebrada em boate de Orlando (Foto: GloboNews)


Palácio da Alvorada vira 'bunker' de Dilma no primeiro mês de afastamento

Dilma recebe representantes da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo no Palácio da Alvorada durante primeiro mês de afastamento da Presidência (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Afastada do Palácio do Planalto enquanto o Senado analisa o processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff transformou os 7,3 mil metros quadrados do Palácio da Alvorada em uma espécie de "bunker" do governo petista nos primeiros 30 dias longe do poder. Na residência oficial da Presidência – desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer –, ela elabora as estratégias políticas para tentar retornar ao comando do país, concede entrevistas e recebe os poucos aliados que se mantiveram fiéis mesmo depois do desmanche da gestão do PT.

Dilma teve de se afastar temporariamente da Presidência em 12 de maio, após ser notificadada decisão do Senado de instaurar o processo de impeachment. Na ocasião, os senadoresautorizaram que, durante o afastamento de até 180 dias, ela permanecesse no Palácio do Alvorada e mantivesse salário integral, segurança pessoal, equipe a serviço de seu gabinete pessoal, carro oficial, assistência saúde e o direito de utilizar avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo assessores palacianos, desde que foi afastada do Planalto, Dilma tem tentado manter uma rotina de trabalho semelhante aos tempos em que comandava o país. Ela continua acordando cedo, por volta das 5h30, e fazendo o tradicional passeio matinal de bicicleta pelos arredores do Palácio da Alvorada.

Ao retornar do exercício, a presidente afastada toma o café da manhã e, em torno das 9h, vai para a biblioteca do palácio, que se tornou uma espécie de "gabinete presidencial".

Cercada pelos mais de 3,4 mil livros do acervo da residência oficial, ela despacha até a noite com assessores, ex-ministros e parlamentares aliados. Atrás de sua mesa de trabalho, está exposta a tapeçaria Músicos, do pintor, desenhista e ilustrador Di Cavalcanti, um dos ícones do modernismo brasileiro.

A petista, relatam auxiliares, continua exigente e ainda distribui broncas em sua equipe. Porém, apesar de Dilma ter sido afastada da Presidência com a debandada maciça de partidos que integravam sua base de apoio no Congresso Nacional, aliados que continuam frequentando a residência oficial relatam que ela, surpreendentemente, tem exibido um humor melhor do que quando estava no Palácio do Planalto.

"As pessoas chegam ao Alvorada como se estivessem preparadas para um velório, mas, ao chegarem lá, percebem que o morto está vivo. Ela [Dilma] está mais leve", contou ao G1 um assistente da presidente afastada.

"O noticiário ajuda muito. As notícias ruins do governo Temer melhoram o humor dela", ressaltou outro auxiliar do palácio.

Nas semanas em que está afastada do governo, Dilma tem tentado angariar apoio para evitar a aprovação do impeachment. Em uma das frentes de sua estratégia de defesa, ela tem repetido, por meio de entrevistas para a imprensa nacional e estrangeira, que não cometeu crime de responsabilidade e que é alvo de um "golpe". Somente no último mês, ela concedeu entrevistas ao jornal "Folha de S.Paulo", às emissoras CNN, Al Jazeera, TV Brasil, Rede TV e Russia Today, e ao site The Intercept, além de uma coletiva de imprensa para correspondentes estrangeiros.

A estratégia da petista também reservou no primeiro mês de afastamento espaço para conversas e encontros com grupos específicos de simpatizantes de seu governo, como artistas, cientistas, historiadores e representantes de movimentos sociais e centrais sindicais.

Dilma concedendo entrevista ao Russia Today (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Irritação com Temer
Embora haja relatos de que Dilma não se abateu com a abertura do processo de impeachment no Senado, palacianos contam que ela teve explosões de ira no último mês com decisões do governo Michel Temer que limitaram privilégios presidenciais mantidos pelo Senado.

Uma das medidas do presidente em exercício que a fizeram reagir com indignação no Palácio da Alvorada foi a limitação de suas viagens com aviões da FAB. Com base em um parecer da Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, o governo restringiu ao trecho Brasília-Porto Alegre-Brasília os deslocamentos da presidente afastada com aeronaves da Aeronáutica.

Segundo o Blog do Camarotti, o presidente em exercício limitou o acesso de Dilma aos jatos da FAB porque ficou contrariado com as viagens dela para participar de eventos em que criticava o novo governo e o acusava de "golpista".

Irritada com a decisão do peemedebista, a presidente afastada ameaçou na última semanaembarcar em um voo comercial para viajar até Campinas (SP), aonde iria participar de um encontro com cientistas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem).

Preocupados com a segurança de Dilma em uma aeronave de carreira, integrantes da equipe de assessores da petista negociaram com o PT o fretamento de um jato particularque a  levou ao município paulista. Elaingressou na Justiça com um recurso para tentar derrubar a restrição do uso de aviões da Força Aérea.

Ainda de acordo com assessores do Alvorada, outros episódios que azedaram o humor de Dilma no último mês foram o corte do "cartão de suprimento" usado para comprar comida para a residência oficial e as recentes e frequentes quedas de energia elétrica no palácio. Segundo auxiliares da petista, a primeira falta de luz ocorreu já no dia em que ela foi afastada temporariamente da Presidência.

Conselheiros políticos
Na reclusão do Alvorada, Dilma Rousseff tem limitado a um grupo restrito de aliados o acesso à residência oficial. Os frequentadores mais assíduos do palácio têm sido alguns ex-integrantes do primeiro escalão do governo petista.

Ex-ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini tem se reunido diariamente com a presidente afastada. Os ex-ministros Miguel Rossetto (Trabalho), Tereza Campello (Desenvolvimento Social) e Carlos Gabas (Previdência Social) também têm acesso franqueado à residência.

O ex-chefe da Casa Civil e ex-chefe da gabinete Jaques Wagner, que voltou para Salvador depois que Dilma foi afastada, tem visitado a petista de duas em duas semanas. Ele continua aconselhando-a politicamente.

No entanto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – padrinho político de Dilma – continua sendo o principal conselheiro da presidente afastada. Desde que ela deixou o Palácio do Planalto, ele já a visitou três vezes no Alvorada. Os dois, contudo, conversam com frequência por telefone, traçando estratégias para tentar conter o impeachment no Senado.
A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversam no Palácio da Alvorada (Foto: Reprodução/TV Globo)A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversam no Palácio da Alvorada (Foto: Reprodução/TV Globo)

Dilma também tem mantido canal direto e quase diário com um grupo de senadores que tenta atrair votos de colegas para evitar o afastamento definitivo da petista. Entre os senadores mais próximos da presidente estão Kátia Abreu (PMDB-TO) e Armando Monteiro (PTB-PE). Os dois eram ministros dela e votaram contra o impeachment no Senado, contrariando a orientação de seus partidos.

Os senadores petistas Gleisi Hoffmann (PR), Humberto Costa (PE) e José Pimentel (CE) se tornaram articuladores de Dilma no Senado, inclusive, mapeando para ela as tendências de votos dos colegas no processo de impeachment. Eles têm se dedicado a tentar reverter votos de senadores que votaram favoravelmente à abertura do processo, mas que sinalizam que podem mudar de ideia na votação definitiva do julgamento do impeachment.

Conhecida por sua aversão à articulação política, a própria Dilma tem recebido senadores indecisos no Palácio da Alvorada para tentar convencê-los que não cometeu crime de responsabilidade para ser afastada da Presidência.

"Ela [Dilma] nunca teve tanta paciência com essas articulações políticas", comentou um assessor.

A elaboração da defesa jurídica e a busca de votos para barrar o processo de impeachment têm obrigado a presidente afastada, uma leitora voraz de literatura, a abrir mão dos livros. Em vez de devorar romances, ela tem lido mais documentos de governo, relatórios de gestão e peças jurídicas elaboradas por sua defesa. A presidente, contam auxiliares, faz questão de revisar pessoalmente todos os documentos redigidos por seus advogados.

Nos momentos de folga em Brasília, ela aproveita para assistir séries no Netflix no subsolo do Palácio da Alvorada. Já quando está em Porto Alegre, a petista corre para a casa da filha Paula para ficar com os netos Gabriel e Guilherme.

Palácio da Alvorada/GNews (Foto: Reprodução GloboNews)Fachada do Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes da República desde 1958 (Foto: Reprodução GloboNews)

Staff do Alvorada
Atualmente, 35 pessoas atuam no staff da presidente no Alvorada. Desses, 20 já trabalhavam na residência oficial, como camareira, cozinheira e jardineiro. Depois que Dilma foi obrigada a deixar o Planalto, outros 15 assessores da petista passaram a despachar diariamente no palácio construído em uma península do Lago Paranoá.

O staff de Dilma na residência oficial é gerenciado pelo assessor especial Giles Azevedo, homem de confiança da presidente, que a acompanha desde que ela iniciou a carreira política no Rio Grande do Sul. Giles foi chefe de gabinete de Dilma no primeiro mandato dela na Presidência, mas depois virou um assessor especial.

Apelidado pelos colegas do Alvorada de "ministro do bunker", Giles é alvo de um pedido de inquérito da Procuradoria Geral da República na Operação Lava Jato. Ele é suspeito de envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

Também passou a dar expediente na residência oficial o ex-chefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil Roberto Messias, que ficou conhecido nacionalmente, em março deste ano, como "Bessias", após vir à tona conversa telefônica gravada pela Polícia Federal na qual Dilma informava ao ex-presidente Lula que tinha enviado um auxiliar com um termo de posse para que ele usasse em "caso de necessidade".

Naquele dia, Lula havia sido anunciado para a chefia da Casa Civil. O auxiliar, que Dilma chamou no áudio de "Bessias", era Roberto Messias. No Alvorada, ele tem auxiliado o ex-ministro José Eduardo Cardozo na defesa da presidente afastada no processo de impeachment.

Completam o staff de Dilma na residência oficial assessores pessoais, assessores de imprensa, fotógrafo e auxiliares que atualizam os perfis da petista nas redes sociais.

12/05/2016 - Dilma ao lado de Lula e de outros apoiadores durante sua saída do Palácio do Planalto, em Brasília (Foto: Felipe Dana/AP)Depois ser notificada do afastamento por até 180 dias, Dilma fez dois discursos no Palácio do Planalto ao lado de Lula e de outros apoiadores. Uma das manifestações da petista ocorreu do lado de fora do palácio, de frente para a Praça dos Três Poderes, onde simpatizantes do governo petista se concentravam para prestar solidariedade à presidente (Foto: Felipe Dana/AP)

Ex-companheiras de cárcere
No dia 12 de maio, após ser notificada de seu afastamento temporário da Presidência ediscursar no Palácio do Planalto ao lado de Lula e ministros mais próximos, Dilma foi de carro para o Palácio da Alvorada e, de lá, chamou um grupo de petistas para um almoço na residência oficial.

Atenderam ao chamado da presidente afastada, entre outros, Lula, Cardozo, Berzoini, Jaques Wagner, Gabas, o ex-ministro Edinho Silva (Comunicação Social) e o presidente do PT, Rui Falcão. Os senadores do PT, que haviam virado a madrugada no plenário do Senado tentando evitar a abertura do processo de impeachment, não compareceram porque estavam exauridos.

Eles conversaram durante o almoço sobre o resultado da votação no Senado e fizeram as primeiras análises dos nomes anunciados por Michel Temer para o governo provisório logo após a confirmação da abertura do processo de afastamento.

Na noite do mesmo dia, Dilma recebeu na residência oficial dez mulheres que conviveram com ela na prisão, no início da década de 1970, durante a resistência ao regime militar. Entre as ex-companheiras de cárcere que foram prestar solidariedade no Alvorada estavam a ex-ministra Eleonora Menicucci (Secretaria de Mulheres) e a jornalista Rose Nogueira, presidente do grupo Tortura Nunca Mais, de São Paulo.

Embora Dilma vivesse naquele dia o pior momento de sua carreira política, o encontro com as velhas amigas, relataram pessoas presentes, fez com que ela se desligasse, por alguns instantes, do terremoto político que a tirou do comando do Palácio do Planalto.

Em meio ao jantar, as ex-combatentes da ditadura conversaram, relembraram histórias dos anos em que passaram atrás das grades como presas políticas e riram alto na imensidão dos salões do Palácio da Alvorada. Diante da descontração do reencontro com as ex-colegas de cela, Dilma chegou a guiar um tour para apresentar a residência oficial para as amigas que ainda não conheciam o palácio.

Afastados dos cargos, Dilma tem restrições e Cunha mantém direitos intactos

Como presidentes da República e da Câmara dos Deputados, tanto Dilma Rousseff quanto Eduardo Cunha têm, além do salário, direito a residência oficial, segurança pessoal, assistência à saúde, transporte aéreo e terrestre, subsídio integral e equipe a serviço do gabinete parlamentar. Afastados, tiveram esses direitos mantidos por decisão do Senado e da Câmara, respectivamente.

No entanto, enquanto Cunha não teve restrições dos direitos até o momento, Dilma enfrentou limitações: seus deslocamentos de avião foram limitados à ponte-aérea Brasília-Porto Alegre.  A verba do cartão para gastos no palácio do Alvorada (que inclui comida) foi suspensa por alguns dias por ordem do governo interino do presidente Michel Temer, que estuda limitar outras despesas da petista.

Direitos de Dilma como presidente afastada:

Salário integral de R$ 30,9 mil
Transporte terrestre com cinco carros e uma ambulância e deslocamento aéreo por avião da FAB só no trecho Porto Alegre – Brasília
Equipe a serviço do gabinete com até 15 servidores
Uso exclusivo do Palácio da Alvorada como residência
Assistência saúde
Segurança pessoal

Direitos de Cunha como presidente afastado*:

Salário integral de R$ 33,7 mil
Transporte aéreo e terrestre, sem restrição
Subsídio integral de R$ 35,7 mil para gastar com alimentação, aluguel de veículo e escritório, divulgação do mandato, entre outras despesas
Equipe a serviço do gabinete parlamentar com até 25 funcionários
Uso da residência oficial
Assistência saúde
Segurança pessoal

Independência dos poderes

As limitações impostas a Dilma tiveram origem em uma consulta realizada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República ao departamento jurídico da Casa Civil.

A atual posição de Cunha não foi questionada pela presidência da Câmara –apenas o PSOL entrou com recurso no STF (Supremo Tribunal Federal), ainda não analisado, pedindo a suspensão dos direitos referentes ao cargo do peemedebista.

A diferença de interpretação entre a Câmara e a Presidência, diz o constitucionalista e professor da USP (Universidade de São Paulo) Rubens Beçak, faz parte da independência dos poderes que permite às duas casas tomarem decisões diferentes sobre um mesmo fato.

Ele lembra que, como se trata de um afastamento a princípio provisório, ambos perdem os locais de trabalho, mas não a liturgia do cargo.

Beçak, no entanto, questiona as limitações feitas a Dilma, que vê como um "prejulgamento". "Pesar muito no sentindo de restringir é um prejulgamento, que não vejo como democrático, já que o afastamento, por enquanto, é temporário. Até o julgamento, ela [Dilma] é a presidente da República, foi eleita para o cargo. É a figura da presidente que possui essas prerrogativas", afirma.

Consta no parecer emitido pela área jurídica da Casa Civil que, "em razão da suspensão do exercício das funções presidenciais e da inexistência de agenda oficial na condição de chefe de governo e de chefe de Estado, a aeronave cedida pela FAB destina-se a atender tão somente a senhora presidente da República e seus auxiliares imediatos, previamente apontados, dentre eles um coordenador de Segurança e um coordenador aéreo".

Lula ataca Janot após pedido de transferência de processo para Moro

O Instituto Lula, que representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criticou fortemente Rodrigo Janot após o vazamento do pedido do procurador-geral da República de transferir as denúncias contra o petista do Supremo Tribunal Federal para o juiz Sérgio Moro, responsável pelo julgamento da Operação Lava Jato em primeira instância na Justiça Federal.

De acordo com o instituto, o movimento de Janot de divulgar o documento sigiloso enviado a Moro foi exatamente na direçãocontrária do que afirmou o PGR nesta semana, quando condenou e negou publicamente o uso de vazamentos ilegais por parte do Ministério Público.

"Foi mais um movimento claramente direcionado a indispor o ex-presidente Lula com a opinião pública e a constranger o Supremo Tribunal Federal", diz nota divulgada.

Fonte: Com informações do IG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...