quinta-feira, 14 de julho de 2016

Ataque terrorista com caminhão no sul da França deixa ao menos 73 mortos e 100 feridos

Um ataque com um caminhão na cidade de Nice, no sul da França, deixou dezenas de mortos e feridos nesta quinta-feira (14), quando a multidão comemorava o feriado da Tomada da Bastilha, maior festa nacional. Segundo a Procuradoria francesa, citada pela imprensa do país, pelo menos 73 pessoas morreram. Autoridades falam ainda que há mais de cem feridos, dezenas em estado grave. O incidente está sendo tratado como atentado terrorista.

Um caminhão atropelou as pessoas que enchiam uma avenida à beira-mar durante a queima de fogos do dia 14 de julho. Segundo testemunhas, após o veículo avançar contra a multidão, seus passageiros abriram fogo e trocaram tiros com forças policiais.

Ainda não se sabe quantas pessoas teriam participado do ataque. Segundo o Ministério do Interior, o motorista foi morto a tiros. De acordo com o canal de TV francês BFM TV, o motorista do caminhão teria percorrido 2 quilômetros atropelando pessoas.

Nenhum grupo terrorista assumiu até o momento a autoria do ataque.


O governo confirma que não foram feitos reféns. A imprensa diz que um suspeito estaria foragido.

O Itamaraty disse que até o momento não há informações sobre vítimas brasileiras no ataque.

Nas redes sociais, o prefeito Estrosi ainda pediu que a população permanecesse em suas casas.

O presidente francês, François Hollande, estava em Avignon e seguiu para Paris, onde realizará uma reunião de emergência com seu gabinete.

Dezenas de corpos


Imagens publicadas nas redes sociais mostraram diversas pessoas no chão após o atropelamento, e um caminhão atingido por vários disparos. Outros vídeos mostram a multidão correndo pelas ruas de Nice para buscar refúgio.

Testemunhas relataram à Associated Press ter visto o motorista armado. "Foi uma carnificina. Corpos por todo lado".

Taxistas da cidade ajudaram gratuitamente a retirar as pessoas que estavam na área do ataque.

País alvo de ataques

O atentado se junta a outros dois grandes ataques ocorridos na França, na capital Paris, nos últimos meses: o ataque à redação do jornal "Charlie Hebdo" em 7 de janeiro de 2015, que deixou 12 mortos, e os atentados coordenados de 13 de novembro do ano passado, onde 130 pessoas morreram.
 
O primeiro foi cometido por dois irmãos ligados à Al-Qaeda e o segundo, realizado em localidades diferentes --como a casa de shows Bataclan e os arredores do estádio Saint-Denis--, foi organizado pelo Estado Islâmico.

(Com agências internacionais)

Polícia encontra corpo em estado de decomposição em Monteiro

Um homem foi encontrado morto no final da manhã desta quinta-feira, 14, nas proximidades da BR-412, no município de Monteiro.

Conforme informações preliminares, a Polícia ainda não identificou o homem e as causas da morte só serão reveladas após a perícia.

Mais informações a qualquer momento. (Vitrine do Cariri)

Pai confessa estupro da filha de nove anos e diz que a culpa é da criança

Um homem foi detido para averiguação, acusado de abusar da própria filha, por volta das 23h30 da quarta-feira (13), na Vila Yolanda II, no distrito da Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo.

Ademar Rosa de Sá, que há alguns anos teria sofrido de um acidente vascular cerebral, era aposentado por invalidez e, por conta disso, ficava em casa com a filha enquanto a mulher trabalhava.

De acordo com dois guardas civis, que foram chamados pelos tios da vítima, de nove anos, teriam revelado que o pai abusava dela enquanto estavam sozinhos. A mãe, que gravou a conversa com a menina, teria imediatamente buscado a ajuda da irmã e do cunhado para denunciar o caso.

 Os tios da menina foram até a base da Guarda Civil Municipal de Guaianases, que prontamente se deslocou até a residência da família. De imediato, o homem negou a acusação, porém depois confessou os abusos, alegando que a criança era a culpada por seduzi-lo.

Os guardas municipais que atendiam a ocorrência detiveram o homem para averiguação e o conduziram, juntamente dos familiares e da vítima, ao 53° Distrito Policial, do Parque do Carmo.

No entanto, somente depois das 5h desta quinta-feira (14) que a delegada responsável afirmou que não poderia dar andamento ao caso, uma vez que área em que os fatos se sucederam não era parte de sua jurisdição. As partes estão sendo ouvidas, neste momento, no 49° Distrito Policial, de São Mateus, onde o caso deverá ser registrado.

R7

Briga entre estudantes termina com um esfaqueado dentro de escola da Paraíba


Briga aconteceu dentro de uma escola em Sousa

Um estudante de 17 anos foi esfaqueando dentro de uma escola estadual no município de Sousa, Sertão do estado, a 438 km de João Pessoa. O fato aconteceu na manhã desta quinta-feira (14). O suspeito do crime é outro estudante de 16 anos que não havia sido detido até o fechamento desta matéria.

De acordo com o delegado Aulinson Farias, que investiga o caso, os alunos estavam na área recreativa quando ocorreu um desentendimento entre eles.

"A informação repassada pela Polícia Militar é de que os estudantes brigaram e um deles estava portando uma faca e desferiu golpes contra o outro. Houve uma correria e o agressor conseguiu fugir", explicou o delegado.

Segundo a delegada Patrícia Forny, chefe da 19ª Regional da Polícia Civil de Sousa, a confusão entre os estudantes foi iniciada nessa quarta-feira (13), em um grupo no WhatsApp, que é um aplicativo de celular.

"Houve uma conversa no grupo de WhatsApp entre eles e quando se encontraram nesta quinta na escola, teve uma nova discussão e o adolescente de 16 anos esfaqueou em três locais o estudante de 17 anos", confirmou.

A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Sousa. O estudante foi medicado e liberado.

Portal Correio

Ônibus escolar tenta desviar de buraco na pista e bate em árvore, na Paraíba


Ônibus escolar bateu na árvore

Um ônibus escolar da cidade de Cuité de Mamanguape, na região do Litoral Norte, a 48 km de João Pessoa, se envolveu em um acidente na noite dessa quarta-feira (13). Na hora da batida, apenas o motorista estava no veículo.

De acordo com testemunhas, o ônibus estava voltando da Zona Rural da cidade onde deixou os estudantes; ao tentar desviar de um buraco na pista e evitar a batida frontal com um veículo no Centro da cidade, o motorista subiu na calçada e bateu em uma árvore.

Com o choque, o condutor teve ferimentos leves e passa bem. O veículo ficou com a parte da frente danificada e foi rebocado para a garagem municipal.

Portal Correio

Prefeito condenado a quatro anos de prisão cumpre pena em colônia penal na Paraíba


José Vieira foi condenado a 4 anos

O prefeito afastado da cidade de Marizópolis (PB), José Vieira (Zé Vieira-PSC), já está cumprindo a pena de quatro anos e 11 meses de prisão por crime de improbidade administrativa, em regime semiaberto. O cumprimento da sentença é na Colônia Penal de Sousa. O vice-prefeito, José Lins Braga (Zé de Pedim-PSDB), está respondendo pelo governo municipal.

De acordo com Rodrigues Neto, diretor adjunto da Cadeia Pública de Sousa, José Vieira começou o cumprimento da decisão da Justiça Federal na segunda-feira (11). "Ele se recolhe até as 19h e é liberado às 5h da manhã do outro dia, isso durante a semana (segunda a sexta). Já aos sábados, ele tem até as 13h para se apresentar. No domingo, José Vieira fica recolhido na cadeia", falou.

Ainda segundo o diretor, de segunda a sexta, o gestor afastado divide cela com outros quatro presos, onde há capacidade para 15. Já no fim de semana, o número de detentos sobe para 13.

José Vieira foi condenado por crime de responsabilidade na aplicação de recursos públicos federais em obras sanitárias no município. A condenação foi da Justiça Federal de 1ª instância, em Sousa. Vieira foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) em Sousa, em diversas ações por improbidade administrativa, em função de irregularidades em convênios federais e desvio de recursos públicos.

O réu ainda tentou recorrer da decisão da condenação, mas o pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife, foi por unânime e determinou à prisão e também o afastamento, imediato, de Zé Vieira, da função de prefeito de Vieirópolis, para que seja empossado o vice-prefeito, José Lins Braga (Zé de Pedim-PSDB).

A Justiça ainda decretou a suspensão dos direitos políticos de José Vieira da Silva por oito anos, perda da função pública e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos.

Portal Correio

Polícia Civil prende traficante e apreende mais de 1 KG de crack na cidade de Prata

A Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Prata, no Cariri paraibano, deu cumprimento a vários mandados de busca e apreensão expedidos pelo juízo direto de Prata.

Na operação um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas, foram apreendidos mais de 1 KG de crack, um veículo pouco mais de R$ 500, 4 celulares e outros objetos para investigação.

Em contato com o delegado Luiz Xavier, que comandou a operação, revelou que esta foi a maior apreensão de crack do ano na região feita da área abrangida pela 14ª Delegacia Regional. A operação teve o apoio das Delegacias de Sumé e da Mulher de Monteiro.

Maiores informações a qualquer momento.

Com Cariri Ligado

Empresário chinês tem casa invadida e é obrigado a dirigir para assaltantes na Paraíba


Crime aconteceu no bairro do Catolé

Um empresário chinês do ramo de alimentos teve a casa invadida na noite dessa quarta-feira (13), enquanto jantava com a família no bairro do Catolé, em Campina Grande, Agreste do estado. A vítima teve R$ 15 mil roubados pelos criminosos. A vítima foi obrigada a dirigir para os assaltantes na fuga.

Dois homens armados invadiram o imóvel por volta das 21h30. Nesse momento, o empresário estava dentro da residência com a família quando os criminosos armados anunciaram o assalto.

Segundo as vítimas, um dos assaltantes dizia que queria o dinheiro que o empresário tinha dentro de casa. Ele foi obrigado a entregar a quantia de R$ 15 mil em espécie. De acordo com a Polícia Militar, além do dinheiro, os criminosos levaram um celular.

Conforme a PM, na fuga, os assaltantes ordenaram que o empresário dirigisse para eles até o bairro Alto Branco, onde foi liberado junto com o automóvel. Os suspeitos fugiram.

Portal Correio

PM do Ceará lança concurso com 4.200 vagas e remunerações de R$ 3,1 mil; veja edital


Sede do Comando Geral da PM no Ceará

Foi divulgado nesta quarta-feira (13) o edital para concurso público da Polícia Militar do Ceará. Ao todo, são ofertadas 4.200, no cargo de soldado. As inscrições começam no dia 22 deste mês e vão até 22 de agosto, nosite da empresa organizadora. A taxa cobrada é de R$ 100. Conforme o edital, a remuneração inicial oferecida aos aprovados é R$ 3.134,58.

Os aprovados serão convocados para o curso de formação em três turmas, sendo que 95% das vagas reservadas para cada uma delas contemplará apenas candidatos do sexo masculino. Ou seja, para cada 1.330 homens convocados, no máximo 70 mulheres serão chamadas para a mesma turma.

Podem participar do processo seletivo candidatos com ensino médio ou curso técnico equivalente completo. Os candidatos serão submetidos a três etapas de avaliação. A primeira delas será prova objetiva, com questões de Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática e Conhecimentos Específicos, cuja aplicação deve ocorrer no dia 25 de setembro.


Depois, os candidatos classificados passarão por inspeção de saúde (exame médico, exame biométrico, exame odontológico e exame toxicológico) e curso de formação profissional (avaliação psicológica, avaliação de capacidade física, investigação social, avaliação do curso de formação profissional).

Todas as etapas e fases do concurso serão realizadas em Fortaleza.

O edital para o concurso da Polícia Militar do Ceará tem validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Portal Correio

Rodrigo Maia vence Rosso no 2º turno e é eleito presidente da Câmara

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito na madrugada desta quinta-feira (14), com 285 votos, presidente da Câmara dos Deputados. Ele venceu no segundo turno o deputadoRogério Rosso (PSD-DF), que era apontado como candidato favorito do Palácio do Planalto e que teve 170 votos. Outros cinco deputados votaram em branco.

Maia irá suceder ao deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou à posição na semana passada após ter o seu mandato suspenso em maio pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

VEJA O PERFIL DO DEPUTADO RODRIGO MAIA

Filho do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), Rodrigo Maia comandará a Câmara apenas até 31 de janeiro de 2017, que é quando terminaria o mandato de Cunha.

A votação durou 32 minutos: teve início às 23h43 e, às 0h15, o vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), que exercia interinamente a presidência, declarou a vitória de Maia.

Com o apoio oficial das bancadas de PSDB, DEM, PPS e PSB, Maia já tinha vencido Rosso no primeiro turno com uma diferença de 14 votos – o placar havia sido 120 votos contra 106. No segundo turno, conseguiu angariar também o apoio de PDT, PCdoB, PR e PTN.

Embora o DEM faça parte do governo Michel Temer – detém o comando do Ministério da Educação –, o partido não integra o chamado "Centrão", que é um bloco informal que reúne siglas mais de centro-direita e que são a base de sustentação do Palácio do Planalto.

No início da gestão Temer, Rodrigo Maia chegou a ser cogitado para a liderança do governo na Câmara, mas acabou preterido pelo líder do PSC, André Moura (SE), aliado de Cunha e imposto pelo "Centrão".

Foi neste episódio que Maia, tido até então como aliado de Cunha, se afastou do peemedebista, que trabalhou nos bastidores para eleger Moura líder do governo.

Discurso de posse
Ao sentar-se na cadeira de presidente da Câmara, Maia elogiou o segundo colocado na disputa, e disse que a corrida por votos foi "limpa, na política". Ele também agradeceu aos partidos que o apoiaram e chegou a citar nominalmente diversos políticos.

Ao agradecer seus pais e familiares, o deputado chorou e foi aplaudido. Ele brincou ao dizer que é "muito emotivo" e que alguns colegas recomendaram a ele que tomasse calmantes para "aguentar" a tensão da disputa. "Eu aguentei, mas tomei três calmantes", brincou.

"Quero agradecer ao PSDB [...], ao PSB, ao PPS e ao DEM, meu partido. [...] Aos partidos que me ajudaram no segundo turno. [...] Vamos, a partir de amanhã, governar com simplicidade. [...] Nós temos que pacificar esse plenário, temos que dialogar com a maioria, com a minoria", afirmou o novo presidente da Câmara.

Eleição
A votação para presidência da Câmara foi secreta e realizada por meio urnas eletrônicas localizadas em 14 cabines instaladas no plenário.

No total, 18 deputados chegaram a registrar a sua candidatura, mas quatro desistiram antes mesmo do início da eleição e retiraram os seus nomes. Depois, no plenário, quando a sessão já tinha começado, Gilberto Nascimento (PSC-SP) deixou a corrida eleitoral e declarou o seu apoio a Rogério Rosso.

Entre um turno e outro, os dois concorrentes começaram a visitar lideranças partidárias para pedir votos, durante o intervalo de pouco mais de uma hora entre o primeiro e o segundo turnos.

Além dos partidos dos chamados governistas independentes (DEM, PSDB, PSB e PPS), Maia conseguiu apoio de alguns parlamentares da nova oposição, como o PCdoB e o PT.

Temer
Após o resultado, o presidente em exercício usou sua conta no Twitter para parabenizer Maia pela vitória. De acordo com assessores, ele ligou para o celular do deputado, mas não conseguiu falar e deixou recado.

"Parabéns a Rodrigo Maia e sucesso na gestão à frente da Câmara dos Deputados", disse Temer no microblog.

O presidente em exercício ligou, logo após o resultado, para o candidato derrotado, Rogério Rosso. Segundo assessores, ele o parabenizou pelo desempenho na disputa e elogiou a elegância do parlamentar no processo eleitoral.

Já Rosso, que acompanhou o discurso vencedor de Rodrigo Maia do comitê de imprensa, sala ao lado do plenário reservada aos jornalistas que acompanham diariamente a Câmara, disse que dará apoio ao novo presidente da Câmara e ao governo Temer.

"A partir de agora, é uma nova história para a Câmara e quero ajudar Rodrigo a construir essa história e resgatar a imagem do parlamento. Vou ajudar, dar apoio. A Casa agora é uma só. Somos parte da mesma base de apoio. Vamos apoiar o governo Temer. Foi um embate bom", afirmou Rosso.

O deputado do PSD está no primeiro mandato e afirmou que tinha "consciência" da vantagem de Rodrigo Maia, que cumpre o quinto mandato.

"Tinha consciência de que ele tinha vantagem. A Casa ganha, ele é um deputado experiente", concluiu.

O presidente em exercício, Michel Temer, parabenizou Rodrigo Maia no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

'Dono da pauta'
Entre as prerrogativas do presidente da Câmara, está a de comandar a pauta da Casa. Em última instância, cabe ao chefe da casa legislativa decidir o que entra e o que não entra em votação no plenário, apesar de, geralmente, os líderes partidários serem consultados sobre as prioridades de votação (veja outras prerrogativas do presidente da Câmara).

Essa prerrogativa é um dos pontos que mais trazem poder ao presidente da Câmara, na medida em que os projetos de interesses do Executivo federal só são submetidos à votação se contarem com o aval do titular do cargo.

Por outro lado, o presidente da Câmara também tem o poder de colocar em votação no plenário pautas que contrariam os interesses do Palácio do Planalto, como as inúmeras "pautas-bombas" que foram aprovadas pelos deputados durante a gestão de Eduardo Cunha, gerando gastos bilionários à União.

Polêmica
A eleição para a presidência da Câmara aconteceu em meio a grande controvérsia. A polêmica começou horas após Cunha anunciar, na quinta-feira passada (7), que abria mão do cargo.

O vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão, marcou, sem consultar ninguém, a eleição para esta quinta-feira (14), às vésperas do início do "recesso branco", período de duas semanas em que a Casa ficará sem votações.

Revoltados, parte dos líderes partidários, valendo-se do Regimento Interno da Câmara, se reuniram no mesmo dia e, ignorando a decisão de Maranhão, resolveram marcar a eleição para terça (12). O receio deles era de que não houvesse quórum numa sessão realizada na quinta e a Casa entrasse no recesso sem uma definição.

Em retaliação, Maranhão anulou a decisão dos líderes. Só se chegou a um acordo sobre a data após diversas conversas no fim de semana.

No entanto, houve nova polêmica em relação à sessão porque Maranhão alterou o horário do seu início duas vezes, gerando protestos entre os parlamentares.

Inicialmente, a sessão estava prevista para as 16h, mas, minutos antes, foi remarcada para as 19h. O objetivo era permitir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) prosseguisse com a reunião destinada a votar recurso de Cunha contra o seu processo de cassação. A decisão gerou protestos e Maranhão recuou, marcando, então, para as 17h30.

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), no momento em que foi eleito presidente da Câmara dos Deputados (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)

Rodrigo Maia chora e diz que tentará governar com 'simplicidade'

Ao discursar após ser eleito na madrugada desta quinta-feira (14) para presidir a Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) chorou e disse que tentará governar com "simplicidade". O parlamentar venceu Rogério Rosso (PSD-DF), apontado como candidato favorito do Palácio do Planalto, no segundo turno da eleição, por 285 votos a 170.

Ao sentar-se na cadeira de presidente da Câmara, Maia elogiou o segundo colocado na disputa, e disse que a corrida por votos foi "limpa, na política". Ele também agradeceu aos partidos que o apoiaram e chegou a citar nominalmente diversos políticos.

"Quero agradecer ao PSDB [...], ao PSB, ao PPS e ao DEM, meu partido. [...] Aos partidos que me ajudaram no segundo turno. [...] Vamos, a partir de amanhã, governar com simplicidade. [...] Nós temos que pacificar esse plenário, temos que dialogar com a maioria, com a minoria", afirmou o novo presidente da Câmara.

Ao agradecer a seus pais e familiares, o deputado chorou e foi aplaudido. Ele brincou ao dizer que é "muito emotivo" e que alguns colegas recomendaram a ele que tomasse calmantes para "aguentar" a tensão da disputa. "Eu aguentei, mas tomei três calmantes", brincou.

Maia irá suceder ao deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou à posição na semana passada após ter o seu mandato suspenso em maio pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista concedida à TV Globo após ser eleito, Maia disse que o resultado de hoje vai "virar essa página" do ex-presidente. "Cunha tem processo que está se defendendo. [...] Essa fase foi superada com a eleição. Agora, a Câmara quer olhar para a frente, que é construir diálogo com partidos, governo, sociedade. Esta é a agenda da Câmara: superação da crise, de todas elas – econômica, ética, moral e social também.

Ele também destacou o que deverá ser prioridade na Casa. "Temos pontos determinantes: a PEC do teto de gastos [públicos] está aqui [na Câmara], o projeto de lei da renegociação da dívida dos estados está pronta pro plenário, a PEC dos precatórios voltou do Senado. Depois, tem a reforma da Previdência, que precisa ser discutida com calma", declarou.

Filho do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), Rodrigo Maia comandará a Câmara apenas até fevereiro de 2017, que é quando terminaria o mandato de Cunha. Às 0h15, o vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), que exercia interinamente a presidência, declarou a vitória de Maia.

Com o apoio oficial das bancadas de PSDB, DEM, PPS e PSB, Maia já tinha vencido Rosso no primeiro turno com uma diferença de 14 votos – o placar havia sido 120 votos contra 106. No segundo turno, conseguiu angariar também o apoio de PDT, PCdoB, PR e PTN.

Embora o DEM faça parte do governo Michel Temer – detém o comando do Ministério da Educação –, o partido não integra o chamado "Centrão", que é um bloco informal que reúne siglas mais de centro-direita e que são a base de sustentação do Palácio do Planalto.

Repórter é assaltada em reportagem sobre insegurança na Paraíba

Repórter da TV Paraíba chamou a Polícia MIlitar logo depois do crime, mas o suspeito não foi localizado (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

A repórter da TV Paraíba, afiliada da TV Globo em Campina Grande, Larissa Fernandes, foi assaltada na noite da quarta-feira (13) em uma parada de ônibus em frente ao campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no bairro de Bodocongó. Ela fazia uma reportagem sobre insegurança na região da instituição. Uma viatura da Polícia Militar estava a cerca de 50 metros de onde aconteceu o crime.

Segundo o relato da jornalista, ela estava acompanhada do cinegrafista Aídes Brasil e do assistente Henrique Epifanio e usava o celular quando um homem a abordou. À força, ele levou o celular da repórter, correu por dentro de um bar que estava fechado e foi em direção bairro do Pedregal.

"Foi a segunda noite que eu fui no local mostrar a situação dos alunos que são vítimas da insegurança e eu, infelizmente, também fui vítima. Eu vinha usando meu celular a trabalho para entrar em contato com a minha redação e o rapaz simplesmente tomou o aparelho da minha mão. Ainda tentei chamar a polícia, mas ele fugiu. Eu nunca tinha imaginado passar por isso, quanto mais trabalhando", disse a jornalista.

A equipe de reportagem chamou os policiais que estavam parados em frente à UFCG e eles realizaram buscas no bairro do Pedregal. Algumas abordagens foram feitas, mas o suspeito não foi localizado. Larissa Fernandes fez boletim de ocorrência na Central de Polícia, no bairro do Catolé.

Na noite da terça-feira  (12), vários alunos da universidade foram vítimas de um arrastãono mesmo local que a jornalista foi assaltada. Quatro homens passaram pelo local, renderam os alunos e levaram dinheiro.

No dia 30 de junho de 2016, a equipe de reportagem da TV Paraíba flagrou um assalto no Terminal de Integração da cidade. Minutos antes, um educomunicador foi assaltado dentro do terminal e teve os pertences pessoais roubados.

Mais assaltos a pessoas em Campina Grande
De acordo com o relatório de ocorrências de destaque do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), mais cinco casos de roubo a pessoa foram registrados na quarta-feira. Os casos aconteceram nos bairros Santa Rosa, Bodocongó, Monte Castelo, Três Irmãs e Jardim Paulistano. Em todos os assaltos, celulares das vítimas foram levados. Nenhum suspeito foi preso, segundo a PM.

G1PB

Chacina deixa homem e 4 parentes que tentaram socorro mortos, diz PM

Homem foi morto dentro de táxi e parentes assassinados ao tentar socorrer (Foto: Jadiel Luiz / Blog Sigivilares)

Cinco pessoas de uma mesma família foram mortas a tiros na manhã desta quarta-feira (13), no município de Barreiras, no oeste da Bahia, segundo informações da Polícia Militar. A chacina ocorreu no bairro Juscelino Kubitschek, por volta das 11h.

Conforme a major da 83ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Barreiras), Fábio Cruz, informações preliminares apontam que uma das vítimas foi confundida com o irmão, que seria traficante, e foi morta a tiros dentro de um táxi.

Após saberem do crime, o major detalha que quatro parentes foram ao local com intuito de socorrer o homem baleado, mas acabaram sendo surpreendidos pelos bandidos e também mortos a tiros.

A PM afirma que os homicídios foram cometidos por traficantes rivais ao homem apontado como o alvo do atentado. Ele não foi localizado. Tentamos entrar em contato com a delegacia local, mas não obteve informações sobre o caso até a publicação desta reportagem.
Cinco são mortos em atentado em Barreiras, no oeste da Bahia (Foto: Jadiel Luiz / Blog Sigivilares)Cinco são mortos em atentado em Barreiras, no oeste da Bahia (Foto: Jadiel Luiz / Blog Sigivilares)

Atlético Nacional dar surra no São Paulo e tricolor ta fora da Libertadores

Diretoria e elenco do São Paulo dispararam contra a arbitragem do chileno Patricio Polic na derrota por 2 a 1 para o Atlético Nacional, nesta quarta-feira, pela semifinal da Copa Libertadores. No jogo, Polic deixou de marcar um pênalti sobre Hudson, assinalou pênalti de Carlinhos por bola na mão e expulsou Wesley e Diego Lugano por reclamação. Depois do apito final, os são-paulinos detonaram e relembraram também da polêmica expulsão de Maicon no primeiro jogo, no Morumbi.

Carlos Augusto de Barros e Silva (Leco), presidente:

"Uma arbitragem tendenciosa, toda ela voltada para não permitir que o São Paulo conseguisse um bom resultado. Hoje certamente nós não conseguiríamos uma classificação assim em nenhuma hipótese. (...) Poucas vezes eu vi um pênalti tão escandaloso quanto o que sofremos no primeiro tempo (...) O São Paulo foi ao longo de toda a competição prejudicado. Talvez não queiram que o futebol brasileiro se firme no continente", disse o presidente, em pronunciamento.

Hudson, volante:

"Claro que ele acabou com o jogo. Começando no primeiro tempo e depois com essa palhaçada, expulsando dois do nosso time"

No segundo tempo, depois de não assinalar o pênalti em Hudson, Polic marcou pênalti para o Atlético Nacional e revoltou o São Paulo. Depois, expulsou Lugano e Michel Bastos por reclamação, admitiu erro depois de alguns minutos, e trocou o cartão vermelho de Bastos para Wesley, que chegou a se recusar a sair de campo.

Michel Bastos, meia:

"Não, não entendi, nem ele sabe o que ele fez, não entendi porque não fiz nada. Nós fomos perguntar para ele qual o critério, não ter dado um pênalti para nós. Não entendi, o bandeirinha que disse que o Wesley falou alguma coisa, não vi o Wesley falar nada. Hoje a arbitragem foi péssima"

Diego Lugano, zagueiro:

"Impossível que ele interpretou errado algo tão claro. Não foi que interpretou mal, foi porque ele quis. Novamente, nos lances mais determinantes do jogo, a gente foi prejudicado. Que eu bati palma para ele e que eu quis zoar ele. Falei para ele perguntar para o quarto árbitro. No final, uma série de decisões muito estranhas, que decidiram a série", falou.

"Falei para ele, no mínimo, consultar o quarto árbitro, como já aconteceu em outras ocasiões. Falei que bati palma para o Michel e o Michel para mim. Mas não acho que foi tão decisivo quanto o pênalti no Hudson. É muito anormal que quatro erros decisivos acontecem só para um lado. Estou há muito tempo no futebol, sei quando um erro é normal", completou.

Lugano foi expulso por supostamente bater palmas de forma irônica depois do gol marcado por Borja em cobrança de pênalti. Após a partida o uruguaio negou as ironias, disse que as palmas foram para os companheiros e fez mais críticas.

Edgardo Bauza, técnico:

"Isso começou no Morumbi, sigo sustentando que a expulsão de Maicon foi uma decisão apressada e isso nos prejudicou. Quanto a hoje eu prefiro não falar, teria que dizer o que sinto e acho que serrei suspenso se eu falar. Como eu disse ao árbitro, foram erros. Erros tão evidentes assim não podem acontecer com a importância que têm esses árbitros"

Secretário anuncia obras nos açudes de Camalaú e Monteiro e águas do São Francisco chegarão até março a Boqueirão

A declaração foi dada pelo secretário da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, na tarde desta quarta (13) no Palácio da Redenção, em João Pessoa. O auxiliar representou o Estado da Paraíba num encontro que reuniu representantes executivos, institucionais e jurídicos de quatro estados que serão assistidos pela obra da Transposição do São Francisco.

O encontro teve como objetivo discutir um modelo padrão concernente à gestão de custos e planejamentos operacionais com relação às obras de transposição envolvendo os estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Em entrevista ao final do evento, João Azevedo disse que em dezembro deste ano a Transposição estará pronta e por isso já vai começar intervenções nas barragens de Camalaú e Poções, em Monteiro, para que até março de 2017 a água já chegue ao açude de Boqueirão e afaste de vez o fantasma do desabastecimento em Campina Grande e região.

"O DNOCS já está providenciando intervenções no açude de Poções em Monteiro e o Governo do Estado fará obras necessárias na barragem de Camalaú. Essas duas ações, junto ao monitoramento que já estamos fazendo nas calhas que levarão a água até o Rio Paraíba, possibilitará que as águas do São Francisco tenham transito livre até chegar ao Epitácio Pessoa, em Boqueirão, e assim acabe com o fantasma do desabastecimento de Campina Grande e região", pontuou João Azevedo.

De Olho no Cariri

Água do São Francisco pode demorar mais a chegar e doutor cita risco de colapso; vídeo


Transposição do São Francisco na PB

A água do São Francisco poderá demorar cerca de seis meses para chegar às torneiras dos paraibanos depois que as obras físicas da transposição estiverem concluídas. Com a construção prevista pelo governo federal para terminar em dezembro deste ano, a água poderá estar disponível para consumo apenas por volta de junho de 2017. O interior da Paraíba enfrenta a maior crise hídrica de toda a história. Veja vídeo abaixo.

A análise é do doutor em Recursos Hídricos da Universidade Federal da Paraíba Francisco Sarmento, em entrevista ao Correio Debate da Rede Correio Sat dessa quarta-feira (13). Ele disse que são necessárias outras obras e implementações tecnológicas para que a água do rio alcance as barragens e só então chegue aos sistemas de abastecimento de várias cidades, como Campina Grande, Sousa e Cajazeiras.

Sarmento pontuou ainda que, por conta da forte baixa nos açudes da Paraíba, a água em má qualidade poderá provocar problemas de saúde que só serão percebidos no futuro. Ele acrescentou que se não houver chuva até que a água do São Francisco chegue, há o risco de cidades como Campina Grande, por exemplo, entrarem em colapso.

Assista às explicações do doutor Francisco Sarmento:

Estado cita período menor e faz reuniões

O secretário de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia João Azevedo disse nessa quarta-feira (13), também ao Correio Debate, que após a conclusão da obra em dezembro, a água do São Francisco deverá chegar aos paraibanos para consumo em março de 2017.

Azevedo presidiu uma reunião sobre a gestão do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, nessa quarta (13). A reunião ocorreu com a presença de representantes executivos, institucionais e jurídicos dos estados de Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte e teve como objetivo discutir um modelo padrão concernente à gestão de custos e planejamentos operacionais com relação às obras de transposição do Rio São Francisco.

O resultado desss reuniões (que serão quatro, uma em cada estado) irá gerar um documento a ser enviado a Brasília e discutido junto ao Ministério da Integração concernente a questões de gestão das águas do Rio São Francisco após o fim das obras de transposição.

Políticos tentam interferir para acelerar e buscam alternativas

Os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB) se uniram para conseguir R$ 13 milhões em recursos para a construção de adutoras no Sertão da Paraíba.

O deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) participou do encontro da Frente Parlamentar da Agricultura com o presidente interino Michel Temer (PMDB), nessa terça-feira (12), em Brasília, onde discutiu as questões hídricas da região de Campina Grande, ressaltando ao presidente a importância da aceleração da conclusão da transposição do Rio São Francisco para o desenvolvimento da agricultura.

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) esteve reunido nessa quarta-feira (13) com representantes da Casa Civil do presidente interino Michel Temer e do Ministério da Integração Nacional.

Na Casa Civil, o parlamentar fez um alerta para a possibilidade de 1 milhão de habitantes da região de Campina Grande ficar sem água. No Ministério da Integração Nacional, o deputado Tovar reforçou o pedido de ajuda para evitar o colapso no abastecimento de água na região de Campina Grande, além de solicitar o desassoreamento e a limpeza do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão).

Governo anuncia mais recursos para agilizar obras

O governo federal decidiu liberar cerca de R$ 100 milhões adicionais ao mês para as construtoras responsáveis pelas obras da transposição do Rio São Francisco, de acordo com publicação feita pela Folha de São Paulo na terça-feira (12).

Foto: Boqueirão tem pior nível da história
Créditos: Reprodução/TV Correio

Situação dos açudes é crítica

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), dos 126 açudes monitorados, 52 estão com menos de 5% da capacidade máxima. Outros 33 estão com menos de 20% do volume total, 38 têm mais de 20% e três estão sangrando.

O açude de Boqueirão, na região de Campina Grande, que é a segunda maior cidade da Paraíba, tem 8,4% da capacidade, o que é o volume mais crítico em toda a história.

Portal Correio
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...