sábado, 4 de junho de 2016

AIDS já contaminou mais de sete mil paraibanos; número de soropositivo cresce entre os jovens


"A desinformação ainda é a maior ameaça", alerta a coordenadora Ivoneide Lucena (Foto: Divulgação)

Nos últimos 35 anos quando se registrou o primeiro caso de AIDS na Paraíba, a Secretaria estadual de Saúde já diagnosticou mais de sete mil pessoas contaminadas. De acordo com dados da SES, no ano de 2015 foram notificados 838 casos de HIV/AIDS e 161 óbitos. Já em 2016, até o mês de maio, foram notificados 380 casos e 37 óbitos.

Segundo a coordenadora estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais da SES, Ivoneide Lucena, mesmo com o passar dos anos o número de soropositivos vem aumentando, principalmente entre a população jovem, entre 15 e 24 anos de idade. "A desinformação ainda é a maior ameaça", diz.

As faixas-etárias que mais vem crescendo em número de notificações de HIV/AIDS são: 15 a 19 anos – com 27 casos notificados em 2015 e 20 já em 2016; 20 a 29 anos – 262 casos em 2105 e 104 em 2016; e 30 a 39 anos – 273 casos em 2015 e 122 casos em 2016.

"As pessoas, principalmente a população jovem, estão esquecendo de usar o preservativo em todas as relações sexuais. Acham sempre que não vai acontecer com eles e a realidade não é essa. A Aids não tem cara nem idade, a aparência externa não define quem tem ou não tem a doença. A prevenção e promoção à saúde ainda é a melhor forma de se cuidar", ressaltou Ivoneide. Ela lembrou ainda que, em caso de relação sexual desprotegida, é importante fazer o teste após 29 dias, para que em caso de reagente para HIV seja iniciado o tratamento.

"É importante que todos possam curtir as festas juninas de uma maneira segura, sem colocar a sua vida nem a vida do outro em risco. O preservativo deve ser usado em toda relação sexual, pois não tem como saber se o parceiro é soropositivo, afinal ninguém é obrigado a falar que é portador do vírus. É só passar no serviço de saúde mais próximo e pegar quantos preservativos quiser, não tem limite por pessoa, e é bem rápido, não precisa passar por médico ou enfermeiro", concluiu Ivoneide.

Neste domingo, 5 de junho, a epidemia mundial de Aids completa 35 anos. Para lembrar a data, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ressalta a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais, e como ação de prevenção para as festas juninas, na próxima semana vai enviar preservativos e géis lubrificantes para as Gerências Regionais de Saúde.

ClickPB

Cortando privilégios, Governo Temer limita viagens de Dilma com aviões da FAB

O governo do presidente interino continua e cortando os privilégios da presidente afastada decidiu limitar as viagens de Dilma Rousseff, com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) aos trechos Brasília-Porto Alegre e Porto Alegre-Brasília, onde residem os familiares da petista...

Segundo publicação da Folha de São Paulo, a decisão foi baseada em um parecer a Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, que diz que a presidente afastada não tem compromissos oficiais que justifiquem o uso de aeronaves da FAB.

Ainda de acordo com a folha, Dilma tem direito a uma equipe composta por 15 assessores, além de uma frota de cinco veículos, 11 seguranças e uma ambulância para o transporte terrestre. O parecer reafirma que a presidente afastada deve receber seu salário integral, além de assistência à saúde, até o final do processo de impeachment.

O advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, classificou ontem (3) a decisão como "estranha" e disse que trata-se de "uma tentativa de impedir que o discurso da presidente seja colocado pela sociedade". "Situações como esta são intimidação da defesa, dificulta a ação da presidente no país. E ela vai fazer o que? Pegar um carro, vai pegar um avião de carreira? O que se quer é isso? Não. Não querem que ela se locomova", afirmou Cardozo.

A própria presidente afastada reagiu publicamente contra a decisão. Durante um evento realizado ontem em Porto Alegre, Dilma disse que o objetivo do atual governo é limitar o seu direito de defesa. "Nós estamos sendo cerceados do nosso direito de defesa. Eles não são democratas, são golpistas. [...] Um governo interino cujo objetivo é proibir que eu viaje", criticou Dilma.

PB Acontece

Médica diz que Chikungunya na PB é diferente de outros estados e situação preocupa


Médica fez alerta em palestra para profissionais de saúde

A médica infectologista Ana Campanile, coordenadora da Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) da Secretaria de Estado da Saúde, está preocupada com o quadro de Chikungunya na Paraíba. Em palestra feita nessa sexta-feira (3), ela disse que os números são bastantes elevados, mostrando distinção em relação a outros estados por apresentar quadros graves em grande escala. Sobre as arboviroses (doenças transmitidas por insetos), ela disse que enxerga um futuro assustador devido ao difícil diagnóstico, confusão dos sintomas e doenças com mutações.

Ana Campanile foi uma das palestrantes no treinamento de Manejo Clínico das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, ocorrido no auditório do Sebrae, no Rodoshopping Patos, no Sertão da Paraíba, a 307 km de João Pessoa. O evento contou com um público formado por médicos, enfermeiros, coordenadores de atenção básica e da Vigilância Epidemiológica da região. Os profissionais se reuniram para discutir prevenção, sintomas e tratamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Para caracterizar o problema, a médica citou como exemplo o município de Monteiro, no Cariri da Paraíba, a 305 km da Capital, onde mais de 80% da população teve Chikungunya, muitos apresentando gravidade. "Estou vendo na Paraíba um cenário diferente de outros estados, com gravidade de pacientes, com complicações de Chikungunya, exacerbações de doenças crônicas, pacientes em UTI e óbitos já tivemos seis", disse Ana Campanile, que criticou a falta de um respaldo pelo Ministério da Saúde, que ainda não apresentou o protocolo de Chikungunya, como também verbas nessa direção.

Com relação ao cenário atual das pesquisas, quando se buscam antídotos que imunizem para os vírus citados, especialmente o Zika, por estar associado à microcefalia, a infectologista destaca pontos positivos, como a descoberta das alterações neurológicas que o Zika causa, pois não havia referência sobre essa associação.

Um fato que surpreende aos pesquisadores, segundo Campanile, foi a rápida expansão das três doenças com muita rapidez na América Latina. A Zika existe desde 1947, a Chikungunya desde 1952 e em apenas dois anos há essa explosão de casos. No último dia 2, o Governo Federal anunciou recursos da ordem de R$ 65 milhões para pesquisas do vírus Zika, trazido ao Brasil provavelmente por estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014.

A infectologista também criticou o combate ao Aedes: "parece que as pessoas não se importam com criadouro do mosquito, em todas as classes sociais. A gente passa por esses postos da Polícia Rodoviária e há uma quantidade incrível de veículos, todos com criadouros de mosquito. A gente vê isso em todo lugar. Acho que falta muito apoio da população. Ande na praia na segunda e veja a quantidade de lixo deixado no dia anterior. É preciso muita conscientização", afirma.

A Chikungunya, conforme destacou Campanile, deixa um rastro de consequências sociais. O tratamento é caro e o paciente precisa ficar afastado do trabalho para se recuperar. "Será que essa empresa, esse patrão entende a necessidade daquele funcionário precisar ficar afastado do trabalho por causa de dor? Acho que esse contexto social é muito importante", enfatizou a médica.

Portal Correio

Morre estudante baleado na cabeça em assalto a padaria de JP; ele não teria reagido


Vítima foi socorrida em estado grave

O estudante de Veterinária Marco Antônio Filho, de 28 anos, morreu após ser baleado na cabeça durante um assalto na padaria da irmã dele, no bairro do Jardim Luna, na Zona Leste de João Pessoa, no fim da manhã deste sábado (4).

A polícia informou que, com base em imagens de câmeras de segurança, a vítima estava na frente da padaria, sozinha, onde foi rendida por uma dupla armada que chegou a pé. Eles tomaram o jovem como refém e entraram na padaria, onde renderam funcionários e clientes.

Conforme a polícia, todos foram obrigados a deitar no chão enquanto os criminosos foram ao caixa e roubaram uma quantia de dinheiro não informada. Na hora de fugir, um dos suspeitos teria efetuado dois disparos, sendo que um deles atingiu o estudante, que estava deitado no chão e não teria reagido. A dupla roubou a moto da vítima e fugiu.

Marco Antônio Filho foi socorrido pelo Samu para o Hospital de Trauma de João Pessoa, onde deu entrada em situação gravíssima. No início da tarde deste sábado, a instituição de saúde confirmou a morte dele.

Segundo a Polícia Militar, são feitas buscas em João Pessoa para que os suspeitos sejam localizados e haveria informações de que a mesma dupla já estaria cometendo assaltos com a moto roubada na padaria. A PM pede que, caso alguém tenha informações sobre os suspeitos, ligue para os números 190 ou 197, tendo o sigilo da identidade garantido.

Portal Correio

Homem é preso suspeito de participar da morte de idoso achado amarrado, na PB


Foto ilustrativa

Um homem foi preso suspeito de ter envolvimento na morte de um idoso achado amarrado em casa, nessa sexta-feira (3). A prisão, que aconteceu no mesmo dia, ocorreu na cidade de Araruna, a 165 km de João Pessoa, onde a vítima também morreu. As hipóteses sobre os motivos do crime ainda não foram divulgadas pela polícia.

A polícia iniciou ações para localizar suspeitos, logo depois do crime, e soube informações sobre dois possíveis autores, sendo que um deles foi achado e preso e seria albergado da cadeia pública da cidade. O segundo conseguiu escapar.

Segundo o os policiais que participaram da ação, logo após cometer o crime o suspeito que teria tido ajuda do comparsa, ainda tentou fugir no carro da vítima, mas acabou colidindo próximo ao local. Dentro do veículo foram encontrados um televisor e um aparelho de DVD.

"O suspeito, que já respondia pelos crimes de estupro e latrocínio, estava em regime semiaberto, prestava serviços durante o dia e à noite dormia na cadeia. Entretanto, na noite anterior ao dia que o idoso foi achado sem vida ele não compareceu", relatou um dos policiais.

Após ser detido, o suspeito foi conduzido para a delegacia de Solânea, cidade da mesma região.

 Portal Correio

Açude recebe dejetos após defeito em tubulação de esgoto na PB; prefeitura explica


Esgoto percorre caminho até chegar ao açude

O rompimento de uma tubulação de esgoto do município de Marizopólis, Sertão paraibano, a 460 km de João Pessoa, fez com que uma grande quantidade de dejetos fosse despejada dentro do açude de São Gonçalo, no município de Sousa, também no Sertão, a 443 km da Capital, poluindo a água do manancial. O caso foi denunciado por internautas através de imagens divulgadas nas redes sociais.

Segundo os internautas, todo o esgoto que passava pela tubulação segue para o açude e contamina a água que é utilizada para consumo humano.

O secretário de Comunicação de Marizopólis, Abdon Lopes, confirmou o problema e disse que a prefeitura não tem como evitar que o esgoto deságue em São Gonçalo por conta do geografia do município.

O secretário também informou que o problema do esgoto foi causado durante a reforma de um açude.

"Estava sendo realizada uma reforma de um açude que capta água da chuva e acabou acontecendo o rompimento da tubulação de esgoto. A geografia de Marizópolis, que é um município serrano, faz com que esse esgoto vá para São Gonçalo. Esse problema do esgoto de Marizopólis ir para São Gonçalo é antigo, desde que a cidade ainda era povoado; estamos tentando resolver", contou o secretário.

As obras para resolver o problema com o esgoto fazem parte do projeto de transposição do Rio São Francisco. Segundo o secretário, a primeira parte dessas obras foi concluída, mas a continuidade dos trabalhos depende de mais recursos federais.

"As obras vão retirar todo o esgoto de Marizopólis que vai para o açude e jogar esses dejetos em lagoas de estabilização. O problema é que tem um custo em torno de R$ 5 milhões e o Município não tem condições de bancar isso com recursos próprios. Estamos aguardando um posicionamento do governo federal para liberar outro convênio possibilitando o término da obra", concluiu o secretário.

 O chefe da divisão de Engenharia de Saúde Pública da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Osvaldo Balduíno, confirmou que o último convênio entre Marizopólis e o órgão já foi totalmente pago e caso a prefeitura alegue que outras etapas da obra precisão de recursos federais a administração precisa buscar um novo financiamento.

 Portal Correio

Só é lembrado quem vence: lema de Dunga embala Brasil na Copa América

Só é lembrado quem vence. O mantra concebido na carne por Dunga e repetido em entrevistas coletivas e preleções está bem assimilado pelos jogadores da seleção brasileira. Ao longo de duas semanas de preparação para a Copa América Centenário, vários repetiram o lema em conversas com a imprensa, o que revela a ênfase do discurso dentro da comissão técnica. Neste sábado, contra o Equador, às 23h (de Brasília), o Brasil estreia na competição para tentar colocar em prática a ideia do treinador. O GloboEsporte.com, a TV Globo e o SporTV transmitem o jogo ao vivo. O site também acompanha em Tempo Real.

– Não fizemos nada de novo (para a Copa América). Fica para a história. Na hora que abrir o álbum, os livros, está quem venceu. Jogador tem que ter vitórias no DNA. Vitória se traduz com trabalho, dinâmica, qualidade técnica, aperfeiçoamento. Estamos buscando isso. Temos que jogar para ganhar. Desde que começamos, a vida nos ensina a dar oportunidade para a gente lutar e sair vencedor. Por mais que as pessoas achem que não é, a vida é feita por vencedores. Não quer dizer que vai ganhar sempre, mas tem que estar sempre entre aqueles que têm possibilidade de vencer – afirmou o treinador.

Dunga tem motivos para pensar desta maneira. Depois de ser um dos jogadores mais criticados no fracasso da Seleção na Copa do Mundo de 1990, deu a volta por cima em 1994. Acredita que, não fosse o tetra, não teria passado para a história como vencedor. Por isso, tenta passar os mesmos valores para seus comandados.

O lema foi bem assimilado. Lucas Lima, Renato Augusto e Douglas Santos repetiram o mantra em suas coletivas. Até mesmo a comissão técnica entrou no clima: ao chegar, o auxiliar pontual Rogério Ceni disse estar com "ideia fixa de ser campeão". Internamente, a postura do ex-goleiro reforçou a convicção de que sua presença foi acertada.

– Ele sempre fala com a gente. Porque é a verdade. Se a gente não vencer, não vai ser lembrado, vai ser criticado. Se a gente vencer, quem vai criticar, falar? Vão sempre lembrar do que a gente fez dentro de campo. É bom frisas isso para que a gente possa estar com a mentalidade renovada e as coisas venham a acontecer. Assimilamos bem (o lema). É uma situação que vai nos dar força nos jogos e na preparação – disse o lateral Douglas Santos.

Ser campeão da Copa América Centenário pode ser o primeiro passo para Dunga recuperar prestígio. O treinador ainda é contestado dentro da CBF e sabe que um bom desempenho na competição é crucial para o prosseguimento do trabalho. Na primeira fase, a tarefa não é das mais difíceis. O Brasil vai enfrentar Equador, Haiti e Peru. Depois, as coisas complicam: Colômbia, EUA, Paraguai ou Costa Rica são os possíveis adversários nas quartas de final.

A preparação da Seleção teve obstáculos. Seis jogadores foram cortados, e Dunga não pôde contar com o elenco completo em nenhum dos treinamentos. Além do prejuízo na montagem tática, isso foi um obstáculo para unificar todos no mesmo discurso. Ganso e Walace, por exemplo, só poderão ser "doutrinados" ao longo da competição.

– O que nos deixa chateados é que tínhamos um grupo que entendia o trabalho, mas tínhamos que repetir porque estavam chegando jogadores novos. A cada dois dias tínhamos que voltar ao anterior para eles assimilarem o que estavam fazendo. Mas eles assimilam bem rápido o que se pede – completou Dunga.

G1

Cássio pede investigação a filho de FHC citado em delação: “ninguém está imune”


O líder tucano no senado defendeu que a investigação se aprofunde contra Paulo Henrique Cardoso

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) comentou as citações do ex-dirigente da Petrobras Nestor Cerveró envolvendo a empresa do filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O líder tucano no senado defendeu que a investigação se aprofunde contra Paulo Henrique Cardoso, e que não se culpe antes que provas concretas sejam apuradas.

- Tudo que vem de delação precisa ser apurado, não tem ninguém imune a investigações, o Ministério Público e a Justiça vão averiguar as informações prestadas na delação. Nada de extraordinário em relação à necessidade de se apurar os fatos e desvendar a verdade. Ninguém está acima da lei, portanto se existe citação, ela tem que ser apurada a partir da consistência dessa informação - disse Cássio Cunha Lima (PB), líder do PSDB no Senado.

Nestor Cerveró disse em delação premiada que, por orientação do ex-presidente da estatal Philippe Reichstul, fechou negócio com uma empresa vinculada a Paulo Henrique Cardoso, filho do ex-presidente do PSDB. Segundo ele, o caso ocorreu em 1999 ou 2000.

As informações fazem parte de um dos depoimentos que integram a delação premiada de Cerveró, investigado na Operação Lava-Jato, que apura principalmente irregularidades na Petrobras. O acordo de delação prevê que Cerveró deixe a prisão no próximo dia 24 e devolva mais de R$ 17 milhões aos cofres públicos em razão dos crimes cuja autoria assumiu durante as investigações da Lava-Jato.

Wscom

Marcelo Odebrecht relata repasse de R$ 12 mi a Dilma

O site da revista IstoÉ antecipou, na noite desta sexta-feira (3), partes da delação premiada acordada entre o executivo Marcelo Odebrecht e a Polícia Federal (PF) sobre o esquema de corrupção na Petrobras...

De acordo com a publicação, Marcelo afirma que, entre o primeiro e o segundo turnos da eleição presidencial de 2014, o tesoureiro da campanha da então candidata à reeleição Dilma Rousseff, Edinho Silva, cobrou uma doação "por fora" no valor de R$ 12 milhões. Informações da revista registram que o montante foi repassado ao marqueteiro João Santana, preso pela Operação Lava Jato, e para o PMDB.

A reportagem afirma também que, em um primeiro momento, Marcelo se recusou a fazer o repasse. Entretanto, a partir da "insistência" de Edinho, o executivo disse que iria procurar Dilma. Dias depois, em encontro pessoal, o empreiteiro e a presidente afastada mantiveram a seguinte conversa:

"Presidente, resolvi procurar a senhora para saber o seguinte: é mesmo para efetuar o pagamento exigido pelo Edinho?", perguntou Odebrecht.

Ao que Dilma responde: "É para pagar".

O executivo da Odebrecht firmou acordo de delação premiada na última semana. Já durante depoimento à PF, Marcelo Odebrecht fez uma revelação que, pela primeira vez, implica pessoalmente a petista em uma operação de caixa dois na eleição de 2014, o que configura crime. Aos procuradores da Lava Jato, o empresário afirmou que a presidente exigiu R$ 12 milhões para a campanha eleitoral durante encontro "privado" entre os dois. A IstoÉ revelou que a conversa aconteceu pouco depois do primeiro turno da disputa presidencial.

A publicação esclarece ainda que, na história narrada por Marcelo Odebrecht, o executivo atesta que a presidente afastada "não apenas sabia como atuou pessoalmente numa operação criminosa". Aos integrantes da força-tarefa da Lava Jato, o empreiteiro esmiuçou, "com riqueza de detalhes" a ação da presidente.

PB Acontece

Homem é executado na porta de casa em Taperoá

Um homem foi assassinado na porta de casa na noite desta sexta-feira (03) em Taperoá, no Cariri da Paraíba. Raul Martins chegava de moto em casa, quando homens já o aguardavam escondidos em cima de uma árvore, de onde dispararam os tiros matando a vítima.

O assassinato ocorreu no conjunto Geraldo Noé de Farias, próximo ao PSF, por volta das 23h30. A polícia ainda investiga as causas dessa execução, mas a suspeita principal é que o crime tenha relação com o tráfico de drogas.

Raul Martins morreu no local do crime e ficou estirado ao chão com sua moto ao lado. Nenhum pertence dele foi subtraído, o que reforça a tese de execução planejada.


De Olho no Cariri
Foto: Taperoa.com

Cai terceiro ministro do Governo Michel Temer; Osório, da AGU

Mantendo a média de um demitido por semana, o governo provisório de Michel Temer perde, neste sábado, seu terceiro ministro, que se soma aos já degolados Romero Jucá (PMDB-RR), do Planejamneto, e Fabiano Silveira, da Transparência.

Trata-se de Fábio Medina Osório, nomeado para a Advocacia-Geral da União, e cuja demissão foi anunciada neste sábado pelo jornalista Jorge Bastos Moreno, colunista do Globo e porta-vozinformal do governo provisório de Michel Temer.

São dois os motivos: (1) na base área de Brasília, ele tentou dar uma carteirada para conseguir um jato da Força AéreaBrasileira para viajar a Curitiba num jatinho da FAB; (2) o governo o responsabiliza pela lambança ocorrida na EBC, com a demissão ilegal do presidente Ricardo Melo e a nomeação também ilegal do jornalista Laerte Rimoli, que iniciou um desmonte na empresa, interrompido por decisão do ministro Dias Toffoli.

Além disso, Osório também se indispôs com a advocacia ao abrir sindicância contra o antecessor José Eduardo Cardozo; com sua degola, ele se soma ao senador Romero Jucá (PMDB-RR) e a Fabiano Silveira, demitidos do Planejamento e da Transparência.

Leia, abaixo, a nota de Moreno:

Queda a jato

Há ministros caindo por causa da Lava-Jato. Mas tem um que deverá cair nas próximas horas por causa de um jato. Isto mesmo: um jato.

Trata-se de Fábio Osório, advogado-geral da União, que provocou um fuzuê ao tentar embarcar esta semana para Curitiba, na Base Aérea. Negado o pedido, Osório deu uma carteirada nos oficiais da Aeronáutica, dizendo ter status de ministro de Estado.

A confusão chegou ao gabinete do presidente.

Para complicar ainda mais a situação de Osório, Temer descobriu que Tóffoli só revogou a decisão de demitir o presidente da EBC nomeado por Dilma porque o advogado-geral da União, que deveria fazer a defesa do governo, estava nessa fatídica viagem a Curitiba.

Agora, até o padrinho do advogado, o ministro Eliseu Padilha está pedindo sua cabeça ao presidente.

Fonte: Com informações do Brazil247.com

Equipe de Temer corta comida de Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada


POR PAINEL

Sem pão… só água Dilma Rousseff e auxiliares ficaram os últimos dias sem dinheiro para comprar comida para o Alvorada. O chamado "cartão de suprimento" foi cortado pela equipe de Temer na quarta (1º). Os recursos garantiam o abastecimento da despensa da presidente afastada e custeavam a manutenção do palácio. Procurada, a Secretaria de Governo reconheceu a suspensão, mas informou que se trata de uma "interrupção provisória" até receber parecer jurídico sobre os direitos de Dilma.

Habemus bocas O Planalto informou na noite de sexta que Dilma já estava liberada para compras. Além dela, circulam no Alvorada cerca de 30 pessoas, entre servidores do gabinete e funcionários que fazem a manutenção da residência oficial.

É o fim Segundo assessores, Dilma ficou furibunda com o corte do "cartão alimentação" e criticou a equipe de Temer pela "mesquinharia".

Visita Dilma recebeu nos últimos dias a visita de senadores de fora do PT. Cristovam Buarque (PPS-DF) e Romário (PSB-RJ) — que declarou voto pelo impeachment, mas criticou Temer nesta semana — passaram pelo Alvorada.

All right A convite do Partido Conservador britânico, os deputados José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Mandetta (DEM-RS) foram a Londres explicar que o impeachment não foi golpe a parlamentares europeus e americanos.

Quem avisa Vice da CPI da Petrobras, Antonio Imbassahy (PSDB-BA) vai pedir audiência com Pedro Parente. Quer alertá-lo para áreas sensíveis da empresa sobre as quais a comissão se debruçou.

Bancada da bala Alexandre de Moraes está na mira da Comissão de Segurança Pública da Câmara. Deputados se queixam de não conseguir audiência com o ministro e querem convocá-lo. Dizem que até Michel Temer já os recebeu diversas vezes.

Seleção O Ministério do Esporte nomeou Vanderlei Junior, o filho do cantor Wando, para ser assessor especial de Leonardo Picciani. Conhecido como Vandinho Pitbull, ele já foi condenado por dupla tentativa de homicídio em uma briga em 1999.

Já pagou O ministro diz que o assessor sempre desempenhou bem suas funções: "Ninguém pode ser condenado por uma vida inteira."

Última que morre Rivais de Eduardo Cunha apostam na reversão de três votos considerados fiéis ao presidente afastado no Conselho de Ética: Sérgio Moraes (PTB-RS), Alberto Filho (PMDB-MA) e Mauro Lopes (PMDB-MG).

Caixa postal O PSOL divulgou e-mails de todos os deputados federais considerados a favor de Eduardo Cunha pedindo aos internautas que pressionem pela cassação do peemedebista.

Guia da crise Perdido em meio à profusão de escândalos, um dos maiores empresários do país contratou uma consultoria para elaborar uma "árvore das denúncias". Quer ter clareza de quem, afinal, está sendo investigado e pelo o quê.

Longa data Fernanda Tórtima começou a defender Eduardo Cunha no STF em novembro de 2015. Em abril e em maio deste ano, acumulou outros dois casos do peemedebista na corte. Antes, advogara para ele no Rio e na defesa da filha Danielle.

Expectativa Depois de encaminhar o apoio do PP, tucanos paulistas esperam selar nos próximos dias uma aliança com o PV na capital. Esta semana, a bancada de vereadores do partido esteve reunida com o pré-candidato do partido, João Dória.

Explique-se O Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gustavo Maiurino, deve ser chamado a falar na Assembleia Legislativa de SP sobre a denúncia de fraude no contrato para a compra de medalhas pelo governo Alckmin. O PSOL já fez pedido.

________________________________

TIROTEIO

Todos os parentes evocados no impeachment na Câmara se concentrarão em uma só 'tia' no julgamento de Cunha: na Tia Eron.

DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre a deputada do PRB ter o voto decisivo na sessão que definirá o destino de Cunha no Conselho de Ética.

________________________________

CONTRAPONTO

Amém

Em uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, esta semana, o deputado Padre Luís Couto (PT-PB) reclamou:
— Não entendo isso de termos três presidentes da Câmara neste momento: o Cunha, afastado mas quem manda o Maranhão, em exercício porém sumido, e o que preside as sessões, o Giacobo!
Para ajudar a resolver o infortúnio do colega, Esperidião Amin (PP-SC) retrucou:
— Ora, Padre Couto, se o senhor conhece o mistério da Santíssima Trindade, como não vai entender esse dos que não são santos?

Raio deixa 42 feridos em festival de rock na Alemanha


Público enfrenta chuva e raios durante o Rock am Ring (Foto: Thomas Frey / DPA / via AFP Photo)

Um raio deixou 42 feridos, alguns em estado grave, durante o festival de rock realizado durante o fim de semana em Mendig, oeste da Alemanha, informaram neste sábado (4) os organizadores do evento.

Um dos feridos teve que ser reanimado pelo pessoal de emergência.

O festival "Rock am Ring", realirzado no aeroporto de Mendig, com a presença de perto de 90 mi pessoas, foi interrompido durante duas horas por causa da tempestade que caiu sobre a região.

O "Rock am Ring" acontece durante o fim de semana e os organizadores rejeitam a possibilidade de suspendê-lo apesar das previsões meteorológicos anunciarem novas tempestades para o oeste da Alemanha.

Aos 74 anos, morre Muhammad Ali, lenda eternizada na história do boxe

Morre o homem, e fica a lenda. Faleceu no fim da noite desta sexta-feira nos Estados Unidos (já madrugada de sábado no Brasil) Muhammad Ali, considerado por muitos o maior boxeador de todos os tempos. Aos 74 anos, o ex-campeão mundial dos pesos-pesados perdeu para o Mal de Parkinson a luta mais difícil de sua vida, deixando para sempre um vazio no esporte mundial. O falecimento do genial Ali foi confirmado por Bob Gunnell, porta-voz da família 

- Depois de uma batalha de 32 anos contra a doença de Parkinson, Muhammad Ali faleceu com a idade de 74 anos. O tricampeão mundial dos pesos-pesados morreu esta noite. A família gostaria de agradecer a todos por seus pensamentos, orações e apoio, e pede privacidade neste momento - informou Gunnell.
Muhammad Ali (Foto: Reuters)A história se Ali fica perpetuada no Boxe e no esporte mundial (Foto: Reuters)




Tão firme como aguentou as pancadas que levou dentro dos ringues sem nunca ter sofrido um nocaute na carreira, Muhammad Ali também suportou por décadas uma doença degenerativa que afeta os neurônios, o Mal de Parkinson. Derrotado pela paralisia apenas aos 74 anos após muitas lutas e vitórias na vida profissional e pessoal, essa lenda do boxe mundial tem seu nome eternamente gravado na história do esporte, seja por suas atitudes exemplares ou pelo seu cartel de campeão, com 57 vitórias, sendo 37 delas por nocaute, e 5 derrotas.

Nascido na cidade de Louisville, em Kentucky, nos Estados Unidos, com o nome de Cassius Marcellus Clay Jr, ele deu seus primeiros socos no boxe quando tinha 12 anos de idade, em 1954. Na época, teve sua bicicleta nova vermelha e branca, presente do pai, roubada. Ao com encontrar o policial Joe Martin, que também era treinador de boxe, disse que daria uma surra no ladrão e ouvi: "Antes disso, é melhor você aprender a boxear". O garoto Cassius não perdeu tempo, e depois de seis meses treinando com Martin, venceu sua primeira luta de boxe. 

Muhammad Ali (Foto: Reuters)Um boxeador incomparável, à frente de seu tempo (Foto: Reuters)

Ainda como amador, Cassius Clay conseguiu seu primeiro grande feito aos 18 anos, quando conquistou a medalha de ouro na Olimpíada, na categoria meio-pesado, ao ganhar na final do experiente polonês Zbigniew Pietrzykowski. Na volta aos EUA, apesar de ter sido recebido com festa por uma multidão em sua cidade-natal, um episódio marcante impulsionou sua batalha pelos direitos dos negros e igualdade racial. Em sua biografia, ele conta que entrou em um restaurante cheio de brancos e pediu um hambúrguer, mas a funcionário se negou a servi-lo. "Sou Cassius Clay, campeão olímpico", explicou, mas de nada adiantou. A alegria deu lugar à decepção, e o boxeador acabou jogando a sua medalha olímpica no Rio Ohio.

Já como profissional, na ocasião com 19 vitórias em 19 lutas, Cassius chega para enfrentar o favorito Sonny Liston em 1964, vence no sétimo assalto em Miami, se torna campeão mundial dos pesos-pesados e grita: "Eu sou o maior". Pouco depois disso, chegou a se aliar a Malcom X, defensor do nacionalismo negro, e também anunciou ter se convertido à religião islâmica, mudando o seu nome para Muhammad Ali. Em 1967, uma polêmica fez Ali perder o título mundial e ficar afastado do boxe por três anos. Ele se recusou a servir o exército americano na Guerra do Vietnã e ainda fez críticas ao envio de militares para o conflito com os vietcongues.

Muhammad Ali (Foto: Reuters)Cada luta de Ali era uma verdadeira exibição de boxe (Foto: Reuters)


Ali voltou a lutar em 1970 e recuperou o cinturão, mas um ano depois perdeu para Joe Frazier, em um duelo épico de 15 rounds decidido pelos juízes em Nova York. Na sequência, venceu Ken Norton, George Chuvalo Floyd e a revanche contra Joe Frazier, antes de ter a chance de desafiar George Foreman para recuperar o posto de número 1 do mundo. No dia 30 de outubro de 1974, em Kinshasa, capital do antigo Zaire (hoje República Democrática do Congo), Muhammad Ali apanhou quase a luta toda do então jovem Foreman, que demonstrava força diante da velocidade e técnica do adversário. Mas Ali não se abalou. Com personalidade forte e contando com o apoio da torcida africana, provocava Foreman, aguentou os socos e surpreendeu no oitavo round, ao derrubar o oponente com um potente golpe e ganhar por nocaute a "Luta do Século". 

Muhammad Ali (Foto: Reuters)O incontestável talento era acompanhado da irreverência, uma marca registrada (Foto: Reuters)

Outra luta histórica foi a chamada Thrilla in Manilla, nas Filipinas, quando derrotou novamente Joe Frazier em 1975. Na sequência, perdeu o título de campeão do mundo em 1978 para Leon Spinks, mas recuperou sete meses depois ao bater o mesmo lutador, antes de anunciar a aposentadoria em 1979. Muhammali Ali acabou ainda voltando aos ringues em mais duas oportunidades, mas perdeu para Larry Holmes em 1980 e para Trevor Berbick em 1981, antes de pendurar as luvas de vez.

Já fora do boxe, Ali revelou que sofria do Mal de Parkinson em 1984, e usou sua fama para ajudar nas pesquisas para buscar uma cura para a doença, inclusive fazendo tratamento com células tronco. Mesmo doente, rodou o mundo, teve encontros com líderes políticos, fez ações beneficentes e levou sua mensagem de paz e igualdade.  Em 1996, foi homenageado e acendeu a pira dos Jogos Olímpicos de Atlanta, além de ter sido presenteado com uma réplica da medalha olímpica que jogou fora em 1960. Em 2005, desembolsou milhões para construir o Muhammad Ali Center, em Louisville, um centro cultural com atividades para inspirar crianças e adultos e perpetuar os seus princípios.

George Foreman x Muhammad Ali (Foto: Agência AP)Ali nocauteia George Foreman e vence a Luta do Século (Foto: Agência AP)


Ali ganhou diversos prêmios e condecorações pelos seus feitos e foi eternizado em livros e filmes. Já com a saúde debilitada nos últimos anos, não resistiu e acabou morrendo agora em 2016. O enorme legado que deixou, pode ser representado por algumas de suas frases inspiradoras. 

- Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão. 

- Aquele que não tem coragem suficiente para aceitar riscos, não irá conquistar nada na vida. 

Muhammad Ali ficou o tempo inteiro sentado em uma cadeira (Foto: Divulgação/Universidade de Louisville)Depois de 32 anos, Ali enfim perdeu a luta para o Mal de Parkinson (Foto: Divulgação/Universidade de Louisville)



- Impossível é apenas uma grande palavra usada por gente fraca que prefere viver no mundo como está em vez de usar o poder que tem para mudá-lo. Impossível não é um fato, é uma opinião. Impossível não é uma declaração, é um desafio. Impossível é hipotético. Impossível é temporário. 

- Quanto mais nós ajudamos os outros, mas nós ajudamos a nós mesmos. 

- Se minha mente pode conceber isso e meu coração pode acreditar, então eu posso alcançar isso.

Muhammad Ali (Foto: Reuters)O esporte perde um dos maiores de todos os tempos, mas a lenda Muhammad Ali seguirá viva para sempre (Foto: Reuters)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...