sexta-feira, 13 de maio de 2016

Presa em JP mãe de médico suspeita de cometer fraudes de mais de R$ 3 milhões


Central de Polícia em João Pessoa

Através da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa, a Polícia Civil da Paraíba prendeu nesta sexta-feira (13), na Capital, uma mulher suspeita pelo crime de estelionato, por fraudes relacionadas à emissão de documentos falsos, abertura de contas bancárias e negociações diversas (locação de imóveis e negociação de veículos), praticadas em pelo menos quatro estados (Rio Grande do Norte, Paraíba, Goiás e Distrito Federal), já tendo sido condenada pela Justiça Criminal da comarca de Natal/RN, desde o ano de 2012, estando foragida há mais de dois anos. A detida é mãe de um médico oftalmologista que foi preso no último dia 5 de maio, em João Pessoa, suspeito de estelionato. Os dois são suspeitos de agir em parceria com desvios superiores a R$ 3 milhões.

Conforme explicou o delegado Lucas Sá, a DDF passou a investigar os suspeitos há aproximadamente três meses, após denúncia do setor de identificação de João Pessoa – IPC – que resultou na prisão em flagrante do médico.

Na ocasião da prisão dele não foi verificado nenhum elemento que possibilitasse a prisão em flagrante da mãe, também suspeita. No entanto, as investigações da Polícia Civil comprovaram a atuação reincidente dos dois suspeitos e a existência de sentença condenatória, com mandado de prisão em aberto, além de localizar a foragida da Justiça, dando cumprimento ao mandado de prisão preventiva na tarde desta sexta-feira. A suspeita será conduzida ao Presídio Feminino de João Pessoa, onde aguardará determinações da Justiça.

Portal Correio

Pais vendem filha virgem de 12 anos em troca de uma vaca

Quanto vale uma menina de 12 anos? Em Sergipe, pais negociaram a virgindade da própria filha com um homem de 57 anos em troca de uma vaca. O Repórter Record Investigaçãodesta quinta-feira (12) revelou esta e outras histórias chocantes de meninas que são exploradas e se somam às quase 90 mil crianças que estão casadas no Brasil.

Em São Cristovão, cidade histórica de Sergipe, com quase 90 mil habitantes, criança tem preço. Na cidade, pessoas, inclusive autoridades, alugam chácaras com piscina pra passar finais de semana com adolescentes.

A menina, de mãos pequenas e de aparência frágil, foi vendida pelos próprios pais, exatamente aos doze anos e virgem.

José do Anjos, o comprador

Este é José do Anjos, o comprador. 44 anos mais velho que a menina, o comerciante se defende: "Foi ela que se insinuou pra mim!" Ele tem uma vida simples. Não é rico, mas diante da situação financeira da maioria na cidade, é considerado por alguns como poderoso.

Segundo a Justiça, os abusos aconteciam em uma casinha construída por ele, dentro das terras da família da vitima.

Pelo menos duas vezes por semana, José dos Anjos tirava proveito da filha de José Carlos, um pequeno agricultor da cidade.

Foram no mínimo oito meses de violência até que o comerciante foi preso. No dia da prisão, há dois anos, José dos Anjos agiu como se não tivesse feito nada de errado.

A família da menina contou que eles eram ameaçados pelo comerciante. Quando José dos Anjos foi preso, a mãe da jovem estava tão apavorada que não quis mostrar o rosto.

Segundo o juiz de São Cristovão, a menina é mais uma vítima de uma visão preconceituosa e ultrapassada que ainda sobrevive. Ele conta que já evitou vários leilões de virgens.   — Duas adolescentes, uma de 12, outra de 14 anos, foram vendidas a dois comerciantes. Virgens! Nós conseguimos chegar num sábado à tarde, 5h da tarde, e impedir a consumação.

A menina trocada por uma vaca não teve a mesma sorte. A Justiça não chegou a tempo.

José Carlos e Dona Maria têm seis filhos. A adolescente, que foi vítima de abuso, é a mais velha e agora está com 14 anos. São oito bocas pra sustentar com a venda de vassouras de piaçava, que rende no máximo mil reais mensais.

A garota diz que a história que foi vendida para um homem não é verdadeira. "A história da vaca nunca aconteceu, eles inventaram. Não teve o comércio da vaca", afirma.

Mas não é isso que mostra o processo, que o programa obteve com exclusividade. Nele, o conselheiro tutelar Douglas Santana afirma que José Carlos, o pai da vítima, ganhou uma vaca do abusador.

O que não resta dúvidas é que os pais acabaram aceitando o abuso contra a filha. A mãe flagrou o que aconteceu e contou para o marido, mas ele não fez nada pela menina porque ela perdeu a virgindade. Na mentalidade dele, a garota não merecia mais ser protegida.

Para evitar a fuga da filha, ele até permitiu que a casa fosse construída no quintal das terras dele. O conselho tutelar afirma que a menina está grávida e investiga se ela continua sofrendo abusos sexuais.

Segundo a organização Promundo, que fez uma pesquisa sobre "casamento na infância e adolescência no Brasil ", o país ocupa o quarto lugar no mundo em número de crianças casadas. São 66 mil meninas com idades entre 10 e 14 anos vivendo em uniões informais, 2600 crianças casadas oficialmente em cerimônias religiosas ou cartórios e por volta de 500 mil meninas que casaram aos 17 anos.

De acordo com a pesquisa, são cinco fatores que levam crianças a se casarem. Um deles é a imposição da própria família quando descobre que a filha engravida e/ou tem uma vida sexual ativa, mesmo a contragosto, como no caso da menina trocada pela vaca. Outro motivo seria garantir uma vida estável para as garotas e a família.

Depois da reportagem do Repórter Record Investigação, o pai da menina foi misteriosamente assassinado. A informação da polícia é que quatro homens apareceram, mandaram os filhos para dentro de casa e o mataram com um tiro na cabeça. Nada foi roubado. Os investigadores agora querem descobrir o real motivo do assassinato.


R7

Homem é encontrado morto na manhã desta sexta em Sumé

Um homem foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (13), em Sumé, no Cariri Paraibano. Segundo as primeiras informações, a vítima é o senhor João Leite da Silva, de 67 anos.

O mesmo foi encontrado morto em sua residência, que fica localizada no Conjunto Pedro Ferreira. De acordo com as informações, a senhora S.M.C. informou que por volta das 05:45 horas, quando chegou na casa da vítima, encontrou a porta aberta e ao chamá-lo, não foi atendida. Ao empurrar a porta encontrou João deitado apresentando sangramento no rosto, foi quando solicitou a presença da polícia.

Ainda de acordo com as informações, o corpo da vítima apresentava lesões no rosto e no tórax, supostamente de arma de fogo. Porém, ainda não se sabe o que teria motivado o crime e quem o teria praticado.

O Delegado de Polícia, Yure Givago, já está no local para apurar o crime.

De Olho no Cariri
Com Jacqueline Oliveira

Transposição está entre as prioridades da bancada paraibana para novo governo

O deputado federal e coordenador da bancada paraibana no Congresso, Benjamin Maranhão (SD), defende que a prioridade dos parlamentares paraibanos junto ao governo de Michel Temer (PMDB) seja a questão hídrica. Segundo o deputado, obras como a transposição das águas do São Francisco e as Vertentes Litorâneas ganharão mais atenção junto aos novos ministros.

"Hoje são 170 municípios paraibanos em estado de emergência pela falda de água. Não podemos ter mais ações paliativas e vamos cobrar ações estruturantes desse novo governo, porque só assim vai se resolver o problema", destacou o deputado.

Benjamin Maranhão disse ainda que nos próximos dias deve convocar a bancada para elaborar uma agenda de reuniões junto aos novos ministros do governo de Michel Temer. "Não podemos perder tempo. A Paraíba sofre com a seca e precisamos dessas obras, da conclusão da transposição do São Francisco e das Vertentes Litorâneas, para que a população tenha a dignidade de ter o maior bem em suas casas, a água", disse.

Também conhecido como Canal Acauã-Araçagi, o Canal Adutor das Vertentes Litorâneas, quando concluído, beneficiará cerca de 600 mil pessoas na Paraíba. O empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) passará por 11 cidades e levará água para consumo humano, de uso industrial e para projetos de irrigação a 38 municípios da mesorregião da Borborema Paraibana. As obras foram iniciadas em 2012 ainda não foram concluídas.

Já as obras da transposição do Rio São Francisco começaram em 2007, com previsão de entrega para 2012. De acordo com Benjamin, o que se constatou foram sucessivos atrasos em virtude de uma gestão ineficaz do projeto, e até hoje, a obra não teve a sua efetiva finalização.

De acordo com o deputado paraibano, no final de 2015, durante a cerimônia de entrega da segunda Estação de Bombeamento (EBV-2) do Eixo Leste do Projeto de Integraçãodo Rio São Francisco, no município de Floresta, em Pernambuco, a Presidente da República ressaltou que a obra seria a maior prioridade de seu governo e garantiu concluí-la em 2016. Contudo, não foram implementadas as medidas necessárias para acelerar a sua conclusão.

"Precisamos de garantias desse novo governo de que essas obras serão concluídas o mais breve possível. Os paraibanos não podem esperar mais", declarou Benjamin Maranhão.

Cariri Ligado

Bando explode caixa eletrônico da Secretaria da Saúde em Campina Grande


Secretaria da Saúde fica na Av. Assis Chateaubriand

Um caixa eletrônico instalado em terminal bancário na Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande foi explodido na madrugada desta sexta-feira (13). Segundo a Polícia Militar, não havia dinheiro no equipamento.

Conforme divulgado pelo Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), o caso aconteceu por volta das 2h, no prédio anexo da Secretaria de Saúde. De acordo com a polícia, um grupo de assaltantes usou dinamites para explodir o caixa eletrônico.

Ainda segundo a polícia, peritos constataram que não havia dinheiro na máquina. Os compartimentos que armazenam as cédulas na máquina não foram danificados na explosão.

A polícia não informou quantos bandidos teriam participado da tentativa de roubo e até a publicação desta matéria nenhum suspeito havia sido preso.

Levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba mostra que este foi o 40º ataque registrado apenas este ano, sendo o 20º do tipo explosão.

Portal Correio

Crise em Boqueirão: vereador acusa RC e teme o fechamento de empresas e o êxodo da população

O vereador Nelson Gomes Filho manifestou a sua preocupação com o desfecho do drama do açude de Boqueirão, que abastece mais de 18 de Municípios do Compartimento da Borborema, principalmente a Rainha da Borborema, com cerca de 1 milhão de pessoas...

Ele teme o fechamento de muitas empresas, indústrias, e haver um êxodo da população campinense para João Pessoa e para outras localidades, que dispõem de água.

Nelson disse que Campina Grande e a Paraíba estão em "verdadeira calamidade pública", em razão dos baixos níveis de água nos diversos reservatórios do Estado. Campina Grande e região em particular tem o açude de Boqueirão que a abastece e este está com apenas 10 por cento de sua capacidade. Boqueirão está em colapso, em um verdadeiro caos, e isso não foi falta de aviso", ressalta. Ele manifesta preocupação com o agravamento da crise da falta de água e pede providências as autoridades.

Afirma que Campina Grande e a Paraíba estão em calamidade pública "e o governador Ricardo Coutinho, não tem um plano B ou C, para resolver o problema, não tem olhado para a cidade de Campina Grande que está passando por esse quadro que tende a se agravar cada vez mais".

Afirmou que "se fosse em época de campanha política ele estaria olhando melhor o Município. Na época de campanha ele vinha a cidade todo o final de semana, mas infelizmente a verdade é que ele não olha para Campina Grande". Ele acusou também as outras autoridades "que não tem olhado para Campina Grande", citando os deputados federais, os senadores de nossa Paraíba, enfim os políticos nesses cargos superiores é que precisam se entender, pois os vereadores aqui em Campina Grande são os menores, até porque se fosse da nossa vontade a situação seria muito diferente", ensina.

Lembra que foram feitas diversas audiências públicas desde o ano de 2012 e as maiores autoridades não tomaram qualquer providência. Ressalta que "a Câmara de Vereadores vem fazendo o seu papel batendo nessa tecla diariamente e a população infelizmente ainda não atentou para a gravidade da situação. A grande verdade é que o colapso no abastecimento está chegando a nossa cidade e região, com o uso do volume morto do açude". Acredita que, daqui a dois meses Campina Grande só terá água um dia por semana, tornando a situação insustentável, em razão da omissão das autoridades competentes.

Ele também está propondo que a população de Campina Grande e da Paraíba realize ações imediatas para racionalizar o uso de água, a fim de evitar maiores e mais graves complicações no sistema de abastecimento do produto no Estado e a união das forças políticas e o povo pela Transposição do São Francisco o mais rápido possível.

- Se cada um contribuir com certeza maiores consequências serão evitadas, aguardando e rogando que Deus tenha misericórdia de todos nós e abasteça os nossos reservatórios com a água, com muita chuva. É preciso economizar, e ao mesmo tempo cobrar do Governo Federal a conclusão da Transposição do Rio São Francisco.contra

ClickPB

PB vai receber mais de R$ 13,2 milhões para recuperação estragos causados pela seca


Estiagem tem afetado os mananciais

A Paraíba vai receber mais de R$ 13,2 milhões do governo federal para execução de obras de recuperação de danos causados pela estiagem. A liberação de recursos foi publicada na edição dessa quinta-feira (12) do Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a publicação, os recursos vão ser liberados em parcela única e as obras que serão iniciadas devem ser concluídas em prazo máximo de 365 dias.

Ainda segundo a publicação, os recursos deverão ser empregados exclusivamente em obras que tenham ligação com a recuperação de problemas causados pela estiagem no estado.

 Portal Correio

Preso suspeito de matar companheira a pauladas na PB; própria mãe o denunciou


Crime ocorreu no município de Soledade, no Agreste

Um homem de 37 anos que, segundo a Polícia Militar, seria usuário de drogas, foi preso nesta quinta-feira (12) em Soledade, no Agreste da Paraíba, a 165 km de João Pessoa, suspeito de ter assassinado a companheira dele, de 23 anos, a pauladas, durante a madrugada. A própria mãe dele fez a denúncia do crime.

Segundo o sargento Ednaldo, da PM, o crime ocorreu no sítio Arruda, na Zona Rural da cidade, onde o suspeito residia. Conforme denúncia à polícia, após o crime, ele encontrou a mãe dele e confessou que teria assassinado a jovem. A senhora, então, se dirigiu ao local do crime e viu que o filho falava a verdade. A vítima foi encontrada com muitos ferimentos causados por objeto contundente e pedaços quebrados de madeira também estavam presentes na cena.

A mãe se dirigiu ao pelotão local e indicou a localização do filho, que estava bebendo em um bar. Ele foi conduzido para a delegacia e, em seguida, direcionado para o presídio Serrotão, em Campina Grande.

Portal Correio
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...