segunda-feira, 9 de maio de 2016

Suspeito de tentativa de assalto aos Correios morre após troca de tiros com a PM


Crime aconteceu no município de Pilões

Uma tentativa de assalto a uma agência dos Correios terminou com um suspeito morto e outro apreendido no município de Pilões, no Brejo da Paraíba, a 119 km de João Pessoa, na tarde desta segunda-feira (9). O vigilante do estabelecimento reagiu ao crime e trocou tiros com os bandidos. Conforme o tenente coronel Valério, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Guarabira, que atuou na ocorrência, com o tiroteio, foi montado um cerco policial contra os criminosos, que tentaram fugir e, ao reagir com disparos também contra a PM, um deles foi baleado e morreu ao ser conduzido para um hospital da região.

Na perseguição, a polícia apreendeu um adolescente e outro suspeito fugiu por uma região de mato. De acordo com o tenente coronel, havia a suspeita de que um quarto homem estaria envolvido no crime, mas o fato não foi confirmado até a noite desta segunda. A polícia informou que seguiria com buscas no local para tentar encontrar o fugitivo. Até as 21h15, ele não havia sido localizado.

Ainda durante a tarde desta segunda, a PM havia divulgado que o vigilante da agência dos Correios também havia sido baleado, mas o tenente coronel Valério confirmou que ele não foi atingido e seguiu para prestar depoimento sobre o caso na delegacia.

Portal Correio

Agricultor cai e morre após porta de carro abrir em curva; ele estaria sem cinto


Trecho da Serra de Teixeira, na Paraíba

Um agricultor morreu após cair de uma caminhonete enquanto passava por uma curva na Serra de Teixeira, no Sertão paraibano, a 315 km de João Pessoa. A vítima estava sem cinto de segurança e caiu após a porta da caminhonete se abrir.

De acordo com o sargento Isidro, da Polícia Militar em Teixeira, o agricultor seguia no banco do carona e não conseguiu se segurar após a porta do veículo abrir.

"No carro estavam o motorista, o agricultor e o filho dele. O agricultor vinha no lado do carona e durante uma curva mais acentuada a porta da caminhonete acabou abrindo. O agricultor não conseguiu se segurar e caiu, batendo forte com a cabeça no chão", contou o sargento.

Ainda segundo o sargento, após o acidente a vítima foi socorrida pelo Samu para o Hospital Regional de Patos, mas morreu pouco tempo depois de dar entrada na unidade por conta de um traumatismo craniano.

Portal Correio

Gilmar Mendes diz que tentativa de anular impeachment foi "Operação Tabajara"


​O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou a tentativa do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

"É mais uma 'Operação Tabajara'. Se não fosse um ato circense, seria realmente um ato criminoso, de tentativa de fraude", afirmou.

Para o ministro, "não faz nenhum sentido" um presidente da Câmara revogar a decisão tomada pelo plenário da Casa.

Ele também criticou o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que articulou com Maranhão que ele aceitasse o pedido feito pela AGU. "A gente fica com vergonha do nível jurídico, inclusive do advogado-geral da União", disse o ministro.

A expectativa no início do dia era que a oposição entrasse no Supremo contra a decisão de Maranhão, mas o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu ignorar a decisão do deputado e dar continuidade ao processo de impeachment na Casa.

"Brincadeira com a democracia"

Renan Calheiros anunciou na tarde desta segunda que está mantida para a próxima quarta-feira a votação no plenário do Senado sobre o pedido de abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff.

Pela manhã, o presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), anunciou a anulação da votação que ocorreu na Casa, alegando, entre outras coisas, que os líderes dos partidos não poderiam orientar cada deputado como votar. O processo de impeachment foi aprovado em votação no plenário da Câmara no dia 17 de abril. Caso a determinação de Maranhão prevalecesse, o pedido seria novamente apreciado pelos deputados.

"Aceitar essa brincadeira com a democracia seria ficar pessoalmente comprometido com atraso do processo. E ao fim e ao cabo, não cabe ao presidente do Senado dizer se o processo é justo ou injusto, mas ao plenário do Senado, ao conjunto dos senadores. Foi esta a decisão do Supremo Tribunal Federal", acrescentou, que classificou ainda a decisão como "absolutamente intempestiva".

"Anular impeachment é brincadeira com a democracia", diz Renan

"Não poderia a formalidade tornar nulo o ato prévio", disse Renan Calheiros. "O Senado já está com este assunto há várias semanas. Já houve leitura da autorização no plenário, indicação pelos líderes, eleição dos membros aqui no Senado, instalação da Comissão Especial, que fez nove reuniões presididas pelo senador Raimundo Lira, apresentação, defesa, acusação e votação de seu parecer", completou.

STF

Durante toda a manhã, partidos de oposição ameaçaram entrar com mandados de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão do atual presidente da Câmara.

Até o fim da tarde, apenas uma ação havia interpelada por um advogado de Santa Catarina e a ministra Rosa Weber não acatou o pedido e decidiu manter a decisão de Maranhão. Weber considerou que decisões do Congresso Nacional não poderiam ser questionadas por particulares por meio de mandado de segurança. O próprio advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que defende a anulação do impeachment, aprovou a decisão.

'Disque Pó' entregava crack dentro de quentinhas na Paraíba; suspeita é presa


​Drogas eram distribuídas em marmitas


Um esquema de entrega de drogas através de quentinhas, chamado de 'Disque Pó', foi desarticulado nesta segunda-feira (9) em Campina Grande. Na ação, a polícia prendeu uma mulher de 29 anos, suspeita de ser a responsável pela comercialização das marmitas.

Segundo a Polícia Civil, a suspeita foi presa no bairro João Paulo II após denúncias feitas pela população através do Disque Denúncia (197).

"A nossa equipe recebeu a informação de um serviço denominado 'Disque pó', no qual a cocaína era entregue em embalagens de quentinhas. No local, onde realmente funciona um estabelecimento comercial de entrega de alimentos, efetuamos a prisão em flagrante e ainda apreendemos o material", informou a polícia, que também vai investigar a participação de outros funcionários do estabelecimento no crime.

Homem também foi preso por tráfico

Em outra ação, a polícia prendeu um rapaz de 18 anos de idade que é suspeito de tráfico de drogas e corrupção de menores em Campina Grande.

Com o suspeito a polícia encontrou pedras de crack e um tablete de maconha, além de dinheiro que os investigadores acreditam ser oriundo da venda dos entorpecentes. No local também foi apreendido um adolescente de 14 anos de idade, que também teria participação nas ações traficantes.

Portal Correio

impeachment mantido: Renan manterá cronograma do impeachment, dizem senadores


​O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou nesta segunda-feira (9), de acordo com senadores, que irá manter o cronograma do processo de impeachment no Senado por considerar que a decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular a votação do caso na Câmara foi "ilegal".

"Tudo indica que a decisão de Renan será pela leitura do relatório [nesta segunda]. O presidente está convencido que a decisão do presidente da Câmara foi ilegal e intempestiva", afirmou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Renan deixou sua casa às 16h, e, segundo senadores, pretende anunciar sua decisão de manter rito do impeachment e ler a aprovação do relatório votado na comissão especial.

Logo que soube da deliberação de Maranhão, Renan convocou uma reunião com os líderes partidários em sua residência oficial para ouvi-los antes de tomar uma decisão.

Ao deixar a reunião, o presidente do DEM, senador José Agripino (RN), afirmou que, pela conversa que os parlamentares tiveram com Renan, ele está "do lado da lógica".

Renan deverá ler em plenário ainda nesta segunda o resultado da votação realizada na semana passada pela comissão especial do impeachment que aprovou a abertura do processo contra a presidente Dilma Rousseff. Inicialmente, a leitura estava marcada para acontecer às 16h mas o peemedebista atrasará.

Senadores governistas, no entanto, prometem apresentar diversas questões de ordem ao longo da sessão desta segunda para impedir que Renan consiga realizar a leitura do documento. "Nossa opinião é que ele não deveria ler no plenário. Sinto que não há uma decisão tomada", disse Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Se esta etapa for adiada, a presidente Dilma Rousseff pode ganhar, pelo menos, uma semana de sobrevida já que a votação em plenário do seu afastamento pode, pelas regras regimentais e prazos a serem cumpridos, ficar para a semana que vem.

Até o momento, a votação está prevista para acontecer na quarta (11). Se a Casa referendar a decisão, por maioria simples, Dilma Rousseff será afastada por 180 dias e o vice-presidente Michel Temer assumirá o comando do país neste período. Enquanto isso, a comissão especial procederá com a investigação que poderá levar à saída definitiva da petista da função.

Dólar dispara e passa de R$ 3,60 reais com anulação do impeachment de Dilma na Câmara


​SÃO PAULO (Reuters) - O dólar disparava e rondava o patamar de 3,60 reais nesta segunda-feira após a notícia de que o presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), anulou o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

O dólar já estava em alta acompanhando o exterior em meio a receios sobre a desaceleração da economia chinesa. Mais uma vez, o Banco Central não anunciou intervenção no mercado de câmbio.

Às 12:11, o dólar avançava 3,29 por cento, a 3,6181 reais na venda, após cair 1 por cento na sexta-feira e voltar ao patamar de 3,50 reais.

"Dólar sobe com a notícia que o presidente interino da câmara, Waldir Maranhão, atende o pedido da AGU e suspende o processo de impeachment", escreveram operadores a corretora Correparti em nota a clientes.

Segundo notícia no site da Folha de S.Paulo, o presidente interino acatou o pedido da Advocacia-Geral da União para anulação do impeachment. Em meados de abril, a Câmara aprovou com folga a abertura do processo de impeachment.

Mais cedo, o dólar avançava em relação a moedas de outros países emergentes após dados da China mostrarem que a exportações e importações do país caíram mais do que o esperado em abril, ressaltando a demanda fraca internamente e no exterior e esfriando expectativas de recuperação da segunda maior economia do mundo.

O dólar subia frente aos pesos mexicano e chileno, além de avançar em relação a uma cesta de moedas.

Os desdobramentos políticos no Brasil seguiam no radar dos investidores, com a espera pela votação do Senado na quarta-feira do afastamento temporário de Dilma que, se confirmado, levará o vice Michel Temer à presidência. Temer já indicou o ex-presidente do BC Henrique Meirelles como seu ministro da Fazenda, o que tem agradado o mercado.

Até o momento, o BC não anunciou leilão de swap cambial reverso, equivalente a compra futura de dólares. Muitos operadores consideram o patamar de 3,50 reais como o piso que a autoridade monetária tentaria defender.

O BC atuou no início da semana passada, mas está ausente do mercado desde quarta-feira.

(Por Flavia Bohone)
Fonte: Reuters

Bovespa chega a cair mais de 3% com cena política


​A Bovespa intensificou o movimento de queda nesta terça-feira (9), chegando a cair mais de 3%, após a notícia de que o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão, anulou a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A bolsa também refletia o recuo no preço das commodities após dados fracos sobre comércio exterior na China no fim de semana.

Às 12h46, o Ibovespa, índice que reúne as principais ações da bolsa, caía 2,27%, aos 50.551 pontos. Mais cedo, chegou a cair 3,5% Veja a cotação.

Já o dólar operava em alta, acima de R$ 3,60.

As ações da Petrobras e da Vale puxavam a queda do índice, tendo chegado a cair mais de 10%.

Perto do mesmo horário, a Vale perdia mais de 9% nas ações ordinárias (que dão direito a voto em assembleias da empresa), e mais de 7% nas preferenciais (com preferência na distribuição de dividendos).

A queda refletia o movimento de ações de outras mineradoras no exterior, com dados ruins sobre o comércio na China preocupando o mercado.

Entenda por que dados sobre a China afetam as bolsas pelo mundo.

Os papéis preferenciais e ordinário da Petrobras caíam mais de 7% e as ordinárias ao mais de 9%, na esteira do noticiário político e também pressionada pelo recuo dos preços do petróleo.

Cenário interno e externo
O mercado segue acompanhando os desdobramentos do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Até então a votação do afastamento temporário da presidente Dilma estava agendada para esta quarta-feira.

Mais cedo, a equipe da corretora Coinvalores ponderou em nota a clientes que o afastamento da presidente já estava, em boa medida, precificado pelo mercado, chamando atenção justamente para a formação da equipe de Temer.

No exterior, preocupações sobre a economia da China influenciavam o mercado. No fim de semana, foram divulgados dados mais fracos que o esperado sobre o comércio de abril no país, com queda tanto das importações quanto das exportações.

Na sexta-feira, a bolsa fechou em alta de 0,09%, aos 51.717 pontos. Na semana e no mês, a bolsa perdeu de 4,07%. Em 2016, o índice tem valorização de 19,3%.

Presidente interino da Câmara decide anular tramitação do impeachment


​O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), assinou uma decisão nesta segunda-feira (9) para anular a tramitação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso.

Ainda não há detalhes completos da decisão, que será publicada na edição do Diário da Câmara desta terça (10), mas ela derruba as sessões que trataram do processo na Casa entre os dias 15 e 17 de abril.

Maranhão pede que o processo volte à Câmara. O impeachment já avançou ao Senado, tendo relatório aprovado por comissão especial, e a votação é prevista para quarta-feira (11), quando os senadores decidirão sobre o afastamento por 180 dias de Dilma. Não está certo se esse calendário será mantido.

Um dos motivos para a decisão de anular o processo é que houve orientação de bancada, o que fere a liberdade de voto dos deputados. Há ainda uma alegação técnica de que o resultado da votação teria que ser encaminhado ao Senado por resolução e não por ofício, como teria ocorrido.


Maranhão acolheu recurso da AGU (Advocacia-Geral da União) questionando a votação do processo de impeachment de Dilma, no dia 17 de abril. O impeachment foi aprovado por 367 votos contra 137, pela abertura do processo de impeachment.

Maranhão é aliado do governador Flávio Dino (PC do B-MA), um dos principais correligionários de Dilma, e votou contra a autorização da Câmara para abertura do processo de impeachment.

Vice-presidente da Câmara, Maranhão chegou ao comando da Casa na semana passada após o STF (Supremo Tribunal Federal) determinar a suspensão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato e da Presidência da Câmara, que foi o principal fiador do impeachment no Congresso.

Na ação, a AGU apontou ilegalidades como orientação de voto feita pelos líderes partidários, motivações de voto alheias ao tema em questão (os que votaram "pela família", por exemplo), manifestação do relator no dia da votação, não abertura de espaço à defesa após essa fala e falta da aprovação de uma resolução materializando a decisão do plenário.

A Mesa da Câmara diz não haver possibilidade de recurso contra a decisão soberana do plenário nem previsão regimental para esse tipo de petição.

Ex-ministro Mantega é levado para depor em nova fase da Zelotes


​A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (9), a sétima fase da Operação Zelotes, que tem como alvo principal ilegalidades em processos da empresa Cimento Penha no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi um dos alvos de mandado de condução coercitiva, em São Paulo.

O ex-ministro foi levado até a superintendência da Polícia Federal em São Paulo, onde chegou por volta das 9h45, por uma entrada alternativa. Mantega presta seu depoimento na Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros.

Em novembro do ano passado, os sigilos bancário e fiscal de Mantega foram quebrados pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, responsável pela Zelotes, que acolheu um pedido do Ministério Público Federal que procurava investigar a extensão do relacionamento do ex-ministro com o empresário Victor Sandri, da empresa Cimento Penha, que conseguiu reverter multas no valor de R$ 106 milhões em uma votação no Carf.

A intenção do Ministério Público com as quebras também era verificar se Mantega sofreu influência indevida ao nomear determinados membros do Conselho.

À época, o advogado de Mantega, José Roberto Batochio, afirmou que a relação entre Mantega e Sandri começou há cerca de 20 anos, quando o ex-ministro vendeu ao empresário um terreno, que recebera de herança de seu pai. Sandri pagou o imóvel com unidades de um condomínio construído no local. "Esse negócio ocorreu quando Mantega não era ministro", disse o advogado.

Nesta nova fase da Zelotes foram cumpridos 28 mandados, dentre busca e apreensão, condução coercitiva e oitiva, em cinco Estados. Ainda não há detalhes sobre os alvos dos mandados. Não há prisões.

Em nota, a PF afirma que "o alvo desta fase de ações da PF, empresa produtora de material de construção, celebrou contratos com escritórios de advocacia e de consultoria, os quais, por meio de seus sócios, agiram de maneira ilícita, manipulando o andamento, a distribuição e decisões do CARF, visando obter provimento de seus recursos e cancelamento da cobrança de tributos em seus processos".

JOSÉ RICARDO

Também foi conduzido a depor o lobista José Ricardo da Silva, condenado na semana passada a 11 anos de prisão por envolvimento no esquema que está na mira da Zelotes.

Ele ganhou o direito de recorrer da sentença em liberdade e, pela manhã, esteve na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, mas permaneceu em silêncio.

Seu advogado, Getúlio Humberto de Sá, afirmou que ele só falará em juízo

ZELOTES

A Zelotes investiga casos de corrupção em que empresas pagariam propina para obter vantagens em julgamentos no Carf, que analisa autuações milionárias da Receita Federal.

Há processos da empresa Cimento Penha que estão sob a suspeita dos investigadores. A operação visa avançar nessas suspeitas.

Deflagrada no fim de março de 2015 com origem em uma carta anônima entregue num envelope pardo, a Operação Zelotes investiga um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já descobertos no país.

Grupo explode agência dos Correios em Massaranduba, na Paraíba


Uma agência dos Correios e Telégrafos da cidade de Massaranduba, no Agreste paraibano, foi explodida na madrugada desta segunda-feira (9). De acordo com a Polícia Militar, a ação teria sido realizada por 10 homens armados que estavam em dois veículos. O alvo do grupo foi o cofre da agência, mas não houve confirmação por parte da polícia se o dinheiro do local foi levado.

Segundo o Centro Integrado de Operações da Polícia Militar (Ciop), os homens chegaram a cidade por volta das 2h40 em dois veículos, sendo um deles do modelo Fiat Palio.

De acordo com o relato de moradores, os homens entraram na agência e começaram a montar os explosivos. Alguns os integrantes do grupo atiraram contra o destacamento da Polícia Militar e outros prédios da cidade.

A Polícia Militar confirmou que houve a explosão do cofre da agência, mas informou que o local realizou pagamentos de salários até a sexta-feira (6). Por isso não foi confirmado se havia dinheiro no dispositivo de segurança.

Depois do ataque, o grupo fugiu nos veículos pela rodovia estadual PB-095, em direção a cidade de Campina Grande, espalhando grampos pelo caminho, segundo informou a polícia. Até 6h50 desta segunda-feira ninguém foi preso.

com G1PB

Homem é preso suspeito de agredir esposa com tijolo na Paraíba, diz PM


Um homem foi preso em flagrante, suspeito de agredir a própria esposa usando tijolos, na cidade de Campina Grande, no Agreste paraibano. A prisão ocorreu no início da noite de domingo (8), no bairro Pedregal, mas, segundo a Polícia Militar, durante a tarde o suspeito já teria agredido a vítima.

De acordo com o Centro Integrado de Operações da Polícia Militar (Ciop), a vítima relatou que durante a tarde eles tiveram uma briga e entraram em luta corporal.

O casal foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde recebeu atendimento e depois foi liberado.

Já por volta das 18h20, o casal voltou a brigar e o homem teria agredido a mulher com um tijolo. A vítima teve ferimentos na cabeça, braços e pernas. Ela foi até a Unidade de Polícia Solidária (UPS) da PM, no bairro Pedregal, onde fez a denúncia.

O homem foi levado para a Central de Polícia Civil. Ainda de acordo com a PM, o suspeito teria sido agredido por moradores do bairro e estava ferido, no momento da prisão.

com G1PB


Inscrições para o Enem iniciam nesta segunda


​As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano poderão ser realizadas a partir das 10h desta segunda-feira (9), segundo o MEC (Ministério da Educação).

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site http://enem.inep.gov.br/participante. As inscrições terminam no dia 20 de maio, às 23h59.

A taxa de inscrição é de R$ 68. O boleto deverá ser pago até as 21h59 do dia 25 de maio.

O participante concluinte do ensino médio no ano de 2016, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. Também será possível solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição.

Veja aqui o edital do Enem 2016

As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo, serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação.

Nos dois dias, as provas começam às 13h30 (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

Novidades

Neste ano, o MEC lançou a plataforma "Hora do Enem", com vídeos e material online gratuito para os alunos do ensino médio estudarem para o Enem. O conteúdo pode ser acessado no site http://horadoenem.mec.gov.br.

Os estudantes podem assistir às aulas das disciplinas em que eles precisam melhorar, por meio de uma biblioteca online, que recebeu o nome de "MECFlix". Além das aulas online, os alunos podem assistir a uma aula sobre Enem diariamente na TV Escola, às 18h.

O sistema também oferece simulados online, direcionados aos alunos que estão no 3º ano do ensino médio. O primeiro aconteceu no dia 30 de abril. Os próximos serão nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

Uol

Condenado por cotovelada em São Roque ganha liberdade condicional


​Anderson sorriu para os familiares ao deixar Fórum em São Roque (Foto: Reprodução/TV TEM)

A Vara de Execuções Criminais de São José dos Campos (SP) concedeu liberdade condicional ao comerciante Anderson Lucio de Oliveira, condenado por ter agredido a auxiliar de produção Fernanda Regina Cézar com uma forte cotovelada em 2014.

Oliveira, que foi condenado a cinco anos de prisão por lesão corporal grave com agravante de crime contra a mulher, e deixou a Penitenciária "Dr. José Augusto Salgado" II de Tremembé (SP) na sexta-feira (6), onde cumpria regime semiaberto.

Da pena de cinco anos, foi descontado o período de um ano que ele passou preso durante a investigação e julgamento do caso.

Julgamento
Em depoimento ao júri em agosto de 2015, Anderson afirmou que teve intenção de agredir Fernanda. "Nunca passou pela minha cabeça bater nela. Nada foi premeditado ali", afirmou, ao dizer que não conhecia a vítima.

O julgamento começou às 10h e a primeira testemunha a ser ouvida pelo juiz, pelo promotor e pelo advogado de defesa foi a vítima Fernanda. Ela afirmou que não se lembra do que falou para Anderson e o que teria motivado a cotovelada. A auxiliar de produção também disse que não estava bêbada, que tinha tomado uma cerveja e duas taças de vinho, e que só entendeu o que tinha acontecido quando viu as imagens da agressão na TV.

Depois da vítima, dois bombeiros que atenderam a ocorrência foram ouvidos. Um deles afirmou que nenhuma testemunha que estava no local no momento indicou o motivo da queda e que encontrou a vítima agitada e vomitando. Além dos bombeiros, também foram ouvidas seis testemunhas, entre elas a madrasta da vítima e a ex-mulher de Anderson.

Fernanda chegou ao Fórum em São Roque (Foto: Emilio Botta/G1)
Fernanda esteve no fórum durante julgamento
em São Roque  (Foto: Emilio Botta/G1)
Segundo o réu, a agressão foi motivada por provocações de Fernanda, que estaria alterada e xingando a mãe e o pai dele [que havia morrido alguns meses antes]. "Naquele momento, eu teria dado a cotovelada em qualquer um, até mesmo no senhor", disse o comerciante, dirigindo-se ao juiz. 
Quando questionado pelo promotor, o comerciante afirmou que a intenção do seu movimento foi afastar a vítima. "Para mim, não foi nem uma cotovelada, mas uma braçada para tirar ela de perto, mas deu a repercussão que deu. Não pensava nem que ela iria cair. Me arrependi disso", afirmou o réu. Ele alegou também que não socorreu a vítima por não saber o que fazer na hora, e não conversou com os bombeiros por ter medo da reação das pessoas. Ao sair do Fórum, escoltado e algemado, o comerciante sorriu e gritou para os familiares e amigos que aguardavam o fim do julgamento.
Entenda o caso
Fernanda sofreu traumatismo craniano após ser atingida com uma cotovelada pelo comerciante na frente de um clube na madrugada de 16 de agosto de 2014. Ela ficou 15 dias internada no Hospital Regional, em Sorocaba, onde chegou a ficar em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Após ter alta, no dia 2 de setembro, Fernanda foi para a casa de parentes, onde ficou por alguns dias. Em seguida, ela passou um mês internada em uma clínica psiquiátrica de São Roque, onde passou por tratamento neurológico. No dia 16 de setembro, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decretou a prisão preventiva por tempo indeterminado do comerciante. 
Mulher estava na frente do clube quando foi agredida por cotovelada (Foto: Reprodução/TV TEM)
Mulher estava na frente do clube quando foi agredida por cotovelada (Foto: Reprodução/TV TEM)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...