terça-feira, 12 de julho de 2016

Agências do BB de Serra Branca, Boqueirão e Cabaceiras funcionarão apenas como posto de atendimento

A informação foi confirmada pelo gerente regional do Banco do Brasil, Adriano Sonntag Maia, em audiência realizada junto ao vice-prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, que na oportunidade representou o prefeito, Luiz Aires, o presidente da Câmara, Renato Maracajá, e o vereador Agnelo Calvalcanti.

O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (12), em Cabaceiras. De acordo com informações do gerente regional, as contas dos aposentados que foram transferidas para outras cidades retornarão para a agência de Cabaceiras.

A agência passará a funcionar como posto, realizando serviços como abertura de contas, renovação de senha e em breve com depósito em cheque.

Neste momento, Adriano Sonntag afirmou aos presentes que a medida também servirá para outras 6 cidade da Paraíba, entre elas Boqueirão e Serra Branca, no Cariri Paraibano.

Se confirmada a previsão, o Banco do Brasil de Serra Branca passa a funcionar sem capacidade operacional para pelo menos 6 cidades do Cariri, que terão que se servir das agências de Taperoá e Sumé para sacar e depositar valores. Os prefeitos desses municípios deverão retirar também as contas de seus servidores da agência serra-branquense, o que causará um grande prejuízo para economia local.

A classe política de Serra Branca segue sem nenhuma mobilização para cobrar a reabertura da agência. Sem nenhuma perspectiva de reação da segurança do Estado, Serra Branca poderá perder uma das mais importantes instituições em funcionamento na atualidade no município, o que deverá provocar reação por parte da sociedade.

Boqueirão também é outra importante cidade do Cariri Oriental e também será um grande retrocesso ficar sem agência bancária, precisando toda a região se deslocar para Queimadas, superlotando a agência.

Para Tiago Castro, vice-prefeito de Cabaceiras, a decisão do banco em relação ao seu município não foi a melhor, mas foi aceitável, tendo em vista a falta de perspectiva de melhoria da segurança local. "Eu gostaria de ver a nossa agência funcionando da melhor forma possível, mas não podemos negar que a situação de Cabaceiras não é um fato isolado. Hoje foi um primeiro passo. Receber o representante do Banco do Brasil afirmando a permanência da nossa agência já é uma vitória, mas a nossa luta vai continuar pelo funcionamento integral" disse.

De Olho no Cariri
Com informações de Bruno Lira

Presos suspeitos de matar empresário em agência bancária na Capital


Empresário foi morto na porta do banco

Dois suspeitos de terem participação na morte do empresário Marconi Morais foram presos no início da tarde desta terça-feira (12), em João Pessoa. A Polícia Civil não deu detalhes sobre a identidade dos suspeitos, nem motivações do crime.

Marconi Morais foi morto a tiros na tarde dessa segunda (11), em uma agência bancária no bairro do Bessa. A primeira hipótese levantada pela polícia foi de que Marconi teria reagido a um assalto e iniciado troca de tiros com os bandidos.

os de 24 horas depois do caso, a polícia trabalha outras linhas de investigação e  já considera que o crime pode não ter sido motivado por uma tentativa de roubo.

Portal Correio

Casal armado faz arrastão em laboratório e tranca vítimas em banheiro, na Capital


Vítimas foram trancadas em um banheiro do laboratório

Um casal fez um arrastão em um laboratório médico nos Bancários, na Zona Sul de João Pessoa, na manhã desta terça-feira (12). Ninguém foi preso.

Conforme testemunhas, a mulher chegou à clínica se passando por cliente e perguntando sobre valores de exames, depois ela saiu e voltou com um homem para anunciar o assalto.

Ainda segundo testemunhas, o homem armado fez ameaças e apontou a arma para a cabeça de uma das funcionárias. A dupla roubou celulares, dinheiro e pertences das vítimas.

A Polícia Militar esteve no local e disse que os funcionários foram trancados em um banheiro depois da ação e os criminosos fugiram.

Portal Correio

Motociclista morre após ser atingido por homem em carro roubado na PB


Moto atingida pelo carro ficou completamente destruída (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

Um motociclista morreu depois de ser atingido por um carro que tinha acabado de ser roubado em Campina Grande na manhã desta terça-feira (12). Segundo as primeiras informações da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), após bater na moto, o suspeito do assalto também bateu em uma casa e atirou em um morador.

De acordo com a Polícia Militar, o carro foi roubado por um homem no bairro Jardim Paulistano. "Na altura da Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro do Velame, ele colidiu com a moto frontalmente. O motociclista foi arremessado e morreu em um terreno baldio. Depois, o assaltante perdeu o controle do veículo e bateu em uma casa", explicou o comandante da CPTran, capitão Ralisson Andrade.

Ainda conforme informações da companhia, o assaltante saiu do carro atirando contra moradores que tentaram socorrer o motociclista. Um homem de 28 anos reagiu e entrou em luta corporal com o criminoso, que disparou contra ele atingindo a mão e a cabeça.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e levou o homem baleado para o Hospital de Emergência e Trauma da cidade, que informou que a vítima foi atendida e não corre risco de morte. O suspeito fugiu a pé. A PM fez buscas, mas ele não foi localizado até as 9h.

Carro tinha acabado de ser roubado e colidiu com a motocicleta (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

G1PB

Empresas estariam burlando concursos em prefeituras da PB para aprovar “apadrinhados” de políticos

A avalanche de concursos públicos de prefeituras, com editais abertos, em vários municípios da Paraíba pode estar escondendo um esquema de corrupção entre gestores e empresas contratadas com o objetivo de aprovar apadrinhados de políticos que estão deixando o mandato. A denúncia foi feita nesta segunda-feira (11) pelo deputado estadual Jeová Campos, do PSB.

Segundo ele, prefeitos estão contratando empresas fajutas e corruptas para realizar o certame acordando verdadeiras negociatas, tanto no rateio do dinheiro adquirido com as inscrições, quanto na lista pré-determinada de aprovados.

Jeová ainda alertou o Ministério Público para o fato de a maioria dos certames estarem sendo realizados apenas às vésperas do ano eleitoral, mascarando, até mesmo, compra de votos.

"É uma questão extremamente séria e que precisa de providências. Eu conheço situações onde os concursos são realizados, em regra, no último ano do governo. Ora, o camarada é prefeito durante quatro ou oito anos e quando vai sair realiza um concurso e bota empresas fajutas e corruptas para realizar o certame, sem ter capacidade técnica de fazer uma avaliação, onde prepondere o mérito e a competência e o princípio da isonomia, com a igualdade de todos aqueles que estão na mesma situação jurídica para concorrer ao concurso, mas ao final, os aprovados são a lista do prefeito", denunciou.

E continuou: "Eles começam sendo sócios logo na inscrição. O dinheiro da inscrição é rachado entre as empresas e o prefeito. Eu conheço várias situações dessas no Alto Sertão da Paraíba".

Para o parlamentar, o lado mais sujo de toda essa manobra dos gestores paraibanos é o fato de os gestores deixarem para fazer o certame apenas no último ano do mandato.

"O lado mais sujo é que todos fazem no último ano de governo enrolando o Ministério Público, fazendo Termos de Ajustamento de Conduta, não cumprem, ficam enrolando, e depois, no último ano, no apagar das luzes, realizam o concurso para beneficiar seus apadrinhados políticos, e os inscritos, que não são da mesma cartilha, mesmo tendo as melhores notas, são excluídos. Isso é uma vergonha. É uma fraude ao princípio da igualdade e um atentado a Constituição Federal. Nesses concursos que estão fazendo os municípios a nota, é a nota que o prefeito indica, porque entrega a lista aos safados", disparou.

O deputado disse que logo que retornar do recesso parlamentar abordará o tema na Assembleia Legislativa da Paraíba e poderá acionar o Ministério Público para tomar providências.

"O que não pode é a indicação tomar o lugar da meritocracia", arrematou.

Recentemente alguns concursos da Paraíba tiveram que ser cancelados, já outros anulados devido as suspeitas de corrupção.

Na semana passada, por exemplo, a Promotoria de Justiça de Santa Luzia pediu "providências necessárias e legais para declarar a nulidade do concurso público do município de Junco do Seridó.

O motivo seria o envolvimento da empresa Concursos Públicos e Assessorias (Conpass), que organiza o concurso, em outros concursos públicos fraudulentos em diversas cidades da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Também foi recomendado que seja anulada a licitação para a escolha da empresa organizadora bem como o contrato firmado com a Conpass.

O concurso do Conde, no Litoral Sul da Paraíba, também esteve sob suspeita. O certame chegou a ter as inscrições suspensas e, após a divulgação do resultado, foi denunciado, também por suspeitas de fraudes. Muitos inscritos informaram que sequer tinham pago a inscrição e constavam na lista como se tivessem efetuado o pagamento.

Os candidatos também reclamaram de vários problemas na aplicação da prova. Uso do celular durante a prova e nas saídas ao banheiro e a falta da exigência do documento de identidade do candidato para fazer a prova, por exemplo.

O concurso da prefeitura de Santa Rita também chegou a ser suspenso e, segundo a organizadora, a Facet Concursos, na ocasião, o edital foi suspenso por "motivos superiores".

MAIS ANULAÇÕES

Em entrevistas à imprensa, o procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, não descarta a possibilidade de outros certames serem também anulados.

De acordo com ele, os promotores estão atentos a estas questões e providências devem ser tomadas.

"O órgão de execução e acompanhamento disso é a promotoria. Cada promotor deve estar atento para isso, para ter essas cautelas em relação não só a essa empresa, mas às demais", destacou Bertrand Asfora.

O procurador-geral de Justiça destacou o respeito às atribuições dos promotores de justiça em cada comarca, lembrando que eles têm autonomia para exercer seu papel de fiscalização.

De Olho no Cariri
Com Márcia Dias – PB Agora

Conheça o garçom de Lula ficou milionário e anda de porsche

A revelação de que o ex-presidente teria transformado o seu garçom predileto na época de sindicalista, num poderoso agente de coisas ilícitas, é estarrecedora e dão a exata demonstração de que Lula efetivamente não tem limites.Carlos Cortegoso trabalhava no restaurante 'São Judas Tadeu – Demarchi' no ABC na década de 80.Virou protegido de Lula e assim foi trabalhar na sede do PT. De protegido, passou a 'laranja'. De 'laranja' transformou-se em empresário de fachada e hoje está com sérios problemas na Justiça, mas está rico, anda de porsche e movimenta milhões em suas contas bancárias.As empresas ligadas a Carlos Cortegoso estão entre as que mais receberam recursos da campanha de Dilma em 2014.

A gráfica Focal, empresa de fachada, recebeu R$ 24 milhões, mas não conseguiu declarar os serviços prestados durante perícia do TSE.No caso investigado pela Operação Custo Brasil, referentes aos empréstimos consignados, envolvendo o ex-ministro Paulo Bernardo e a senadora Gleisi Hoffmann, o ex-garçom também está enrolado e sob investigação. Ele é suspeito de ter recebido R$ 309 mil de propina.Alvo de uma reportagem da revista IstoÉ, Cortegoso foi rapidamente entrevistado, o tom chulo e grosseiro das respostas é assustador.

Transcrevemos abaixo:

Em entrevista à ISTOÉ, Carlos Cortegoso se recusou a falar sobre as denúncias contra ele e demonstrou irritação:

ISTOÉ – Como o sr. era garçom do Lula e conseguiu ficar milionário?

Carlos Cortegoso – Tem cara que tem que limpar banheiro cheio de m*, tem cara que dá o c*. E tem cara que tem de criar personagem, tipo o mordomo, garçom. Porque o empresário perdeu a graça.

ISTOÉ – Mas o sr. não era garçom?

Cortegoso – Falo três idiomas. Fui executivo. É igual a um menino que fez troca-troca com dez anos. Aos 59, ele é gay? Então, eu fui garçom há 41 anos

ISTOÉ – Em 1998, a Vara de Execuções Fiscais Estaduais de São Paulo decretou a prisão do senhor. Por quê?

Cortegoso – Eu era fiel depositário de um compressor (penhorado pela justiça). Fui lá e paguei. E foi tudo resolvido. Tem duas coisas no Brasil que dão problema: pensão alimentícia e fiel depositário.

IstoÉ

Polícia recebe imagens de segurança de agência onde empresário foi morto


Marcone Morais era dono da rede de Postos Expressão (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Já estão com a polícia as imagens do circuito de câmeras da agência do Banco do Brasil da Avenida Afonso Pena, no bairro do Bessa, em João Pessoa, onde o empresário Marcone Morais, de 63 anos, foi morto na tarde de segunda-feira (11). A morte acontece após uma tentativa de assalto que resultou em troca de tiros, na entrada do banco. Um suspeito também morreu na troca de tiros.


Segundo a polícia, o empresário carregava um malote com dinheiro, quando foi abordado por quatro homens armados, que anunciaram o assalto. O empresário, que também estava armado, reagiu. Houve troca de tiros e um dos suspeitos foi atingido por um tiro na cabeça e morreu no local.

Marcone Morais foi atingido por dois tiros no tórax e chegou a ser socorrido para o hospital de Emergência e Trauma da capital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Os corpos do empresário e do suspeito foram levados para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal de João Pessoa (Gemol), onde foram periciados.

O corpo do empresário foi liberado ainda na noite de segunda-feira e está sendo velado desde as 3h30 da madrugada desta terça-feira (12), na Central de Velórios São João Batista, no bairro da Torre, na capital. Às 13h, o corpo vai ser levado para a cidade natal do empresário, Macau, no Rio Grande do Norte, onde vai ser sepultado.

Segundo o delegado de Homicídios, João Ricardo, que está à frente do caso, o corpo do suspeito permanece na Gemol e ainda não foi identificado. "Agora, vamos tentar identificar o bandido que morreu, para ver se ele era um presidiário, para ver com quem ele andava, se já tinha praticado outros crimes, para daí começar uma investigação", declarou.

O delegado informou ainda que as imagens do circuito interno de segurança do banco ainda não foram divulgadas porque o caso vai ser encaminhado para a Delegacia de Roubos e Furtos, ficando a divulgação a critério do novo delegado.

Suspeitos ainda não foram identificados
A polícia ainda não tem informações sobre os outros três suspeitos de participação na tentativa de assalto, que conseguiram fugir após a ação. Uma outra linha de investigação da polícia procura saber se esta foi mais uma tentativa de assassinato contra o empresário, já que ele havia sofrido outras tentativas anteriormente.

O advogado do empresário, Aécio Farias, informou que esta não foi a primeira vez que ele teria reagido a uma tentativa de assalto. "Naquela mesma artéria, lá no Bessa, no Banco do Brasil que existe ali, houve uma nova tentativa e ele também efetuou disparos. Há menos de seis meses, houve um atentado contra ele e o carro dele saiu metralhado, foram vários disparos no carro dele. Felizmente, naquelas situações, ele conseguiu sobreviver. Desta vez, infelizmente, ele não conseguiu resistir", afirmou o advogado.

Marcone Morais era marido da delegada Graça Morais e pai do músico André Morais. A filha do empresário é médica e acompanhou o socorro do pai dentro da ambulância do Samu. O empresário era dono da rede de postos de combustíveis Expressão.

O número de ocorrências na agência do Banco do Brasil da Avenida Afonso Pena, no bairro do Bessa, é recorrente. No dia 6 de julho, a agência bancária foi arrombada por assaltantes e um dos caixas eletrônicos foi violado. Um mês antes, no dia 3 de junho, um caixa eletrônico também foi arrombado na mesma agência. Ainda no bairro do Bessa, dois dias antes (1º de junho), um grupo fortemente armado explodiu um caixa eletrônico em um posto de autoatendimento localizado em um shopping.

G1PB

Ex-prefeito de Marizópolis passa sua primeira noite na cadeia; Zé Vieira foi condenado a cumprir pena 4 anos e 9 meses

O ex-prefeito de Marizópolis, José Vieira (PSC), vai passar sua primeira noite na cadeia. A pena imposta pela Justiça Federal de Sousa, que o condenou há quatro anos e nove meses em regime semiaberto, mas tem que se ao presídio para passar a noite e ficar trancafiado nos finais de semana, começou a valer...

José Vieira que já havia perdido o mandato de prefeito por crime de responsabilidade, na aplicação de recursos públicos federais em execuções de obras no município, se apresentou por volta das 18h, junto a Casa do Albergue em Sousa, Sertão paraibano, e se encontra recolhido.

O vice-prefeito José Lins Braga (Zé de Pedim-PSDB), assumiu o cargo na última sexta-feira (8).

PB Acontece

Vigilante é baleado durante assalto e fica gravemente ferido em Taperoá

Ocorreu por volta das 22 hrs desta segunda (11) um assalto no Auto Posto Mãe Joaninha em Taperoá, localizado na saída de Taperoá para Campina Grande.

Dois meliantes armados em uma CB 300 de cor vermelha chegaram com arma de fogo em punho e anunciaram o assalto. O vigilante Zé Roberto reagiu e os bandidos atiraram contra ele, atingindo-o com 3 disparos de arma de fogo.

O vigilante foi socorrido pela equipe do Samu que chegou rapidamente ao local e foi levado ao Hospital Geral de Taperoá. Logo em seguida foi encaminhado para Campina Grande em estado grave.

Três viaturas da polícia fazem rondas a procura, mas até o fechamento desta matéria não obtiveram pistas dos meliantes.

Com Taperoá em Foco

Colisão de trens deixa mortos e dezenas de feridos no sul da Itália

Trens colidiram frontalmente na manhã desta terça-feira (12) no Sul da Itália (Foto: Italian Firefighter Press Office/ AP)

A colisão frontal de dois trens de passageiros deixou ao menos 10 mortos e dezenas de feridos na manhã desta terça-feira (12), no sul da Itália. A polícia afirmou que o acidente aconteceu em um trecho de via única entre as cidades de Corato e Andria, segundo a Reuters.

A batida deixou vagões destruídos. O jornal italiano Corriere de la Sera informou que, com o impacto, peças de metal foram lançadas à distância.

Equipes de resgate montaram uma estrutura improvisada para atender os feridos. O número de mortos e feridos ainda pode aumentar.

A linha, que foi interrompida, é administrada pela Ferrotramviaria.

Maranhão pediu dinheiro para tentar se eleger líder do PP, diz Youssef

O doleiro Alberto Youssef afirmou em depoimento prestado à Polícia Federal que o presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), o procurou em 2011 e pediu dinheiro para se eleger líder do PP na Câmara. Segundo Youssef, o dinheiro seria para a compra de votos de outros parlamentares do partido. Também em depoimento à PF, Maranhão negou ter pedido ou recebido dinheiro (leia mais abaixo).

A afirmação está em um depoimento prestado em junho do ano passado à PF, e que perdeu o sigilo nesta segunda-feira (11).

Após a suspeita de que Maranhão recebeu propina do esquema investigado pela Operação Lava Jato, ele também teve de prestar depoimento à PF, no qual negou ter pedido ou recebido dinheiro de Youssef.

Aos delegados, Youssef explicou que a campanha para líder do PP custava entre R$ 4 milhões e R$ 5 milhões e que o voto dos deputados do PP custava entre R$ 50 mil e R$ 500 mil, dependendo da importância do parlamentar.

Youssef diz no depoimento, sem dar maiores detalhes, que negou o pedido feito por Maranhão, mas que deu R$ 10 mil ao deputado na mesma reunião, também a pedido do parlamentar.

Além disso, o doleiro disse que viu Maranhão várias vezes no apartamento funcional do ex-deputado João Pizzolatti em "reuniões de entrega e distribuição de propina" para o PP.

O advogado de Pizzolatti negou a entrega de recursos no apartamento funcional do ex-deputado.

Reunião
De acordo com Waldir Maranhão, também em depoimento à PF, a reunião com Youssef, a quem ele chama de "Primo", não durou mais do que cinco minutos.

Segundo o presidente interino da Câmara, o nome de Youssef foi indicado como alguém que poderia ajudá-lo a conseguir apoio político de outros parlamentares do PP.

Ele nega que tenha pedido dinheiro mas diz que, após conversar rapidamente com o doleiro, decidiu retirar a candidatura à liderança do PP por recomendação de Youssef. No depoimento, porém, Maranhão não explica porque decidiu não concorrer ao cargo.

Chikungunya desafia ciência e já mata mais que dengue e zika no Nordeste

O número de mortes confirmadas por chikungunya no Nordeste está desafiando médicos e pesquisadores a buscar explicações do porquê de uma doença de taxa de mortalidade baixa apresentar saltos fora do padrão normal da doença. A doença é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

A chikungunya foi motivo confirmado de 45 mortes no 1° semestre na região, contra 35 mortes por dengue e cinco pelo vírus da zika. O número de mortes ainda deve crescer consideravelmente, já que há outras 400 mortes por arboviroses em investigação nestes Estados, todas sem causa confirmada.

O levantamento feito pelo UOL inclui dados das secretarias estaduais de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O governo de Sergipe não indica a quantidade de mortes em seus boletins divulgados nem a secretaria estadual de Saúde informou o número.

O Nordeste é a região do Brasil que mais sofre com o vírus, segundo o Ministério da Saúde. Até o fim de maio, 107 mil pessoas foram infectadas pela febre chikungunya --a região tem 87% das infecções registradas em todo o país. O número de pessoas infectadas no Brasil em 2016 já é quase nove vezes maior que as registradas em todo o ano passado: 13 mil.

Assim como dengue e zika, não existe um tratamento específico para chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para a febre e dores articulares.

Gravidade da doença assusta

A dispersão da febre chikungunya pelo Nordeste tem deixado um rastro de adultos e idosos com dores crônicas graves que sobrecarrega os serviços de saúde, além de um número ainda não explicado de mortes. Os boletins das secretarias de saúde estaduais trazem aletas da gravidade da situação.

No Piauí, macacos-prego usavam ferramentas há 700 anos


Foto: Tiago Falótico/ IP-USP
Macaco-prego (Sapajus libidinosus) usa pedra para quebrar fruto na serra da Capivara

Novos indícios indicam que, por volta de 700 anos atrás, macacos-prego já usavam ferramentas para quebrar castanhas de caju e extrair a parte comestível. As caravelas portuguesas ainda não tinham chegado à costa brasileira com utensílios mais sofisticados, que de qualquer maneira até hoje não estão à disposição dos animais na serra da Capivara, no Piauí.

"É o primeiro relato de ferramentas de macacos-prego no registro arqueológico", disse o biólogo Tiago Falótico, pesquisador de pós-doutorado do IP-USP (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo).

Falótico e o colega Eduardo Ottoni, seu supervisor, há tempos estudam o comportamento de macacos-prego e especificamente o uso de ferramentas por primatas da espécie Sapajus libidinosus com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo). Nos últimos três anos, em parceria com o arqueólogo Michael Haslam, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, eles aprofundaram os estudos no tempo.

O grupo fez escavações em uma área no Parque Nacional da Serra da Capivara e descobriu que as mesmas configurações de ferramentas observadas hoje aparecem em camadas correspondentes a períodos que chegam ao século XIII, como mostra artigo publicado em 11 de julho na revista Current Biology.

"Os macacos escolhem pedras maiores para bater nas castanhas e as deixam acumuladas junto aos cajueiros", conta o pesquisador. Segundo ele, as datações por radiocarbono são bem precisas e permitem esse refinamento de datas. Camadas ainda mais antigas, que podem chegar a 3 mil anos atrás, ainda estão sendo analisadas.

As 69 ferramentas encontradas são muito semelhantes às usadas hoje: pedras achatadas servem como base e são pelo menos quatro vezes mais pesadas do que aquelas usadas como martelos – também pelo menos quatro vezes mais pesadas do que a média dos pedregulhos encontrados por perto. Análises químicas confirmaram que manchas escuras nas rochas indicam que foram usadas para quebrar castanhas de caju. A constância indica que a transmissão de conhecimento, hoje evidente entre macacos mais experientes e mais jovens, vem acontecendo há pelo menos uma centena de gerações.

Até agora, o uso pré-moderno de ferramentas por não humanos só tinha sido descoberto em chimpanzés na Costa do Marfim.

No período pré-colombiano, os macacos da Caatinga brasileira conviviam, até certo ponto, com pessoas que habitam a região há pelo menos 10 mil anos. Mas não há indícios de atividade humana no sítio arqueológico primata. "Todos os fragmentos de carvão que analisamos têm origem em queimadas naturais", afirma Falótico.

LULA AVISA: "NÃO ME PROVOQUEM PORQUE POSSO VOLTAR"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou durante sua passagem por Petrolina, no Sertão pernambucano, que uma maioria duvidosa assaltou o poder ao votar pelo afastamento da presidente eleita Dilma Rousseff e que ainda é preciso convencer seis senadores para que o impeachment não seja concretizado. Lula também voltou a insinuar que poderá se candidatar à Presidência em 2018.
"Dilma tinha três anos de mandato ainda. Os caras reuniram uma maioria e assaltaram o poder. Assaltaram por uma maioria muito duvidosa na Câmara dos Deputados", disse Lula durante o ato público Semiárido contra o golpe – nenhum direito a menos, realizado em Petrolina, na noite desta segunda-feira (11).

O ex-presidente disse, ainda, que precisa de seis senadores para reverter o processo de impeachment contra Dilma. "Estamos empenhados em tentar convencer senadores a votar contra o impeachment. Precisamos convencer seis", afirmou. A decisão do senado está marcada para agosto e caso obtenha 54 votos favoráveis – equivalente a dois terços do total – Dilma será afastada definitivamente da Presidência da República.

Ele relembrou que 75% dos eleitores petrolinenses votaram em Dilma Rousseff em 2014 e pediu que a população fosse à casa do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) para pressionar o parlamentar a mudar seu voto e se posicionar contra o impeachment. FBC, que foi ministro do governo Dilma, tem sua base eleitoral no município. "Vocês aqui tem um senador. E não precisam gastar muito dinheiro. Vão à casa dele pedir para ele votar contra o impeachment, sugeriu Lula

Ele também questionou a legitimidade do governo do vice-presidente em exercício Michel Temer. "Para ser vereador ou sindicalista tem que disputar a eleição e ganhar. Como é que o seu Temer quer chegar sem disputar?", pontuou. Lula também voltou a insinuar que pode voltar a ser candidato nas próximas eleições presidenciais. "Se eles quiserem reduzir os direitos do povo brasileiro a pó, eu digo: Não me provoquem porque eu posso voltar e ser candidato em 2018."

A mobilização em Petrolina integra o roteiro da Caravana da Democracia, que realiza, desde a semana passada, uma série de manifestações em 12 municípios do Estado contra o impeachment de Dilma. Nesta terça-feira, Lula participará de um evento em Carpina, no Agreste pernambucano e no dia seguinte participará de atos em Caruru, também no Agreste, e na capital, Recife.

NATHALIA BELLETATO, UMA LOIRAÇA QUE ENCARNOU UMA ROQUEIRA EM MEIO A DEZENAS DE MESAS DE SINUCA


A loira Nathalia Belletato encarna uma roqueira que adora uísque, sinuca e rock'n'roll, é claro.
NATHALIA BELLETATO / 24 ANOS, PAULISTANA

O QUE VOCÊ FEZ ANTES DE SER NOSSA CAPA?
Fiz balé desde pequenininha e trabalhei um tempo na televisão. Já dancei com dupla sertaneja e já fui bailarina de banda. Sou formada em Pedagogia e dou aula de educação infantil pra criança, e fiz instrumentação cirúrgica recentemente.

CARAMBA! E VOCÊ TRABALHA EM TUDO ISSO HOJE? DÁ PRA CONCILIAR?
Trabalho, nos três! Dá pra conciliar: cirurgia não é todo dia, então eles chamam e eu vou. Com educação infantil, trabalho às terças-feiras à tarde, e dá pra conciliar quando tem evento, apresentação. Dá pra fazer tudo.

DE QUAL TRABALHO VOCÊ MAIS GOSTA?
Gosto mesmo de tirar foto... Deu um trabalhinho essa revista, mas foi legal.

VOCÊ ESTÁ NAMORANDO?
Não... Eu namorei uma vez na vida.

SE FOSSE NAMORAR, QUAL SERIA O TIPO PARA VOCÊ?
Você vai achar estranho. Pra mim é um cara de regata cavada, com os pelos da axila pra fora, boné de aba reta... É bizarro, mas esse é o cara que me atrai. Se eu vejo um cara desses na balada já é alguém para quem eu vou olhar. Se ele chegar em mim, tá perfeito... Tem mulherada que gosta de homem forte, alto. Gosto dos morenos, descarto loiro na hora, gosto de homem tatuado, com dread... Acho muito sensual. Eu piro!

ONDE VOCÊ COSTUMA CURTIR A NOITE?
Gosto de tudo, restaurante japonês, barzinho, balada... Gosto de hip hop, rap, rock. E vou mais a shows...

QUAL O ÚLTIMO SHOW QUE VOCÊ FOI?
Ah, o d'O Rappa. Eu sou apaixonada pel'O Rappa e pelo Marcelo Falcão. Eu sou alucinada por ele. Sou fã dele desde nova. Além de lindo, ele é um homem inteligente, que fala de política, de religião, ele não precisa de mídia pra se promover... Eu tenho tatuagem das letras de música dele. Sou fã mesmo.

ENTÃO, QUANDO VOCÊ DESCREVEU O TIPO DO CARA QUE ACHA BONITO...
É ele! Eu acho ele o homem perfeito.

ELE SABE DISSO?
(Risos) Ele sabe disso, sim...

O QUE MAIS TE EXCITA NO SEXO?
Hum, eu gosto de negro. Então, eu gosto muito de olhar no espelho e ver o contraste da cor... Outra coisa que eu gosto é o cheiro do suor (risos). Também gosto de pêlo, de barba. Deixa o homem mais masculino. Gosto de homem mais selvagem, bravo, tatuado...

E O JEITO?
Ah... Tapinhas de vez em quando, puxão de cabelo, mordida... Mas tem momentos em que você quer algo romântico. Tem dias e dias...

QUAL POSIÇÃO VOCÊ PREFERE?
Faço todas, mas prefiro ficar por cima. É o jeito que gozo mais fácil. Se eu estou em cima, pra mim, pronto. A gente faz todo o resto e, por fim, eu vou por cima.

GOSTA DE FALAR?
Não, eu gosto de ouvir. Gosto que me xingue, essas coisas...

E DE SEXO ANAL? GOSTA?
Eu gosto. Mas falo que o cara tem que merecer, né? Se o cara fez direitinho e naquela hora eu estiver com muita vontade... aí eu faço. E eu tenho que ter uma intimidade. Não vou sair duas vezes e já vou fazer.

QUAL SUA FREQUÊNCIA IDEAL DE SEXO?
Todos os dias... Eu amo sexo! Penso muito em sexo. Quando não tô trabalhando, não tô fazendo nada, eu penso: "Putz, podia estar fazendo".

GOSTA DE SE MASTURBAR?
Não. Se precisar, acho alguém pra fazer pra mim. Eu, comigo mesma, não rola...

NEM COM UM FILMINHO PORNÔ?
Se assisto a um pornô, até me excito. Mas aí fico desesperada pra ver alguém.

ENTÃO PORNÔ É PERIGOSO PRA VOCÊ...
É! Por exemplo, se eu assisto às 3 da manhã e não posso sair de casa já me dá um desespero...






Revista Sexy
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...