terça-feira, 14 de junho de 2016

Fato inusitado: Burrego nasce com um olho só na testa em São Sebastião do Umbuzeiro

Um fato inusitado chamou a atenção dos moradores do Sítio Baixa de Cupira  Zona Rural de São Sebastião do Umbuzeiro, um burrego nasceu com um olho só na testa.

O episódio foi registrado na ultima sexta-feira dia 11 no curral  de Irandi Domingos, que é criador de Ovinos, ele percebeu quando uma de suas ovelhas  pariu, se aproximou para verificar o porquê da demora do nascimento do filhote, percebeu que algo estava errado, constatou que a ovelha tinha parido um borrego com um olho só na testa.

O burrego acabou morrendo, o fato chamou a atenção de vários populares que ficaram surpresos com o acontecimento raro que foi fotografado pelo próprio Irandi.




Blog do Didi

Dupla assalta agência dos Correios usando roupa similar à farda da PM


Agência foi assaltada quatro vezes só este ano,
diz gerente (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Um agência dos Correios foi assaltada na tarde desta terça-feira (14) na Avenida Liberdade, na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. O gerente da agência, que preferiu não se identificar, informou que dois homens levaram dinheiro dos caixas e uma arma de fogo do vigilante. Ainda segundo ele, este é o quarto assalto ao estabelecimento neste ano.

Conforme a Polícia Militar, no momento do crime um dos assaltantes estaria usando uma farda similar à usada pelos policiais militares.

De acordo com a PM, os dois criminosos armados entraram na agência efetuando disparos de arma de fogo e, em seguida, houve troca de tiros e a dupla iniciou o assalto. A polícia suspeita que eles sejam integrantes de uma quadrilha especializada neste tipo de crime.

O gerente relatou ainda que a dupla efetuou um disparo de arma de fogo na direção do vigilante, mas não acertou. Os dois fugiram em uma motocicleta. Até as 16h28, ninguém tinha sido preso.

G1PB

Cão sobrevive e passa bem após ter facão cravado na cabeça

Um cão sobreviveu após ter retornado para a casa dos donos com um facão cravado na cabeça em Estância Velha, no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul. O pequeno Guri foi encontrado no início da tarde da última sexta-feira (10) pela Guarda Municipal da cidade gaúcha, já com a lâmina pendurada. Nesta segunda (13), ele seguia recebendo cuidados em uma clínica veterinária, e já estava bem.

"A impressão que deu é que ele não ia resistir. Ele estava morrendo", conta a dona de casa Marissol Vaz da Silveira, de 38 anos. "Foi um milagre", celebrou.

O guarda municipal José Fernando de Souza, do Grupamento Operacional Tático e Ambiental (Gotam) da cidade, conta que, por volta das 13h de sexta, encontrou o animal em uma praça e, junto com os colegas, tentou captura-lo. O cão, no entanto, escapou, e correu até a casa onde vive com os donos.

"Não sabíamos, mas era a casa dele mesmo. Nesse momento, a dona Marissol o viu, ele a viu e se acalmou. Foi para o lado dela correndo, e ela conseguiu segurar o animal", explica Fernando.

Temendo perder o cão, Marissol ficou acariciando o animal por cerca de 30 minutos, até a chegada de um anestesista. Após ser sedado, Guri foi encaminhado à clínica veterinária e teve, enfim, a lâmina retirada. "O facão estava muito profundo, cravado mesmo, e inclusive a veterinária não conseguiu tirar e pediu nossa ajuda", conta o guarda municipal.

Guri passa bem, e Marissol espera que nesta terça (14) ele esteja em condições de passar por duas cirurgias: a retirada do olho direito, do qual o animal perdeu a visão, e a castração. É que a dona acredita que ele tenha sido atingido por alguém quando tentava cruzar com uma cadela no cio.

"Ele é um cão de rua, mas está há quase um ano conosco. Não quer ficar só preso, tem que ir para fora. Ele dorme em casa e, de dia, vai para fora, e quando tem cadela no ele cio ele vai atrás. Aqui no bairro todo mundo conhece ele e nunca tinha acontecido nada", relata. O caso foi encaminhado à Polícia Civil.

Por 11 a 9, Conselho de Ética aprova parecer pela cass

O Conselho de Ética aprovou nesta quarta-feira (14), por 11 a 9, parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) pela cassação do mandato do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A decisão ocorre uma semana após ser divulgada notícia de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão de Cunha.

O peemedebista é acusado, no processo por quebra de decoro parlamentar, de manter contas secretas no exterior e de ter mentido sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobras no ano passado. Ele nega e afirma ser o beneficiário de fundos geridos por trustes (entidades jurídicas formadas para administrar bens e recursos).

Com a aprovação do relatório de Marcos Rogério, abre-se prazo de cinco dias úteis, a partir da publicação no Diário Oficial, para a defesa de Cunha recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que poderá opinar apenas sobre aspectos formais do relatório e não sobre o mérito.

Em seguida, o processo segue para o plenário da Câmara. Qualquer punição só poderá ser aprovada em definitivo com o voto de ao menos 257 dos 513 deputados.

Após o presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA), proclamar o resultado, deputados e servidores gritaram "Fora, Cunha!" no plenário onde ocorreu a votação.

O relatório de Marcos Rogério, que foi aprovado pela maioria, diz que trustes e offshores foram usados pelo presidente afastado da Câmara para "ocultar" patrimônio mantido fora do país e para receber propina de contratos da Petrobras.

No parecer, o deputado diz que Cunha constituiu trustes no exterior para viabilizar a "prática de crimes".

Em pauta, a perigosa abertura do setor nuclear

Com a volta das privatizações à agenda do governo interino de Michel Temer, até mesmo o monopólio do Estado na construção e operação de reatores para a produção de energia nuclear está ameaçado. Uma emenda constitucional apresentada em 2007 dormiu nos escaminhos da Câmara estes anos todos e reapareceu agora, com chances de ser aprovada em breve.

A denúncia do conselheiro do Clube de Engenharia Paulo Metri, que explica melhor o assunto na entrevista abaixo. Ele informa que a emenda do deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR), de 2007, foi apensada a uma outra, de 2011, do deputado também tucano Calos Sampaio (PSDB-SP). No último dia 12 de junho foram aprovadas pela Comissão de Constitituição  e Justiça da Câmara e agora estão prontas para ir a plenário. Se aprovada, diz ele, a mudança na Constituição abrirá o setor à participação estrangeira, com graves reflexos no desenvolvimento nacional. As empresas nacionais, diz Metri, não teriam tecnologia nem capitais para entrar em área tão sensível e estratégica. Tanto os dois autores como o relator são expoentes da base governista de Temer.

Veja a entrevista de Metri.

247 - O que a PEC 122 representa de fato para o setor nuclear nacional?
Paulo Metri - O deputado federal Alfredo Kaefer, do PSDB do Paraná, apresentou em 2007 a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no 122, que visa modificar os artigos 21 e 177 da nossa Constituição para excluir do monopólio da União a construção, operação e, implicitamente, a posse de reatores nucleares para fins de geração de energia elétrica. Hoje, só a empresa estatal Eletronuclear possui, constrói e opera no setor. Salvo engano, esta proposta será submetida brevemente à votação do plenário e pode ser aprovada sem grande debate.  Na verdade, está se falando da permissão de entrada de empresas estrangeiras na geração nucleoelétrica no país.

247 - Mas o texto da PEC determina a atuação de empresas nacionais no setor...
Metri - Não existe a possibilidade de uma empresa privada genuinamente nacional vir a ter esta atividade, por causa do porte e experiência requeridos. Podem até camuflar a entrada das empresas estrangeiras no setor, colocando empresas privadas nacionais genuínas na fachada, mas estas serão somente testas-de-ferro. É preciso diferenciar a assistência técnica externa dada a empresa brasileira, como é o caso da Areva, que assiste a Eletronuclear, do uso de uma empresa brasileira sem competência no setor como testa-de-ferro. Então, na prática, o modelo do setor proposto nesta PEC é o do convívio de subsidiárias das empresas nucleares estrangeiras com a única brasileira de porte e tradição: a Eletronuclear, que já possui Angra I, II e III.

247 - Por que é importante preservar a construção, a manutenção e a operação de usinas nucleares na mão do Estado, como hoje determina a Constituição?
Metri - As empresas estrangeiras não irão querer ter no Brasil todas as atividades de projeto, construção, fabricação de equipamentos e montagem das usinas. Seguramente, vão trazer o projeto e os equipamentos do exterior. A construção e a montagem podem vir a ser contratadas com empresas brasileiras, mas elas poderão também forçar para que construtoras e montadoras estrangeiras entrem aqui. Quanto ao ciclo do combustível, a proposta do deputado não menciona nada, mas elas irão importar, certamente, elementos combustíveis, o que maximizará a operação de suas unidades industriais no exter ior. Não se pode esquecer que, além da obrigação de oferecer energia elétrica, a mais segura e barata possível, para a sociedade, outros objetivos do Estado são o de maximizar a geração de emprego e renda no Brasil, que estão incluídos na maximização das compras locais. Assim, este critério é muito melhor satisfeito pela Eletronuclear.

247 - Há um mercado de produtos e serviços nucleares no mundo no qual o Brasil poderia se inserir em um futuro próximo. As mudanças propostas pela PEC podem impactar essa participação?
Metri - Com a introdução do novo modelo no Brasil, o país fica impedido de participar da parcela do mercado de produtos e serviços nucleares no mundo, permitida pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Isso porque as subsidiárias estrangeiras aqui sediadas não irão participar de concorrências em outros países, por falta de interesse das matrizes de usar suas subsidiárias. Além disso, o lucro de uma eventual exportação não ficaria no país. O Brasil poderia tentar entrar, no futuro, com o consórcio Eletronuclear, Nuclep e INB, assistido pela Areva. Esta possibilidade futura está sendo negada com a introdução, hoje, do novo modelo, além do nível de desenvolvimento tecnológico dominado pelo país no setor vir a regredir.

247 - Ainda em relação aos interesses e às práticas de matrizes e subsidiárias, há outras perdas?
Metri - Sim. O total das remessas de lucros e valores de assistência técnica para o exterior é superior no caso da adoção do modelo alienígena. A diferença entre os valores do modelo estatal e nacional e do modelo estrangeiro representa o montante que não será remetido para o exterior e será reinvestido no país.

247 - Um ponto que sempre vem à tona em debates sobre a geração energética nuclear é a segurança. A abertura à iniciativa privada colabora com a segurança no setor?
Metri - Na verdade, a construção e a operação privada de uma usina nuclear traz à tona o célebre conflito entre lucratividade e segurança. Sabe-se que, com o acréscimo de medidas de segurança, mais caro fica o investimento da usina. A iniciativa privada visa ter o máximo lucro, dentro de uma atuação segura da sua atividade. Contudo, é omitido que existem diferentes graus de segurança para qualquer empreendimento e, a cada aumento da segurança, existe um investimento adicional, que aumenta o investimento total. Também a escolha do grau de segurança a ser adotado em um empreendimento é uma decisão que leva em cont a o impacto na lucratividade, e ninguém pode dizer, com certeza, qual é o grau mínimo de segurança suficiente. Desta forma, pode-se dizer que a construção e a operação de usinas nucleares diretamente pelo Estado podem resultar em usinas mais seguras, à medida que o Estado não procura a maximização do lucro.

247 - A PEC prevê a criação de uma agência que regularia o setor. Essa agência não seria suficiente para garantir que as empresas privadas atendessem não só aos critérios de segurança, como também aos interesses da população?
Metri -  Esse é um contra-argumento bastante utilizado. Há quem diga que existindo o ente do Estado fiscalizador da segurança nuclear, atualmente a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a segurança estará garantida. Entretanto, algumas das maiores agências reguladoras do país, a ANP, a ANEEL e a ANATEL, que fiscalizam setores abertos ao capital externo, são exemplos de agências dominadas pelas próprias empresas reguladas. A ANP já colocou mais de 1.000 blocos do território nacional em leilão para a busca de petróleo, ativida de esta de pouco valor para a sociedade e de grande valor para as empresas estrangeiras. A ANEEL deixou as concessionárias cobrarem a mais dos consumidores por cerca de 10 anos. A ANATEL deixa o Brasil ter uma das maiores tarifas de telefonia do mundo, em flagrante ação de cartel das operadoras.

247 - Caso a PEC passe, qual será a última trincheira de resistência?
Metri - Se passar, conto com a direção e o corpo técnico da CNEN, ou da Agência que venha a ser criada, para oferecer resistência aos assédios de cooptação do setor privado, que com certeza irão existir, uma vez que virão junto com este novo modelo.

Brasil247

É APERTO: Seca já afeta feijão e preços do produto disparam

Pressionados por problemas climáticos, os preços do prato típico do brasileiro, o feijão com arroz, dispararam neste ano. Isso dificulta a vida do consumidor, especialmente o de baixa renda, que, acuado pela recessão e pelo desemprego, cortou a compra de itens supérfluos no supermercado.

Só o feijão subiu 28%, em média, até maio, segundo pesquisa de auditoria de varejo da GfK, que coleta preços em pequenos e médios supermercados instalados em 21 regiões do país, entre capitais e cidades do interior. O mesmo levantamento aponta que o arroz ficou 5% mais caro no período.

De acordo com o IBGE, que mede a variação nas capitais, o preço do feijão subiu 33,49% no ano até maio e 41,62% em 12 meses.

Mas já existe uma alta de preço do arroz no varejo encomendada. É que a cotação do saco de 50 kg do arroz tipo 1, em casca, atingiu R$ 44,52 na sexta-feira, o maior valor registrado no Rio Grande do Sul em quase 20 anos, segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). E parte do repasse acaba sendo inevitável, principalmente, porque ser um alimento básico.

"O freio no preço do arroz poderia vir da importação de países vizinhos", diz Athos Dias de Castro Gadea, gerente do Irga. De toda forma, ele pondera que os problemas climáticos, por causa do fenômeno El Niño, que afetaram a safra do Rio Grande do Sul, o maior produtor do País, também prejudicaram a as lavouras de Uruguai e da Argentina. Neste ano, o Rio Grande do Sul colheu 7,4 milhões de toneladas, com uma quebra de 16% em relação à safra passada.

Importação
Já a importação não é a saída para aliviar a alta de preços do feijão. Os estoques oficiais do produto encontram-se em níveis muito baixos, 108 mil toneladas, e a importação do feijão preto, da China, não chegaria ao País em tempo hábil para completar a oferta, observa Carlos Alberto Salvador, engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura do Paraná. O Paraná responde por 24% da colheita nas três safras de feijão e o Estado é o principal produtor.

Salvador explica que, por causa do clima, o Estado teve quebra de 14% na primeira safra encerrada em março e de 21% na segunda safra que acaba de ser colhida e que somou 318,2 mil toneladas. Já a terceira safra está sendo plantada. Mas ela é insuficiente para reverter a alta de preço. "Vamos ter preços elevados do feijão até agosto", prevê. Em maio, o preço médio recebido pelo produtor do Paraná pela saca de 60k do feijão em cores foi de R$ 228,21, mais que o dobro do que mesmo mês do ano passado (R$ 106,82).

Marco Aurélia Lima, diretor de auditoria de varejo da GfK, observa que em maio o feijão foi o alimento que registrou maior alta entre os alimentos básicos, subiu 6,94%, superado apenas pela batata (8,68%). No entanto, a dificuldade é que esse alimento é de largo consumo, sobretudo entre os mais pobres. De acordo com a consultoria, cada família consome cerca de 3 kg de feijão por mês. No varejo, o quilo chega hoje a R$ 12, conta o presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda.

Além do feijão com arroz, a pesquisa da GFK aponta também altas expressivas no ano até maio de outros produtos básicos, como farinha de mandioca (34,5%), leite longa vida (19,3%), açúcar (18,2%), ovo (7,7%), óleo soja (7,6%) e até carne de segunda (3,12%).

"Está ocorrendo uma migração da carne de primeira para carne de segunda", observa Honda, que atribui parte do aumento de preço da carne ao avanço da exportação.

Inflação
O impacto da alta dos itens básicos deve ter reflexos na inflação deste mês. Para junho, a LCA Consultores espera uma inflação de 0,35%, em boa parte por causa da elevação dos preços do grupo alimentos e bebidas, que, ao lado do grupo habitação, deve puxar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para cima. Em maio o IPCA ficou em 0,78%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Cariri Ligado

CBF demite Dunga e Gilmar da Seleção e tem pressa por Tite

Dunga foi demitido do comando da seleção brasileira nesta terça-feira (14) após a eliminação precoce na fase de grupos da Copa América Centenário, nos Estados Unidos. Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções, também está fora.

Em decisão do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, o treinador que estava no comando desde o fim da Copa do Mundo de 2014 teve o contrato rescindido e já está fora, também, da Olimpíada do Rio, em agosto. Tite, do Corinthians, é o preferido da entidade para assumir o posto.

O anúncio foi feito através de uma nota oficial publicada na tarde dessa terça.

"A Confederação Brasileira de Futebol comunica que decidiu, nesta terça-feira, dissolver a comissão técnica da Seleção Brasileira. Deixam os cargos o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, o técnico Dunga e toda a sua equipe. A decisão foi tomada em comum acordo durante reunião nesta tarde e, a partir de agora, a CBF inicia o processo de escolha da nova comissão técnica da Seleção Brasileira. A CBF agradece a dedicação, a seriedade e o empenho da equipe durante a realização do trabalho", diz a nota.

Os dirigentes têm pressa para acertar com o comandante corintiano, que pode ser anunciado nas próximas horas. A entidade ainda não tem um plano B e crê que da conversa que terá com o treinador e seu estafe saia um acerto. Antes mesmo da reunião com Dunga e Gilmar Rinaldi, na tarde desta terça-feira, na sede da CBF, o empresário de Tite, Gilmar Veloz, já mantinha diálogos com cartolas da federação.

A segunda passagem de Dunga pela seleção brasileira se encerra com duas campanhas ruins em diferentes edições de Copa América e classificação abaixo da esperada nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Com o treinador, a seleção caiu nas quartas de final da Copa América de 2015, no Chile, e agora foi eliminada na fase de grupos nos Estados Unidos – a pior campanha do Brasil na história do torneio desde 1924.

No total, a passagem se encerra com 18 vitórias, cinco empates e três derrotas em 26 jogos. Os números positivos, porém, ficam nos amistosos: logo quando assumiu, o técnico teve sequência de dez vitórias em dez amistosos. Em jogos oficiais, porém, Dunga só conseguiu vencer Venezuela (duas vezes), Peru (duas vezes) e, por último, o Haiti. O rendimento irregular rende ao Brasil a atual 6ª colocação nas eliminatórias para a Copa do Mundo.

Ainda, Dunga se marcou nesta segunda passagem pela cisão com jogadores antes tidos como protagonistas no elenco. O treinador tirou a braçadeira de capitão de Thiago Silva e, posteriormente, também barrou o zagueiro de convocações por ter reprovado a postura em entrevistas sobre a seleção brasileira. O lateral Marcelo, do Real Madrid, viveu situação semelhante e deixou de ser lembrado depois de discordâncias com a CBF em relação ao tempo de recuperação de uma lesão que, segundo o atleta, poderia impedi-lo de atuar em determinado período pela seleção. David Luiz, um dos ícones da Copa de 2014, perdeu espaço por critérios técnicos.

Mesmo com Dunga empregado, Tite e o argentino Jorge Sampaoli chegaram a ser consultados por representantes que agiram em nome da CBF sobre a possibilidade de assumir a seleção brasileira. A primeira consulta ao treinador do Corinthians aconteceu em 2015 e a segunda em março, há três meses. Sampaoli foi consultado no mesmo período deste ano.

Com a indefinição no comando, a CBF precisa estabelecer ainda se o novo técnico da seleção também comandará o Brasil na Rio-2016.

Casal armado troca tiros com policial civil na área central de João Pessoa


Troca de tiros aconteceu na Rua Almeida Barreto

Um policial de folga trocou tiros com um casal que estaria planejando assaltar estabelecimentos comerciais na Avenida Almirante Barroso, no Centro de João Pessoa, na tarde desta terça-feira (14).

De acordo com testemunhas, o policial estava passando pela rua quando percebeu a atitude suspeita do casal, que estaria analisando a movimentação de lojas do local. Ao pedir para o casal se aproximar, o homem teria sacado uma arma e iniciado uma troca de tiros contra o policial.

Ainda segundo testemunhas, o casal fugiu em direção ao Parque da Lagoa e o policial conseguiu acionar a Polícia Militar, mas ninguém foi preso.

Portal Correio

Homem é preso no Cariri por abusar de criança de 10 anos

O fato aconteceu na zona rural da cidade Monteiro. Na manhã desta terça-feira (14) foi preso um agricultor de mais de 50 anos por abusar sexualmente de uma criança de 10 anos. O Delegado Seccional de Monteiro, Dr. João Joaldo, falou sobre a prisão e preferiu deixar em sigilo nomes da vítima e do preso.

A denúncia foi feita pelo Conselho Tutelar após ter recebido a denúncia e ter feito entrevistas com a criança que foi acompanhada de psicólogos. O acusado ao ser ouvido nega e disse que dava apenas dinheiro a criança, mas os exames comprovam que ele abusava sexualmente da menor.

De Olho no Cariri
Com informações Jacquelline Oliveira e  Paulo Viana

Homem é preso em Monteiro portando vinte pedras de crack e cinco papelotes de maconha

Um homem com as iniciais E.R.S de 25 anos foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (13) em Monteiro. O mesmo estava portando vinte pedras de crack e cinco papelotes de maconha.

De acordo com as informações, por volta das 18:00 horas, a ROTAM estava fazendo abordagem no alto de São Vicente, ao passar na Rua Sebastião Targino, o acusado vinha em uma motocicleta Honda CG 125, de cor azul e placa KGT-4635/PE.

A guarnição ao fazer a abordagem encontrou a droga no bolso do acusado e também na meia. Ainda de acordo com as informações, a moto estava com placa fria e o chassi raspado.

Diante do flagrante, o homem foi conduzido para delegacia local e apresentado a autoridade policial para as providências cabíveis.

com De Olho no Cariri

Esgoto da cidade de Monteiro pode prejudicar transposição na Paraíba; fotos

Toda Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba se encontra poluída por esgoto doméstico. Municípios como Monteiro, Camalaú, Congo e São Domingos do Cariri, são os responsáveis pela poluição do rio por onde correrão a céu aberto as águas do São Francisco na Paraíba.

A cidade de Monteiro, onde o eixo leste do projeto já estar em fase final, quase todas as suas residências despejam todo o esgoto no Rio Paraíba. O mais degradante é ver a irresponsabilidade do Governo do Estado e despejando esgoto dentro do próprio canal por onde passará as águas do Velho Chico.

Nesta semana percorri todo o Rio Paraíba, de Monteiro até a cidade de Boqueirão. Foram três dias de um intenso registro lamentável. Chego a conclusão que pode chegar água em dezembro, mas será misturada ao esgoto despejados em todo percurso do rio paraibano.

Nenhuma cidade trata o esgoto por completo. Coliformes são despejados no leito do rio e posso afirmar que grande parte do percurso e todos os seus afluentes estão mortos por tanta poluição.

Chamo a atenção dos deputados paraibanos: É preciso revitalizar toda a bacia do Rio Paraíba, incluindo a melhoria no tratamento de esgotos despejados, urgente!





Clilson Júnior

Carro capota e deixa três feridos na estrada que liga Serra Branca à Coxixola

No final da tarde desta segunda-feira (13), um carro com três ocupantes, sendo duas mulheres e um homem capotou nas proximidades do Sítio Lagoinhas, na estrada que liga as cidades de Serra Branca e Coxixola, no Cariri paraibano.

De acordo com as informações, o motorista perdeu o controle ao subir um barranco que liga o sítio à estrada asfáltica vindo a capotar duas vezes.

Os ocupantes todos são da cidade de Afogados da Ingazeira e trabalham com vendas.

Uma das mulheres, identificada como Damiana Cavalcante, teve algumas escoriações os outros ocupantes passam bem. Damiana foi socorrida para o Hospital de Serra Branca.

IndFM

Cássio diz que não permitirá retaliações à Paraíba e acusa RC de criar “factoides”

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, garantiu que a bancada federal da Paraíba estará vigilante para que o governo da Paraíba tenha assegurado em seus caixas recursos para a continuidade das obras do Viaduto do Geisel, em João Pessoa. Ele também aproveitou a oportunidade para alfinetar o governador Ricardo Coutinho (PSB) e acusá-lo de criar "factoides".

"É claro que tanto eu, quanto nossos demais representantes de Brasília não permitirão qualquer ato de retaliação à Paraíba, isso não existe. A nossa bancada vem trabalhando de forma coesa para defender os interesses do estado, independente das questões locais.

Ele informou que entrou em contato com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, para solucionar o impasse sobre a liberação de verbas para o estado. Segundo o parlamentar, os recursos não chegaram a ser depositados na conta do governo do estado.

Cássio ainda adiantou que não entrará no "jogo de disputa política" do governador que, segundo ele, trata o governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) como "golpista" e "ilegítimo".

"Vamos estar unidos para que os R$ 3,8 milhões que já estão medidos do Viaduto do Geisel sejam liberados. Óbvio que não tinha dinheiro na conta do convênio, pois não se pode depositar dinheiro na conta de alguém e depois retirar, isso é crime. Se você tentar retirar o depósito e o banco devolver, vai estar cometendo um crime. O que há é um profundo desequilíbrio financeiro com mais de R$440 bilhões empenhados pelo governo federal, sem recursos para tanto", concluiu.

Cariri Ligado

RC avisa a ministro que não aceita ameaça e acusa Cássio de “boicotar” a Paraíba

A obra do viaduto do Geisel, em João Pessoa, segue com impasse entre o Governo do Estado e o Governo Federal. De um lado o governador Ricardo Coutinho (PSB) reivindica os R$ 17,8 milhões que foram retirados da conta do Estado e promete ir à justiça para recuperar o recuso, do outro o ministro das Cidades, Bruno Araújo, declara que a verba foi extraída para "melhor gestão do orçamento" e afirma que aguardará o transito em julgado da decisão se assim o governador der continuidade com a intervenção judicial.

A declaração dada através de nota pelo ministro foi entendida pelo governador como uma ameaça. Devido à morosidade da justiça brasileira, na concepção de Ricardo Coutinho, essa verba só deveria chegar aos cofres do Estado em 15 ou 20 anos. "A ameaça é não repassar nada. Porque se fomos apelar pela justiça, que é direito de qualquer cidadão, o governo só repassará o recurso após o transito em julgado, ou seja, daqui a 15 ou 20 anos. Isso é uma ameaça e eu não vivo de ameaça", repeliu.

Na nota, o ministro destacou "que o governo afastado liberou a integralidade da verba sem que a obra estivesse com o nível de medição de acordo com os critérios necessários para o recebimento do valor questionado" e criticou o Governo do Estado por buscar receber "tratamento privilegiado em detrimento às centenas de obras pelo país".

Ainda segundo o ministro a obra do viaduto só chegou a 22% da sua execução o que impediria a manutenção da verba de R$ 17,8 milhões. O governador rebateu afirmando que "por desconhecimento" o ministro se "equivoca", já que segundo ele a execução da obra já ultrapassa 60%.

"O que tem 22% é o que a Caixa atestou. A aferição demora a ser feita. Faz de 30 dias ou em outras obras 45 dias. Mas o governo faz a medição e manda para a Caixa que manda para o governo federal e até este domingo a obra foi 62% executada", disse.

O governador insinuou que o ministro está sendo "mal assessorado por políticos paraibanos" e afirmou que a discussão foi partidarizada. Ricardo citou o nome do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) para acusá-lo de tentar "boicotar a Paraíba", já que segundo ele, o tucano, "prefere defender a retirada do dinheiro do que defender os interesses do estado".

"A Paraíba não aceita que se retire o dinheiro que já estava depositado. Não pode se fazer proselitismo. Não se pode ocupar para mentir e ser desmentido pela própria nota do ministério. Eu lamento que pessoas com mandados federais não coloquem os interesses da Paraíba em primeiro lutar prefere o embate com o governador. Lamento o boicote de um senador contra a Paraíba", criticou.

O governador ainda argumentou que verbas federais para execuções de obras nos estados sempre foram depositadas antecipadamente. "Isso não existe? Sempre existiu. A obra do PAC, por exemplo, recebe adiantamento para a obra para poder pegar ritmo. Não tem nenhum problema com isso. Acho que é no mínimo uma falta de respeito. A Paraíba não tem é intransigente, mas não abre um milímetro para a falta de respeito", declarou.

Blog do Gordinho

Documentário será exibido em Taperoá, no aniversário de Ariano Suassuna

O documentário 'O Senhor do Castelo' dirigido por Marcus Vilar e com produção de Durval Leal Filho, conta do paraibano Ariano Suassuna e será exibido em praça pública na cidade de Taperoá, Sertão paraibano, no dia 16 de junho, às 20h, em comemoração ao aniversário do escritor, que neste dia faria 89 anos se estivesse vivo.

O documentário de longa-metragem sobre o escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, levou 15 anos para sua finalização. Com direção de Marcus Vilar e produção de Durval Leal Filho, as gravações tiveram início em 1992 na aula magna do reitorado do professor Neroaldo Pontes, uma das primeiras aulas espetáculo ministrada por Ariano Suassuna.

A realização é da ONG Para'iwa, com co-produção da TV Viva, Comvídeo e Universidade Federal da Paraíba – Prac/Coex. Durante 72 minutos, Ariano narra sua trajetória de vida e discorre sobre sua luta em defesa da língua portuguesa. A figura lendária de Ariano, esse Dom Quixote Armorial, passeia no campo da emoção e da paixão, falando da sua herança de luta e resistência, desde a morte prematura do pai, na década de 30, sua infância lúdica e repleta das tradições ibéricas, das personagens engraçadas da cultura sertaneja e a criação do movimento Armorial na década de 70, fazendo aflorar momentos de lágrimas e risos no filme.

Com locações na Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro, a produção contou com colaboração e apoio de vários pessoas e empresas ao longo dessa trajetória, com consultoria de Idelette Muzart, Bráulio Tavares e Carlos Newton Júnior. O argumento foi estruturado por Idelette Muzart, Marcus Vilar e Torquato Joel, e a trilha sonora tem a participação de Fernando de Farias Pintassilgo, Erivan Araújo do Grupo Tocaia, Antonio Nóbrega e Antonio Madureira.

A produção foi uma atitude de obstinação de Marcus Vilar e Durval Leal. O longa contou com a colaboração decisiva de Guel Arraes, Luiz Fernando Carvalho e George Jonas, que cederam imagens de suas produções das obras de Ariano e apoio do Governo da Paraíba.

A promoção é da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Prac/Coex e Nudoc; Prefeitura Municipal de Taperoá e Casa de Ariano.

Cariri Ligado

As charges do dia...


Cariri Ligado

Teori manda para Moro investigações sobre Lula e anula conversa com Dilma

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki decidiu nesta segunda-feira (13) remeter ao juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, as investigações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato e anular a gravação, feita durante a operação, de uma conversa telefônica entre Lula e a presidente afastada Dilma Rousseff.

A conversa anulada aconteceu na tarde do dia 16 de março deste ano, às 13h32, após o anúncio de que Lula assumiria o cargo de ministro da Casa Civil da Presidência da República. O diálogo consta no relatório de inteligência da Polícia Federal, que identificou Lula por suas iniciais (LILS).

Dilma telefona para Lula e diz que enviará a ele o papel do termo de posse.

MORAES: Moraes!
MARIA ALICE: Moraes, boa tarde, é Maria Alice, aqui do gabinete da presidente Dilma.
MORAES: Boa tarde…ô, senhora Maria, pois não!
MARIA ALICE: Ela quer falar com o presidente Lula
MORAES: Eu tô levando o telefone pra ele, então. Só um minuto, vou ver e te passo, tá? Por favor.
MARIA ALICE: Muito obrigada.
MORAES: Tá bom, de nada.
(pequeno intervalo)
MORAES: Só um minuto, senhora Maria Alice.
MARIA ALICE: Tá ok.
LILS: Alô!
MARIA ALICE: Alô, só um momento presidente.
(intervalo – música de ramal)
DILMA: Alô.
LILS: Alô.
DILMA: Lula, deixa eu te falar uma coisa.
LILS: Fala querida. Ahn.
DILMA: Seguinte, eu tô mandando o Bessias junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o Termo de Posse, tá?!
LILS: Uhum. Tá bom, tá bom.
DILMA: Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.
LILS: Tá bom, eu tô aqui, eu fico aguardando.
DILMA: Tá?!
LILS: Tá bom.
DILMA: Tchau
LILS: Tchau, querida

Na decisão de anular a gração da conversa entre Dilma e Lula, o ministro do STF, responsável pelos processos da Lava Jato no Supremo, entendeu que a escuta deve ser retirada do processo porque foi gravada pela Polícia Federal após a decisão de Sérgio Moro que determinou a suspensão do monitoramento. De acordo com o entendimento de Zavascki, Moro usurpou a competência da Supremo, ao levantar o sigilo das conversas.

"Foi também precoce e, pelo menos parcialmente equivocada a decisão que adiantou juízo de validade das interceptações, colhidas, em parte importante, sem abrigo judicial, quando já havia determinação de interrupção das escutas", disse o ministro.

Gravação

A ligação telefônica entre Dilma e Lula foi gravada após a decisão do juiz Sérgio Moro de determinar a paralisação das escutas pela Polícia Federal.

Na manhã do dia 16 de março, às 11h12, Moro, responsável pelo julgamento dos processos da Operação Lava Jato na 1ª instância da Justiça Federal, determinou que a Polícia Federal parasse de realizar as escutas, por entender que as diligências autorizadas por ele tinham sido cumpridas e não havia mais necessidade de continuar com o grampo.

Em seguida, às 11h44, Flávia Blanco, funcionária da 13ª Vara Federal, chefiada por Moro, entrou em contato com o delegado da Polícia Federal Luciano Flores de Lima, responsável pela investigação, e comunicou a decisão do juiz. "Certifico que intimei por telefone o delegado de Polícia Federal, dr. Luciano Flores de Lima, a respeito da decisão proferida no evento 112″, comunicou a servidora.

A conversa telefônica entre o ex-presidente e Dilma foi gravada às 13h32. Nela, a presidente telefona para Lula e diz que enviará a ele o papel do termo de posse.

Na ocasião, em nota à imprensa, a Polícia Federal informou que a interrupção das interceptações foi feita pelas operadoras de telefone. Segundo a polícia, até o cumprimento da decisão, algumas ligações foram interceptadas.

Cariri Ligado

Atirador de Orlando frequentava boate direto e trocava mensagens com gays

O homem que matou mais de 40 pessoasna boate gay Pulse de Orlando era um frequentador regular do local, afirmaram quatro clientes habituais. "Às vezes ele sentava em um canto para beber sozinho, outras vezes ficava tão bêbado que era barulhento e ofensivo", disse Ty Smith ao jornal Orlando Sentinel. O atirador, Omar Mateen também trocou mensagens com frequentadores da boate por meio de um aplicativo de encontros gays.

Smith afirmou ao Orlando Sentinel que viu Mateen na boate Pulse diversas vezes. Outro frequentador regular da Pulse, disse ao jornal Los Angeles Times que trocou mensagens intermitentes com Mateen em um aplicativo homossexual por pelo menos um ano. Outros clientes da casa noturna afirmaram à imprensa que Mateen utilizava aplicativos gays, como o Grindr.

Fonte: Com informações da Veja

'Pedalada' em 2015 deve gerar novo revés para Dilma no TCU

A presidente afastada Dilma Rousseff poderá ter suas contas de 2015 rejeitadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) pela forma como resolveu as chamadas pedaladas fiscais, um dos motivos que levaram à rejeição das contas do governo em 2014.

De acordo com o Ministério Público do órgão, não havia dinheiro previsto no orçamento para pagar quase R$ 40 bilhões dessas contas, pendentes desde 2014.

Dilma então fez medidas provisórias que a permitiram quitar essas despesas, o que para os procuradores é irregular. Para eles, Dilma devia ter enviado projeto de lei ao Congresso já que a MP só pode ser usada para fazer despesas em caso de emergência.

O julgamento anual das contas da gestão de 2015 pelo TCU, ato determinado pela Constituição, começará nesta quarta-feira (15) com pareceres dos técnicos do tribunal e do Ministério Público junto ao órgão pedindo novamente a reprovação das mesmas. As alegações são semelhantes às que levaram ao mesmo pedido em 2014.

O relator da contas, ministro José Múcio, dará prazo de 30 dias para a presidente responder a quase duas dezenas de indícios de irregularidades apontadas, repetindo o ocorrido com as contas de 2014.

A assessoria de imprensa da presidente afastada informou que ela vai se manifestar no momento adequado.

Após receber as respostas, Múcio vai elaborar parecer, que é votado pelos outros oito ministros, recomendando ou não a aprovação das contas. Esse parecer é enviado ao Congresso Nacional que pode ou não aceitá-lo. O parecer das contas de 2014, que pediu a rejeição, até hoje não foi analisado no Congresso.

Em 2014, o TCU emitiu parecer favorável à rejeição das contas de Dilma Rousseff por 12 irregularidades. As principais eram as pedaladas fiscais –atraso de pagamentos a bancos públicos de despesas do governo quitadas por eles– e a abertura de gasto novo por decreto, sem autorização do Congresso.

Essas irregularidades persistiram ao longo de todo o ano de 2015, segundo o parecer técnico do TCU. Mas o procurador-geral junto ao tribunal, Paulo Soares Bugarin, apresentou motivo a mais para a reprovação das contas. Segundo ele, em 2015, Dilma editou quatro medidas provisórias criando créditos extraordinários para mais de 21 diferentes tipo de despesas, somando R$ 50 bilhões. A informação foi publicada pelo jornal "O Globo".

Segundo o procurador, esses créditos só podem ser abertos por MP em casos de calamidade pública, guerra ou força maior. Para o procurador, Dilma misturou despesas compatíveis com casos de calamidade, como gastos para combater dengue e zika, com outros sem justificativa.

Entre os "injustificáveis", para o procurador, está a quitação das pedaladas. Foram R$ 39,6 bilhões para pagar pedaladas no BNDES e no FGTS por dívidas de empréstimos ao Minha Casa Minha Vida e ao PSI (empréstimo a empresas). Segundo o procurador, são irregulares ainda a criação de gastos para o Fies (programa de financiamento estudantil), caças da FAB e publicidade das Olimpíadas.

Fernanda D'avila posta mensagem reflexiva em foto com roupa mínima


Fernanda D'avila (Foto: Reprodução/Instagram)

Pelo visto a noite desta segunda-feira, 13, fez a bailaria Fernanda D'avila refletir. Na legenda de uma foto compartilhada por ela no Instagram, ela filosofou. "O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo dos seus próprios atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda a diferença. A vida muda quando você muda", escreveu ela.

Porém, o que mais chamou atenção foi o look mínimo da moça. Na imagem, ela aparece só de roupa íntima. Por estar de costas, o bumbum da gata se destacou.

Nos comentários, claro, os fãs elogiaram muito. "Linda", resumiu um. "Perfeita", destacou outro. "Não tenho palavras", disse outro.

Há alguns dias, Fernanda mostrou que os tempos como bailarina do "Domingão do Faustão" não ficaram definitivamente para trás. Ela botou para quebrar fazendo a coreografia da música "Bumbum Granada", da dupla de MCs Zaac e Jerry, e ultrapassou um milhão de visualizações no YouTube. Fernanda é a estrela do novo vídeo da companhia Fit Dance, que foi gravado em Salvador, na Bahia.

Atriz de 'Homem de Ferro' dá ajeitadinha, mas paga 'cofrinho' de biquíni

A atriz Rebecca Hall, de 34 anos, aproveitou sua temporada de viagem à Taormina, na Itália, mas acabou sendo traída pelo biquíni vermelho que usava. 

Famosa por viver a personagem Maya Hansen, na franquia Homem de Ferro, a atriz chegou a dar uma ajeitadinha na parte de baixo do traje de banho. Entretanto, acabou "pagando cofrinho" diante das lentes atentas dos paparazzi.



Criminosos invadem casa e matam mulher de vereador no interior do RN

Vereador Adão da Silva de Araújo Júnior e a mulher dele, Maria Eliene da Silva, que foi morta a tiros (Foto: Arquivo Pessoal)

A mulher do vereador Adão da Silva de Araújo Júnior (PT), mais conhecido como Adãozinho, foi morta a tiros na noite desta segunda-feira (13) na zona rural de Pureza, distante 60 quilômetros de Natal. De acordo com a Polícia Militar, criminosos invadiram a casa da família e atiraram em Maria Eliene da Silva, de 25 anos. A filha do casal, uma menina de 4 anos, presenciou o crime.

Segundo o capitão João Batista Fonseca Neto, comandante da PM na região, o homicídio aconteceu por volta das 18h30 no distrito de Itabaiana. Criminosos chegaram em um carro de cor prata e invadiram a casa do vereador. "Adão estava no banheiro. Os bandidos mandaram o pai dele e a mulher se deitarem e mataram a mulher do vereador. Eles também chegaram a atirar no pai de Adãozinho, mas a arma falhou", relatou.

Para Nivaldo Floripes, delegado regional de João Câmara, o crime tem características de execução. "Ainda é cedo para chegarmos a conclusões. Não descartamos nenhuma hipótese", explicou. A PM informou que nada foi roubado.

Mulher Melão posa nua para 'Sexy' e faz revelações bem quentes; confira

Capa da revista 'Sexy' de junho, Mulher Melão, que prometeu surpresas em seu ensaio em comunidade em São Paulo, revela os bastidores do ensaio e o carinho que recebeu dos fãs: "Paramos Heliópolis! E foi legal porque também teve o carinho da comunidade, tanto das mulheres quanto dos homens… todo mundo parou pra ver e pediram pra tirar fotos", contou.

Renata Frisson ainda revelou o motivo da escolha do cenário: "Eu quis realmente fazer um ensaio na comunidade para mostrar minhas raízes, foi uma homenagem para o povo", explicou.

"Surgiu justamente por estar de topless num carro alegórico, na Vila Isabel, em 2008. E um radialista do Rio de Janeiro chamado Tino Júnior, deu o meu nome. Paguei uma fama sem querer. O Melão, é por causa dos seios, mas tem muita gente que fica na dúvida se são os seios ou o bumbum, que também é grande", relembrou.

Quando questionada se sua comissão de frente é 'turbinada', ela responde sincera: "Sim, mas são tão naturais que passa batido. É natural até na hora de pegar (risos). Eu acho que os seios têm que ser macios, gostosos, generosos, apetitosos…", opinou.

Solteira, Renata falou também sobre sua vida amorosa: "Não namoro. Tenho muitos fãs para eu me dedicar apenas a um só (risos). Não estou preocupada com relacionamentos, estou preocupada em curtir a vida com muita intensidade. O homem pra me prender, tem que ser muito competente, na área sexual mesmo". Fica a dica, meninos!

qui1.png

Ousada como sempre, a gata ainda completou revelando seus segredos para conquistar os homens e quais são os seus 'tipos' preferidos: "Olhares, né? Meu olhar sempre deu certo. Gosto do homem que sabe conduzir na cama, que faz o que uma mulher gosta, um homem que sabe fazer uma mulher gozar." E ainda revelou ser insaciável na cama: "Quando curto um homem, sou insaciável, não paro. Eu gosto muito e me entrego."

qui2.png

qui3.png

qui4.png

qui5.png

qui6.png

qui7.png

qui8.png

qui9.png

qui10.png

qui11.png

qui12.png

qui13.png

qui14.png

qui30.png

qui16.png

qui17.png


Quem é Tia Eron? A deputada federal que decidirá o destino de Eduardo Cunha


A deputada Tia Eron (PRB-BA) disse que vai comparecer à reunião do Conselho de Ética

Quando o Conselho de Ética se reunir a partir das 14h30 desta terça-feira (14) caberá à deputada federal Tia Eron (PRB-BA), 44, o voto decisivo do parecer que pede a cassação do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Em pelo menos duas ocasiões, Tia Eron já votou de acordo com interesses de Cunha: votou nele na eleição para a Presidência da Câmara, no início de 2015, e deu seu voto favorável à admissibilidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff, na sessão do dia 17 de abril.

Para a deputada, sob a direção de Cunha, a Câmara "produziu como nunca". E acrescentou: "Claro que eu tenho de comemorar, isso é um grande ganho político para a população brasileira".

Apesar dessa concordância com Cunha, desde que os holofotes se voltaram para a deputada federal, ela se negou a indicar como votaria no Conselho de Ética. A parlamentar, inclusive, tem reclamado de pressão de parlamentares e da opinião pública sobre seu voto. Em suas redes sociais, eleitores têm deixado mensagens pedindo para que ela vote pela cassação de Cunha.

Fiel da Igreja Universal de Reino de Deus, com uma pauta parlamentar ligada aos direitos das mulheres e da população negra, a congressista foi a mulher mais votada entre os deputados federais eleitos pela Bahia, nas eleições de 2014, após três mandatos consecutivos como vereadora de Salvador.

Por ter supostamente cometido improbidade administrativa, ela é ré em uma ação civil pública que tramita na 5ª Vara de Fazenda Pública da capital baiana e teve sua prestação de contas de campanha contestada pelo Ministério Público Eleitoral (leia mais abaixo).

Publicamente, são 10 votos contrários contra nove votos favoráveis ao parecer do deputado federal Marcos Rogério (DEM-RO), cujo relatório recomenda a cassação do mandato de Cunha, por quebra de decoro parlamentar, ao mentir à CPI da Petrobras sobre a existência de contas no exterior em seu nome.

Se Tia Eron votar contra o parecer, o processo de Cunha será arquivado. Caso vote a favor, haverá um empate de 10 a 10, e a questão será decidida pelo presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PR-BA), que já se posicionou a favor da cassação de Cunha. "Ela não fala sobre o assunto com ninguém, mas me pareceu muito tranquila e segura do que irá fazer", disse o vereador de Salvador, Isnard Araújo, colega de partido.

Na última sessão do Conselho de Ética, na terça-feira passada (7), a deputada federal se ausentou, o que estimulou especulações sobre se seu comparecimento à sessão de votação. Ao UOL, sua assessoria de imprensa disse que ela somente "responderá a questionamentos após a votação do Conselho de Ética", mas confirmou que estará presente à sessão desta terça.

Com nome civil de Eronildes Vasconcelos Carvalho, ela ganhou o apelido de Tia Eron, com qual entrou na vida política, quando era professora na EBI (Escola Bíblica Infantil), voltada para filhos de membros da Igreja Universal. Teve boas votações para vereadora de Salvador e recebeu quase 120 mil votos na campanha para deputado federal. Seu nome tem sido especulado para compor a vice da chapa de reeleição do prefeito ACM Neto (DEM).

Na Câmara da capital baiana, Tia Eron presidiu a Comissão Permanente dos Direitos de Defesa da Mulher e se posicionou contra um projeto de lei municipal de combate a intolerância religiosa, um de seus muitos embates com ativistas do movimento negro. "Tivemos vários embates, apesar do respeito mútuo. Temos posturas políticas antagônicas, em diversos assuntos, a exemplo sua atuação na aprovação do PDDU do então prefeito João Henrique, antecessor de ACM Neto", disse a ex-vereadora Olívia Santana, e atual secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia.

Apesar desses embates, segundo ex-colega de Câmara de Vereadores de Salvador que não quis se identificar, Tia Eron não teve uma grande atuação na câmara, com pouca presença na tribuna.

Ré em ação civil pública

Tia Eron e outros 30 vereadores são réus em uma ação civil pública na 5ª Vara Fazenda Pública de Salvador por suspeita de improbidade administrativa. Na denúncia do Ministério Público da Bahia, os vereadores são acusados de desrespeitar uma decisão judicial ao incluir irregularmente artigos no projeto de lei do PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) de Salvador em outro projeto de lei -- A Lei de Ordenamento de Uso do Solo. O processo é 2012.

"Tia Eron e outros vereadores realizaram uma manobra e desrespeitaram uma ordem judicial que era conhecida publicamente para aprovar um projeto repleto de ilegalidades", afirma a promotora Rita Tourinho, autora da ação.

Já a prestação de contas de campanha para deputada federal de Tia Eron foi reprovada pelo Ministério Público Eleitoral da Bahia, que apontou omissões e irregularidades na comprovação de despesas. No final de 2014, o TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral reconheceu as irregularidades, porém decidiu aprovar as contas com ressalvas.

Outro aspecto controverso de sua campanha é o fato de que cinco de seus doadores recebiam bolsas de estudo pagas pela Assembleia Legislativa da Bahia na condição de alunos "carentes", como informou o jornal "Folha de São Paulo". Na época, a deputada disse que nunca fez parte da Assembleia e, por isso, não tinha ingerência sobre a concessão das bolsas.

Desde quinta-feira (9), o UOL tentou entrar em contato a deputada federal e enviou à sua assessoria de imprensa, no início da noite de sexta-feira (10), uma lista com 12 perguntas a serem respondidas por Tia Eron. Na tarde de segunda-feira (13), recebeu a seguinte resposta:

"A deputada só responderá questionamentos da imprensa após a votação do Conselho de Ética. Até porque todas as perguntas nesse momento estão em torno disso e ela quer evitar qualquer especulação em cima disso, diante de tanta repercussão."

A reportagem voltou a pedir à assessoria de imprensa que Tia Eron reconsiderasse, já que nem todas perguntas estavam relacionadas ao seu voto no Conselho de Ética, mas não recebeu respostas até o fechamento dessa reportagem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...