domingo, 17 de julho de 2016

Paraíba registra 56 ataques a bancos no 1º semestre de 2016, diz sindicato


Explosões preocupam mais porque causam danos maiores, diz Secretário (Foto: Anne Costa/TV Paraíba)

A Paraíba registrou 56 ocorrências de violência contra bancos no primeiro semestre de 2016, segundo balanço realizado pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba. Entre os casos, houve 32 explosões, 16 arrombamentos, três assaltos, três tentativas e duas saidinhas de banco.

De acordo com o Secretário de Estado de Segurança e Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, a maior preocupação do governo é com as explosões, tendo em vista que causam danos maiores para as agências e para a população. No entanto, ele contesta o investimento em segurança de alguns bancos. "A situação é grave, reconhecemos, mas é necessário uma operação de inteligência da polícia e dos bancos", ressalta o secretário, citando a implantação de um monitoramento das câmeras de segurança das agências.

Ainda conforme Cláudio Lima, é preciso conversar individualmente com os bancos e Ministério Público para depois dar uma resposta mais clara para a população sobre a situação. Além disso, o secretário explicou que a Seds está em parceria com o estado de Alagoas e a cidade de Natal, para unir reforços em combate às ocorrências.

O secretário geral do Sindicato dos Bancários, Paulo Sérgio, avaliou os números de maneira negativa e também alerta para a falta de uma segurança mais rígida nas agências bancárias e nos caixas eletrônicos do estado. "Os números mostram que está acontecendo cada vez mais ousadia na prática dos crimes. Falta investimento por parte dos bancos, que mesmo em época de crise têm uma lucratividade muito alta", comentou.

O que o Sindicato dos Bancários tem feito, de acordo com Paulo Sérgio, é denunciar às autoridades a falta de segurança dentro das agências. Além disso, ressalta que falta investimento por parte do setor público nessa mesma área. "Nós temos cobrado, temos feito as audiências públicas e solicitado mudanças junto às superintendências dos bancos. É isso que está ao nosso alcance", frisou.

Cláudio Lima concorda que os anos de 2015 e 2016 registraram números preocupantes, mas diz que o Estado sozinho não pode resolver. "Se for feita uma análise bem meticulosa, os bancos estão cada vez mais expandidos, com extensão para a agência dos Correios, por exemplo. Isso inclui preocupação patrimonial", ressaltou.

Bancos devem ter um plano de segurança de acordo com lei federal prevê (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Segurança nos bancos é Lei Federal
Os bancos devem seguir a Lei Federal nº 7.102/83 e sua regulamentação. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Frebraban), nos termos dessa legislação, todos os estabelecimentos bancários, incluindo agências e postos de atendimento, são obrigados a submeter à Polícia Federal um plano de segurança para que possam funcionar. No entanto, para o secretário geral do Sindicato dos Bancários, Paulo Sérgio, não é isso que está acontecendo. "O bancário trabalha com medo e a população também está assutada", frisou.

A Frebraban informa que tem acompanhado todos os ataques a caixas eletrônicos com extrema preocupação. A entidade destaca que os danos das explosões forçam as instituições financeiras a reformarem o local e a repor os equipamentos danificados, sem reaproveitamento de peças ou maquinário. Esse prejuízo não é somente da rede bancária, mas de toda a população. Ainda de acordo com a Frebraban o investimento na segurança dos bancos é na ordem de R$ 9 bilhões.

Para a entidade, é necessário combater as causas desses crimes impedindo que os bandidos tenham acesso fácil a explosivos; desorganizando as quadrilhas, o que se faz com ações de inteligência; e dificultando o acesso dos bandidos ao produto do crime.

Para o secretário geral do Sindicato dos Bancários, essas ações, que remetem a uma falta de segurança, "prejudica a economia da cidade, já que em alguns municípios as pessoas precisam se deslocar para agências de cidades vizinhas".

Estatística anteriores
Os ataques a bancos têm sido frequentes desde 2012, inicialmente com um número mais expressivo de explosões. Em relação ao primeiro semestre, em 2013 foram 85 casos e em 2014 baixou para 65. No ano de 2015, os números aumentaram novamente para 77 ocorrências. E voltou a diminuir em 2016, com 56 casos.

G1PB

Vereador da Paraíba é detido pela PM ao ser flagrado com pistola dentro de carro


Pistola pertence ao vereador detido

Um vereador, de 37 anos, da cidade do Lastro, no Sertão do estado, a 467 km de João Pessoa, foi detido na madrugada deste domingo (17), após sair de uma vaquejada. Ele foi flagrado portando uma pistola 380. O político já foi preso em 2012 por desacato.

De acordo com nota divulgada pelo 14º Batalhão de Sousa, viaturas da Polícia Militar realizavam rondas nas proximidades de uma vaquejada na zona rural da cidade, quando foram solicitadas por alguns populares informando que um homem havia efetuado dois tiros.

Após diligências, os policiais militares iniciaram uma perseguição a um veículo Toyota Hilux SW4, cor prata. Durante uma abordagem aos ocupantes e uma busca no interior do automóvel, uma pistola 380 foi encontrada dentro do carro, com duas cápsulas deflagradas.

O vereador confirmou que a arma era dele e apresentou Registro da Arma de Fogo. Como não possuía porte de arma, o político foi detido e conduzido para a delegacia da cidade de Sousa, distante 28 km do Lastro.

O parlamentar foi autuado pelo porte de arma de fogo de uso permitido. Ele pagou fiança e foi liberado.

Portal Correio

Vídeo mostra caminhão atingindo povo em Nice

Um vídeo divulgado no Facebook mostra o momento em que o caminhão dirigido pelo tunisianoMohamed Lahouaiej-Bouhlel, de 31 anos, avançou sobre a multidão que acompanhava as celebrações do 14 de julho na avenida Passeio dos Ingleses, em Nice, na França. As imagens revelam que poucos perceberam a aproximação do veículo.

Mais cedo, o grupo radical Estado Islâmico reivindicou o massacre em Nice, no sul da França, segundo informou neste sábado (16) a agência Amaq, ligada ao grupo jihadista.

"O autor da operação é um soldado do Estado Islâmico. Executou a operação em resposta aos chamados para atacar cidadãos dos países da coalizão internacional que lutam contra o EI no Iraque e na Síria", afirmou a Amaq.


O ataque em Nice foi feito por um motorista que avançou com um caminhão entre as pessoas que estavam à beira-mar, festejando a queda da Bastilha na quinta-feira (14), deixando 84 mortos e 200 feridos.


O motorista, identificado como Mohamed Lahouaiej-Bouhlel, de 31 anos, que nasceu na Tunísia e morava em Nice, foi morto pela polícia.

MaisPB

Acidentes envolvendo carro e moto deixam dois mortos em bairro de João Pessoa


Felipe Soares morreu no local

Duas pessoas morreram em acidentes envolvendo motocicletas e carros no bairro da Torre, em João Pessoa. As batidas aconteceram entra a tarde e noite desse sábado (16). As vítimas que morreram estavam em motos.

De acordo com a Polícia Militar, uma das vítimas foi o estudante Felipe Soares, 30 anos. Testemunhas informaram que a vítima pilotava uma motocicleta de 1000 cilindradas pela rua Sinésio Guimarães, quando bateu na traseira de um táxis, que tentava fazer a curva.

Com a batida, o motociclista foi arremessado e uma das peças da moto perfurou o pescoço da vítima. O homem ficou agonizando no chão e morreu antes de receber atendimento médico.

O outro caso aconteceu no cruzamento da rua Caetano Filgueiras com avenida Beira Rio. Cícero Francisco de Oliveira, 56 anos, pilotava uma motocicleta quando foi atingido por um veículo. Segundo a PM, o acidente teria acontecido porque um dos veículos avançou o sinal vermelho. Cícero Francisco ficou preso entre as ferragens e morreu no local. A condutora do carro não teve ferimentos

Os corpos foram levados para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

Portal Correio

Scanner corporal de presídio de JP flagra mulher com corrente de prata nas partes íntimas


Flagrante aconteceu no Presídio do Roger

Uma mulher foi flagrada na manhã deste domingo (17) tentando entrar na Penitenciária Flósculo da Nóbrega, no Presídio do Roger, em João Pessoa, com uma corrente de prata nas partes íntimas. Ela foi pega ao passar pelo scanner corporal, instalado na unidade há mais de ano.

De acordo com o diretor do presídio, Lincon Gomes, a mulher estava na unidade para visitar o filho que responde por assalto. O jovem está na unidade desde janeiro deste ano.

"Quando passou body scanner, o equipamento apontou algo estranho no corpo da mulher. Ela não quis retirar o material no presídio daí foi levada para um hospital onde foi retirada a corrente de prata nas partes íntimas da mulher", comentou o diretor.

A mulher foi liberada porque o material achado não configura crime. Ela está suspensa de ver o filho por seis meses.

Portal Correio

Túneis subterrâneos gigantes são descobertos em São Joaquim


Equipe encontrou dois buracos durante escavação (Foto: Reprodução/RBS TV)

Em São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, túneis subterrâneos gigantes foram descoberto durante uma escavação rotineira, como mostrou o RBS Notícias de sábado (16). A suspeita é que sejam paleotocas, cavadas há milhares de anos por tatus.

O diretor de urbanismo Ivan Bettiu e a equipe de operários da prefeitura se depararam com dois buracos debaixo da terra. "Na hora que abriu o buraco, saiu uma espécie de ar, aquele barulho. Foi parada a máquina e todo mundo entrou", conta Bettiu.

Além da entrada, com cerca de 1,9 metro de diâmetro, os funcionários encontraram uma extensa galeria subterrânea. Alguns pontos da galeria chegam a mais de dois metros de altura e são quase 10 metros de comprimento até onde se consegue ver. O solo é bastante úmido e tem diversas marcas, como se tivesse sido arranhado.

Paleotocas
Conforme a reportagem da RBS TV, os túneis podem ter sido feito por tatus gigantes que viveram na América do Sul no período entre 10 milhões e 10 mil anos atrás.
Tatus gigantes podem ter cavado túneis em São Joaquim (Foto: Reprodução/RBS TV)Tatus gigantes podem ter cavado túneis em
São Joaquim (Foto: Reprodução/RBS TV)

Essas galerias são chamadas de paleotocas, e, de acordo com cientistas, foram escavadas pelos animais gigantes para servirem de abrigo.

Formações assim são comuns no Sul do Brasil, e geralmente aparecem durante escavações. Em pelo menos outras duas áreas de São Joaquim já foram encontradas paleotocas, comprovadas por pesquisadores de universidades de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

"As paleotocas de São Joaquim, assim como as dos locais adjacentes, são muito importantes do ponto de vista científico porque representam os hábitos fossoriais, os hábitos cavadores desses organismos", afirma o doutor em geociências Francisco Sekiguchi Buchmann.

Decreto municipal
O empresário e guia de turismo Eduardo Sobânia participou da elaboração de um decreto municipal que protege as áreas onde as paleotocas são encontradas. A ideia é que os túneis pré-históricos se tornem mais um atrativo turístico de São Joaquim.

"São estruturas que você pode utilizar, pode contar a história dela, mas falta agora dar uma repaginada, deixar pronta paro o turismo", diz Sobânia.

Enquanto isso não acontece, as paleotocas deveriam ser preservadas, mas essa é uma tarefa difícil, porque muita gente está indo atrás de algumas lendas da região. "Tem muito comentário de achar ouro, castiçal, crucifixo, mas até agora não foi achado nada", relata Bettiu.

Paleotoca tem mais de dois metros de altura (Foto: Reprodução/RBS TV)Paleotoca tem mais de dois metros de altura (Foto: Reprodução/RBS TV)

Pai espanca filho de 5 anos porque ele demorou para ir comer e garoto morre


Delegacia sede de Peruíbe, no litoral de São Paulo (Foto: Cássio Lyra/G1)

Uma criança de cinco anos morreu após ser espancada pelo próprio pai em Peruíbe, no litoral de São Paulo, na madrugada deste sábado (16).

Segundo informações das polícias Civil e Militar, o crime aconteceu na Estrada Cossoca, localizada no bairro Guanhanhã.

O pai da vítima, de 33 anos, agrediu o filho com tapas, socos e chutes. De acordo com a mãe da criança, de 27 anos, o homem, que estava bêbado, a agrediu também e reclamava que o filho estava demorando para ir comer.

A criança chegou a ser encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

Policiais Militares foram até a residência onde o crime aconteceu, à procura do suspeito.

Até a publicação desta reportagem, o homem não foi localizado.

O caso foi registrado como homicídio e encaminhado à Delegacia Sede do município. A Polícia Civil investiga o paradeiro do suspeito.

G1

Ex-jogador Edilson é preso no DF por não pagar R$ 430 mil em pensão


Ex-jogador da seleção brasileira Edilson Capetinha (Foto: SporTV/Reprodução)

O ex-jogador de futebol Edilson Silva Ferreira, o "Capetinha", foi preso por deixar de pagar R$ 430 mil em pensão alimentícia. Ele foi detido pelos agentes da Polícia Civil no Aeroporto Internacional JK, em Brasília.

O ex-jogador foi recolhido à carceragem do Departamento de Polícia Especializada do DF, próximo ao Parque da Cidade. Edilson fez parte do grupo da seleção que foi campeão da Copa do Mundo em 2002, no Japão e Coreia do Sul.

O G1 tentou contato com a Polícia Civil, que, por meio de nota, afirmou que não havia ninguém para comentar o caso e que o processo corre em segredo de Justiça. Em setembro de 2015, oex-jogador foi alvo de investigação da Polícia Federal por suspeita de fraudes no pagamento de prêmios de loterias da Caixa Econômica Federal.

Na época, agentes da PF apreenderam discos rígidos e computadores na casa de Edilson, que negou envolvimento com o esquema investigado.

Relembre o caso

O ex-jogador da seleção brasileira foi um dos investigados da operação da Polícia Federal que apurou supostas fraudes no pagamento de prêmios de loterias da Caixa. Naquele momento, o advogado de Edilson, Thiago Phileto, disse que o ex-jogador não tinha ligação com o suposto esquema de fraudes.

Enquanto a investigação esteve em curso, a Caixa Econômica Federal informou já colabora com as investigações e que manteria cooperação integral com a polícia.

A ação da PF cumpriu mandados judiciais nos estados de Goiás, Bahia, São Paulo, Sergipe e Paraná. Em Brasília, foram cumpridos 11 mandados de condução coercitiva – quando o suspeito é levado à força, se necessário, para prestar depoimento. Cerca de 250 policiais federais participam da operação, que foi batizada de Desventura.

De acordo com a PF, o esquema desviou ao menos R$ 60 milhões de valores de bilhetes premiados não sacados pelos ganhadores, que deveriam ser destinados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em 2014, os premiados na loteria deixaram de resgatar R$ 270,5 milhões.

A PF informou que a investigação apontou que o esquema criminoso contava com a ajuda de correntistas da Caixa, que eram escolhidos pela quadrilha por movimentar grandes volumes financeiros e que também seriam responsáveis por recrutar gerentes do banco para a fraude.

Segundo a corporação, quando os criminosos estavam de posse de informações privilegiadas, entravam em contato com os gerentes para que eles viabilizassem o recebimento do prêmio por meio de suas senhas, validando, de forma irregular, os bilhetes falsos.

Durante a investigação, um integrante da quadrilha foi preso ao tentar aliciar um gerente para o saque do prêmio de um bilhete no valor de R$ 3 milhões. Meses depois ele foi liberado e, segundo a PF, morreu em circunstâncias que ainda estão sendo apuradas.

Carreira
Edillson da Silva Ferreira, conhecido como Edilson Capetinha, começou a carreira em 1987 no clube Industrial, um time do Espírito Santo. Ele passou também pelo Corinthians, Flamengo, Palmeiras e Bahia. Pela seleção brasileira, o jogador foi pentacampeão na Copa do Mundo de 2002.

Novo programa para rio São Francisco custará mais R$ 10 bilhões

Sérias dúvidas sobre a capacidade do rio São Francisco de gerar água suficiente para a bilionária obra da transposição fizeram o governo lançar um novo programa de revitalização do rio.

Batizado de Novo Chico, conforme antecipou o "Painel" da Folha, o programa visa terminar obras de saneamento nas cidades na bacia do rio, desassorear o leito e recuperar mananciais, entre outras intervenções. Estão acertados gastos de, no mínimo, R$ 10 bilhões até 2026.

Mas o valor vai aumentar porque o governo ainda trabalha no orçamento de algumas intervenções, como dragagem, e também pedirá aos Estados da região que invistam mais recursos no projeto. O presidente interino, Michel Temer, deverá ir à região para se reunir com governadores para tratar do tema.

Editoria de Arte/Folhapress

A revitalização do rio foi anunciada pelo governo do ex-presidente Lula com a obra dos canais da transposição, como forma de reduzir a resistência dos opositores ao desvio das águas.

Mas, quase dez anos depois, o governo já gastou R$ 10 bilhões na obra dos canais e R$ 2,2 bilhões na revitalização, e nenhuma delas está pronta. Além disso, em ambas há suspeitas de desvio de recursos, corrupção e ineficiência. A construção dos canais é alvo da Lava Jato.

No caso da revitalização, os desvios de recursos estão em apuração no TCU (Tribunal de Contas da União). No processo, o tribunal aponta para problemas num dos principais projetos para a revitalização do rio, que é o saneamento das cidades do semiárido. Segundo o TCU, num conjunto de cerca de 194 obras, 74 estavam paradas ou nem começaram.

Em 54 projetos prontos, a maioria não atingiu o objetivo de fazer chegar mais água para a população.

MUDANÇAS

O governo interino de Michel Temer agora promete fazer funcionar, de fato, um comitê gestor para integrar as ações de vários ministérios, dos Estados e municípios e do setor privado. Segundo o presidente do Comitê de Bacia do Rio, Anivaldo Miranda, além da descoordenação, não houve participação da sociedade na elaboração do projeto anteriormente e, por isso, ele não deu certo.

"Se nada for feito ou se for feito de forma tímida, a tendência é que os problemas de degradação socioambiental do rio aumentem a ponto em que chegue a ser irreversível, e isso será um desastre."

Sem a revitalização, a vazão do rio é cada vez menor.

Mesmo com as chuvas deste ano, Sobradinho, a principal represa, ainda está com 25% da capacidade. Segundo João Suassuna, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, a qualidade da água do rio é cada vez pior e há risco de que doenças de veiculação hídrica possam ser espalhadas pela água que chegar aos canais da transposição.

"A cidade de Januária, que é banhada pelo rio, não bebe mais a água dele. Só de poço."

Cunha diz a aliados que foi 'abandonado' por Michel Temer

A falta de respaldo do presidente interino, Michel Temer, à candidatura de Rogério Rosso (PSD-DF) na reta final da disputa pelo comando da Câmara causou fúria no ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e no "centrão", bloco que agrega partidos pequenos e médios e do qual Rosso faz parte.

Segundo a Folha apurou, Cunha disse a aliados, em conversas nos últimos três dias, que se sentiu "traído" e "abandonado" por Temer, enquanto deputados do "centrão" afirmaram à reportagem que pode haver retaliação ao governo em votações.

Para eles, a conta é simples: os 170 parlamentares que votaram em Rosso mais os 78 de partidos de esquerda, por exemplo, podem derrubar o projeto do limite de gastos públicos, uma das prioridades da gestão Temer.

Ciente de que a atuação do governo na eleição para suceder Cunha pode ter reflexos na agenda legislativa, o presidente interino resolveu agir e telefonou, na sexta (15), a líderes do "centrão" para dizer que não pretende "desidratar" o bloco, como disse em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", mas sim "unir a base aliada".

Pessoas próximas a Cunha, porém, relataram à Folha que a explicação não convenceu e que o deputado ficou incomodado com o empenho do governo, mesmo que discreto, para eleger Rodrigo Maia (DEM-RJ) no segundo turno da eleição na Câmara.

Em junho, Cunha saiu de uma reunião com Temer com a expectativa de que, caso renunciasse ao comando da Câmara, o Palácio do Planalto o ajudaria a eleger um de seus aliados: Rogério Rosso. Com ele, esperava percorrer um caminho mais favorável na análise do processo de cassação de seu mandato, que precisa ser votado em plenário.

Após Maia vencer por 285 votos contra 170 de Rosso, Cunha reuniu aliados e mostrou insatisfação com Temer, que arbitrou para ter os dois nomes no segundo turno, mas mudou o humor em favor do candidato do DEM quando sua vitória parecia mais viável. Deputados do "centrão" acreditam, por exemplo, que o apoio do PR a Maia foi estimulado pelo Planalto.

Procurado pela Folha, Cunha afirmou que não participou "de nenhuma articulação nem discussão sobre a eleição" na Câmara.

Maia se elegeu com apoio de PSDB, DEM, PPS e PSB, além de parte do PT e do PC do B. O bloco da antiga oposição vendeu a Temer a ideia de que era preciso tirar o governo "das mãos do 'centrão'".

Vereador fica ferido após colisão entre moto e animal em estrada do Cariri

Um vereador da cidade de São José dos Cordeiros ficou ferido após se envolver em um acidente na noite deste sábado (16), na estrada que liga os municípios de Serra Branca e São José dos Cordeiros, na região do Cariri.

Segundo informações, o vereador seguia em sua motocicleta quando nas proximidades do Sítio Simão Lopes, colidiu com uma vaca que estava no meio da pista. O parlamentar relatou que tentou livrar a colisão, mas não conseguiu evitar o choque com o animal.

O vereador foi socorrido para o hospital de Serra Branca, onde foi prestado socorro. Ele passa bem, e sofreu apenas escoriações pelo corpo.

Cariri Ligado
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...