segunda-feira, 6 de junho de 2016

Suspeito de assalto a agência dos Correios é preso após perseguição da PM


Dinheiro recuperado pela polícia

Um suspeito de assalto ocorrido a uma agência dos Correios na cidade de Lagoa Seca, no Agreste da Paraíba, a 129 km de João Pessoa, foi preso em ação da Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6). O crime ocorreu durante a manhã, quando dois homens roubaram uma quantia em dinheiro e a arma do segurança do estabelecimento.

Após receberem informações do assalto, por meio do Centro Integrado de Operações, policiais militares iniciaram buscas pelos suspeitos, montando um cerco para evitar uma possível fuga. Uma das equipes policiais que realizavam o cerco se deparou com os suspeitos no bairro da Palmeira, na Zona Norte de Campina Grande, tendo início uma perseguição. Um dos suspeitos conseguiu fugir, mas o outro, de 22 anos, foi capturado.

Com ele, foi apreendida a motocicleta utilizada no roubo, dois revólveres calibre 38, sendo um deles o que havia sido roubado do vigilante da agência dos Correios, e ainda todo o dinheiro subtraído na ação criminosa.

O detido e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal da de Campina Grande, foi feita a autuação.

Portal Correio

Maconha escondida em corações de frango é apreendida em penitenciária

Agentes penitenciários encontraram 172 buchas de maconha escondidas dentro de corações de frango. A apreensão aconteceu na Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP II), na Região Metropolitana deCuritiba, durante a conferência dos alimentos que entrariam na visitação, na tarde de domingo (5).

Os agentes desconfiaram do conteúdo e retiveram o alimento que, segundo o Departamento de Execução Penal do Estado do Paraná (Depen), não é permitido nas penitenciárias do estado. Na revista, eles encontraram a droga.

A visitante foi presa em flagrante e encaminhada para a Delegacia de Piraquara. Já o preso, que é companheiro da visitante, será ouvido e ficará à disposição do Conselho Disciplinar da unidade, conforme informou o Depen.

G1

Homem armado faz tiroteio em velório e toma pessoas como reféns, na Paraíba


Caso aconteceu no bairro da Palmeira, em CG

Um homem armado invadiu o velório de Joelson de Assis Oliveira, de 34 anos, e promoveu um tiroteio com reféns, no bairro da Palmeira, em Campina Grande, na tarde desta segunda-feira (6). O homem foi assassinado nesse domingo (5) durante uma tentativa de assalto, na qual ele foi morto porque tentou tirar a carteira do bolso para entregar aos bandidos. Uma equipe da TV Correio que estava no local também precisou agir para escapar dos tiros.

"Eu estava entrevistando familiares da vítima quando um homem chegou em frente a casa atirando para cima e mandando todo mundo entrar. Havia muita gente no local. Eu entrei correndo e o cinegrafista junto com o auxiliar deitaram no chão. Todo mundo estava nervoso e o último a passar fechou o portão da casa. Eu corri para o quintal da casa", contou a repórter Mayara Medeiros, que fazia a cobertura no local.

Apesar do portão fechado, um dos bandidos já havia entrado na casa e feito reféns, o que só foi percebido após um policial à paisana tentar arrombar o portão da casa.

"Quando eu soube que o bandido havia entrado tive medo e pensei que ele estava lá para tirar satisfação por conta da reportagem. Nisso, eu corri e consegui pular o muro do quintal, caindo em um caco de vidro que estava no chão da casa vizinha. Não liguei para dor e comecei a pedir para entrar na casa, mas a moradora não permitia. Quando me identifiquei como repórter ela abriu e eu consegui me esconder", relatou Mayara Medeiros.

Minutos após se esconder, a repórter foi informada que o bandido havia conseguido fugir, pulando o mesmo muro que ela. O cinegrafista e o auxiliar também conseguiram escapar do bandido ao correrem para uma rua ao lado no momento em que o criminoso havia entrado na casa.

O homem armado fugiu e não foi preso. Segundo a PM, o bandido pode ter cometido um assalto perto do local e entrou no velório para se esconder.

Entenda o crime

O velório que iria ser realizado na casa era de um homem que foi assassinado durante uma possível tentativa de assalto na noite do domingo (5).

Segundo a Polícia Militar, a vítima iria para um ensaio de uma quadrilha junina e estava em frente a uma casa com um grupo de pessoas no bairro Monte Santo, quando dois homens chegaram e anunciaram o assalto. Testemunhas relataram que o homem fez um movimento para tirar a carteira da cintura para dar aos criminosos quando um dos bandidos efetuou um disparo, atingindo a vítima.

O rapaz ainda foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma em Campina Grande, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Portal Correio

Bandidos invadem casa de empresária e roubam cerca de R$ 70 mil em joias, na PB


Município de Sousa, no Sertão paraibano

Dois bandidos arrombaram a casa de uma empresária e roubaram cerca de R$ 70 mil em joias, na manhã desta segunda-feira (6), no município de Sousa, Sertão paraibano, a 433 km de João Pessoa.

As joias estavam guardadas dentro de um dos quartos da residência, que foi totalmente revistada pelos bandidos. De acordo com a Polícia Militar em Sousa, a dupla teria informações sobre a rotina da casa e aproveitou para entrar no local em uma área que não tinha cobertura de câmeras de segurança.

"A Polícia Civil nos passou que já tem suspeitos para o crime. A dupla de bandidos teria todo o conhecimento da rotina dos moradores da casa e sabia até que os fundos da residência não eram cobertos por câmeras de segurança. Isso fez com que a dupla pulasse o muro e conseguisse entrar sem ser vista pelo circuito de monitoramento", contou a PM.

Dentro da casa, os bandidos reviraram os quartos até encontrar as joias. A dupla conseguiu fugir após pular o muro da residência. "O delegado conseguiu informações sobre os criminosos e já tem suspeitos, mas os nomes não foram divulgados para não prejudicar a investigação", disse a PM.

Portal Correio

Agricultor foi executado a tiros na noite deste domingo no Sertão; Confira

Na noite deste domingo (05), o Agricultor, João Veras Neto, de 49 anos, foi executado, enquanto estava sentado em frente a sua residência, na Cidade de Brejo dos Santos, Sertão paraibano.

Dois criminosos em uma Moto Honda Broz, de cor preta, se aproximaram da Vítima e efetuaram diversos disparos de arma de fogo.

Em Seguida os Suspeitos fugiram tomando rumo ignorado.

A Polícia Militar foi acionada, compareceu ao local, realizou os procedimentos legais ao caso, e em seguida entrou em diligências, mas até o momento nenhum suspeito foi preso.

@ReporterPB

Viatura de Polícia Civil é incendiada na madrugada de hoje; Veja

​Na madrugada desta segunda-feira (06), uma Guarnição da Polícia Civil foi incendiada, no momento que estava estacionada em frente a Delegacia da Mulher, na Cidade de Santa Rita, Litoral paraibano.

De acordo com informações, o incêndio pode ter sido criminoso.

A Perícia esteve ao local adotando os procedimentos cabíveis ao caso.

@ReporterPB

No Sertão: Padre capota carro, após perdeu o controle do veículo; Veja

Um capotamento foi registrado na noite deste sábado (04), no Sítio Novos, Zona Rural de Uiraúna, no Sertão da Paraíba, onde o Padre Gláucio Gaudino saiu ileso.

O Padre seguia pela BR-434, em um carro modelo Fiat Uno, quando em certo momento perdeu o controle, e desceu a pista, vindo a capotar diversas vezes.

Por sorte que o Vigário não teve nenhum ferimento, apenas um susto.

Folha do Sertão

Após levar surra, assaltante que usava máscara de palhaço é preso em Soledade

A polícia prendeu neste domingo noite um bandido que vinha aterrorizado a cidade de Soledade, cometendo diversos assaltos à mão armada usando uma máscara de palhaço e uma espingarda.

Mas o marginal se deu mal ao tentar assaltar um cidadão de bemo, que reagiu, entrou em luta corporal com o meliante, tomou-lhe a espingarda e a quebrou.

Em seguida, a vítima deu uma baita surra no bandido, deixando ele todo ensanguentado.

Mesmo ferido, o assaltante conseguiu fugir e foi buscar socorro no hospital, onde acabou preso ao ser reconhecido pela vítima.

Ele é suspeito de ter atirado em dois comerciantes no braço e no pé, no último sábado (04) ao tentar assaltá-los.

Heleno Lima

Resultado do Sisu 2016 será divulgado nesta segunda-feira

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão divulgados em única chamada nesta segunda-feira (6), sem horário definido. Até as 18h de quinta-feira (2), último dia de prazo para inscrições, 1.502.680 inscrições de 778.739 candidatos foram feitas. Cada candidato podia se inscrever em até duas opções de curso...

O resultado poderá ser conferido pelo site http://sisu.mec.gov.br . Na terça-feira começam na terça-feira (7). Elas ficarão disponíveis até as 23h59 do dia 10 de junho, pelo site do programa . O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27).

O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esta edição oferece 56.422 vagas em 65 instituições. A inscrição podia ser feita somente pelos estudantes que participaram do Enem de 2015 e obtiveram nota na redação que não fosse zero.

Entre os dias 10 e 14 de junho, os selecionados terão de fazer a matrícula na instituição de ensino. Do dia 6 até o dia 17 de junho, os estudantes não selecionados podem aderir à lista de espera do sistema. Os integrantes dessa lista que vierem a ser selecionados devem fazer a matrícula no dia 23 de junho.

Resultado do Sisu do 2º semestre será divulgada nesta segunda (Foto: Reprodução)
Resultado do Sisu do 2º semestre será divulgada nesta segunda (Foto: Reprodução)

PB Acontece

Casamento coletivo no Parque do Povo vai reunir 100 casais


Cem casais vão casar coletivamente no dia 12 de junho na Pirâmide do Parque Povo,em Campina Grande. A celebração na véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro, e no dia em que é comemorado o Dia dos Namorados, ocorre às 19 horas...


A cerimônia do casamento, que possui apenas efeito civil, será dirigida pelo juiz Kéops Vasconcelos.

Além dos trâmites cartoriais, a Prefeitura Municipal garante às noivas presentes especiais, como o vestido, penteado e maquiagem. Já os noivos são presenteados com o terno, deixando os casais ainda mais elegantes para o grande "dia do sim".

A preparação para o grande dia será iniciada às 8h do domingo. As noivas deverão chegar ao Centro Cultural às 13 horas, para fazer maquiagem e penteado. Às 18h os noivos chegam ao Centro Cultural e saem em cortejo até a Pirâmide, sendo recebidos pelos forrozeiros que vão prestigiar a celebração.

Cerveró relatou propinas de mais de meio bilhão de reais desde 2002


Nestor Cerveró relatou R$ 564,1 milhões em propina - Jorge William/16-4-2014

BRASÍLIA — O ex-diretor internacional da Petrobras Nestor Cerveró apontou o pagamento de pelo menos R$ 564,1 milhões em propina envolvendo negócios da estatal e de uma de suas subsidiárias, a BR Distribuidora. Onze políticos são nominalmente citados como beneficiários dos desvios. Os detalhes estão na delação premiada de Cerveró, que está colaborando com a Justiça em troca de redução da pena. A cifra deve ser maior, uma vez que os valores não estão atualizados e não há informação de quanto foi pago em propina em parte dos negócios com irregularidades.

Individualmente, o valor mais alto se refere à aquisição pela Petrobras, em 2002, da empresa petrolífera argentina Pérez Companc. Segundo ele, o negócio rendeu US$ 100 milhões em propina para integrantes do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Usando o câmbio de sexta-feira passada, mas sem correção monetária, a cifra chega a R$ 354 milhões.

INFOGRÁFICO: Os pagamentos de propina citados por Cerveró

Em 2007, outro negócio relativo à Pérez Companc voltaria a render propina, segundo Cerveró. Foi durante a venda da Transener, principal linha de energia que liga a Argentina de norte a sul e que era da Pérez Companc. Em 2003, Nestor Kirchner assumiu a Presidência da Argentina e, segundo Cerveró, fez pressão para a Petrobras vender a Transener. O negócio foi fechado com um amigo de um ministro da administração Kirchner e rendeu pelo menos US$ 300 mil (R$ 1,06 milhão) para Cerveró e outros US$ 300 mil para o lobista Fernando Antônio Falcão Soares, mais conhecido como Fernando Baiano. Mas, segundo o próprio Cerveró, a maior parte da propina ficou na Argentina.

De acordo com o ex-diretor da Petrobras, a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, rendeu US$ 15 milhões (R$ 53,1 milhões) em propina para o ex-senador Delcídio Amaral, Fernando Baiano e o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, entre outros. Mais R$ 4 milhões foram pagos a Delcídio em razão da reforma da refinaria. Em 2014, o Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que Pasadena causou um prejuízo de US$ 792,3 milhões (R$ 2,804 bilhões) à Petrobras.

A aquisição de sondas também levou ao pagamento de pelo menos US$ 24 milhões (R$ 84,96 milhões) em propina. Cerveró apontou como beneficiários o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e Delcídio, entre outros.

Segundo Cerveró, a compra de blocos de petróleo em Angola gerou propinas de R$ 40 milhões a R$ 50 milhões para a campanha presidencial do PT de 2006, quando Luiz Inácio Lula da Silva era candidato à reeleição. O ex-diretor da Petrobras disse que obteve essa informação de Manoel Vicente, presidente da Sonangol, empresa estatal de petróleo de Angola. As negociações do lado brasileiro teriam sido conduzidas pelo ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.

Cerveró citou ainda várias propinas para Fernando Collor envolvendo negócios da BR Distribuidora. Seriam pelo menos R$ 26 milhões. Em algumas das negociações, porém, não há informação de valores. Ele também falou de propina, mas sem entrar em detalhes, para a campanha de alguns petistas, como Jaques Wagner, em 2006.

Além de propinas, Cerveró mencionou ingerências políticas, como a interferência da ex-ministra Ideli Salvatti para que a BR Distribuidora renegociasse uma dívida de R$ 90 milhões que a transportadora Dalçoquio tinha com a estatal. Outro ponto da delação é o prejuízo de US$ 40 milhões (R$ 141,6 milhões) com a interrupção da obra da fábrica de lubrificantes em Duque de Caxias (RJ). Disse ainda que o ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão ordenou o fundo de pensão da estatal, Petros, a investir no Banco BVA, que viria a falir.

Quando as primeiras informações da delação de Cerveró vieram a público, o ex-presidente Fernando Henrique soltou nota defendendo o ex-presidente da estatal Francisco Gros. "Na época o presidente da Petrobras era Francisco Gros, pessoa de reputação ilibada e sem qualquer ligação politico partidária. Afirmações vagas como essa, que se referem genericamente a um período no qual eu era presidente e a um ex-presidente da Petrobras já falecido, sem especificar pessoas envolvidas, servem apenas para confundir e não trazem elementos que permitam verificação".

O Instituto Lula sempre rechaçou todas as acusações vindas de Cerveró, assim como o ex-ministro Jaques Wagner. Os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e o afastado da Câmara, Eduardo Cunha, negaram ter recebido quaisquer vantagens indevidas. Os senadores Jader Barbalho e Edison Lobão adotam a mesma posição em relação a Cerveró. O senador Fernando Collor disse repudiar "os termos da delação que são absolutamente inverídicos". Ideli Salvatti disse que Cerveró "mente em todas as suas declarações". Apesar de ter feito delação premiada, o ex-senador Delcídio Amaral afirmou à Polícia Federal não ter recebido propinas.


Segundo vídeo mostra que vítima de estupro coletivo tentou reagir, diz TV


Imagem do primeiro vídeo com abuso sexual da adolescente de 16 anos

A Polícia Civil do Rio de Janeiro tem um segundo vídeo que comprovaria de forma inquestionável que a adolescente de 16 anos foi estuprada e tentou reagir. A informação foi divulgada na noite deste domingo pelo programa "Fantástico", da TV Globo.

Segundo a delegada Cristiana Bento, o vídeo foi encontrado pela polícia no mesmo celular do primeiro vídeo, que foi divulgado nas redes sociais e provocou comoção nacional e internacional. Um trecho desse vídeo foi exibido, com o cuidado de preservar a identidade da vítima.

A polícia diz que o celular pertence a Raí de Souza, 22, preso na segunda-feira (30) e que é um dos acusados de estuprar a garota de 16 anos.

Segundo as investigações da polícia, a jovem foi violentada em dois momentos diferentes no dia do crime. A delegada Cristiana afirma que a vítima foi levada desacordada para o local do crime, a casa conhecida como "abatedouro", no Morro da Barão, na zona oeste.

Segundo a delegada, a jovem teria ido com um casal de amigos e um outro homem para uma casa depois de um baile funk. No local, ela teve relação sexual com Raí de Souza. Lucas Perdomo fez sexo com a outra jovem. Segundo Souza, em depoimento aos policiais, a relação foi consensual.

A jovem contou à delegada que, quando acordou, estava em um segundo lugar, no "abatedouro". Um homem a segurava, outros estavam ao seu redor. Os locais ficam próximos, segundo a delegada e os abusos contra a adolescente teriam acontecido no segundo imóvel, com ela já desacordada. A delegada afirmou, na reportagem, que o vídeo encontrado pela polícia agora mostra que o abuso sexual teria ocorrido nesse local.

Deputados da base tentam aproveitar concessões de Temer para abocanhar cargos

As concessões feitas pelo governo de Michel Temer neste início de gestão interina motivaram a base aliada na Câmara a ampliar demandas por cargos e emendas parlamentares. As movimentações dos deputados ocorrem em meio aos sinais dados pela cúpula do governo de que pretende evitar qualquer tipo de atrito com setores organizados da sociedade e categorias como o funcionalismo público.

Entre os gestos da cúpula do governo lembrados pelos parlamentares estão o recuo dos cortes orçamentários doprograma Minha Casa Minha Vida e o aumento concedido aos servidores, que deverá ter um impacto de cerca de R$ 58 bilhões aos cofres públicos até 2018. Tentando pegar carona no ímpeto conciliatório do governo, deputados têm enviado recados ao Palácio do Planalto indicando que a trégua e a boa vontade na Casa nos últimos dias, demonstrada nas tranquilas aprovações da revisão da meta fiscal e da emenda constitucional da Desvinculação das Receitas da União (DRU), vai até a votação definitiva do impeachment, prevista para ocorrer até agosto.

Demitidos
Líderes da base de Temer afirmam que uma das principais queixas está na demora para nomear os comissionados que no governo Dilma Rousseff se colocaram a favor do impeachment e por isso foram demitidos pela petista. De acordo com cálculos de um peemedebista que esteve no início da semana passada no Planalto para tratar do tema, ao menos 100 cargos comissionados, divididos entre o Ministério da Agricultura, Minas e Energia, Previdência e Ibama, se encontram nessa situação.

A promessa do governo interino, conforme líderes que perderam os cargos no governo Dilma, era de que "tudo seria resolvido" na primeira semana da gestão Temer, o que não ocorreu.

Outro foco de apreensão de integrantes da base aliada é o prazo para se empenhar as emendas parlamentares. Segundo relatos, desde a mudança de governo, ocorrida há quase um mês, a execução das emendas está congelada. Os recursos são normalmente aplicados nos redutos eleitorais dos parlamentares. A maior preocupação de integrantes da base está no fato de que a Lei Eleitoral proíbe a execução de obras e serviços com recursos das emendas nos três meses que antecedem as disputas. Com a realização das eleições municipais em outubro, dentro do calendário legal, o governo terá até o fim deste mês para atender às reivindicações dos integrantes da base.

'Dentro do possível'
O cumprimento deste prazo é considerado, contudo, como pouco provável pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. A pasta é um dos principais destinos das emendas. "Não sei se tudo vai ser liberado antes das municipais. Temos uma estrutura muito pequena, mas vamos atender agora dentro do possível", afirmou o ministro ao jornal "O Estado de S.Paulo". Segundo ele, o valor estimado em emendas aplicadas na pasta gira tem torno de R$ 80 milhões.

Diante da possibilidade de atrasos na liberação de recursos, integrantes da cúpula do PP, um dos principais partidos de sustentação do governo, procuraram na quinta-feira passada o ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria Geral do Governo) para tratar do tema.

Segundo relatos, o ministro se comprometeu a avaliar um possível cronograma de liberação das emendas após se reunir com representantes do Ministério da Fazenda. Enquanto isso, representantes da base aliada seguem a orientação de não dar sinais de "ruídos" com o Palácio do Planalto e manter as reivindicações de maneira reservada. O receio de parte dos aliados é de que, ao pressionar publicamente Temer, estará sendo colocado em xeque a governabilidade do presidente em exercício, o que poderia abrir espaços para o retorno da presidente afastada Dilma Rousseff.

Tornado fere três, causa destruição e deixa 100 mil sem luz em Campinas

Um tornado com ventos que ultrapassaram 100 quilômetros por hora causou a queda de ao menos cem árvores, derrubou cinco torres de energia e redes elétricas, destelhou casas e comércios na madrugada desse domingo, 5, em Campinas, interior de São Paulo.

Três pessoas se feriram e 100 mil imóveis ficaram sem luz. Forte chuva também alagou ruas e avenidas no município.

Técnicos do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mapearam um corredor de ventos que ultrapassaram 100 km/h, podendo ter chegado a 120 km/h, o que caracteriza o tornado. No caminho do vento, ficou um rastro de destruição.

À tarde, o prefeito de Campinas, Jonas Donizete (PSB), confirmou a ocorrência do fenômeno. Ele ouviu dos meteorologistas que anteontem as imagens de satélite mostravam a chegada de uma massa de chuva à cidade, mas a expectativa era de que fosse moderada.

Possível mudança na direção no vento "turbinou" essa massa. Segundo ele, a cidade foi alvejada por uma sequência de raios por meia hora. Donizete estima serem necessários três dias para a recuperação total da área urbana.

Os estragos maiores aconteceram nos bairros Taquaral, Cambuí, São Quirino e centro, onde também houve queda de granizo. Dezenas de árvores caíram sobre ruas e avenidas.

No Jardim Brasil, uma árvore atingiu um carro e os dois ocupantes tiveram ferimentos leves. Na Avenida Lix da Cunha, um motociclista caiu após se chocar com uma árvore tombada e sofreu ferimentos leves.

Cássio diz que vaias foram produzidas por militância sem adesão popular

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), líder Tucano no senado, informou neste domingo (5) que as vaias registradas na abertura do Maior São João do Mundo foram produzidas por um grupo de militantes de esquerda, que durante toda a estadia do Ministro Gilberto Kassab se comportou com refrão contra a comitiva.

Cássio garantiu que as vaias foram localizadas, e sem adesão da maioria das pessoas presentes ao evento.

Para o senador, a sua afirmativa pode ser observada em vídeo que o próprio senador enviou.

- São inocentes úteis – afirmou o senador dizendo que manterá a linha de combate aos setores que se afastaram dos cargos do governo depois do Impeachment.

Afastado, Cunha mora em mansão de 800 m², tem jato da FAB e custa ao menos R$ 125 mil por mês

Um mês após ser afastado da presidência da Câmara, depois de decisão unânime do STF (Supremo Tribunal Federal) em 5 de maio, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) recebeu ao menos R$ 125,8 mil dos cofres públicos, referentes ao salário integral e à verba de gabinete. Oficialmente, ele não trabalhou no período.

O salário de um deputado federal é de R$ 33.763 e a verba para manter o gabinete em funcionamento é de R$ 92.053,20 — essa grana serve para pagar salários dos secretários parlamentares (não necessariamente servidores públicos escolhidos pelo deputado). Cunha pode ter até 25 secretários parlamentares.

Um dia depois do "gancho" que recebeu da Suprema Corte, Cunha foi beneficiado por uma decisão da Mesa Diretora da Câmara, que decidiu manter o direito de ficar na residência oficial, receber o salário integral e a verba para funcionamento do gabinete e manter benefícios como segurança e assistência à saúde.

Cunha só perdeu o direito à Ceap (Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar), usada para bancar passagens aéreas e gastos com telefonia e serviços postais, por exemplo.

A permanência de Eduardo Cunha na casa oficial da Câmara, que mede cerca de 800 metros quadrados, faz a soma dos gastos subir para R$ 541 mil por mês, de acordo com cálculos o PSOL.

Além do salário e da verba de gabinete, o partido contabilizou na conta o salário da administradora da casa (R$ 28.249); duas arrumadeiras, duas auxiliares de cozinha, três cozinheiros, um chef e quatro garçons (R$ 35.956); oito vigilantes terceirizados (R$ 60.320); 16 agentes de polícia (R$ 217.257); quatro motoristas (R$ 29.390); aluguel de dois veículos sedã (R$ 9.496); a despensa oficial (R$ 29,6 mil); e água, luz e telefone (R$ 5.000).

Após a Mesa Diretora manter esses benefícios de Cunha, o vice-líder do PSOL, deputado Chico Alencar (RJ), disse que as despesas eram um "escândalo".

— Para além dos números escandalosos de gastos, a decisão da Mesa ampara um mandato que não é normal, já que ele está afastado. Não é possível manter as regalias de Cunha, que continua atuando, exercendo influência política no Parlamento e no governo interino.
No final de maio, o partido entrou com uma Reclamação Constitucional no Supremo para suspender os privilégios de Eduardo Cunha. A Corte, porém, ainda não se pronunciou sobre as regalias do deputado afastado, que não está trabalhando.

Aviões da FAB

Cunha também pode voar quando quiser nos jatos da FAB (Força Aérea Brasileira), regalia prevista por um decreto presidencial a autoridades do primeiro escalão do governo federal.

Um levantamento do R7, com base nos relatórios de voo da FAB, entre os dias 5 de maio e 3 de junho, indica que Eduardo Cunha usou aviões oficiais em ao menos quatro ocasiões.

No dia 23 de maio, voou do Rio de Janeiro (Santos Dumont) para Brasília com sete pessoas a bordo e alegou viagem a serviço. Já no dia 25, foi de Brasília ao Rio de Janeiro (Santos Dumont), também com sete pessoas a bordo, e alegou como motivo a volta para casa.

No dia 29, fez de novo o trajeto Rio de Janeiro (Santos Dumont)-Brasília, a serviço, com sete pessoas a bordo. Na última quinta-feira (2), Cunha retornou a sua casa, no Rio de Janeiro, desde Brasília, também com um avião da FAB e com as mesmas sete pessoas a bordo.

A FAB segue orientação de transportar os presidentes dos três poderes, ministros de Estado, chefes das Forças Armadas e outras autoridades do primeiro escalão do governo, conforme os decretos presidenciais nº 4.244, de 22 de maio de 2002, e nº 8.432, de 9 de abril de 2015.

O Conselho de Ética da Câmara deverá votar na próxima terça-feira (7) o futuro político de Eduardo Cunha. Caso perca a votação, ele pode ter seu mandato cassado caso o plenário assim decida.

R7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...