segunda-feira, 6 de junho de 2016

Tornado fere três, causa destruição e deixa 100 mil sem luz em Campinas

Um tornado com ventos que ultrapassaram 100 quilômetros por hora causou a queda de ao menos cem árvores, derrubou cinco torres de energia e redes elétricas, destelhou casas e comércios na madrugada desse domingo, 5, em Campinas, interior de São Paulo.

Três pessoas se feriram e 100 mil imóveis ficaram sem luz. Forte chuva também alagou ruas e avenidas no município.

Técnicos do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mapearam um corredor de ventos que ultrapassaram 100 km/h, podendo ter chegado a 120 km/h, o que caracteriza o tornado. No caminho do vento, ficou um rastro de destruição.

À tarde, o prefeito de Campinas, Jonas Donizete (PSB), confirmou a ocorrência do fenômeno. Ele ouviu dos meteorologistas que anteontem as imagens de satélite mostravam a chegada de uma massa de chuva à cidade, mas a expectativa era de que fosse moderada.

Possível mudança na direção no vento "turbinou" essa massa. Segundo ele, a cidade foi alvejada por uma sequência de raios por meia hora. Donizete estima serem necessários três dias para a recuperação total da área urbana.

Os estragos maiores aconteceram nos bairros Taquaral, Cambuí, São Quirino e centro, onde também houve queda de granizo. Dezenas de árvores caíram sobre ruas e avenidas.

No Jardim Brasil, uma árvore atingiu um carro e os dois ocupantes tiveram ferimentos leves. Na Avenida Lix da Cunha, um motociclista caiu após se chocar com uma árvore tombada e sofreu ferimentos leves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...