sábado, 30 de abril de 2016

Cientistas criam por acidente uma bateria que dura a vida toda


​Ainda resta um longo caminho antes que estas baterias comecem a ser vistas em nossos celulares (Foto: Divulgação)

Criar uma bateria que dure toda a vida parecia algo difícil, mas um grupo de pesquisadores americano conseguiu realizar o feito.

E fizeram isso por acidente.

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Irvine, nos Estados Unidos, estavam procurando uma forma de substituir o lítio líquido das baterias por uma opção mais sólida e segura - as baterias de lítio são extremamente combustíveis e muito sensíveis à temperatura- quando acabaram criando esta bateria 400 vezes mais eficiente que as atuais.

Eles começaram a fazer testes com nanocabos de ouro recobertos com um gel de eletrólitos e descobriram que eram incrivelmente resistentes. A bateria podia continuar trabalhando de forma efetiva durante mais de 200 mil ciclos de carga.

Durante muito tempo, os cientistas fizeram testes com nanocabos para baterias.

Isso porque eles são milhares de vezes mais finos que o cabelo humano, altamente condutores e contam com uma superfície ampla para o armazenamento e transferência de elétrons.

O problema é que esses filamentos são extremamente frágeis e não aguentavam a pressão de carga e descarga.

Mas um dia a estudante de doutorado Mya Le Thai decidiu colocar nestes delicados fios uma capa de gel.

"Mya estava 'brincando' e cobriu tudo com uma fina capa de gel antes de começar o ciclo", explicou Reginald Penner, conselheiro do departamento de química da Universidade da Califórnia em Irvine.

"Descobriu que apenas usando este gel (de eletrólitos) podia submetê-los a ciclos (de carga e descarga) centenas de milhares de vezes sem que perdessem sua capacidade", diz.

Ela fez isso durante três meses.

O problema do ouro

"Isso é incrível porque essas bateria tipicamente morrem depois de 5 mil ou 6 mil ciclos, 7 mil no máximo", acrescenta.

Penner contou à revista Popular Science que, quando começaram a testar os dispositivos, se deram conta de que as baterias não iam morrer.

Os especialistas acreditam que a efetividade da bateria de Irvine se deve ao fato de a substância viscosa plastificar o óxido metálico na bateria e lhe dar flexibilidade, o que evita rachaduras.

"O eletrodo revestido mantém sua forma muito melhor, o que faz com que seja uma opção mais confiável", explicou Thai.

"Esta pesquisa prova que as baterias com nanocabos de ouro podem ter uma vida longa e que são uma realidade", acrescentou.

Segundo o estudo, após submeter a bateria a 200 mil ciclos, ela só perdeu 5% de sua carga máxima.

Mas ainda resta um longo caminho antes que estas baterias comecem a ser vistas em nossos celulares.

Por mais finos que sejam esses filamentos, eles são de ouro, o que faz com que as baterias sejam muito caras para fabricação em massa.

Para solucionar este problema, Penner sugeriu aPopular Science a possibilidade de substituir o ouro por uma metal mais comum, como o níquel.

Formigueiros 'tomam' moradias do 'Minha Casa Minha Vida' na PB; prefeito explica


​A entrega de cerca de 40 casas do programa Minha Casa, Minha Vida virou dor de cabeça para moradores do município de Serra Grande, no Sertão paraibano, a 462 km de João Pessoa. O local onde as casas foram construídas havia sido invadido por formigueiros no mês de dezembro, fato negado pelo prefeito Jairo Halley. Agora, quase quatro meses após a data de entrega, os moradores esperam a colocação de meio-fio e ligação elétrica para começar a morar no local.

Segundo o prefeito, o conjunto habitacional está praticamente pronto e o único empecilho que impede a entrega das casas é a colocação de meio-fio e a ligação elétrica.

"Só posso entregar essas casas com instalação de energia e de rede elétrica no local. A Energisa nos pediu que colocássemos o meio-fio para que ela pudesse fazer a rede. Compramos o material e estamos esperando que a pedreira entregue. Após instalarmos o meio-fio iremos acionar a Energisa para que ela instale a rede, possibilitando a entrega das casas", afirmou o prefeito.

Conjunto habitacional onde ocorrem os problemas

Foto: Conjunto habitacional onde ocorrem os problemas
Créditos: Reprodução/Diário do Sertão

Ainda segundo o prefeito, a previsão é de que todo o conjunto habitacional seja entregue até o início do mês de maio. Ao Portal Correio, por telefone, o prefeito negou problemas com formigueiros no local.

"Não houve problema com formigueiro. O que falta é a rede elétrica e o meio-fio. O local vai ficar sem pavimentação porque não temos recursos assegurados para a obra e também não era uma previsão em contrato", concluiu o prefeito Jairo Halley.

Portal Correio

Mulher que arrancou feto da barriga da mãe é condenada a 100 anos de prisão


​Dynel Lane, condenada a 100 anos, na audiência - Matthew Jonas / AP


BOULDER, Colorado - Uma mulher foi condenada a 100 anos de prisão nos EUA por espancar outra até a inconsciência e cortar seu feto, de 7 meses, do útero a faca.

Dynel Lane, uma americana de 34 anos, enganou Michelle Wilkins, de 26, em março de 2015, para levá-la ao porão de sua casa em Longmont, no Colorado. Ela havia anunciado no site Craiglist, dizendo que tinha sofrido um aborto espontâneo e tinha roupas de bebê novas para doar.

Lane espancou Michelle até a inconsciência no porão e usou facas para cortar o feto (uma menina, que se chamaria Aurora) da barriga dela. Ela então pegou o bebê, já morto, e foi a um hospital, dizendo ter sofrido um aborto natural.

Wilkins conseguiu se trancar numa sala e chamar a polícia, guiando os agentes por telefone ao local enquanto sangrava, sem saber que tinha perdido o bebê.

O ex-namorado de Lane, David Ridley, disse no julgamento que a mulher, que já tem dois filhos, havia dito que estava grávida, apesar de antes ter dito que tinha ligado as trompas. Segundo ele, Lane montou um esquema elaborado para enganar amigos e família e acreditarem que ela estava grávida.
Michelle Wilkins, com seus pais, ao ouvir a sentença da mulher que matou sua filha - Brennan Linsley / AP

Ele disse à polícia que chegou em casa cedo do trabalho para levá-la ao médico, quando a encontrou coberta em sangue e dizendo que tinha sofrido um aborto e que o bebê estava na banheira.

Segundo os promotores, Lane não foi processada por homicídio porque a criança não chegou a viver. A lei estadual do Colorado não reconhece um feto como vivo até ele ter sobrevivido fora do útero.

Na audiência de sentença, Michelle falou da filha que nunca conheceu. Ela estaria fazendo 11 meses em maio, se tivesse nascido.

A juíza Maria Berkenkotter condenou Lane à 100 anos de prisão, dizendo que os pais de Aurora nunca poderão levantar a filha do chão após um ataque de manha numa loja de brinquedos e secar suas lágrimas e que nunca poderão pendurar seus desenhos na geladeira.

"Eles nunca poderão vê-la decidir o que quer da vida ou quem é. Você roubou isso deles", disse a juíza ao pronunciar a sentença.

Governo anuncia na quinta programa que prevê mudanças em regras para internet fixa


​Governo defende planos diferenciados


O programa Brasil Inteligente, que será a nova versão do Programa Nacional de Banda Larga, será lançado na quinta-feira (5) e prevê mudanças em regras do setor de telecomunicações, para garantir a oferta de internet sem franquia de dados.

De acordo com o ministro das Comunicações, André Figueiredo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já está trabalhando na alteração do regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia, o que vai permitir que as operadoras ofereçam tanto planos de internet fixa ilimitada quanto franquias com limite de dados.

Segundo o ministro, o governo não vai abrir mão da oferta de banda larga fixa ilimitada. "Reafirmo minha determinação de defender intransigentemente a internet fixa ilimitada no Brasil, visando a garantir o direito de acesso a uma internet rápida, eficiente e democrática.

Desde o início do ano, algumas operadoras que oferecem internet fixa anunciam que podem adotar o sistema de franquia para comercialização dos novos planos de banda larga fixa. Na sexta-feira (22), a Anatel proibiu as operadoras de oferecer planos com franquia por tempo indeterminado, até que a questão seja analisada pelo Conselho Diretor da agência.

A meta do Brasil Inteligente é levar, até 2018, fibra ótica para 70% dos municípios, o que representa 95% da população brasileira. Outro foco do programa será melhorar a qualidade da internet nas 128 mil escolas urbanas e rurais do país, por meio do programa Minha Escola Mais Inteligente, em parceria com o Ministério da Educação.

O objetivo é assegurar uma velocidade média de 78 megabits em todas as unidades até 2020.

Portal Correio

Governo capacita sobre uso da água do Rio São Francisco e visita Monteiro


​Técnicos das 15 regiões administrativas da Emater (GU) na Paraíba participam de capacitações para elaboração de projetos de irrigação eficiente para atuarem em áreas beneficiárias das águas provenientes da transposição do Rio São Francisco. Convênio neste sentido, no valor de R$ 154.000,00 foi assinado entre o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Governo da Paraíba, por meio da Gestão Unificada (Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Sedap.

Inicialmente, serão realizados dois cursos básicos em irrigação localizada e manejo de solo e água para 50 técnicos, além da instalação de 10 Unidades Técnicas Demonstrativas (Utds) em irrigação para treinamentos de agricultores familiares. A finalidade é ampliar as áreas irrigadas e, consequentemente, aumentar a produção de alimentos.

De acordo com o diretor técnico da Emater (GU) Vlaminck Paiva Saraiva, a empresa está se antecipando à preparação de seu quadro técnico, visando a chegada das águas do Rio São Francisco, prevista para o início de 2017.

Visita

A convite do diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) João Fernandes da Silva, os técnicos José Marinho de Lima, Vlaminck Saraiva, Ely Martins e Alexandre Alfredo, da Emater (GU), participaram de uma visita técnica às obras da transposição do Rio São Francisco, nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29). Fizeram parte da comitiva, 15 técnicos integrantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).

O objetivo da visita foi conhecer o andamento das obras de integração de bacias do Rio São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional, compreendendo os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

O roteiro iniciou por São José de Piranhas, com visitas aos túneis do Eixo Norte, seguindo para Salgueiro e Cabrobó (PE), para conhecer as instalações elevatórias.

No dia seguinte (29), a visita começou pelo Eixo Leste, em Floresta e Ibimirim (PE), encerrando-se em Monteiro (PB).

Cariri Ligado

Após racha de 4 anos, Nonato se encontra com Ricardo Coutinho e o elogia


​O presidente estadual do PPS na Paraíba, Nonato Bandeira, revelou, nesta sexta-feira (29), que ontem à noite se reuniu com o governador Ricardo Coutinho (PSB), na Granja Santana, residência oficial do governador. O encontro, que foi o primeiro entre os dois após o racha político em 2012, contou com a presença do presidente do PPS em João Pessoa, o vereador Bruno Farias.

"Foi um encontro ameno, amistoso, no qual discutimos o cenário atual, as mudanças na política. Ele perguntou como estava o PPS e ratificamos que estamos no campo das oposições", afirmou.

Indagado se as rusgas do passado foram superadas, Nonato disse que na política, assim como na vida, não se tem espaços para mágoas, mas não confirmou aliança com o PSB. "Não podemos fazer política olhando para trás, tem que ser fazer olhando para frente", declarou.

"Divergências sempre existem, mas nunca teve perda de respeito, que impossibilite uma conversa, mas aliança vai depender das questões partidárias", acrescentou.

Apesar de não confirmar a aliança, Nonato destacou o perfil de Ricardo de honrar compromissos de campanha. "Pela relação que mantive com Ricardo sei que ele cumpre acordos, após passar as eleições. O que não aceitamos é não cumprir compromissos, passar uma eleição e quem ganhou dizer que você fica da porta para lá e não participa", ressaltou.

Fuinha morde cabo de energia e desliga acelerador de partículas de US$ 7 bilhões


​Uma fuinha é apontada como a responsável pelo desligamento do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), o gigantesco acelerador de partículas de US$ 7 bilhões que funciona num túnel subterrâneo na fronteira da França com a Suíça. O animal não sobreviveu à descarga elétrica.

De acordo com os documentos internos do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês), que administra o LHC, o mamífero mordeu o cabo de um transformador de 66 mil volts, causando "perturbação elétrica grave", por volta das 5h30 (00h30 no horário de Brasília).

Em entrevista à "New Scientist", o porta-voz do Cern, Arnaud Marsollier, disse que levará alguns dias para que o LHC volte a funcionar, mas que o equipamento está bem e será facilmente consertado.

Criado em 2008, o acelerador tem 27 km de extensão e é considerado o maior experimento científico do mundo. Sua função consiste em colidir partículas no nível mais alto de energia já tentado, recriando as condições presentes no momento do Big Bang, que teria marcado o nascimento do universo, 13,7 bilhões de anos atrás.

Cariri Ligado

Corregedoria da Policia Militar da PB investiga participação de tenente em assassinato de morador de Rua em Natal


​Membros da Corregedoria da Policia Militar da  Paraíba viajaram na tarde desta sexta-feira (29) para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, com objetivo de investigar a participação de um tenente no assassinato de um morador de rua.

O oficial paraibano foi preso nesta sexta-feira  e o crime aconteceu no mês de março desse ano. O tenente vai permanecer preso preventivamente por 30 dias em um quartel da PM do Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, o policial paraibano estava na calçada de casa quando iniciou uma discussão com um morador de rua. Durante a discussão, suspeito e vítima entraram em luta corporal e o policial acertou um golpe com objeto cortante no morador de rua.

"Nos foi relatado que o morador de rua e o policial tiveram uma discussão que culminou com agressões físicas. O policial teria ido para dentro da casa dele e pego um objeto cortante, acertando um golpe na vítima, que morreu", contou a Polícia Civil.

A autoria do crime foi investigada pela polícia, que cumpriu mandado de prisão contra o militar paraibano. Preso, o policial foi encaminhado para um quartel da PM do Rio Grande do Norte e vai aguardar decisão da Justiça.

Paraíba.com.br

Agricultor morre após cair da garupa de moto em rodovia da PB; condutor teria tentado ‘empinar’


​Curiosos se reuniram no local do acidente


Um agricultor de 31 anos morreu após cair de uma motocicleta na qual trafegava, na companhia de um condutor não identificado, na Zona Rural da cidade de Itapororoca, na Zona da Mata da Paraíba, a 69 km de João Pessoa, na noite desta sexta-feira (29). Segundo a Polícia Militar, que colheu informações de testemunhas, o piloto da moto teria tentado 'empinar' o veículo, causando a queda e a morte do homem que seguia na garupa.

De acordo com o sargento Olegário, da PM de Mamanguape, que fica responsável pelas ocorrências da área, o acidente aconteceu na rodovia PB-057, que liga a cidade de Araçagi a Itapororoca, município no qual a vítima residia. O policial informou que é provável que os dois ocupantes do veículo tenham ingerido bebida alcoólica. Eles vinham de um balneário da região.

Após a queda da vítima, que estava sem capacete e morreu ainda no local após bater a cabeça no chão, o condutor da moto fugiu. A PM desconhecia qual seria a relação de proximidade entre os dois.

O pai do agricultor esteve no local do acidente e fez o reconhecimento do filho. O corpo seria direcionado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal de João Pessoa. Até as 20h30 desta sexta, o motociclista que fugiu ainda não havia sido localizado.

Portal Correio

Tiroteio termina com jovem morto e grávida e mecânico baleados em João Pessoa


​Crime ocorreu no bairro Costa e Silva, em João Pessoa


Um tiroteio no bairro Costa e Silva, na Zona Oeste de João Pessoa, deixou um jovem morto e uma grávida e um mecânico baleados, na noite desta sexta-feira (29).

Segundo a polícia, que colheu informações de testemunhas, suspeitos chegaram ao local do crime em um carro e começaram a atirar no jovem, que correu e tentou se proteger, mas a tentativa foi em vão e ele acabou sendo executado. Durante os disparos, a gestante foi atingida no tórax e em um dos braços e o mecânico foi ferido, também no braço. Policiais informaram que, a princípio, os feridos não seriam alvo dos tiros.

Após o atentado, os criminosos fugiram no carro sem ser identificados. A Polícia Militar se dirigiu ao local do crime e passou a se mobilizar para fazer buscas pelos bandidos. A motivação do crime é desconhecida.

Os feridos foram conduzidos para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. O estado de saúde deles não foi divulgado pela instituição de saúde.

Portal Correio
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...