sexta-feira, 29 de abril de 2016

Pré Candidato a Prefeito de Zabelê Sesé Fumeiro(PSB) participa de congresso "ELEJA-SE" em Campina-Grande


​A última etapa do congresso ELEJA-SE na Paraíba, aconteceu nesta Sexta-Feira(29) em Campina Grande, no Auditório do Garden Hotel, das 8h às 17h, com o objetivo de Contribuir para a disseminação do conhecimento sobre a temática eleitoral; Ser o ponto de partida para eleições mais sérias, honestas e profissionais. Contribuir para a profissionalização das campanhas eleitorais.

O público alvo do congresso foram os Prefeitos, vereadores, pré-candidatos, estudantes, professores e os demais  profissionais que buscam conhecimento específico para aplicarem na eleição de 2016

Dentro das temáticas do congresso, foram abordados o Direito Eleitoral; Marketing Político; Pesquisa quantitativa e qualitativa; Prestação de contas de campanha.

As inscrições para o Congresso foram gratuitas e feitas através do site congressoelejase.com.br

O congresso em Campina-Grande contou com a participação de mais de 50 municípios da Borborema e do Cariri.


A cidade de Zabelê, que fica localizada microrregião do Cariri ocidental paraibano, cerca de 350 km da capital, foi representada pelo Pré candidato a prefeito Sesé Fumeiro(PSB), e toda comissão provisória do PSB ,destacamos: Dil Teixeira , Cici do Gás , Vagner, Régis e Pingo.

Em Entrevista ao Blog do RC,o pré-candidato a prefeito de Zabelê, pelo PSB, Sesé Fumeiro parabenizou a organização do evento, e disse que é de grande valia a realização desses tipos de congressos, porque orienta, principalmente quem deseja concorrer a algum cargo eletivo.

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t34.0-12/13081755_978042842303423_1591664628_n.jpg?oh=2642d391542b4825c4aa03cd0101cdfc&oe=57268E3A&__gda__=1462065258_8573d5afb7d77c5ca965ee1f599123ad
Sobre as eleições 2016, Sesé Fumeiro disse ao Blog do RC, que é muito difícil governa uma cidade sem ter o apoio do Governo do Estado e a partir de 2017, isso acabará, porque todos sabem que tenho o apoio da deputada Estela Bezerra e do Governador Ricardo Coutinho,e como todos sabem,existe uma vontade do governador de min ver a frente dos destinos de Zabelê

Na Paraíba, o congresso foi realizado em 4 etapas,Nas cidade de Mamanguape(17/03) , em Bananeiras(31/03) , em Patos(14/03) e encerrando em Campina Grande.

Próxima etapa Congresso "ELEJA-SE" acontece em Maio e já esta confirmada a participação de Sesé Fumeiro em Brasília.

Blog do Rembrandt Carvalho

VÍDEO: Marinha afunda corveta desativada em teste com mísseis


​"Impacto no alvo, câmbio", informou o comandante do helicóptero SH-16 Seahawk da Marinha do Brasil, após um espetacular teste com um míssil anti-navio Penguim que danificou seriamente uma embarcação militar desativada. A marinha divulgou nessa quinta-feira (28) um vídeo com as ações da Operação MISSILEX 2016, realizada entre os dias 11 e 20 deste mês, na região marítima do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O exercício também envolveu o lançamento de um míssil Exocet a partir da fragata União (F45), contra o mesmo alvo, uma ex-corveta da classe Frontin.

O míssil Penguim é uma arma do tipo "ar-mar" ou "mar-mar": pode ser lançado a partir de helicópteros, aviões ou embarcações. O artefato pesa 385 kg, sendo até 130 kg de explosivos, e persegue o alvo orientado por radar, sensor de infravermelho e um sistema de mira laser, instalados no próprio míssil, que explode assim que toca o alvo.

O Penguim foi desenvolvido pela Kongsberg Defence & Aerospace, uma empresa de material bélico da Noruega. Além da Marinha do Brasil, o equipamento também é utilizados pelas forças armadas de países como Estados Unidos, Suécia e Turquia. As primeiras versões do míssil norueguês entraram em serviço em 1972.

Já o Exocet é um míssil que quase dispensa apresentação. Considerado uma das armas mais letais contra embarcações, o armamento desenvolvido pela empresa francesa MBDA também é parcialmente fabricado no Brasil, em parceria entre a Avibras e Mectron. O artefato pode ser disparado a partir de helicópteros, aviões, embarcações e até de submarinos – o Brasil opera as versões que podem ser lançadas de helicópteros e navios.

Enquanto o Penguim causa sérios danos a uma grande ou média embarcação, mas não a ponto de afundá-la, o Exocet pode ser interpretado como a ação final. Maior e mais pesado, o míssil de origem francesa é guiado pelo radar de seu vetor de lançamento (no caso do navio ou do helicóptero) e na parte final do trajeto entra no modo automático e explode ao contato com o alvo.

O Exocet é programado para acertar o casco da embarcação próximo a linha d'água, o que aumenta as chances de afundamento. E foi o que aconteceu durante o teste da Marinha. O míssil lançado da fragata União atingiu o alvo em cheio, que afundou minutos depois.

ASSISTA O VÍDEO:

Deixada pela própria mãe, mulher de ministro teve 'vida difícil' na infância


​Não é de agora que Milena Silva dos Santos causa furor. A mulher do novo Ministro do Turismo, Alessandro Teixeira, há muito persegue um sonho: fazer a diferença. Seja de que forma for.

O Jornal Extra conversou com ela e contou vários detalhes da sua vida. A moça é conhecida como Milena Tudo Pelo Esporte, slogan da sua plataforma política ao se candidatar a um cargo público. Deixando um pouco de lado o decotão, a matéria mostrou a outra face da moça, que foi abandonada pela mãe logo quando pequena.

Milena, que chegou a ser suplente em Lauro de Freitas, no interior da Bahia, não gosta de contar sua origem. Ela foi abandonada pela mãe ainda pequena. "E foi adotada por uma família muito pobre e criada no bairro da Boca do Rio, uma área da periferia em Salvador, que praticamente era uma invasão", conta uma antiga amiga da escola, que não quer sair do anonimato: "Ela não tinha dinheiro para pagar o transporte e andava quilômetros para ir à aula".

Foi no período de privações que Milena percebeu que os lábios brejeiros e o corpo já formado podiam ser seus aliados, mas também causar discórdia. "Os meninos faziam tudo por ela, pagavam lanche, cortejavam... As meninas da escola batiam nela porque ela era bonita", conta um namoradinho da época: "Ela perdeu a virgindade aos 15 anos e sempre foi meio sapeca".

milena6.png

Mas sanduíche era pouco para a menina que queria sair da pobreza. "Ela dizia que não ia morrer passando necessidade", completou outro amigo amigo da moça. E foi o que aconteceu. Já adulta, Mirela participou de vários concursos e foi eleita a Miss Bumbum EUA 2013.

Entre um ensaio sensual e outro se formou em Relações Internacionais e frequentava vários gabinetes nos poderes Legislativo e Executivo baianos. "Ela sempre quis mostrar que não era só uma bunda. É inteligente e articulada", conta um assessor parlamentar com quem a morena teve um affair e, por motivos óbvios, prefere não se identificar.

milena-abre.jpg

milenateixeira_rep_fc_02.jpg

Fonte: Com informações do Extra Online e Blog Social

Cavalo usado para assalto em loja na PB era roubado, diz órgão municipal


Assaltante entrou em estabelecimento com cavalo e realizou assalto (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

O cavalo que foi utilizado por um assaltante para roubar uma loja de conveniência em um posto de combustíveis de João Pessoa era roubado, segundo informou a dona do animal à Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). O caso aconteceu na noite da terça-feira (26), no bairro da Esplanada e as imagens das câmeras de segurança da loja mostram quando o assaltante entra no estabelecimento com o animal e realiza o assalto foram divulgadas na quinta-feira (28).

O frentista que foi vítima do assalto contou, em entrevista à TV Cabo Branco, como aconteceu o crime. "Na hora que eu tava saindo lá de dentro ele apareceu de repente e me rendeu. Aí ele mandou eu passar o dinheiro e eu fiquei olhando para ver se ele puxava alguma coisa e ele puxou um canivete, ai foi o momento que entreguei o dinheiro a ele", disse o funcionário.

A vítima contou ainda que o assaltante se assustou após ouvir barulhos de tiros do lado de fora do posto. "Tinha um cliente nosso aqui fora e eu não sei se foi ele, mas ele [o assaltante] saiu correndo do susto, porque escutou os tiros. Eu também ouvi, mas não sei quem foi, foram dois tiros", contou.

Ainda de acordo com o frentista, na hora da fuga o homem abandonou o animal. "Eu fui atrás do cavalo depois peguei e amarrei aqui e liguei para o pessoal da prefeitura que recolhe cavalos", explicou. Segundo o funcionário, já é a segunda vez que o mesmo assaltante, com o mesmo animal, realiza um assalto no estabelecimento. "Da outra vez ele me assaltou e eu tava aqui fora. Eu vi quando ele estava vindo, com o mesmo cavalo, e aí puxou o dinheiro do meu bolso", completou.

O animal foi recolhido pela Emlur, que informou, por telefone que a dona do animal pagou um valor de R$ 100 para liberar o cavalo. Ela contou aos funcionários da autarquia que esta não era a primeira vez que o mesmo suspeito teria roubado o animal. O órgão pede para que se alguém encontre um animal de grande porte abandonado, que telefone para o número 0800 083 2425. O serviço funciona 24 horas.

Entenda o caso
As imagens das câmeras de segurança do posto mostram quando o assaltante chega com um cavalo e entra com o animal na loja de conveniência. O vídeo mostra o momento em que ele desce do cavalo e entra no local com o animal. Em seguida, o assaltante encontra um funcionário do posto que voltava do setor de estoque. Ele puxa o dinheiro do bolso da camisa do funcionário e ainda pede para a vítima entregar mais.

Ainda nas imagens das câmeras de segurança, é possível ver quando o assaltante se assusta com alguma coisa e foge. O cavalo, que estava na porta da loja também se espanta com a ação  e corre para um lado diferente do assaltante e os dois fogem em seguida.
De acordo com a Polícia Militar, até esta sexta-feira (29), o suspeito foi localizado. A quantia levada pelo assaltante não foi divulgada.

G1PB

Sargento da Polícia Militar morre em treinamento da corporação na Paraíba


​Sargento Joaquim passou mal na corrida


Um sargento da Guarda Militar da Reserva, de 55 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (29) durante um treinamento da corporação na Vila Olímpica Parayba, no bairro dos Estados, em João Pessoa. Antônio Joaquim da Silva passou mal durante uma corrida e teve um ataque fulminante. Os testes foram suspensos. Esse é o segundo policial que morre em treinamento na Paraíba.

De acordo com o major Anderson Pessoa, comandante da Casa Militar da Paraíba, o policial participava do treinamento do programa 'Qualidade de Vida', implementado para estimular a atividade física e prevenir a doenças, quando sofreu o ataque.

"Sargento Joaquim tinha índices excepcionais de atividade física. Gozava de uma excelente saúde. Todos os exames dele deram normais. Ele passou por vários exercícios físicos e não tinha apresentado problema", explicou o major.

Na corrida, segundo o capitão Geraldo Marques, o policial apresentou os primeiros sintomas e foi socorrido às pressas por uma ambulância do Corpo de Bombeiros para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas ele não resistiu e morreu antes de receber os primeiros atendimentos médicos na unidade.

O comandante disse que o treinamento não visava a um resultado e tinha o objeto de avaliar o condicionamento físico dos policiais. O teste foi aplicado pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Polícia Militar.

"Foi uma fatalidade. Estamos todos de luta pela perda do companheiro. Ele tinha a preparação física de uma atleta de 28 anos. Vamos dar total assistência à família do PM", lamentou o major Anderson.

'Qualidade de Vida'

O programa especial visa prevenir doenças através da atividade física. Os policiais da Guarda Militar da Reserva são submetidos a exames médicos anuais visando à identificação de possíveis enfermidades e prevenir eventuais problemas. "Duas vezes por ano os policiais são submetidos a exames completos. Nesse período já identificamos militares com hipertensão, diabetes, cardíacos e etc", falou o major.

Portal Correio

"Bang bang" em Sousa: Tiroteio deixa três feridos durante tentativa de assalto no centro da cidade; Veja fotos e Vídeo


​Mais um capítulo da violência na cidade de Sousa, onde, na noite desta quinta-feira (28), três pessoas foram alvejadas a tiros de arma de fogo durante um tiroteio em um restaurante localizado no centro da cidade, mais precisamente na Rua Boaventura, centro de Sousa.

Segundo populares que presenciaram o fato, dois assaltantes chegaram ao citado estabelecimento no intuito de para praticar um roubo, porém não contavam com a presença do policial militar Sargento Vieira que estava à paisana no local, efetuando tiros contra o mesmo.
 
No tiroteio dois bandidos terminaram baleados, porém um deles conseguiu fugir mesmo ferido.

Os balaços atingiram também o cliente identificado por "Betinho" que estava no local. A vítima foi ferido no tórax, e neste momento está em sala de cirurgia no HRS. Um dos assaltantes caio ao solo ferido a bala.

As vítimas foram socorridas pelo SAMU e o corpo de bombeiros foram, sendo que, momentos depois foram encaminhadas ao Hospital Regional de Sousa (HRS) onde permanecem internadas recebendo atendimento médico.


Mais informações

Contam que os suspeitos armados chegaram ao Espetinho do Timóteo que fica na Rua Boa Ventura Rocha, e anunciaram o assalto.

O Motorista identificado por "Betinho" teria tentado pegar a arma de um dos assaltantes, que efetuou disparos contra a vítima que caiu ao solo ferida.

Imediatamente aconteceu um troca de tiros em Praça Pública, haja vista o Sargento Vieira se encontrar no local com amigos. 


Um dos suspeitos, identificador por José Félix Barbosa, tombou ao solo ferido. Um compassa, conseguiu fugir mesmo ferido.

O Corpo de Bombeiros, e o SAMU socorreram as vítimas feridas ao Hospital Regional.

Várias Viaturas da Polícia Militar entraram em diligências com objetivo de localizar os segundo suspeitos desta tentativa de assalto.

Folha do Sertão

TJPB mantém prisão de professora acusada de corrupção de menores


​Tribunal Justiça da Paraíba (TJPB) (Foto: Divulgação )


A professora Vera Lúcia do Amaral, acusada de aliciar, abusar e corromper menores de idade no município do Conde, Litoral Sul da Paraíba, teve recurso de Habeas Corpus negado, à unanimidade, na tarde desta quinta-feira (28) pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba. O relator do processo (nº 0000283-73.2016.815.0000) é o juiz convocado José Guedes Cavalcanti Neto, que está substituindo o desembargador João Benedito da Silva.

No processo, a defesa da professora alega inexistir pressupostos autorizadores da decretação da prisão preventiva e requer a concessão de prisão domiciliar à paciente tendo em vista a inexistência de cela especial ou individual, e ao final, ainda faz referência ao princípio de presunção de inocência.

"A paciente vem sendo vítima de uma trama protagonizada por conselheiras tutelares e uma vereadora do município através de acusações falsas e inverídicas, visando destruir toda uma história construída pela paciente e revertida a praticar o bem na comunidade local", argumenta a defesa.

Em sua decisão, o relator do processo, juiz José Guedes, informou que, de acordo com a denúncia recebida pelo Ministério Público, Vera Lúcia do Amaral, aproveitando-se da qualidade de professora e do contato próximo com crianças e adolescentes, desde o ano de 2014, começou a realizar festas em sua residência.

"Lá, as crianças e os adolescentes eram induzidos a ingerir bebidas alcoólicas, fazer uso de substâncias entorpecentes e a assistirem vídeos pornográficos, além de praticarem com outras pessoas atos libidinosos em troca de dinheiro e presentes. Cópias das declarações e dos depoimentos de testemunhas e vítimas prestados perante a autoridade policial atestam as acusações imputadas, em tese, à paciente", explica o relator.

Desta forma, o magistrado afirma no seu voto que "a prisão preventiva da paciente está embasada nos requisitos autorizadores para tal, estando devidamente fundamentada, com elementos concretos e exame preciso dos fatos que norteiam e autorizam a segregação preventiva", que se deu em conformidade ao que estipulam os artigos 311 e 312 do Código de Processo Penal.

Quanto ao pedido de cela especial em virtude da acusada ter diploma de nível superior, o relator disse que, de acordo com um ofício do diretor-adjunto da Penitenciária onde a paciente se encontra, ela já se encontra recolhida em cela única e separada das demais penitentes, "estando superado o alegado constrangimento que a paciente diz sofrer".

Ação Policial – A educadora foi presa no último dia 11 de março, acusada de permitir que crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, praticassem atos sexuais na casa dela, além de promover o consumo de bebidas alcoólicas e drogas entre eles. Durante a busca na casa da acusada, foram apreendidos objetos como preservativos masculinos e femininos e câmeras fotográficas.

ClickPB

Dilma pode ser investigada por indicar Lula para ministério


​Presidente Dilma Rousseff


A Procuradoria Geral da República já estuda pedir ao Supremo Tribunal Federal autorização para investigar a presidente Dilma Rousseff por desvio de finalidade, informa o repórter Marcelo Cosme, da GloboNews. O pedido de investigação deve acontecer em breve, dentro do contexto da gravação autorizada pelo juiz federal Sérgio Moro, em que Dilma combina com o ex-presidente Lula enviar o termo de posse.

Para investigadores, Dilma nomeou Lula ministro-chefe da Casa Civil para que o ex-presidente ganhasse o foro especial do STF. Outras gravações com autorização judicial revelaram o temor de petistas de que Lula poderia ser preso a qualquer momento por decisão da primeira instância. Para integrantes da PGR, independentemente do processo de impeachment, essa investigação terá que ser feita.

Para investigadores da PGR, a investigação precisa ser feita agora porque, se a espera for longa, Dilma pode perder o cargo de presidente, e o caso passa para a primeira instância.

Lula
Em relação a Lula, a PGR já avalia que o ex-presidente petista não terá chance de ser ministro. Os procuradores estudam, agora, como deve ser dividida a investigação sobre ele na Lava Jato, separando o trecho que vai para o Supremo e o que ficará com a Justiça Federal do Paraná. Para investigadores, a situação do ex-presidente é delicada.

G1

Osso de dinossauro achado na PB é um dos mais importantes e antigos do Brasil, diz pesquisa


​Fóssil foi analisado e identificado por pesquisadores da UFPE


Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) confirmaram, nessa quinta (28), que um osso encontrado em 2014 na região de Sousa, no Sertão paraibano, a 443 km de João Pessoa, é um fóssil pertencente a um dinossauro da família Titanossauro, um animal quadrúpede, de pescoço longo, cabeça pequena e de grande tamanho e peso. O animal viveu há cerca de 130 milhões de anos e o achado é um dos mais antigos e importantes registrados no Brasil.

O fóssil foi descoberto por um morador de Sousa, que divulgou o achado e foi contactado pelos pesquisadores pernambucanos. Chegando a Sousa, os pesquisadores recolheram o fóssil e o levaram para análises em um laboratório da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

"Quando chegamos a Sousa, o fóssil estava aflorando na superfície. Pelas características, o fóssil tem idade estimada entre 120 milhões e 130 milhões de anos. O dinossauro era jovem, vivia na região e morreu nas proximidades do Rio Piranhas. O rio acabou desarticulando esses ossos e o preservando por todo esse tempo", contou a geóloga, paleontóloga e professora da UFPE, Alcina França.

A professora, que participou da retirada do fóssil em Sousa e das análises na UFPE, contou que o osso é de uma fíbula do animal e que a extremidade do fóssil estava bem conservada, fato que ajudou na identificação do dinossauro.

"Conseguimos identificar o animal pelas características morfológicas. O fóssil é de um titanossauro, que está entre dinossauros muito grandes, quadrúpedes, de pescoço longo e cabeça pequena. Esse é um dos maiores achados do Brasil, tanto pelo período do fóssil, que data do cretáceo inferior, quanto pelo valor histórico, já que Sousa é uma região onde existem várias pegadas de dinossauros, mas o achado de ossos é bastante raro", disse a professora.

Desde a quarta-feira (27), o fóssil foi devolvido para Sousa e está em guarda do Complexo Turístico Vale dos Dinossauros, mas não será posto em exibição ao público. Ainda segundo a professora Alcina França, a região de Sousa é rica e abriga um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, mas precisa ser mais estudada por pesquisadores.

"Esse foi o primeiro fóssil corporal descrito em Sousa. É a primeira ocorrência de um titanossauro no Nordeste e um dos fósseis mais antigos do Brasil. Sousa é uma região importante e merece muitos estudos e pesquisas científicas para encontro e identificação desses répteis", concluiu a professora.

A análise do fóssil de Sousa vai ser publicada em uma revista internacional especializada.

Portal Correio

Madrugada tem explosões e arrombamentos em três cidades da Paraíba


​Carro usado em Igaracy foi encontrado queimado


Três pontos de atendimento bancário foram alvo de criminosos na madrugada desta sexta-feira (29), na Paraíba. Caixas eletrônicos de um banco privado foram explodidos em Juarez Távora e Igaracy e uma agência dos Correios foi arrombada em Fagundes. Os casos aconteceram entre as 2h e 3h30 e, até a publicação desta matéria, nenhum suspeito havia sido preso.

Em Juarez Távora (Agreste paraibano, a 75 km da Capital), assaltantes detonaram explosivos em um caixa eletrônico de um terminal de atendimento bancário, mas não conseguiram ter acesso ao cofre, de acordo com o sargento Nilton, do Batalhão da PM em Alagoa Grande.

Conforme o policial, pelo menos quatro homens participaram da ação. Eles fugiram em um carro e uma moto, espalhando grampos pela pista para evitar perseguição policial.

Já em Igaracy (Sertão do estado, distante 454 km de João Pessoa), criminosos explodiram, por volta das 2h30, um caixa eletrônico de um terminal bancário. Eles fugiram levando dinheiro, segundo o sargento A. Lopes, da PM em Piancó.

Durante a fuga, os bandidos atiraram várias vezes para o alto. Um carro que teria sido utilizado pelo grupo foi encontrado queimado na estrada que liga o município a São José de Caiana.

Por volta das 2h, bandidos arrombaram a agência dos Correios em Fagundes (Agreste do estado, a 120  km de João Pessoa). Os assaltantes também teriam realizado explosões, mas a polícia não informou se algum dinheiro foi roubado.

Portal Correio

Dilma é acusada de violação de direitos humanos em denúncia à Corte Interamericana


​O grupo Revoltados On Line, pró-impeachment, apresentou denúncia contra a presidente Dilma Rousseff na Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Em petição de 24 páginas, a advogada Maristela Basso, que representa o grupo, afirma que Dilma mantém "conduta reiterada de violação dos direitos humanos garantidos pela Constituição e pelos tratados e convenções internacionais ratificados e em vigor no País".

"Esta conduta compromete o interesse nacional e altera drasticamente o quadro socioeconômico do País, gerando consequências internacionais indesejáveis a um Estado de direito, membro da comunidade das Nações", sustenta Maristela Basso.

Revoltados On Line pede à Corte Interamericana de Direitos Humanos que condene a presidente a "cumprir a promessa pública de respeitar os preceitos constitucionais e de direitos humanos". E, ainda, que "pague indenização compensatória a todos os brasileiros, o que poderá ser determinado e tornado exequível pelo Sistema Interamericano de Direitos Humanos de forma apenas simbólica, haja vista a impossibilidade material de se apurar valores diante da dramática situação econômico-financeiras na qual os brasileiros se encontram".

A petição é acompanhada de catorze documentos, entre eles os intitulados "Regras de Distribuição de Obras para empreiteiras-Lava Jato", "Esquema de distribuição de obras como registro de bingo-Lava Jato", "Notícias sobre Decretos sem aval do Congresso", "Notícias sobre a situação econômica", "Decreto número 8367, ampliando gastos da máquina pública", "Notícias sobre a nova liberação de capital para emendas individuais de parlamentares", "Dívida líquida do setor público e indicadores de investimento do Banco Central", "Pesquisa Mensal de Desemprego - fevereiro/2016".

A advogada cita no pedido o artigo 170 da Constituição - "a ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna conforme os ditames da justiça social, observando a redução das desigualdades regionais e sociais'.

"Os atos e fatos são de conhecimento público, nos níveis nacional e internacional. A situação econômica do Brasil foi dramaticamente alterada no segundo mandato da Presidente Dilma Rousseff, com consequências irreversíveis no custo da produção, gerando reflexos nos preços praticados para o consumidor final, inclusive nos produtos integrantes da cesta básica. Ademais daqueles relacionados à saúde, educação e segurança pública", assinala Maristela.

Ela cita ainda que, no "espaço de um ano, todas as regiões sofreram o aumento do desemprego, sem falar na diminuição de pessoas sem carteira de trabalho assinada, o que só confirma a situação de precarização do trabalho."

A reportagem entrou em contato com a Advocacia-Geral da União na noite desta quarta, 27, mas ainda não obteve retorno. Com informações do Estadão Conteúdo.

Fonte: Notícias ao minuto

Não há elementos para impeachment de Temer, defende Janaína Paschoal


​Uma das autoras da denúncia contra a presidente Dilma Rousseff, a professora e advogada Janaína Paschoal defendeu na noite desta quinta-feira (28) que não há elementos para que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) também seja alvo de um processo de impeachment.

À comissão especial do impeachment no Senado, a advogada afirmou que, se tais elementos aparecerem, ela pedirá a saída do peemedebista também. A resposta foi dada ao senador Telmário Mota (PDT-RR) que a convidou para entrar, com ele, com um processo contra o peemedebista também.

"O novo governo que está se avizinhando aí é o seu Temer, o seu Cunha [Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara] e dos dez ministros, sete deles estão denunciados na corrupção. Eu queria convidar Vossa Excelência, que ama tanto esse país, para entrar comigo com um impeachment contra essa quadrilha que quer tomar conta do país", disse Mota.

Janaína argumentou que o vice, que também assinou decretos suplementares de crédito, assim como a presidente Dilma, os assinou por "delegação da presidente da República". "Nas pedaladas, não há nenhuma referência ao vice. Não há o tripé de crimes continuados intercalados entre si", disse.

Em uma sessão tumultuada, que durou nove horas, Janaína defendeu que os senadores levassem em conta na análise do processo de impeachment informações relacionadas à operação Lava Jato, como previa o texto original da denúncia. O processo em análise pelos senadores trata apenas das pedaladas fiscais de 2015 e a edição de decretos suplementares editados no mesmo ano.

Criticada por governistas, a advogada rebateu. "O senhor diz que eu estou tentando ampliar a denúncia. Vocês que estão querendo reduzir a minha denúncia. Não estou dizendo que Vossas Excelências têm que aceitar a minha denúncia. O que estou dizendo é que vocês são competentes para analisar o texto na íntegra", disse.

Para a advogada, a prova de que a presidente Dilma cometeu crime de responsabilidade está no fato de que ela tentou, segundo Janaína, esconder as manobras fiscais. "A prova do dolo é que a presidente escondeu as manobras", disse.

Com poucos senadores em plenário, já perto da meia-noite, a advogada elevou o tom da discussão ao responder, aos gritos, o senador Telmário, que perguntou se ela era, de fato, advogada do procurador Douglas Kirchner, demitido do cargo no início do mês por ter sido acusado de participar de episódios de espancamento à própria esposa e de mantê-la em cárcere privado.

"Eu não pretendo aqui falar dos meus clientes. Mas posso falar do que já falei em público. Meu cliente nunca bateu na mulher dele. Quem bateu foi a tia, pastora", disse. "Isso fere o meu papel de advogada e eu não vou admitir. Meus clientes são sagrados. E o sigilo profissional também. Não quero brincadeira com os meus clientes aqui dentro", reagiu aos gritos.

Kirchner ganhou notoriedade por atuado na investigação que apura suspeitas de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu tráfico de influência em favor da Odebrecht. Os advogados do petista o acusam de negar acesso aos documentos do inquérito. De acordo com Janaína, a atuação do procurador no caso do ex-presidente foi apenas uma coincidência.

A advogada também se defendeu ao dizer que não "estava bêbada" no dia em que fez um discurso em ato realizado no Largo do São Francisco, em São Paulo. O vídeo, em que aparece exaltada, viralizou na internet.

Janaína contou aos senadores que participou do movimento caras-pintadas em 1992, que pediu o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. "Pedir o impeachment de um presidente é um processo dolorido. Eu pedi o impeachment do presidente Collor em 92. Foi dolorido lá e está sendo dolorido agora. Ninguém fica feliz com isso", disse.

Já perto da meia-noite, o senador Romário (PSB-RJ) comparou a advogada com ele próprio quando era jogador de futebol. "Vossa Excelência me lembra muito um jogador de futebol que usava a camisa 11 da seleção brasileira no passado, que não se intimidava com o tamanhos de zagueiros, com cor, com beleza. Enfim, independente de jogar na sua casa ou na casa do adversário, esse então jogador sempre foi muito destemido e teve muito sucesso na sua carreira", disse.

Último a falar na sessão, o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), elogiou as posições defendidas pela advogada e aconselhou: "vai dormir, tenha o sono da mulher justa".

A sessão começou por volta das 16h25 e só acabou à 01h20 de sexta-feira (29). Antes de Janaína e do advogado Miguel Reale Jr., também autor do pedido de impeachment, falarem, os senadores protagonizaram uma série de troca de acusações entre governistas e oposição, o que chegou a ser classificado como um comportamento de "jardim de infância" pela senadora Rose de Freitas (PMDB-ES). A discussão acabou atrasando em mais de uma hora o início das exposições dos advogados.

Na manhã desta sexta, a comissão ouvirá o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, e os ministros Nelson Barbosa (Fazenda) e Kátia Abreu (Agricultura) na sessão destinada à defesa da presidente. A reunião está marcada para às 9h.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...