quarta-feira, 13 de abril de 2016

Saúde de São Sebastião do Umbuzeiro realiza Ações de Prevenção Bucal na Creche Professora Quitéria Laurinete Campos


​O PSF – Programa de Saúde da Família de São Sebastião do Umbuzeiro, através da equipe local de Saúde Bucal –  da Odontologa Rosalina Campos, dedica sua atenção e cuidados, a visitar as crianças da Creche Professora Quitéria L. Campos, juntamente das professoras e, também, da diretora Monik Lira, dando desta forma a continuidade ao Programa Saúde nas Escolas – PSE.

A finalidade maior desta visita realizada foi para que as crianças tenham o primeiro contato com o Consulta Odontológico, buscando quebrar e ou tirar o medo, o receio embutido nas mesmas, além de mostrar que não há motivos pra medo quando for visitar o dentista, seja para realizar algum tratamento ou não, mostrar ainda que profissionais de saúde bucal são pessoas comuns, amigas e que só querem o bem dos mesmos. Na ocasião também foi distribuídos Kit's do Projeto Brasil sem Caries da Colgate e Ministério da Saúde

O Secretario de Saúde Marcio Neves, ressalta que este trabalho teve a participação especial e imprescindível das cuidadoras das creches, que também foi e tem sido parceiras nas ações desenvolvidas pelos profissionais da saúde bucal do Município, sendo peças importantes no trabalho de promoção e prevenção em Saúde Bucal, rendendo frutos e reduzindo significativamente, o índice de carie nas crianças de creche, assim como também nas escolas Municipais. Gratos às professoras que cuidam com carinho e zelo das nossas crianças.
Ministério da Saúde

IMG-20160317-WA0032 IMG-20160317-WA0033 IMG-20160317-WA0035 IMG-20160317-WA0036 IMG-20160317-WA0037 IMG-20160317-WA0038 IMG-20160317-WA0040 IMG-20160317-WA0041 IMG-20160317-WA0042 IMG-20160317-WA0043 IMG-20160317-WA0044


Segunda morte com suspeita de gripe suína é registrada no Sertão da Paraíba


​H1N1


Um agricultor de 58 anos morreu nesta quarta-feira (13), na cidade de Pombal, no Sertão da Paraíba, a 371 km de João Pessoa, com suspeitas de ter contraído o vírus H1N1. Esta é a segunda morte registrada no Sertão do Estado com suspeita de gripe suína.

O paciente era morador do município de Poço Dantas, também no Sertão, a 540 km da Capital, e havia dado entrada no Hospital Regional de Cajazeiras no último dia 4, tendo sido transferido em seguida para a UTI do Hospital Regional de Pombal, onde passou a ser tratado, em regime de isolamento, pois a unidade intensiva de Cajazeiras, a 468 km de João Pessoa, estava lotada.

Foi feita uma coleta de material biológico do paciente e a amostra foi encaminhada a João Pessoa para que a doença possa ser confirmada. O resultado ainda não foi divulgado.

Portal Correio

Ministros e secretários deixam cargos para votar sobre impeachment


​Deputados têm deixado o comando de ministérios e secretarias estaduais para reassumir seus mandatos na Câmara e participar da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, prevista para ocorrer no domingo (17).

Segundo levantamento nesta terça-feira (12), ao menos 20 parlamentares de 7 estados voltaram ou pretendem voltar à Câmara, ainda que temporariamente, nos próximos dias. Caso todas as mudanças se confirmem, a Casa terá substituídos cerca de 4% de seus 513 integrantes às vésperas da votação.

As trocas vão levar para a Câmara ao menos 12 parlamentares favoráveis ao impeachment e 7 contrários – o 20º tende a ser favorável, mas não fechou posição. Dos 20, 4 pertencem ao PT, 4 ao PMDB e 4 ao PSDB. Os demais são de PPS, DEM, PSC, PSD e PSB.

Entre os ministros de Dilma, ao menos quatro devem deixar os cargos para votar contra o impeachment. Três são deputados pelo PMDB: Marcelo Castro (Saúde), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Mauro Lopes (Aviação Civil). A informação foi confirmada por Pansera. Patrus Ananias (PT), ministro de Desenvolvimento Agrário, deve confirmar a decisão oficialmente no fim de semana.

Em São Paulo, o secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro (PSDB), confirmou que será exonerado pelo governador Geraldo Alckmin. Segundo ele, também devem ser exonerados os secretários Samuel Moreira (PSDB), da Casa Civil; Arnaldo Jardim (PPS), da Agricultura e Rodrigo Garcia (DEM), da Habitação. Todos votarão pelo impeachment de Dilma.

O ex-secretário de Transportes e logística Antonio Duarte Nogueira (PSDB) também deixou o governo Alckmin dias antes. Em seu Facebook, escreveu: "Amigos, reassumirei meu mandato de deputado federal a partir da semana que vem para participar de um momento de extrema relevância, quando a Câmara dos Deputados irá votar o impeachment da presidente Dilma".

No Rio de Janeiro, a assessoria do deputado Arolde de Oliveira (PSC), secretário de Trabalho e Renda, confirmou que ele tomou posse para votar a favor do impeachment. Sergio Zveiter (PMDB), da Habitação, afirmou que vai votar a favor do impeachment e já comprou passagem para Brasília. "Vou votar a favor do impeachment por decisão minha, por achar que há crime de responsabilidade, e também pela orientação do PMDB", afirmou ao G1.

No Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), atualmente chefe da Casa Civil do estado, vai reassumir o mandato de deputado federal na próxima sexta-feira (15) para votar a favor do impeachment. Segundo sua assessoria, ele deve retornar ao cargo estadual na terça (19).

Em Goiás, Thiago Peixoto (PSD), que estava na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Goiás, voltou para votar a favor do impeachment, segundo a chefe de gabinete do parlamentar.

Em Pernambuco, o secretário das Cidades de Pernambuco, André de Paula (PSD), confirmou a saída momentânea para votar no domingo, a favor do impeachment. Felipe Carreras (PSB), do Turismo, e Danilo Cabral (PSB), do Planejamento, também manifestaram interesse em participar da votação – ambos são a favor do impedimento – mas a posição final deve ser definida em reunião na tarde desta quarta-feira (13).

O secretário de Transportes, Sebastião Oliveira (PR), também aguarda a reunião da Executiva Nacional do partido prevista para esta quarta-feira para definir sua posição. Oliveira está em Brasília e, segundo sua assessoria, é em princípio favorável ao afastamento de Dilma.

Em Minas Gerais, Odair Cunha (PT) confimrou que irá deixar a secretaria de Governo para votar contra o impeachment. Miguel Correa (PT), de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, deve fazer o mesmo movimento, mas decisão ainda não está confirmada. A data de saída de ambos não está definida.

No Piauí, a exoneração de Rejane Dias (PT) do comando da Secretaria de Educação foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (12). O secretário de Segurança, Fábio Abreu, deputado do PTB, só deve se manifestar sobre o assunto na quinta-feira (14).

G1

Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Monteiro Realiza Campanha de oração


​Hoje dia 13 de abril, quarta-feira, começa a campanha de oração que vai até o dia 25 de maio todas as quartas-feiras, e no dia 27 encerramento e gratidão. Local templo SEDE ao lado do INSS a partir 19:00, tendo como base biblica 2º Reis 4.5-6, motivos: Necessidades Humana e Misericórdia Divina.

Objetivos gerais: programção

1ª Quarta-feira: Igreja em geral, 2ª quarta-feira crianças e lideres infantis, 3ª quarta-feira Adolescentes, jovens e lideres, 4ª quarta-feira obreiros e esposas, 5ª quarta-feira missões, 6ª quarta-feira Monteiro, Brasil e situação Mundial e 7ª quarta-feira família.

Eu, oro! Eu acredito no Milagre!

Reaalização Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Monteiro – PB, Pastor Silvio Jorge.

Luto: Morre Ex Prefeito de São João do Tigre Estanislau Oliveira Chaves


​Morreu na noite desta terça-feira (12) em Campina Grande , o ex-prefeito de São João do Tigre, Estanislau Oliveira Chaves. O ex prefeito Passou mal em casa em Solânea e foi transferido para Campina Grande,mas não resistiu.

Estanislau nasceu em 1926 e completaria 90 anos no próximo domingo. O ex prefeito era mais conhecido por todos como Milau Chaves. foi o 8º Prefeito da cidade – Gestão de 1989 a 1993 , como Vice: Mário de Oliveira Chaves.

Velório
O Velório ocorrerá na sede da Prefeitura municipal, o enterro será amanhã quarta -feira as 8:00 horas no Cemitério local da cidade. A prefeitura municipal de São João do Tigre decretou luto oficial de três dias.

O PIPOCO

Ex-vereador morre vítima da Síndrome de Guillain-Barré, na Capital


​Ex-vereador morreu no 'Trauminha', em Mangabeira


O ex-vereador de Diamante (Sertão do estado, a 450 km de João Pessoa), Raimundo Ângelo da Costa, de 77 anos, morreu, na noite dessa terça-feira (12), vítima de complicações da Síndrome de Guillain-Barré. Ele estava internado há 23 dias no Hospital Ortotrauma, em Mangabeira, Zona Sul de João Pessoa. A informação foi confirmada ao Portal Correio por uma nora do ex-vereador, que preferiu não ter o nome divulgado na matéria.

Segundo ela, Raimundo Ângelo apresentou sintomas de zika e chikungunya quando ainda estava em Diamante. Ele foi atendido algumas vezes em hospitais da região, medicado e liberado para voltar para casa. Mas os sintomas não acabaram com o passar dos dias e o ex-vereador piorou.

"Quando ele chegou a João Pessoa, no dia 20 de março, já estava sem falar e sem andar. Foram feitos vários exames e uns 10 dias atrás foi confirmada a Guillain-Barré. O médico disse que a infecção estava muito forte e tinha evoluído para uma encefalite. Também fomos informados que a recuperação do meu sogro seria muito difícil. Ontem [terça-feira], por volta das 22h, recebemos a notícia de que ele não havia resistido", explicou.

Raimundo Ângelo da Costa era conhecido em Diamante como 'Raimundo Noel'. Ele foi vereador do município por três mandatos.

Guillain-Barré

A síndrome é uma doença rara e que pode levar a morte em poucos dias caso a pessoa demore a ser diagnosticada e submetida a tratamento. Na Paraíba, pouco se falava sobre a Guillain-Barré, até que estudos mostraram que ela poderia estar ligada ao zika. Com o surto do vírus no país, os casos da síndrome aumentaram consideravelmente no estado.

A Guillain-Barré é uma reação autoimune do corpo. Quando o organismo percebe a presença de um microorganismo, como vírus ou bactéria, passa a combatê-lo e acaba atacando a si próprio. Os sintomas podem ir de sensação de formigamento nas pernas, chegando até mesmo à paralisia total de membros.

Portal Correio

PB e 19 estados disputam instalações de energia que podem gerar 27 mil empregos


​Imagem Ilustrativa


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promove nesta quarta (13), na BM&F Bovespa, na capital paulista, leilão para contratação de serviço de transmissão de energia elétrica em 20 estados do país.

Serão licitados 24 lotes de empreendimentos, com 6,5 mil quilômetros de linhas de transmissão, localizados nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

A expectativa de investimentos é de R$ 12,2 bilhões. As instalações devem entrar em operação comercial no prazo de 36 a 60 meses a partir da data de assinatura dos contratos. A soma das Receitas Anuais Permitidas (RAP) máximas dos lotes é de R$ 2,5 bilhões. O concessionário vencedor terá direito ao recebimento, por 30 anos, da RAP pela prestação do serviço. A estimativa é que sejam gerados 27.640 empregos diretos.

O leilão terá, futuramente, uma segunda etapa. O Ministério de Minas e Energia, a Empresa de Pesquisa Energética e o Operador Nacional do Sistema Elétrico resolveram pela retirada de parte de alguns lotes e reestruturação de outros, o que resultou na divisão do certame em duas etapas.

Portal Correio

Discussão do impeachment começa na sexta-feira; votação será no domingo


​O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou nesta terça-feira (12) aos líderes partidários que a discussão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff vai ter início às 8h55 da próxima sexta (15) e a votação será a partir de 14h de domingo (17). A informação foi passada pelos deputados Bruno Araújo (PSDB-PE) e Pauderney Avelino (DEM-AM), líder do DEM, que participaram da reunião, e confirmada por interlocutor do presidente da Câmara.

Nesta segunda-feira (12), a comissão especial do impeachment na Câmara dos Deputados aprovou, por 38 votos a 27, o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) favorável à abertura do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff. O relatório segue agora para análise no plenário da Casa.

Na reunião de líderes desta terça, Cunha entregou aos parlamentares uma síntese do processo de discussão do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello e disse que seguiria o mesmo roteiro. A sessão de sexta terá início com fala da acusação (autores do pedido de impeachment) e da defesa, que deve ser feita pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo.

Fala da defesa e da acusação
Tanto os autores do pedido de impeachment quanto a defesa da presidente terão 25 minutos para falar. Em seguida, os representantes de cada um dos 25 partidos políticos terão direito de falar por uma hora. Os líderes das siglas indicarão até cinco deputados para discursar.

Os líderes também poderão discursar em todas as sessões – o tempo é proporcional ao tamanho das bancadas e varia de 3 a 10 minutos. A ordem dos discursos do partido será da legenda com maior bancada para a menor.

Sábado
No sábado, às 11h, será aberta sessão para manifestação individual de deputados. Cada um terá três minutos para falar, conforme a ordem de inscrição. Haverá alternância entre discursos favoráveis e contrários à continuidade do processo de impeachment.

O relator do processo, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), tem direito de falar depois de cada orador, mas pode optar por se pronunciar ao final de todas as manifestações. Deputados poderão apresentar requerimento pedindo o encerramento da discussão após a fala de quatro deputados.

Domingo
No domingo, a sessão será aberta às 14h para votação, havendo a necessidade de quórum mínimo de 51 deputados para votar. O presidente da Câmara também está apto a votar.

Os líderes de todos os partidos poderão falar para orientar o voto de suas bancadas. Logo em seguida, será iniciada a votação. Cada parlamentar será chamado pelo nome e terá 10 segundos para anunciar o voto. Cunha vai anunciar nesta quarta (13) se a chamada para votação será por ordem alfabética ou por região.

A expectativa, inicialmente, era que o presidente da Câmara começasse a chamada por deputados do Sul e Sudeste, para gerar um clima "pró-impeachment" até o posicionamento de parlamentares do Norte e Nordeste, onde supostamente o governo teria mais apoio. Segundo deputados, Cunha ainda não definiu, oficialmente, qual será a ordem. Na votação do impeachment de Fernando Collor, a votação ocorreu por ordem alfabética.

Durante a deliberação, não caberá tempo de líder nem qualquer outra interrupção. Os deputados que estiverem ausentes serão chamados nominalmente após a primeira chamada. Somente um microfone ficará disponível para o anúncio do voto durante a deliberação.

Cariri Ligado

Médico Ítalo Siqueira confirma pré-candidatura a prefeito em Juazeirinho


​O médico Ítalo Siqueira esteve visitando na manhã desta terça-feira (12) a cidade de Juazeirinho, oportunidade que visitou comerciantes, além de dar uma volta na feira livre.

Na ocasião, Ítalo Siqueira, que é natural da cidade de Monteiro, confirmou que é pré-candidato a prefeito nas eleições de outubro porque tem projetos para contribuir com o desenvolvimento do município, principalmente no setor de saúde.

Ele é filiado ao PSDB e disse que seu objetivo é postular a cabeça da chapa e que não tem nenhum interesse em ser candidato vice-prefeito na chapa de ninguém.

O médico possui fortes ligações com o município e goza da amizade pessoal do também médico e ex-prefeito do município, Fred Marinheiro (2001 – 2008), além de contar com a simpatia da imensa maioria dos seguidores do ex-gestor.

Entre as lideranças comunitárias que acompanharam ítalo Siqueira na visita que o mesmo fez ao município, estavam os pré-candidatos a vereador: J Neto, Mailton Colaço, Bel Enfermeiro e Waguinho Cordeiro Trajano.

Heleno Lima

Adolescente que estava sendo conduzido por Conselheiros Tutelares puxa o volante com o carro em movimento e provoca acidente


​No inicio da tarde dessa segunda-feira (11) os Conselheiros Tutelares de Pilões/PB estavam resolvendo um problema onde uma adolescente do Conjunto Bela Vista teria fugido com um menor de 17 anos também do Conjunto Bela Vista ontem para a cidade de Sertõezinhos, de acordo com as informações passadas para a o site "Se Liga Pilões" o Conselho Tutelar foi junto com as mães dos menores pegar eles para trazer de volta.

Quando o Carro do Conselho de placa KFV 9530 chegou no Conjunto Bela Vista em Pilões o menor que estava no banco de trás do carro puxou o volante, o motorista Daniel perdeu o controle e bateu na parede de uma residência.

Ninguém ficou ferido, mais o Carro ficou bastante danificado o lado do motorista, no momento do acidente o carro estava sendo conduzido pelo Conselheiro Daniel, ele relatou que foi muito rápido mais que graças a Deus ninguém ficou ferido, dentro do carro estava os dois Conselheiros, o menor com sua mãe e a mãe da menina com uma criança de colo.

O Conselho Tutelar acionou a policia e em seguida foi a para Delegacia para fazer o registro do B.O.

Folha do Sertão

Esfera misteriosa encontrada em floresta intriga cientistas


​Arqueólogos bósnios dizem acreditar que pedra é a mais antiga criada pelo homem; tese é refutada por especialistas (Foto: Reuters/Dado Ruvic)

Uma enorme esfera de pedra encontrada em uma floresta da Bósnia-Herzegovina vem intrigando e dividindo especialistas.

Em entrevista ao jornal britânico "The Independent", o arqueólogo bósnio Semir Osmaganic advoga que formação rochosa é a mais antiga feita à mão por humanos.

Descoberta em uma floresta próximo à cidade bósnia de Zavidovici, a bola de pedra mede entre 1,2 a 1,5 metro de diâmetro, e, em sua composição, tem uma quantidade "extremamente alta" de ferro, segundo Osmaganic.

De acordo com outro pesquisador bósnio, Sam Osmanagich, a região era repleta de esferas no passado, mas muitas teriam sido destruídas na década de 70 por culpa de boatos de que havia ouro escondido dentro delas.

Em 2005, Osmanagic, conhecido como o "Indiana Jones bósnio", virou destaque na imprensa internacional ao alegar que um conjunto de colinas no Vale Visoko, na Bósnia, era, na verdade, um local de pirâmides antigas ligadas por uma rede de túneis subterrâneos.

Apesar das críticas que recebeu na ocasião, o especialista teve o apoio do governo do país, que liberou recursos para escavações na área.

"Soubemos que o mundo está rindo da gente (...), mas não há governo no mundo que deva se calar diante de algo que é positivo".

Críticas
Região era repleta de esferas no passado (Foto: Reuters/Dado Ruvic)
Região era repleta de esferas no passado (Foto: Reuters/Dado Ruvic)

Mas Anthony Harding, presidente da Associação Europeia de Arqueólogos, descreveu a revelação como um "total absurdo".

"Acredito que a esfera possa datar da Idade do Bronze ou Romana. Mas a especulação de que ela seria uma estrutura de 12 mil anos é totalmente fantasiosa e ninguém com um mínimo de conhecimento básico sobre arqueologia ou história diria isso", disse Harding ao Independent.

Já Amanda Edwards, professora da Escola de Ciências Ambientais, Atmosféricas e de Terra da Universidade de Manchester (Reino Unido), diz não acreditar que a esfera tenha sido feita por humanos.

Segundo ela, a pedra teria sido formada "pela precipitação de cimento natural entre os grãos de sedimento", processo conhecido como concreção, afirmou Amanda ao jornal britânico "Daily Mail".

Ministros avaliam que batalha do impeachment está virtualmente perdida


Ministros do núcleo mais próximo de Dilma Rousseff avaliavam nesta terça-feira (12) que a batalha do impeachment está virtualmente perdida. Nem todos jogaram definitivamente a toalha, mas há consenso de que o governo passa por seu pior momento.

PÊNALTI
Uma das comparações feitas numa conversa entre um dos ministros e um integrante do PT era a de que o governo está perdendo o jogo nos últimos minutos do segundo tempo. Resta apostar num milagre nos segundos finais.

TABELA
Na contabilidade que o governo e cientistas políticos que ajudam Dilma faziam ontem, ela contaria agora com no máximo 148 votos (8 do PSD, 3 do PSB, 17 do PR, 9 do PP, 5 do PTB, um do PFL, um do PEN, um do PT do B, dois da Rede, um do Pros, 6 do PTN, 2 do PHS, 10 do PC do B, 61 do PT, 6 do Psol e 15 do PDT). Faltariam 23 para barrar o impedimento.

MILHO
Depois da debandada do PP, do PR e da maior parte do PSD, restaria ao governo fazer um corpo a corpo, deputado por deputado, no varejo do Congresso para conseguir os 23 votos que derrotariam o impeachment.

BALANÇA
Os aliados de Dilma no PMDB diziam o seguinte: se o governo conseguir mostrar, até o domingo, que tem alguma chance de ganhar, seria possível angariar 20 votos para ela dentro da legenda. Caso contrário, só dez, estourando.

CESTO VAZIO
Na contabilidade do governo, nenhum deputado do PSD ligado ao ministro Gilberto Kassab votará a favor de Dilma. Os parlamentares da legenda que ainda podem apoiá-la são, em sua maioria, da Bahia e do Ceará, cujos governadores são contra o impeachment.

MEMÓRIA
No começo do governo, Dilma e o então ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, decidiram ceder amplo espaço a Kassab no governo pensando que ele seria um aliado eficiente e fiel à presidente. A ideia era fazer um contraponto ao PMDB.

NA CARA
A decisão do deputado Maurício Quintella (PR-AL) de sair da liderança de seu partido e declarar apoio ao impeachment foi a senha para que o governo entendesse que estava aberta a porteira para a debandada das legendas que tinham prometido apoiá-la. Quintella é um dos melhores amigos de Ciro Nogueira, presidente do PP, que um dia depois seguiu o mesmo caminho.

NO PAPO
Tanto Quintella quanto Ciro Nogueira conversaram com o vice-presidente Michel Temer antes do abandonar o barco de Dilma.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...