quinta-feira, 9 de junho de 2016

Em busca de mais uma vitória: Prefeito Chico Neves confirma Adriano Wolff como pré-candidato a Prefeitura Municipal. Confira!

O prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro, Chico Neves (DEM), confirmou através de entrevista a equipe de reportagem do politicasenegocios.com.br que Adriano Wolff (DEM) é o nome escolhido pelo seu partido e pela sua base para disputar a Prefeitura Municipal nas eleições desse ano. Como Chico Neves está em seu segundo mandato, não pode assim, disputar as eleições este ano. O grupo conta com o apoio do governador Ricardo Coutinho.

Chico Neves disse que o nome de Adriano surgiu através de conversas e entendimentos e foi bem aceito por todos que fazem parte do bloco de situação no seu município.

"Foi uma escolhe bem democrática, Adriano é um a pessoa que já fez política aqui, foi secretario de ação social durante pouco mais de 7 anos do nosso governo. O nome dele foi crescendo, ganhando força e hoje ele é o nosso pré-candidato  a prefeito o que me alegra muito por  ter a certeza de que vou deixar uma pessoa que vai dar continuidade ao nosso trabalho, as coisas boas e vai ter a oportunidade de até fazer melhor. Queremos ver São Sebastião do Umbuzeiro avançando como vem acontecendo, crescendo, e que bom seria que Adriano tivesse o respaldo de o povo dizer que ele fez um governo até melhor que o meu. Isso é o que eu torço, é o que eu quero, para minha cidade que eu nasci, que eu vivo e que eu amo", declarou Chico.

Com relação a vaga de vice, Chico Neves disse que também será uma escolha bem democrática para que agrade a todos. "O vice ainda está indefinido mas o nome Chico de Mariano, que é presidente da Câmara de Vereadores do município, é o ais cotado para assumir a vaga. Mas vamos escolher de forma democrática e que agrade à todos sem magoar ninguém. Porque todos são importantes nesse processo em busca de mais uma vitória", finalizou.

Daniel Almeida
Políticas e Negócios

São Sebastião do Umbuzeiro comemora 57 anos de Emancipação Politica e o Prefeito Chico Neves anuncia Inauguração de varias obras

Nesta quarta-feira (08), São Sebastião do Umbuzeiro, completou 57 anos de Emancipação Politica. As comemorações começaram logo pela manhã, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado da Paraíba e do município, na Câmara Municipal.  Na Prefeitura Municipal tivemos  a execução do Hino Nacional e do hasteamento da Bandeira do Município ao som do hino municipal que foi executado pela Banda Filarmônica 08 de Junho.

O evento foi bastante prestigiado onde estiveram presentes, além do Prefeito Chico Neves e da Vice-Prefeita Euda, vereadores, secretários municipais, Professores, Diretores das escolas Estadual e Municipal seguimentos da sociedade umbuzeirense.

O Prefeito Chico Neves, enfatizou sua alegria neste momento tão especial para o município, "Alegro-me com vocês nesta data festiva, onde todos vieram deixar a sua homenagem a São Sebastião do Umbuzeiro, que chega a idade 57 anos como município do Estado da Paraíba. Tivemos aqui uma belíssima apresentação da Banda Bate Lata, alem da apresentação muito bonita da Flauta Doce, isso tem uma simbologia muito grande e constrói todo dia um município melhor, e torna uma cidade mais alegre.

Na semana  de Emancipação Politica agente mais uma vez entrega e dar de Presente para a nossa comunidade obras importantes e estruturantes.  Nós, aproveitamos a oportunidade para convidar a todos para no próximo dia 22 agora no mês de junho, onde o Governo estará entregando a Unidade de Saúde Porcina Pereira da Silva,  que fica vizinho a Unidade de Saúde.

E no mês de Julho iremos inaugurar a Unidade de Saúde do sítio Santo Antonio e também a Reforma e ampliação da Unidade de Mão Beijada. Além de outras obras que entregaremos até o final do nosso Governo e iniciaremos mais obras. Aproveito aqui para agradecer o esforço que toda equipe tem,  pessoas que querem o bem de São Sebastião do Umbuzeiro e trabalha conosco e tem se esforçado.

Temos orgulho de ser umbuzeirenses, de pertencer a esta cidade, de testemunhar formação de famílias e ver crescer seus filhos, Parabéns." Finalizou Chico Neves que foi bastante aplaudido.






Gavião da Paraíba com Blog do Didi

Câmara Criminal condena ex-prefeito do Cariri a pena de 3 anos de prisão

O ex-prefeito de Juazeirinho (no Cariri), Frederico Antônio Raulino de Oliveira, foi condenado a pena de três anos de prisão pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. Ele é acusado da prática de crime previsto no artigo 89 da Lei nº 8.666/93 (lei das licitações).

De acordo com a denúncia, no exercício de 2005 o gestor teria realizado diversos gastos sem licitação, a saber: com serviços de assessoria e consultoria em gestão pública, de lanternagem e pintura, de recuperação de cataventos, de pintura em prédios públicos, confecção de próteses dentárias, fornecimento de carnes, abastecimento d'água em carro pipa, fornecimento de refeições, fornecimento de ataúdes, fornecimento de plantas e transporte de pessoas (médicos, enfermeiros, doentes, professores, transporte de estudantes), dentre outros.

As despesas não licitadas causaram um prejuízo de R$ 1.141.838,19 para os cofres públicos do município. "Há que se destacar que resta evidenciado efetivo prejuízo experimentado pelo erário e pela sociedade, uma vez que os altos valores despendidos por um município pequeno como é o de Juazeirinho, sem prévia realização do procedimento de licitação, causam sim danos concretos e comprometem as finanças do município", destacou o relator do processo, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos.

A decisão que condenou o ex-prefeito foi publicada no diário eletrônico do Tribunal de Justiça desta quarta-feira (8).

Cariri Ligado

AGORA É OFICIAL: CHICO MARIANO CONTINUA NO DEM E APTO A SER CANDIDATO NAS ELEIÇÕES DESTE ANO EM SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO

Após a dúvida instaurada decorrente da divulgação da situação de filiação partidária do atual presidente da Câmara de São Sebastião do Umbuzeiro, Cícero Valdeci, mais conhecido como Chico Mariano, de que ele não poderia ser candidato este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  divulgou nesta quinta-feira (9), a atual situação de filiação partidária do parlamentar.

De acordo com a certidão emitida pelo sistema de filiação partidário do TSE, o vereador Cícero Valdeci está regulamento filiado ao Democrata (DEM).

Depois da dúvida, agora o vereador Chico Mariano, aliado do prefeito Chico Mariano poderá inserir seu nome na lista dos pré-candidatos a prefeito que têm surgidos no grupo liderado pelo prefeito Chico Neves.

A reportagem do Cariri em Ação tentou falar com Chico Mariano por telefone, mas não obteve êxito. O que sabe é que o próprio Chico é um dos pré-candidatos a prefeito que poderá disputar a Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro nas eleições do dia 2 de outubro deste ano.


CARIRI EM AÇÃO

Senado prepara acordão para barrar prisões


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que teve pedido de prisão feito por Janot

Líderes da base aliada e da oposição no Senado articulam um grande acordo para barrar no plenário da Casa eventual ordem de prisão provisória do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Os pedidos de prisão foram feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e serão avaliados pelo Supremo Tribunal Federal. Se a Corte determinar, os senadores só podem ser mantidos presos após aprovação do Senado.

O mesmo procedimento ocorreu com o senador cassado Delcídio Amaral (sem partido-MS). No caso dele, o plenário decidiu, em novembro de 2015, mantê-lo preso após a determinação do STF. Abandonado pelo comando do PT, na época sua legenda, Delcídio não contou também com gesto de solidariedade de nenhum integrante da bancada durante a votação.

Desta vez, porém, com Renan e Jucá a tendência é que o plenário se comporte de maneira diferente. O argumento, segundo líderes ouvidos pelo jornal "O Estado de S. Paulo", é que o conteúdo que veio a público das conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado não é suficiente para levar um parlamentar à prisão.

Além disso, há receio na Casa com os desdobramentos da delação do empreiteiro Marcelo Odebrecht. As revelações do empresário podem levar a novos pedidos de prisões. Segundo fontes, há mais de 30 senadores envolvidos, quase metade da Casa, composta por 81 integrantes. Além disso, já são 12 os senadores investigados na Operação Lava Jato com inquéritos em tramitação no STF.

O discurso oficial, contudo, é o de que com o que foi publicado até agora, a autorização de prisão não passa na Casa. "Fizemos o pedido para ter acesso à delação e gravações do Sérgio Machado. O procurador-geral que prove que teve e qual foi o flagrante", disse o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB). "Não é uma questão de dar uma resposta institucional, porque pode parecer corporativismo, mas é uma questão constitucional. Quem tem que mostrar o ônus da prova é ele (Rodrigo Janot)."

O líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), também faz ressalvas aos pedidos baseados apenas no conteúdo que já foi publicado sobre as conversas gravadas por Machado. "Na minha opinião, não é suficiente com o que tem. Pode ser que tenha havido coisas que eu não conheça, mas para mim, até aqui, é uma mera especulação de conversas reservadas, sem nenhuma consequência prática", disse o tucano.

Para o líder do PDT, Acyr Gurgacz (PDT-RO), o ministro do Supremo, Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato, não chegará nem a pedir as prisões. "Se for aquilo que vimos, é fraco. Temos de aguardar. Só com o que tem, o próprio Teori barra. Sem flagrante, o ministro não vai mandar para cá", afirmou.

Petistas

Integrantes da cúpula do PT no Senado também não pretendem causar constrangimentos a Renan e Jucá. Gestos de afagos foram feitos no mesmo dia em que veio a público o pedido de prisão de Janot. "Eu queria cumprimentar vossa excelência pela serenidade, firmeza e senso de responsabilidade com que vossa excelência, ainda há pouco, se dirigiu à nação e a todos nós, seus colegas aqui no Senado", afirmou em plenário o senador Jorge Viana (PT-AC) - que assumiria a presidência do Senado caso Renan fique impedido.

Horas antes, Viana foi à residência de Renan prestar solidariedade. Além dele, a presidente afastada Dilma Rousseff também ligou para o peemedebista num gesto de apoio.

O PT não firmou posição sobre os pedidos de prisão feitos por Janot. Seus principais dirigentes se calam sobre o tema, mas alguns falam em "arbitrariedade". A página do partido na internet ignorou o assunto. O PT, porém, tem tratado de forma distinta Renan e Sarney, com os quais ainda mantém pontes, de Jucá e Cunha, considerados inimigos. Ainda assim, os petistas nem sequer reagiram ao arquivamento do pedido de cassação de Jucá no Conselho de Ética da Casa. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Assembleia diz que não vai bancar viagem de Dilma à PB; PT quer fazer ‘vaquinha’ para trazer a presidente

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, descartou a possibilidade de a Casa assumir qualquer despesa da presidente afastada Dilma Rousseff durante visita à Paraíba no próximo dia 15. Dilma, que enfrenta processo de impeachment no Senado, participa de sessão especial promovida pela ALPB, cuja sessão será no Espaço Cultural, às 15h. A presidente afastada vai falar sobre "democracia e o atual momento político brasileiro"...

Questionado sobre quem irá arcar com os custos do deslocamento da presidente, Galdino provocou e mandou recado à oposição. "Diga à oposição que vá perguntar à Dilma quem está pagando a conta dela. Pode ter certeza que a assembleia não está pagando", ressaltou.

Já o deputado Anísio Maia (PT) admite a possibilidade de o partido fazer uma 'vaquinha' para bancar as despesas de Dilma. "Se precisar de uma cota para contratar o avião para trazer a presidente Dilma, nós vamos fazer", prometeu.

Anísio se mostra indignado com a decisão do Palácio do Planalto suspender o uso de avião da FAB para as 'peregrinações' de Dilma pelo país. Na semana passada, a Casa Civil emitiu parecer defendendo que a presidente afastada use aviões da FAB somente nos deslocamentos ente Brasília e Porto Alegre, onde mora sua família.

De acordo com Anísio, o corte nas mordomias da presidente afastada é porque querem transformar Dilma em uma prisioneira.

Mesmo afastada de suas funções, Dilma continua recebendo salário de R$ 31 mil e a morar no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Também tem direito a manter uma equipe do gabinete pessoal, apoio à saúde, carros e motoristas.

PB Acontece

Médicos e pacientes denunciam mulheres dormindo no chão do Isea em CG a procura de atendimento

Médicos que prestam serviços no Instituto de Saúde da Prefeitura de Campina Grande Elpídio de Almeida (Isea), bem como seus pacientes denunciaram pelas redes sociais, mais uma descaso da prefeitura municipal de Campina Grande com as mulheres que procuram a unidade em busca de um tratamento digno. Fotos mostram mulheres grávidas e suas acompanhantes dormindo no chão e longas filas noite a dentro de pacientes na procura de uma oportunidade de uma consulta.
 

Essa não é a primeira vez que o suposto tratamento desumano, que o hospital vem dispensado aos pacientes ganha repercussão estadual, em 15 de julho de 2013, os próprios médicos que prestam serviços no Isea denunciaram na promotoria de Defesa da Saúde de Campina Grande, através de documentos, sobre a superlotação, bem como péssimas condições de trabalho enfrentadas pelos profissionais da saúde, como falta de equipamentos básicos.
 

Na oportunidade os documentos, que relatavam o suposto caos instalado no hospital, vieram acompanhados de algumas fotografias nas quais as pacientes são atendidas no chão, partos são realizados em sofás, parturientes são amontoadas em corredores, mostrando o quadro de irregularidades do Isea. Novamente as fotos tiradas por médicos e pacientes em 08 de junho de 2016 relevam o mesmo cenário.
 
Diante da denúncia, médicos da unidade prometem novamente abrir um procedimento preparatório na Promotoria da Saúde, requisitando explicações à Secretária Municipal de Saúde e à diretoria do hospital, bem como inspeção por parte Conselho Regional de Medicina (CRM).

Folha do Sertão

Menino é enterrado até o pescoço e torturado em praia da PB, diz polícia


Menino foi torturado na Praia de Intermares, em Cabedelo (Foto: Reprodução/Polícia Civil)

Um adolescente de 14 anos foi enterrado até o pescoço nas areias da Praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, na tarde desta quarta-feira (8). A informação é do delegado da 7ª Delegacia, Ademir Fernandes, que explicou que ele foi torturado por um grupo de cinco pessoas enquanto estava enterrado. Um jovem de 21 anos, chamado Anderson José da Silva, foi preso e um adolescente de 14 anos apreendido. Toda a ação foi filmada no celular do jovem que foi preso. O aparelho foi apreendido pela polícia e vai ser usado na investigação.

"Na hora que eu tava lá Janjão [Anderson] me pegou, queria me jogar dentro do buraco. Aí eu mordi ele, pra ele me escutar. Ele pegou um coco e jogou em mim. Um homem me chamou, me deu um lanche pra eu parar de chorar. Daí eu fui ver o futvôlei, mas um deles me segurou, aí aconteceu tudo", relatou o menino que foi enterrado.


Adolescente foi amarrado e jogado em buraco
(Foto: Reprodução/Polícia Civil)


Segundo o delegado, o menino teve os braços e pernas amarrados e foi jogado em um buraco que havia sido cavado na areia. Em seguida, o grupo o enterrou, deixando só a cabeça de fora. Enquanto o adolescente estava enterrado e chorava, os integrantes do grupo o xingaram, humilharam, colocaram um balde sobre ele e chegaram urinar na cabeça do adolescente.


O jovem que foi preso explicou que, na verdade, aquilo foi uma brincadeira que é comum entre os jovens da região. "A brincadeira da gente sempre foi assim, acho que ele não aguentou a brincadeira", disse Anderson. "Esses meninos são muito 'gaiatos'. Sempre chegam no meu local de trabalho tirando onda como todo mundo, aí a gente vai e começa a brincar. Eu não sabia que ia dar nisso", lamentou.

Durante os vídeos, é possível ouvir o menino gritando frases como "me ajuda", "tá doendo" e "me solte, parceiro". No fim, um dos integrantes o ajudou a sair do buraco, uma vez que ele não conseguia sozinho, conforme explicou o delegado. Depois que o menino conseguiu se livrar, ele correu para a avenida e encontrou uma equipe da Polícia Militar, que conseguiu prender Anderson e apreender um adolescente que participava do caso de tortura.

"Nós não encaramos como tentativa de homicídio porque dá para perceber que depois eles tentaram desenterrar. Não dá pra perceber a intenção de matar o menino. Mas eles assumiram o risco de que acontecesse uma tragédia. Felizmente, não aconteceu. Mas o terror que eles provocaram nessa criança é enorme", comentou o delegado.

Segundo Fernandes, o adolescente vai passar por exame de corpo de delito, mas já adiantou que ele não teve ferimentos graves. "Foram só arranhões. A agressão psicológica é que foi maior", explicou. Anderson vai ser apresentado na Audiência de Custódia e o adolescente apreendido à Promotoria de Cabedelo nesta quinta-feira (9).

G1PB

PREPARE O BOLSO: Preço do feijão pode chegar até R$ 12 por conta da seca

O feijão carioca, um dos itens básicos da alimentação das famílias brasileiras, já é considerado o vilão da cesta básica por especialistas que monitoram o custo de vida. Problemas com a seca têm feito os preços dispararem. E a situação deve piorar. O custo do quilo nos supermercados poderá chegar a R$ 12, nos próximos meses. Em relação ao valor já cobrado hoje, de até R$ 8, a alta ainda será de 50%. Segundo o Instituto Brasileiro do Feijão, a variação do valor da saca de 60 quilos do carioquinha chegou a 221%, de janeiro a maio deste ano.

O preço do feijão preto, preferido dos cariocas, também sofrerá um novo aumento, podendo chegar a R$ 8 o quilo, já em julho. Segundo a Bolsa de Gêneros Alimentícios, o produto já é vendido a R$ 5, com tendência de alta nas próximas semanas. A elevação daqui para frente, portanto, deverá ser de 60%. De abril a maio, o custo da saca de 60 quilos variou 100%.

— Os lugares do país que mais consomem feijão vão sofrer com a alta, que inevitavelmente será repassada aos consumidores. Os preços ficarão altos ao longo deste ano — disse Marcelo Luders, presidente do Instituto Brasileiro do Feijão.

A elevação acelerada nos preços está associada a questões climáticas que prejudicaram produtores do Paraná, do Centro-Oeste e do Norte de Minas Gerais, de acordo com Sandra Hetzel, analista de mercado da consultoria especializada Unifeijão. O alimento foi um dos que pesaram na alta do custo de vida do mês passado, no Brasil. A inflação do produto medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril foi de 4%.

— Já falta produto nos mercados, logo, o feijão fica mais caro ao consumidor. É reação em cadeia — disse Sandra.

Uma saca de 60 quilos do carioquinha, que era vendido à indústria por R$ 140, em janeiro, chegou a R$ 450, em maio. No caso do feijão preto, de abril para maio, o preço da saca foi de R$ 115 para R$ 230.

Atenta ao mercado, a auxiliar administrativo Bianca Viana, de 38 anos, se queixa.

— Há três meses, eu percebi uma forte alta nos preços. Agora, para comprar feijão carioca ou preto, só em promoção — afirmou a consumidora.

Supermercados já repassam custos a consumidores
Nos mercados do Rio a alta no preço do feijão já assusta. Nesta terça-feira, numa pesquisa feita pelo EXTRA, o quilo do carioquinha variava de R$ 7 a R$ 8. O quilo do preto custava de R$ 5 a R$ 6. Apesar de todos os indicativos de novas altas, a Associação de Supermercados do Rio (Asserj) não acredita numa elevação tão forte de agora em diante.

— Já começamos a sentir o aumento de preço do feijão, mas não ousaria dizer que chegará a R$ 12. O varejo formata parcerias com os fornecedores para que o repasse seja o menor possível, sobretudo em momento de crise — disse o presidente da Asserj, Fábio Queiroz.

Já o militar da reserva Sebastião Salvador, de 55 anos, garante que vê o preço do feijão subir desde o começo do ano:

— Já está muito caro e parece que vai encarecer ainda mais.

Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), os alimentos, de maneira geral, devem pesar no orçamento familiar ao longo de 2016. De acordo com Rodrigo Mariano, gerente de Economia e Pesquisa da entidade, o almoço em família ficará mais caro, sim:

— Outro alimento importante da cesta básica, como o arroz, deverá acompanhar a aceleração dos preços e subir nos próximos meses. Além disso, não é cultura do brasileiro substituir o feijão por outro grão similar. Assim, a demanda continuará alta, e a oferta não acompanhará a procura.

Extra

Dois homens são esfaqueados dentro do Parque do Povo durante o 'Maior São João do Mundo'


Uma das vítimas feridas no Parque do Povo

Dois homens foram esfaqueados dentro do Parque do Povo, em Campina Grande, na madrugada desta quinta-feira (9). Em 72 horas, esse é o terceiro caso de pessoas feridas dentro do 'Maior São João do Mundo'.

De acordo com o major Gilberto Fonseca, comandante do 2º Batalhão, um dos feridos era um albergado e foi visto passando correndo em frente do posto de saúde instalado no local do evento.

"Ele sangrava na perna e foi orientado a fazer o curativo, mas não queria. Depois descobrimos que o rapaz era albergado e deveria está em casa até as 10 horas", disse. O major comentou que outro jovem foi ferido a facadas. O policial falou que não tinha detalhes das circunstâncias dos casos.

O comandante revelou que a organização do evento vai fazer uma pesquisa para instalação de detectores de metais nas sete entradas do Parque do Povo. "O senhor Temir Cabral confirmou que vai fazer uma pesquisa em empresas especializadas para instalar detectores de metais nas entradas do evento. O policial está reforçado", avisou o major Gilberto.

Ferido

Um vigilante de 28 anos foi esfaqueado dentro do Parque do Povo na madrugada da segunda-feira (7). Segundo major Gilberto, o caso ocorreu depois do término o evento. O policial falou que a vítima consumia bebida alcoólica em uma barraca com amigos quando foi ferida com seis facadas, depois de uma discussão. Dois suspeitos foram presos e confessora a tentativa de homicídio.

O ferido foi levado para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Portal Correio

Ônibus com 46 passageiros capota na Rodovia Mogi-Bertioga; 18 morrem


Equipes dos Bombeiros, Samu e DER foram
encaminhadas para atender a ocorrência (Foto:
Jamile Santana / G1)

Um ônibus que levava 46 pessoas capotou na rodovia Mogi-Bertioga por volta das 23h desta quarta-feira (8) no litoral de São Paulo. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, hospitais e da Polícia Civil, 18 pessoas, incluindo o motorista, morreram e as outras 28 ficaram feridas.

Com o acidente, a rodovia foi totalmente interditada por volta das 23h. Todas as vítimas com vida foram resgatadas e levadas a hospitais próximos. Depois, os corpos das demais vítimas foram retirados e levados para o IML de Guarujá. A rodovia foi liberada por volta das 7h.

O veículo levava estudantes de três unidades de ensino da cidade de Mogi das Cruzespara o município de São Sebastião. O ônibus seguia em comboio com outros três veículos pelo km 84, na divisa entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga. Neste momento, o coletivo bateu em um rochedo na pista contrária, capotou e caiu em um barranco. A polícia investiga as causas do acidente.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do litoral de São Paulo, e também de municípios próximos da região, foram deslocadas para prestar atendimento às vítimas. Equipes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) também estão no local.

Segundo Edemir Pedralli, pai de uma das vítimas, a situação no local ainda é incerta. "Minha situação é de angústia. Não sei o que aconteceu, não sei se meu filho está bem, se ele foi socorrido. Estava dormindo quando soube da notícia.", disse o homem. Ainda de acordo com Edemir, seu filho cursa engenheira civil na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

As vítimas foram levadas para o Hospital Municipal de Bertioga, para o Hospital Santo Amaro, em Guarujá, e para o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, que fica em Mogi das Cruzes. De acordo com o delegado Fábio Pierri, não chovia e não havia neblina no momento do acidente, mas a pista poderia estar escorregadia.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, os corpos serão enviados para os IMLs de Guarujá e Mogi das Cruzes, mas há a chance de que alguns corpos sejam enviados para a unidade de Santos. O caso será investigado pela Delegacia Sede de Bertioga.
Ao menos 10 pessoas morreram em acidente na Mogi-Bertioga (Foto: Jamile Santana / G1)Ao menos 10 pessoas morreram em acidente na Mogi-Bertioga (Foto: Jamile Santana / G1)

Colisão
Horas após o acidente com o ônibus, um caminhão colidiu contra um guincho da DER e também contra um caminhão do Corpo de Bombeiros. Estes veículos estavam no trecho para ajudar a bloquear a via. As causas deste acidente são desconhecidas. Ninguém ficou ferido.

Caminhão foi retirado do local na manhã desta quinta-feira (Foto: Solange Freitas/G1)Caminhão foi retirado do local na manhã desta quinta-feira (Foto: Solange Freitas/G1)

Delator diz que pagou R$ 4,5 milhões em caixa 2 para campanha de Dilma


Zwi Skornicki

O engenheiro e representante no Brasil do estaleiro Keppel Fels, Zwi Skornicki, contou à força-tarefa da Operação Lava-Jato que João Vaccari Neto lhe pediu R$ 4,5 milhões para ajudar a financiar a campanha pela reeleição de Dilma Rousseff, em 2014. O pagamento foi realizado diretamente para o marqueteiro João Santana e não foi declarado à Justiça Eleitoral.

Skornicki fechou um acordo de delação premiada com força-tarefa em Curitiba, que ainda depende de homologação do juiz da 13ª Vara da Justiça Federal, Sérgio Moro. Os pagamentos foram realizados nos meses próximos às eleições de 2014, entre setembro de 2013 e novembro de 2014, o que já fazia os investigadores desconfiarem de que o pagamento tinha relação com a campanha.

Em depoimento à polícia logo depois de ser presa, no início deste ano, a mulher de João Santana, Mônica Moura, disse que os pagamentos na conta estavam relacionados a contratos do estaleiro Keppel em Angola, país onde o casal Santana também prestou serviços para políticos.

A versão é agora contestada por Skornicki, que prometeu entregar aos procuradores da força-tarefa evidências como registros de reuniões e encontros que teria mantido com Vaccari para tratar dos repasses destinados à campanha petista no Brasil. O estaleiro Keppel Fels é fornecedor e parceiro da Petrobras.

Zwi está preso na carceragem da Polícia Federal desde fevereiro acusado de intermediar propinas do esquema de corrupção na Petrobras. Na 23ª fase da Lava-Jato, batizada de "Acarajé", os investigadores encontraram repasses no exterior de Zwi para o marqueteiro do PT João Santana. A delação ainda terá que se homologada pela Justiça após a conclusão dos depoimentos à força tarefa da Lava-Jato.

O Globo

TIM é condenada por propaganda enganosa

Conforma a decisão, a TIM deve se abster de fazer qualquer propaganda publicitária com promoção igual ou semelhante. (Foto: Divulgação)

A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) condenou a empresa TIM Nordeste S/A a não elaborar promoções iguais ou semelhantes a "3 Prediletos TIM", em cujos regulamentos não constem todas as regras necessárias para que os usuários sejam adequadamente informados. A decisão ocorreu no âmbito de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).

A ação teve início depois de reclamação feita por uma consumidora à Procuradoria da República na Paraíba, em março de 2007, a respeito da promoção "3 Prediletos TIM". Esta promoção consistia no direito de o cliente participante receber 500 minutos mensais, até 31 de dezembro de 2006, para realização de ligações locais na Rede GSM do Brasil, para três números indicados pelo consumidor.

Na época, a consumidora fez recarga em setembro e não recebeu o bônus de outubro. Ela reclamou e ouviu da Central de Atendimento TIM que a recarga deveria ter sido feita no mês anterior para que houvesse a inserção do bônus da promoção no mês seguinte. Esse requisito, entretanto, não constava nas regras da promoção.

Conforma a decisão, a TIM deve se abster de fazer qualquer propaganda publicitária com promoção igual ou semelhante, com as mesmas características da campanha defeituosa, sob pena de pagar R$ 10 mil de multa por cada regulamento que não exponha de forma clara os critérios de participação dos usuários.

Consumidora lesada – Condenada em primeira instância, a empresa recorreu da sentença, em 2011. No recurso apresentado ao TRF, a TIM alegou que a sentença não se baseava em prova robusta e que o direito questionado era individual, não havendo dano à coletividade, e que o MPF não poderia atuar no caso.

O Ministério Público Federal contestou as afirmações da empresa, alegando que o direito da consumidora teria sido efetivamente lesado pela TIM, conforme exigências do Código de Defesa do Consumidor, e que o MPF é, sim, entidade legítima para proteger interesses individuais homogêneos, no âmbito do direito do consumidor.

ClickPB

Ricardo Coutinho se reúne com Zé Maranhão em Brasília

O governador Ricardo Coutinho se encontrou nesta quarta-feira (8) com o senador José Maranhão (PMDB), em Brasília.

Em sua página no Facebook, Maranhão postou foto e contou  que tratou com Ricardo Coutinho sobre medidas para desafogar a situação financeira da Paraíba.

"Na foto, converso com o governador Ricardo Coutinho, sobre medidas que possam desafogar a difícil situação financeira dos estados, entre eles, nossa Paraíba", postou Maranhão.

O governador Ricardo Coutinho e outros gestores de estado  estiveram com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), para tratar do projeto de lei (PLC 125/2015) que altera o regime tributário do Simples Nacional.

Recentemente Ricardo Coutinho e Zé Maranhão trocaram  farpas por causa de abertura política com o Governo Federal.

Maranhão acusou o socialista de não lhe procurar para destravar recursos em Brasília. Em resposta, Ricardo a política não precisava de "agenciador".

Roberto Targino – MaisPB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...