terça-feira, 5 de abril de 2016

Manifestantes vaiam vereadores de oposição e atira ovo no ex-prefeito de Juazeirinho


​Os vereadores de oposição em Juazeirinho, Admilson de Pituta, Arlete Cabral, Kelma Virginia, Níbia de Wellington, Lila de Alex e Normélio Cordeiro votaram contra o projeto de Lei 04/2016 que trata da estrutura organizacional do município. Os parlamentares de oposição se mostraram indiferentes ao pedido do prefeito e sem nenhuma discussão, rejeitaram a proposta do Executivo e passaram toda a sessão de cabeças baixas evitando olhar para um plenário lotado para não ter que encarar a população presente à sessão.

Juazeirinho é o único município da federação que não dispõe de sua lei básica que trata da estrutura organizacional da prefeitura. Sem essa lei, o prefeito não pode contratar diretores para o hospital, CAPS, SAMU, Vigilâncias em Saúde entre outros serviços que afetam a infraestrutura e educação principalmente. Desde a última semana, por determinação do gestor Jonilton Fernandes vários serviços públicos estão paralisados até que o PL 04/2016 fosse apreciado pelos vereadores.

Sabedores da não aprovação do PL e também da reprovação que o povo teria com suas atitudes, o Presidente da Câmara acionou a tropa de choque das Polícias Civil e Militar do 10º BPM para fazerem a segurança durante e após a sessão.

Não era para menos. Na saída dos vereadores da Casa Legislativa junto ao ex-prefeito Bevilacqua Matias, populares protestaram com cartazes, vaias e gritos e o ex-gestor Bevi levou uma "ovada" de um manifestante.

A polícia teve que intervir e fez a segurança do ex-prefeito e dos vereadores até seus carros.

De Olho no Cariri
Com AgitaPB

Cartaxo para RC: “Ao invés de perseguir nossa gestão, deveria perseguir os bandidos”


​Foto: Paraíba Online


Durante a solenidade de posse dos novos auxiliares da administração municipal de João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) fez um contundente discurso contra os adversários políticos, já demonstrando o tom da campanha eleitoral que se dará na Capital do Estado.

Foram empossados 20 auxiliares em substituição aos que se desincompatibilizaram do cargo para concorrer às eleições municipais.

"Essa reforma nos deu a oportunidade de qualificar ainda mais a nossa gestão, de incorporar novos partidos para trabalharem de maneira unida por João Pessoa para que continuemos no caminho certo. Essa equipe já entra motivada porque o nosso objetivo é o trabalho", disse.

Em discurso, falou ainda sobre as diversas obras que sua administração tem realizado pela Capital e rebateu as críticas do governador Ricardo Coutinho proferidas no último sábado (02), quando da realização do encontro do PSB.

Segundo ele, a campanha já começou para os seus adversários que estão preocupados.

"Ao invés de enfrentarem o nosso governo, de perseguir a nossa gestão, deveriam perseguir os bandidos e estarem enfrentando o desafio da segurança pública, que não é só em João Pessoa, mas na Paraíba toda. A Prefeitura está fazendo a sua parte na área da segurança com prevenção, comprando equipamentos e hoje estamos ofertando uma guarda mais qualificada para a segurança cidadã. Se os seus adversários políticos estão preocupados com João Pessoa, pois que deem a sua contribuição principalmente no setor de segurança", avaliou.

Cartaxo disse ainda ser muito diferente daqueles que mudam de opinião, pois em 2014 o governador o achava um grande gestor, talvez porque estivesse precisando muito do seu apoio como fez com o senador José Maranhão e com o senador Cássio Cunha Lima.

"Ter opinião não é mudá-la a todo instante. É preciso entender que a opinião tem que andar lado a lado com a coerência", ressaltou

Paraíba Online

Tovar diz que Ricardo foi encontrar Lula usando avião oficial do Estado


​O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) apresentou nesta terça-feira (5) requerimento na Assembleia Legislativa convocando o chefe da Casa Militar do Governo do Estado, Anderson Pessoa, para explicar a utilização de uma aeronave oficial para uma viagem política do governador, Ricardo Coutinho (PSB), no último sábado (2). "É vedado por lei a utilização de bens públicos para fins particulares, mesmo estando no exercício de mandato eletivo ou cargos públicos", lembrou.

O socialista, segundo disse Tovar em seu discurso, esteve no último sábado em Fortaleza participando da Jornada de Luta em Defesa da Democracia ao lado do ex-presidente Lula. "Ricardo Coutinho foi à Fortaleza no avião oficial do Estado, gastando combustível custeado pela máquina pública e utilizando um piloto pago também com dinheiro dos contribuintes. O governador utilizou a aeronave King Air B-200 de prefixo PR-EPB do Estado, que é um pouco maior e que a viagem não sai por menos que R$ 12 mil", afirmou.

De acordo com o parlamentar, esta não é a primeira vez que Ricardo Coutinho utiliza aeronave oficial para fins particulares. "Já motivou denúncia nessa Casa, feita pelo deputado Gervásio Maia, que o governador utilizou o mesmo avião entre os dias 28 de dezembro de 2012 e 1º de janeiro de 2013, em viagem para passar as festividades de réveillon nas cidades do Rio de Janeiro e Paraty (RJ)", disse, acrescentando que infelizmente, ele não recebeu nenhuma punição pelo ato de improbidade praticado no passado e voltou a cometer o ilícito.

Além da convocação do chefe da Casa Militar, Tovar defendeu a divulgação dos planos de voos em viagens oficiais. "A divulgação deve ocorrer não antes das viagens por questão de segurança, mas após a realização dos voos. Precisamos das explicações e não podemos deixar que se torne pratica corriqueira a utilização de aeronaves oficiais para fins particulares", defendeu.

Legislação – O art. 9º da Lei nº 8.429/92 diz o seguinte: "Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente: IV – utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades."

Casos de uso de aeronaves – Tovar lembrou que agentes públicos insistem em utilizar a máquina para fins pessoais e em especial às aeronaves. "O que nos traz esperanças, é que alguns gestores que utilizaram aeronave oficial para eventos particulares e políticos tiveram que devolver recursos aos cofres públicos", comentou, lembrando dos casos de políticos que saram a estrutura como a então governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini foi obrigada a ressarcir os cofres públicos, após ser flagrada usando uma aeronave do Estado para participar de uma festa particular em Currais Novos (bodas de ouro do prefeito).

Destacou ainda que em 2013 o presidente do Senado, Renan Calheiros devolveu dinheiro aos cofres públicos por duas vezes por usar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para fins particulares. Já o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, devolveu recursos aos cofres públicos pelo uso de avião da FAB em viagem pessoal para assistir à final da Copa das Confederações, no último dia 30, no Rio de Janeiro. Mais recentemente os partidos de oposição acionaram à Justiça contra a presidente Dilma que utilizou aeronave oficial para fazer uma visita de solidariedade ao ex-presidente Lula.

Cariri Ligado

Cinco casos de violência doméstica são registrados no Cariri Paraibano


​Dados divulgados por uma pesquisa realizada entre junho e julho de 2015 pelo Data Senado constatou que uma em cada cinco mulheres no Brasil já foi espancada pelo marido, companheiro, namorado ou ex. No Cariri Paraibano, entre a última sexta-feira (1) e esta segunda-feira (4) foram registrados cinco casos de violência doméstica, isto é, aquela praticada no âmbito familiar.

Os casos de espancamento e ameaças a mulheres foram registrados nas cidades de Monteiro, Zabelê e São Sebastião do Umbuzeiro.

O primeiro caso foi registrado na tarde da última sexta-feira (1), no Conjunto Multirão, em Monteiro. Segundo as informações repassadas pela Delegacia de Polícia, a guarnição foi informada que E.M teria agredido a sua companheira M.M.Q.O, de 42 anos. A guarnição foi até a residência da vítima, porém, o acusado não se encontrava. A mulher foi encaminhada a delegacia para realizar os procedimentos cabíveis.

Outro caso de violência foi registrado na tarde do sábado (2), na Rua Manoel Carlos Ferreira, também localizada em Monteiro. De acordo com as informações, o jovem R.M.S , de 21 anos, estava embriagado e quebrando as portas e objetos da residência de sua mãe. Após a polícia chegar ao local, à vítima informou que estava tomando banho e o jovem a chamou para trocar murros. Os envolvidos foram encaminhados a Delegacia para serem realizados os procedimentos.

Já no último domingo (3), foi registrado um caso de violência doméstica em São Sebastião do Umbuzeiro. Segundo as informações, o próprio filho da vítima M.L.C.S. de 42 anos, foi a Delegacia informar que R.F.R, de 37 anos não deixava a sua mãe levar os seus pertences, visto que, os mesmos estavam separados.

A guarnição da polícia foi até a sua residência e foi constatado que os mesmos tinham se agredido no dia anterior. A vítima apresentava uma lesão no olho. A mesma não quis representar a queixa, mas o acusado foi encaminhado a Delegacia.

Já na cidade de Zabelê, uma mulher foi agredida e ameaçada pelo seu companheiro na noite desta segunda-feira (4) no Sítio Tanques, zona rural do município. Segundo as informações, M.G.B.S, de 30 anos informou a guarnição que A.C.B, de 35 anos lhe agrediu e a ameaçou de morte caso fosse registrado queixa contra ele.

Os policiais foram até o local, mas o acusado não se encontrava. A vítima foi conduzida a delegacia para serem tomadas as providências.

Ainda na noite desta segunda-feira (4), foi registrado outro caso de violência na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro.

De acordo com as informações, a guarnição foi procurada pela senhora M.L.F.S, de 39 anos, que informou que tinha sido agredida pelo seu companheiro E.J.L de 46 anos. Segundo ela, o seu companheiro tentou estrangulá-la com um mata leão e a ameaçou de morte várias vezes.

A guarnição fez busca na cidade a procura do acusado, que foi localizado e  encaminhado a delegacia de Monteiro para os procedimentos cabíveis.

As mulheres que convivem e sofrem com a violência também podem registrar uma denúncia por meio do 180 da Central de Atendimento à Mulher. A denúncia é anônima e gratuita, além de ser disponível 24 horas, em todo o país.

De Olho no Cariri

Bandido assalta padaria no Cariri, atira em funcionário e leva um cacete da população


​Bandidos tentaram assaltar a panificadora Santo Antonio na manhã desta terça-feira (5) no centro da cidade de JUAZEIRINHO, e dispararam um tiro contra um jovem que trabalhava no local e que é filho do dono estabelecimento comercial.

O jovem atingido foi identificado como "Tiquinho", filho de Gilvan Hermínio, dono da padaria e foi socorrido por uma equipe do SAMU para o Hospital de Emergência e Trauma da cidade de Campina Grande.

Revoltada, a população conseguiu capturar um dos bandidos e passou a espancá-lo por mais de uma hora ate a chegada da Polícia Militar.

Os populares bateram tanto no meliante que ele ficou com a cara toda ensanguentada e precisou ser levado pela própria polícia ao hospital de Taperoá.

Segundo informações obtidas, até o momento ele não disse se havia mais comparsas na prática do assalto.

Heleno Lima

Antecipação de eleição presidencial ganha respaldo entre senadores


​O senador Valdir Raupp (PMDB-RO)


Um bloco de nove senadores de PSB, PPS e Rede se articula para defender a realização de novas eleições presidenciais neste ano.

Nesta quarta (4), a ideia ganhou apoio de um peemedebista, o senador Valdir Raupp (RO). "Não seria uma renúncia. Não seria um impeachment, mas, sim, antecipar as eleições presidenciais que aconteceriam agora em outubro próximo, concomitantemente com as eleições municipais", disse o senador em discurso na tribuna.

Segundo Raupp, sua proposta ainda não envolve a apresentação formal de uma emenda à Constituição. "Não é uma proposta formal. Não é uma PEC [Proposta de Emenda à Constituição] mas poderá, diante de um entendimento, futuramente, ser lançada não por mim, mas por um conjunto de senadores ou parlamentares do Senado e da Câmara", disse.

Ele afirmou que ainda não levou o tema para debate no PMDB.

Governadores foram contatados e sinalizaram apoio à estratégia de antecipar o pleito. Sua viabilidade, contudo, é colocada em dúvida, porque não vai contar, de imediato, com o apoio de lideranças do PMDB mais ligadas ao vice-presidente, Michel Temer, principal beneficiário no caso de impeachment.

Apesar da reação da presidente ao editorial da Folha, de que "jamais renunciará", assessores da petista avaliam que, caso vença a batalha do impeachment, ela deveria avaliar a hipótese de propor a convocação de eleições presidenciais neste ano.

Segundo a Folha apurou, auxiliares da petista não só defendem a ideia como estão estimulando líderes do partido e de outras siglas a encamparem a tese de nova eleição presidencial como solução para a crise política.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), criticou a ideia. "Que eleições se vai fazer agora? Eu acho que é uma utopia. Não dá para aprovar e implementar uma emenda que cerceia direitos. Temos que parar de enganar a população lançando ideias utópicas que não vão ter resultado prático", afirmou Cunha.

Defensores da proposta argumentam que ela pode acabar se viabilizando caso se confirmem informações de que novas delações atingiriam não só a presidente Dilma, mas também o grupo de Temer e do PSDB, estimulando todos a buscar uma saída consensual para a crise.

Os senadores de PSB, PPS e Rede vão se reunir nesta terça (05) em um almoço para discutir a questão. Eles propõem a aprovação de uma emenda constitucional que viabilize a realização do pleito no segundo semestre.

Segundo um dos organizadores do bloco, há um temor entre eles de que a situação econômica e política do país se deteriore ainda mais após o processo de impeachment. Neste domingo, a Folha defendeu, em editorial, a renúncia de Dilma e Temer como solução para a crise.

A reação contrária da presidente, segundo petistas, não significa que ela seja totalmente refratária à ideia.

Hoje, disse um interlocutor de Dilma à Folha, ela já estaria propensa a debater o tema, o que não ocorreu da primeira vez que a ideia foi discutida dentro do governo, há cerca de dois meses. Oficialmente, a equipe da presidente nega que ela possa apoiar esta tese.

Caos na Saúde: CRM-PB vai apontar hoje o desmantelo no Trauminha de Mangabeira


​A diretoria do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) vai apontar nesta terça-feira (5), em coletiva à imprensa, às 9 horas, as diversas irregularidades encontradas no Complexo Hospitalar de Mangabeira'Governdor Tarcísio Burity' (Trauminha)...

De acordo com conselho de Medicina, é um apanhado geral dos problemas identoficados, denunciados e nunca sanados pela Prefeitura.

O diretor de fiscalização do CRM, João Alberto Morais, adiantou que entre as irregularidades constatadas estão a longa espera de pacientes para cirurgia, falta de medicamentos e de órteses e próteses.

PB Acontece

Polícia Federal desarticula esquema que desviou R$ 5 milhões do ‘Minha Casa, Minha Vida’ na PB


​Uma das buscas aconteceu em prédio no Cabo Branco


Uma operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (5) desarticulou um esquema criminoso que desviou mais de R$ 5 milhões de recursos da Caixa Econômica Federal. São cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva em João Pessoa e Santa Rita, além de sequestro de bens dos investigados.

Segundo as investigações, o foco de atuação da quadrilha era a promoção de fraudes ao programa habitacional 'Minha Casa, Minha Vida', do governo federal. Conforme divulgado pela Polícia Federal, há indícios de que dezenas de financiamentos habitacionais foram concedidos para casas inexistentes, todas em Santa Rita, mediante apresentação de documentos falsos.

Os crimes investigados são os de organização criminosa, obtenção fraudulenta de financiamento perante instituição oficial e corrupção passiva.

Desdobramento

A operação desta terça, denominada Falsa Moradia II, é uma continuação a trabalhos realizados em outubro do ano passado. Na época, a Polícia Federal descobriu que mais de  R$ 1,7 milhão haviam sido desviados em fraudes no 'Minha Casa, Minha Vida'. A quadrilha era comandada por uma advogada que atuava no ramo da construção civil.

Portal Correio

Agência dos Correios pode fechar para escapar da violência, na Paraíba


​Correios


A possibilidade de fechamento da agência dos Correios no distrito de Galante, em Campina Grande, fez com que a Câmara Municipal de Campina Grande aprovasse, por unanimidade, um pedido enviado a Superintendência Nacional dos Correios pedindo a continuidade das atividades da agência. Caso feche, a ação vai prejudicar cerca de 10 mil pessoas. Os casos de violência com assaltos e explosões estariam motivando a suspensão dos serviços no distrito.

De acordo com o presidente da Câmara de Campina, Pimentel Filho (PSD), o fechamento da agência vai fazer com que os moradores de Galante tenham que se deslocar ao Centro de Campina utilizar os serviços dos Correios.

"Caso seja fechado, o cidadão campinense que reside em Galante terá que se deslocar até o centro da cidade de Campina Grande, para receber ou simplesmente pagar uma conta", disse o vereador.

Ainda segundo o vereador, uma das hipóteses para o fechamento da agência seriam as explosões bancárias que ocorrem no estado.

BB também cogitou fechar agências

Em janeiro, o Banco do Brasil desistiu de fechar as agências dos municípios de Mogeiro, Cabaceiras e Serraria. As três agências iriam ser fechadas por conta da violência, mas, segundo a assessoria, houve uma negociação com as prefeituras das três cidades para suspender o fechamento.

Ainda conforme a assessoria de comunicação, a decisão de fechar essas agências permanece, mas ela só deverá ser executada em outro momento.

Correio diz que avalia fechamento

Ao Portal Correio, a assessoria de comunicação dos Correios na Paraíba informou que a empresa vem realizando estudos para readequar e otimizar os serviços oferecidos a população, mas não confirmou o fechamento da agência em Galante.

"Como forma de otimizar sua rede de atendimento nacionalmente, os Correios estão promovendo estudos visando redimensionar, readequar, formatar e promover a fusão de agências. Como esses estudos ainda não estão concluídos, não temos como confirmar se uma determinada Unidade em particular vai ser ou não objeto de fusão", afirmou os Correios.

Ainda segundo a assessoria, caso qualquer agência dos Correios seja fechada ou passe por fusão com outra agência, na Paraíba, os funcionários vão ser realocados para exercerem as suas funções em outras agências dos Correios. A possibilidade de demissão de funcionários em caso de fechamento ou fusão foi descartada.

Gerente dos Correios sequestrado

Na segunda-feira (28), a agência dos Correios foi assaltada na cidade de Juarez Távora e o gerente foi sequestrado durante a fuga dos suspeitos. Ele só foi liberado dois dias depois e os envolvidos presos após 72h do roubo. Um terceiro suspeito ainda é procurado pela polícia.

Portal Correio

H1N1 já levou a 71 mortes no Brasil em 2016, diz Ministério da Saúde


​O Brasil já teve 71 casos de morte por H1N1 em 2016, até 26 de março, segundo o Boletim Epidemiológico de Influenza do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (4). No ano passado inteiro, foram 36 mortes por H1N1 no país.

Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 444 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) pela Influenza A/H1N1 este ano.

São Paulo teve o maior número de óbitos por H1N1: 55. Também registraram mortes Santa Catarina (3), Ceará (2), Bahia (2), Minas Gerais (2), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (1), Goiás (1), Rio de Janeiro (1), Pará (1) e Rio Grande do Norte (1).

O H1N1 é responsável, até o momento, pela grande maioria de casos graves e mortes por gripe Influenza no país. Foram registrados apenas 5 casos por Influenza A/H3N2 e nenhum óbito. Já em relação à Influenza B, foram registrados 38 casos e 3 mortes.

Vacinação
As clínicas particulares já têm disponível os primeiros lotes da vacina trivalente contra influenza de 2016, que protege contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B. A vacina trivalente pode ser usada a partir dos 6 meses de idade.

Já a vacina tetravalente ou quadrivalente – que além de proteger contra o H1N1, o H3N2 e a Influenza B também protege contra uma segunda cepa da Influenza B – ainda está começando a ser distribuída. A vacina tetravalente pode ser usada a partir dos 3 anos de idade.

Na rede pública, a campanha nacional de vacinação contra gripe está marcada para começar no dia 30 de abril e vai até o dia 20 de maio. Alguns estados, como São Paulo, anteciparam a vacinação pelo SUS devido ao aumento precoce de casos da infecção. O Ministério da Saúde anunciou que começou a enviar as doses aos estados nesta sexta-feira (1º).

A vacinação contra influenza no SUS é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Laboratórios passam a oferecer teste para detectar vírus da zika no sêmen


​Imagem de micrografia eletrônica de transmissão colorida digitalmente mostra o vírus da zika; na imagem colorida digitalmente, o vírus é representado pelos pontos vermelhos (Foto: CDC/Cynthia Goldsmith)

O teste para detecção do vírus da zika – que já vinha sendo feito no sangue, urina, saliva, líquido amniótico e líquor – agora está disponível também para o sêmen. O laboratório Chromosome Medicina Genômica, de São Paulo, já oferece a técnica e ao menos outras duas instituições estão validando o método e passarão a oferecê-lo em breve: o Fleury Medicina e Saúde, que tem unidades no estado de São Paulo e Distrito Federal, e o Richet Medicina & Diagnóstico, no Rio de Janeiro.

Trata-se de um teste de biologia molecular (PCR), que consiste em multiplicar a quantidade de RNA do vírus na amostra coletada, ou seja, amplificar o material genético do vírus para que seja possível identificá-lo quimicamente.

Verificar a presença do zika no sêmen é importante porque o vírus permanece no fluido muito tempo depois de ter desaparecido do sangue. Um estudo publicado na revista "Emerging Infectious Diseases" já detectou zika no sêmen de um paciente 62 dias depois do início dos sintomas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera a transmissão sexual do vírus da zika como um fato confirmado. Portanto, a presença do vírus do sêmen é preocupante por colocar em risco as parceiras sexuais de homens contaminados. A situação é mais alarmante no caso de mulheres que estejam grávidas ou em idade reprodutiva devido à forte associação entre a infecção nas gestantes e a ocorrência de microcefalia em bebês.

Segundo o geneticista Ciro Martinhago, do laboratório Chromosome, ainda não há estudos que apontem quais seriam as possíveis consequências de uma fecundação com esperma contaminado por zika. "Os estudos estão começando agora. A gente acredita que possa haver a destruição do embrião, que ele não iria para frente", diz.

A expectativa é que, em breve, o teste de zika no sêmen seja oferecido por mais instituições. O preço, similar ao do teste de PCR no sangue, pode variar de R$ 400 a R$ 1000.

Teste de zika para fertilização
Em 22 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que doadores de sêmen ou óvulo para procedimentos de fertilização in vitro em clínicas de reprodução assistida façam o teste sorológico no sangue para detecção do vírus da zika. O teste sorológico é capaz de detectar se a pessoa já teve a doença no passado, já que identifica os anticorpos contra o vírus, e não o vírus em si.

Mulheres que tiverem resultado positivo ou inconclusivo devem repetir o teste sorológico após 30 dias ou fazer teste de biologia molecular no sangue em qualquer momento. Homens que tiverem resultado positivo ou inconclusivo devem fazer teste de biologia molecular no sêmen.
Casais que vão se submeter ao procedimento de fertilização in vitro também terão de passar pelos testes. Nem a doação nem o tratamento poderão ser feitos caso o vírus seja detectado em seu organismo.

Preservativo na gravidez
Mesmo para casais que não se submeteram à fertilização in vitro, a recomendação é o uso de preservativo durante a gravidez para evitar que o homem possa contaminar a mulher. "Pelo fato de não conhecermos direito a ação do vírus, o que sugiro para o casal em que a mulher engravidou é o uso de preservativo nas relações sexuais durante a gestação toda por precaução", diz Martinhago.

Explosão deixa 5 mortos e vários feridos no Subúrbio do Rio


Explosão em prédio na Fazenda Botafogo deixou pelo menos quatro pessoas mortas (Foto: Reprodução / TV Globo)

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas na explosão de um prédio em Fazenda Botafogo, no Subúrbio do Rio, na madrugada desta terça-feira (5). Ao todo, 18 pessoas foram atingidas pela explosão. O acidente aconteceu no número 81 da Rua Omar Fontoura, perto da Rua Pedro Jório. De acordo com a Defesa Civil, a explosão teria sido provocada por um vazamento de uma tubulação da Companhia Estadual de Gás (CEG).

Bombeiros do quartel de Irajá atuam no local, com apoio de ambulâncias dos quartéis de Campinho, Parada de Lucas, Guadalupe e Ricardo de Albuquerque. Segundo informações dos agentes, a explosão teria ocorrido no primeiro andar de um prédio do conjunto habitacional.

Segundo a Defesa Civil, apesar dos danos, o prédio não corre o risco de desabamento. "Todo o piso do primeiro pavimento acabou afundando, porque são módulos preenchidos por painéis, paredes e lajes e que, no primeiro pavimento de algumas unidades, veio a se romper e afundar. O afastamento de algumas colunas não está caracterizando, nesse momento, um risco para o prédio desabar, então essa possibilidade nós já descartamos", afirmou Motta.

Moradores do local dizem que há cerca de um mês a CEG esteve no local realizando uma vistoria e não identificou nenhum problema. Ainda segundo eles, moradores reclamavam do cheiro de gás com frequência.

"Eles vêm, constatam que não tem nada de anormal aí vai embora. A gente continuava sentindo o cheiro de gás e todo mundo reclamando, todo mundo reclamando. A Ceg vinha usava um produto químico no encanamento normal, constatava que não tinha nada de anormal e ia embora", afirmou José Airton, que mora no segundo andar do prédio.

Agentes da CEG já estão no local, mas as causas ainda são desconhecidas. Para a empresa, qualquer informação no momento é prematura. "A gente lamenta o que aconteceu, mas não sabe ainda o que aconteceu e qualquer informação seria imprecisa e prematura. Estamos avaliando todos os registros no local  e vamos avaliar um por um e verificar se há denúncias dos moradores (que informaram que o vazamento de gás vem sendo denunciado há um ano)", afirmou Cristiane Delart, gerente de gestão da companhia.

Os feridos estão sendo levados para os hospitais Carlos Chagas, em Marechal Hermes, Getúlio Vargas, na Penha e Albert Schweitzer, em Realengo.

O imóvel fica próximo da Avenida Brasil, altura do número 19.972, perto da passarela 28. Na área do entorno do prédio mais atingido há muitos escombros. As janelas de todos os apartamentos quebraram.

Prédio fica em conjunto habitacional na Fazenda Botafogo, no Subúrbio do Rio (Foto: Reprodução / TV Globo)
Prédio fica em conjunto habitacional na Fazenda Botafogo, no Subúrbio do Rio (Foto: Reprodução / TV Globo)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...