sexta-feira, 20 de maio de 2016

Comerciante é assassinado a tiros na frente de bar no Sertão da Paraíba


Imagem ilustrativa

Um comerciante foi assassinado a tiros em frente a um bar na cidade de Itaporanga, no Sertão da Paraíba, a 429 km de João Pessoa, no fim da tarde desta sexta-feira (20). Segundo a Polícia Militar, a vítima atuava no comércio de produtos do setor hortifruti.

A PM explicou que um homem teria se aproximado e efetuado os disparos de arma de fogo contra a vítima, que morreu ainda no local do crime. Após cometer o assassinato, o suspeito fugiu em uma moto. A polícia partiu em buscas, mas, até as 19h50, ninguém havia sido detido. As motivações para a ocorrência eram desconhecidas.

O corpo do comerciante será conduzido para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal de Patos, também no Sertão, a 307 km da Capital, onde será realizada uma perícia.

Portal Correio

Especialista diz que água de Boqueirão não tem qualidade e pode provocar câncer

O Açude de Boqueirão está com apenas 9,6% de sua capacidade. Com o nível de água cada vez menor, pesquisadores especialistas em tratamento de água estão preocupados com a qualidade da água do açude. Eles dizem que o tipo de tratamento feito hoje não é suficiente para purificar a água completamente. O reservatório abastece Campina Grande a mais 18 cidades da região.

Segundo a doutora em engenharia química e professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Weruska Brasileira, a potabilidade da água já pode estar comprometida devido à alta concentração de matéria orgânica e deve piorar com a chegada do volume morto. "O tratamento convencional para remover substâncias orgânicas refratárias dissolvidas não é indicado. A gente precisa de um tratamento mais avançado", disse.

Ainda de acordo com a professora, o tratamento da água de boqueirão feito na Estação de Gravatá não é suficiente para retirar as impurezas e garantir que ela seja própria para o consumo humano, o que pode trazer riscos à saúde, como problemas neurológicos, de fígado e câncer. "Essa água se acumulou há muito tempo, então acumulou também sedimentos poluentes que podem trazer alguns danos à saúde da população. A Estação de Tratamento de Gravatá é uma estação do tipo convencional, então ela vai ter dificuldade de remover alguns poluentes", comentou.

Segundo a professora, a estação de tratamento, após receber o sulfato de alumínio, a água segue para tanques onde as impurezas ficam aglomeradas. Só então, a água segue para reservatórios onde os resíduos sólidos se depositam no fundo e a água da superfície é escoada para os filtros. São onze ao todo. Nos filtros, a água passa pelas camadas de pedras, cascalho, areia e carvão mineral. Por fim, a água desce por gravidade para ser misturada ao cloro.

A Gerência da Regional Borborema da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) garante que esse sistema utilizado é suficiente para deixar a água de Boqueirão nos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

"O único padrão que esta alterado, que é bom que se informe que é uma característica da água de Boqueirão, é o cloreto. Os demais padrões, a Cagepa ainda consegue manter. Quando verificarmos que há uma alteração que não conseguimos mais, isso sera informado aos setores específicos da diretoria para que as decisões sejam tomadas em relação a esse ponto específico", explicou o gerente regional da Cagepa, Ronaldo Menezes.

O volume do Açude de Boqueirão caiu 60% devido à estiagem. A estação de tratamento que processa a água que sai do manancial armazena hoje apenas 9,6% de sua capacidade, o que corresponde a pouco mais de 39 milhões m³ de água.

G1

Acusados de canibalismo serão levados a júri popular em PE


Trio foi condenado, em 2014, por assinar outra jovem

O trio acusado de esquartejar, comer e usar a carne de duas mulheres para rechear salgados em Garanhuns, no Agreste do Estado, será novamente levado a júri popular. Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, Isabel Cristina Torreão Pires e Bruna Cristina de Oliveira da Silva, conhecidos como "canibais de Garanhuns", já tinham sido condenados em 2014, também em júri popular, pelo assassinato de uma adolescente de 17 anos em Olinda, no Grande Recife.

A decisão por esse formato de julgamento, da 1ª Vara Criminal de Garanhuns, foi confirmada pela assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e será publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta sexta-feira (20). A data da audiência, no entanto, ainda não foi marcada.

Nesse processo, os réus respondem pelas mortes de Alexandra Falcão, de 20 anos, e Giselly Helena, 31, ocorridas em 2012. Foram esses casos que trouxeram à tona o assassinato de Jéssica Pereira, 17, em 2008.

Terra

Suspeitos de arrastões e explosões a banco morrem após perseguição e acidente, na PB


Objetos foram encontrados no carro dos suspeitos

Dois homens suspeitos de promover arrastões a comerciantes e funcionários de postos de combustível do município de Mamanguape morreram após um acidente durante uma perseguição policial, na tarde desta sexta-feira (20). Durante a perseguição, os suspeitos trocaram tiros com a polícia. Com eles, foram encontradas três bananas de dinamite.

De acordo com o capitão Alberto Filho, comandante da Polícia Militar em Mamanguape, os suspeitos estavam em um carro, armados e abordando os comerciantes, levando dinheiro e produtos.

Após um dos assaltos a dupla foi surpreendida pela PM, que iniciou uma perseguição pelas ruas do município.

"Durante a perseguição os bandidos perderam o controle do veículo, que capotou. No acidente um dos bandidos morreu e o outro começou a atirar nos policiais, que revidaram e conseguiram atingir o suspeito. Ferido, o suspeito morreu no local e os policiais começaram a averiguar o veículo", contou o capitão.

Durante a averiguação a PM encontrou três bananas de dinamite, uma marreta, uma alicate para quebrar cadeados de banco e um objeto semelhante a uma serra elétrica. Ainda de acordo com o capitão, a suspeita é de que os bandidos participavam de um grupo com envolvimento em explosões a banco.

Portal Correio

Dois jovens são presos com cocaína em Monteiro

Um jovem de 18 anos e um menor de 16 foram presos por tráfico de drogas na noite desta quinta-feira (19) na BR-412, em Monteiro. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos estavam em uma Moto.

Durante um patrulhamento de rotina, próximo ao Motel Paraíso, os dois acusados foram avistados pela guarnição em uma motocicleta HONDA XLR 125, ano 2000, modelo 2001,vermelha, placa MOO-1480 São José dos Cordeiros. Quando os dois acusados perceberam a presença da Policia, tentaram se desfazer da droga jogando-a no acostamento .

Após abordagem a policia realizou uma varredura no local e foram encontrados 4 papelotes de cocaína. O dois acusados foram atuados em fragrante e conduzidos a 14ª Delegacia de Policia da Cidade, G. G. S, 16 anos e F. H. S, 18 anos, ambos com passagem pela policia, o maior por tentativa de homicídio e o menor direção perigosa.

A ação foi coordenada pela Guarnição do Sgt Maurício, CB Siqueira, Sd Lucivaldo e o Sd Iques.

OPIPOCO

“Eu vi tudo ruir”, diz Lula sobre saída de Dilma


O ex-presidente Lula, durante entrevista a um jornalista estrangeiro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (19), em entrevista a jornalistas estrangeiros, que o dia do afastamento da presidente Dilma Rousseff da Presidência da República foi "o dia da indignação" para ele, marcado também por um sentimento de derrota e frustração.  "Eu vi aquilo ruir, desmoronar."

"Eu não queria estar naquele ato, eu não queria estar naquela foto, porque penso que foi uma sangria, e foi quase que um estupro feito na democracia brasileira que permitiu que a presidenta Dilma deixasse a Presidência antes de terminar o seu mandato", afirmou Lula.

O ex-presidente disse que não se sentiu "confortável". "Foi um dia muito triste para mim porque não era apenas uma presidenta que estava deixando a Presidência de forma abrupta, era um projeto, um projeto de sonho, um projeto de inclusão social, um projeto que mostrou ao mundo que fica muito fácil governar um país e resolver os problemas do povo pobre quando você inclui os pobres no orçamento do país, quando você deixa de tratá-los apenas como uma estatística ou problema social", explicou.

O ex-presidente disse que fez questão de acompanhar Dilma naquele momento por "solidariedade" e "para mostrar aos adversários que tem muita coisa para acontecer nesse país, tem muita luta e ainda falta muita conquista para o povo brasileiro".

Dilma foi afastada temporariamente no último dia 12 pelo Senado, no processo que analisa e julga o pedido de impeachment. A presidente afastada terá agora de apresentar nova defesa aos senadores, para tentar retomar a Presidência. Esse processo pode durar até 180 dias.

Uol

Professor da rede Municipal juazeirinhense é atropelado por carreta e morre

JUAZEIRINHO - Um grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira (20) na BR 230 na comunidade Mendonça, vitimou o professor de matemática, José Jailson Xavier, 24 anos, que lecionava no colégio Municipal Severino Marinheiro.

O professor, que também dava aulas na cidade de Parekhas, seguia pela BR numa motocicleta de placa QGG - 8132 - PARELHAS - RN, quando próximo a cidade de Juazeirinho foi atropelado por uma carreta de cor branca e placas PFR - 0535 - RECIFE - PE.

O motorista da carreta disse que o professor seguia na frente da carreta e, de repente, desceu o acostamento e subiu na mesma hora, sendo atropelado.

Com a batida, Jailson veio a óbito instantaneamente.

De acordo com os primeiros levantamentos feitos pelo helenolima.com, o professor era natural da cidade de Diamante, Sertão paraibano.

Prazo para inscrição no Enem termina hoje


As provas do Enem, esse ano, serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro (Foto: Divulgação)

Os estudantes que quiserem concorrer a vagas no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até as 23h59 de hoje (20), horário de Brasília, para se inscrever nas provas. O processo é feito apenas pela internet, no site do Enem. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

Até as 16h do dia 18, havia mais de 5 milhões de inscrições na página do Enem. Para finalizar o processo, o participante deve informar o CPF, o número do documento de identidade e um e-mail. O candidato deve informar ainda se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista – aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração.

O estudante também precisa informar se quer usar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia das provas do exame.

A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.

Novidade

Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Aqueles que obtiveram isenção no Enem de 2015, não compareceram nos dois dias de provas, mas pretendem pedir nova isenção devem justificar a ausência, conforme previsto em edital. Haverá campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição.

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do Programa Ciência sem Fronteiras.

Homem é detido suspeito de estuprar e engravidar filha e enteada; mãe delas é presa


Imagem Ilustrativa

Um homem de 35 anos foi preso na cidade de Sapé, na Zona da Mata da Paraíba, a 42 km de João Pessoa, nesta quinta-feira (19), suspeito de estuprar e engravidar a própria filha, de 11 anos, e a enteada, de 14. A mãe das vítimas também foi detida. Segundo a Polícia Civil, ela teria sido conivente com os atos. Este é o segundo caso de prisão por estupro registrado em pouco mais de 24 horas no município.

De acordo com o delegado Fred Magalhães, responsável pela ação policial que levou à prisão dos suspeitos, o homem detido confessou os atos. Ele é ex-presidiário, já tendo cumprido pena de sete anos de prisão em Alagoa Grande, no Brejo da Paraíba, a 103 km da Capital, também por estupro, e foi apontado para a polícia como autor dos crimes através de uma denúncia anônima. O casal detido é integrante do tráfico de drogas em Sapé.

"A filha dele está no primeiro mês de gravidez. A enteada está de três a quatro meses. A mãe delas sabia de tudo", contou o delegado.

Magalhães explicou que o homem será encaminhado para a cadeia de Sapé e a mulher seguirá para o presídio feminino de João Pessoa. As vítimas estão sob responsabilidade do Conselho Tutelar.

Portal Correio

Polícia Federal cumpre mandados em operação que envolve Lula


Ex-presidente Lula

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta sexta-feira (20) quatro mandados de busca e apreensão e de dois de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir depor) em uma operação que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva batizada de Operação Janus. A investigação apura um suposto esquema de tráfico de influência.

O petista, no entanto, não é foco direto das diligências realizadas pelos policiais federais nesta sexta no estado de São Paulo.

Os alvos dos mandados de condução coercitiva são pessoas ligadas ao ex-presidente da República, como um sobrinho dele.

G1

PRF prende quadrilha que aplicava golpes contra a Previdência Social na Paraíba


Documentos apreendidos pela PRF

Agentes da Polícia Rodoviária Federal prenderam, na noite dessa quinta-feira (19), na BR-101, em Mamanguape, uma quadrilha de estelionatários, composta por dois homens e duas mulheres, acusados de aplicar golpes contra a Previdência Social.

Após uma abordagem no veículo que conduzia os golpistas, os policiais encontraram vários documentos escondidos no interior do veículo. O que chamou a atenção dos agentes da PRF é foi a grande quantidade de RG´s, cartões da Previdência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Caixa Econômica Social, além de vários recibos de saque da Previdência Social e comprovantes de pagamentos de aposentadorias. As identidades eram de diversas pessoas diferentes; do sexo feminino, mas todas com as fotografias das duas passageiras.

Além da documentação falsificada, os policiais também encontraram a quantia de R$ 6.329,00 em espécie, espalhados em vários compartimentos da caminhoneta.

A quadrilha confessou a prática do crime, que consistia no saque das aposentadorias. As duas passageiras, uma senhora de 71 anos e a outra de 70, conseguiam retirar os benefícios, ao se passar por aposentadas, utilizando dados das vítimas.

A PRF descobriu ainda que os documentos de identidade e cartões eram falsificados por um dos homens presos. O outro preso responde pelo crime de roubo no estado do Maranhão.

Os quatro foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil da região, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Os agentes da PRF abordaram uma caminhoneta Toyota Hilux, com quatro pessoas a bordo. O veículo vinha de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e tinham como destino a cidade de João Pessoa. Os dois homens estavam acompanhados por duas senhoras; uma com 70 anos e outra com 71. Em princípio, pessoas acima de qualquer suspeita.

MaisPB

Janot quer investigar Jucá e Renan por suposta propina em Belo Monte

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de inquérito contra integrantes da cúpula do PMDB para apurar o suposto pagamento de propina na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

São alvos da Procuradoria: o ministro Romero Jucá(Planejamento), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Jader Barbalho (PMDB-PA).
 Janot solicitou que eles passem a figurar como investigados em inquérito no Supremo que já apura a suposta participação do senador Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro de Minas e Energia, com o esquema na usina. A linha de investigação tem como base delações premiadas, como a do ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) e de Luiz Carlos Martins, ligado a construtora Camargo Corrêa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...