quinta-feira, 5 de maio de 2016

Irmão de ex-deputado é mantido refém durante assalto em Monteiro


​O Irmão do ex-Deputado Carlos Batinga,  empresário Henrique Batinga foi mantido refém por volta das 19h:40 desta quinta-feira (05).

De acordo com informações, dois assaltantes invadiram sua residência localizada no centro de Monteiro, onde  renderam  ele uma funcionária da casa.

A polícia Militar foi acionada e, ao chegar no local  houve troca de tiros com os meliantes, que, em seguida foram detidos e encaminhados para delegacia de Monteiro. Felizmente ninguém ficou ferido.

Segundo informações, os dois meliantes já tinham praticado três assaltos a alguns mercadinhos localizados nos bairros do, Conjunto Mutirão e Rua do Matadouro. Com os assaltantes foram encontrado: Dois litros de whisk, uma máquina de cortar cabelos, e uma quantia em  dinheiro, ainda não divulgada, além de dois revolves.

Mais Detalhes em instantes

O PIPOCO

Assalto irmão de Batinga.jpg02

Assalto irmão de Batinga.jpg08

Assalto irmão de Batinga.jpg10

Polícia prende dupla acusada de assaltar posto de combustível em São José dos Cordeiros


​A equipe da Polícia Civil de Serra Branca prendeu na tarde desta quinta-feira (05) dois jovens acusados de assaltar o posto de combustível São José, na manhã do dia 17 de março em São José dos Cordeiros. Naquele dia, três homens armados em um corola prata chegaram à cidade e pretendiam inicialmente assaltar a agência dos Correios, mas com as portas fechadas, os meliantes seguiram para o posto de gasolina e efetuaram o assalto.

Foram presos Carlos Artur Monteiro Fernandes, de 21 anos, natural de Campina Grande, mas com família em São José dos Cordeiros e Brendo Ítalo Ferreira da Costa, conhecido como Brendo Mackenzye, de 22 anos, também natural de Campina Grande.

Segundo informações repassadas pelo delegado de Serra Branca, Dr. Rodrigo Monteiro, os suspeitos no dia anterior ao crime, em 16 de março, tomou por assalto o carro utilizado na ação, um corola prata, de uma professora da UEPB em Campina Grande. A vítima foi roubada quando saía da universidade.

No dia seguinte, eles se dirigiram a São José dos Cordeiros, efetuaram o roubo e fugiram em direção ao sítio Capoeiras. A polícia não conseguiu alcançá-los e eles abandonaram o carro em São José da Mata, distrito de Campina Grande.

A investigação foi intensificada pela Delegacia de Serra Branca e a partir de características apontadas pelas vítimas, os acusados foram reconhecidos e posteriormente detidos. Eles negam a participação nos crimes, mas ficarão presos por força de um mandato de prisão expedido preventivamente pelo juiz da Comarca.

Dr. Rodrigo disse ainda que pretende ainda prender o terceiro suspeito de participar do assalto e vai encaminhar a investigação para a Polícia Civil em Campina Grande que deverá indiciá-lo pelo roubo ao veículo da professora.

DE OLHO NO CARIRI

Procurador pede que Dilma e Lula se retratem de declarações contra o Legislativo


​O procurador parlamentar da Câmara dos Deputados, deputado Claudio Cajado (DEM-BA), anunciou hoje (5) que a Casa apresentou duas ações na Justiça pedindo a retratação por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta da República, Dilma Rousseff, pelas declarações que envolveram o Legislativo durante a tramitação e aprovação do pedido de impeachment.

Na medida contra Dilma, a procuradoria pediu esclarecimentos sobre a acusação, mencionada por Dilma, de que o processo de impeachment, da forma como foi conduzido na Câmara, é "golpe". Cajado explicou que processo, remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF), pede explicações sobre a acusação e os nomes de parlamentares que teriam participado de práticas para derrubar o governo sem que houvesse respeito à legislação vigente.

À Justiça Federal em Brasília, além de uma retratação de Lula, a procuradoria defende que o petista pague uma indenização no valor de R$ 100 mil. A acusação contra o ex-presidente recai sobre a declaração, feita por Lula, durante um evento em São Paulo, no fim de abril, quando acusou parlamentares de integrar "uma quadrilha legislativa" e afirmou que há uma "aliança oportunista" entre partidos de oposição e órgãos de imprensa.

Cajado afirmou que a expressão ataca parlamentares que votaram pela admissibilidade do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Fonte: Agência Brasil

Eduardo Cunha diz que "estranha" decisão do STF e vai recorrer 9


​Cunha se disse "perseguido" pelo governo por causa do impeachment de Dilma


Eduardo Cunha disse "estranhar" a decisão do STF de afastá-lo da presidência da Câmara e que vai recorrer. O deputado declarou ainda que é perseguido pelo governo e que na próxima quarta-feira (11) – quando o Senado vota o afastamento da presidente Dilma Rousseff – o país vai "se livrar do PT".

"Tenho todo apreço e respeito pela Suprema Corte, mas não tenho como não estranhar. Se havia urgência, por que levou seis meses? Uma intervenção clara e nítida que foi feita no Poder Legislativo a tal ponto que, no próprio voto do ministro Teori, ele diz que não tem previsão na Constituição para afastamento de presidente da Câmara e para suspensão do mandato", afirmou Cunha na residência oficial, em Brasília, a um grupo formado por cerca 50 pessoas, entre repórteres, cinegrafistas e fotógrafos no começo da noite desta quinta.

No pedido de afastamento feito em dezembro, o procurador-geral da República Rodrigo Janot apontou 11 fatos que comprovariam que Cunha usa seu mandato de deputado e o cargo de presidente da Câmara para constranger e intimidar parlamentares, réus colaboradores, advogados e agentes públicos, com o objetivo de embaraçar e retardar investigações contra si.
 
Cunha é réu de um processo no STF por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro por acusação de ter recebido US$ 5 milhões em propina do esquema investigado pela Operação Lava Jato. Entre os pontos citados por Janot, estão a convocação da advogada Beatriz Catta Preta para depor na CPI da Petrobras e as ameaças e ofertas de propina ao ex-relator do processo por quebra de decoro parlamentar contra Cunha no Conselho de Ética da Câmara.
 
"Os 11 fatos que foram assimilados pelo relator não foram debatidos com respeito ao contraditório", declarou. Um dos pontos contestados por ele foi sobre a acusação de interferência no andamento do Conselho de Ética, que o investiga por quebra de decoro parlamentar. O primeiro relator do caso foi afastado por determinação do primeiro vice, Waldir Maranhão, que é seu aliado.

"O próprio ex-relator entrou com mandado de segurança no Supremo e não teve êxito. O que mostra que a decisão que o afastou teve o amparo regimental porque ele pertencia ao bloco ao qual o meu partido faz parte", justificou.
 
Eduardo Cunha enfatizou o que chamou de "perseguição" por conta do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e que é vítima de uma "retaliação". "É claro que eu estou sofrendo e vou sofrer uma retaliação por causa do impeachment. É óbvio que tem um processo político por trás disso. O PT gosta de companhia no banco dos réus. Essa reação já era mais do que esperada. Para me trazer ao banco dos réus na companhia deles. Mas isso vai acabar na quarta, se for da vontade de Deus, para que o Brasil possa se livrar da era do PT, era essa que fez tanto mal ao nosso país", declarou.

Ele também comparou o seu caso ao do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), que "teve uma prisão decretada e não foi suspenso o exercício do mandato.

Votação unânime no STF

Cunha decidiu só se pronunciar depois do fim da sessão do STF (Supremo Tribunal Federal), na qual os ministros decidiram, por unanimidade, por acompanhar o voto do relator Teori Zavascki pelo afastamento do deputado da presidência da Câmara e sua suspensão do cargo.

O deputado passou o dia na residência oficial, acompanhado de seus advogados. Ele recebeu visitas de aliados políticos, que entraram e saíram da casa a todo instante, mas evitaram falar com a imprensa. O deputado Paulinho da Força (SD-SP) esteve no local pela manhã e novamente à tarde. No fim da tarde, houve queima de fogos perto da residência, mas não se sabe quem foi o autor.

Governo renova estado de emergência em 26 cidades paraibanas


​Ricardo Coutinho, governador da Paraíba (Foto: Walla Santos)


O governador Ricardo Coutinho (PSB) prorrogou por mais seis meses o estado de emergência de 26 cidades paraibanas devido à estiagem prolongada. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (5). A validade do último decreto, datado de novembro de 2015, terminou na quarta-feira (4). Com a medida, mais de 170 cidades continuam em situação de emergência.

A situação de emergência autoriza o Poder Executivo estadual a abrir crédito extraordinário para enfrentar o problema da seca. Também ficam dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário.

A medida foi tomada considerando que a estiagem prolongada causa prejuízos significativos para as atividades produtivas do estado, principalmente a agricultura e a pecuária.





ClickPB

Bandidos ameaçam invadir hospital para assassinar rival ferido a tiros, na Paraíba


​Entrada do Hospital Regional de Sousa

Bandidos armados teriam ameaçado invadir o Hospital Regional da cidade de Sousa para executar um ex-presidiário que havia sido ferido a tiros, na manhã desta quinta-feira (5), durante uma tentativa de assassinato no município de Catolé do Rocha, Sertão paraibano, a 413 km de João Pessoa. A informação da possível invasão começou após uma ligação anônima para o hospital, que teve que receber reforço na segurança.

De acordo com o major Jurandy Pereira, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar em Sousa, o ex-presidiário sofreu uma tentativa de homicídio e foi socorrido para o hospital de Sousa por conta da gravidade dos ferimentos.

No hospital, a vítima recebeu atendimento e conseguiu sobreviver ao atentado. Ao saber do ocorrido, rivais do ex-presidiário ligaram para o hospital informando que iriam invadir o local para terminar o crime.

"Quando o hospital recebeu a vítima já enviamos policiais para garantir a segurança, pois o rapaz é tido como um dos mais perigosos bandidos da região. Durante o atendimento a vítima um funcionário do hospital atendeu a uma ligação onde foi informada que um grupo invadiria o local para terminar de matar o ex-presidiário", contou o major.

Ainda segundo o major, a possível invasão foi comunicada a PM e ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), que enviaram mais policiais ao local.

"Nada de oficial chegou a Polícia Militar, mas como a informação partiu de um funcionário do hospital e nós reforçamos a segurança em todo o entorno da unidade para garantir que nenhum grupo armado tente invadir o local", afirmou o major.

Considerado como um dos mais perigosos bandidos da região, o ex-presidiário já cumpriu pena por diversos crimes, entre eles assaltos a banco.

Portal Correio

Com afastamento de Cunha, paraibano é cotado para Presidência da Câmara


​De acordo com levantamento da Folha de São Paulo, o deputado paraibano, Hugo Motta (PMDB), é um dos nomes fortes para assumir a Presidência da Câmara Federal após afastamento de Eduardo Cunha.

De acordo com a matéria, após o afastamento de Cunha, já existe uma disputa pelo cargo. Além de Motta, outros parlamentares aparecem também como cotados para a vaga: Jovair Arantes (PTB-GO), Rogério Rosso (PSD-DF) e André Moura (PSC-SE).

No entanto, ainda há dúvidas sobre a sucessão.Tem especialista que entende que uma nova eleição só se daria por meio de uma eventual renúncia de Cunha; Outros afirmam que um acordo com os partidos representados na Câmara viabilizaria um mandato-tampão.

Os deputados não teriam interesse em manter o vice-presidente de Cunha, Waldir Maranhão (PP-MA).

Cariri Ligado

Assaltantes explodem caixa eletrônico em Umbuzeiro, na Paraíba


​Explosão a caixa eletrônico no BB de Umbuzeiro (Foto: Divulgação)


Um caixa eletrônico do Banco do Brasil foi explodido no fim da noite desta quarta-feira (04) na cidade de Umbuzeiro, agreste do estado. O grupo de assaltantes chegou à cidade em uma caminhonete dando tiros para cima para intimidar a população e a ação policial.

O grupo se dividiu em dois e, enquanto, um encurralou o destacamento policial da cidade, o outro foi até a agência para explodir o caixa eletrônico utilizando dinamites. Após a ação, os homens fugiram e espalharam diversos grampos pelas ruas para dificultar a perseguição.

A suspeita é de que os assaltantes tenham fugido por estradas que dão acesso aos municípios de Aroeiras e Itatuba. Ainda não se sabe quanto dinheiro foi levado pelo bando.

De acordo com levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários, esta é a 38ª ocorrência de violência realizada contra bancos na Paraíba apenas neste ano de 2016.

com ClickPB

Agricultor é agredido a pauladas; agressor matou esposa com machado


​O agricultor Euriques Ferreira Campos foi agredido a paulada, na tarde desta quarta-feira (04), no Bairro Alto das Neves, na cidade de Itaporanga.

Segundo a polícia, o acusado já foi identificado e preso. Ele teria se desentendido com a vítima e desferiu vários golpes com um pedaço de madeira, que atingiu a região do ombro e da cabeça da vítima.

O agressor já foi preso anteriormente acusado de matar a mulher com golpes de machado.

MaisPB

“Pensei que iria morrer”, diz segurança que se ajoelhou por ter saído vivo de assalto


​Foto do segurança viralizou nas redes sociais


Qual seria a sua reação depois de ter ficado por alguns minutos sob a mira de um revólver? A do segurança Rafael Maroto, 24 anos, foi se ajoelhar na cena do crime e agradecer a Deus por estar vivo. A imagem viralizou na internet e reacendeu o debate sobre a segurança pública na Paraíba. O assalto aconteceu ao banco Bradesco, no bairro da Torre, em João Pessoa, nessa segunda-feira (2). Quatro suspeitos foram presos.

Passava das 11h da manhã quando quatro homens invadiram a agência da Avenida Epitácio Pessoa, quebraram a porta de vidro e renderam clientes e funcionários. Entre os reféns estava Rafael. "Nesse momento, eu pensei que iria morrer e só fazia orar, orar e orar a todo momento. Eles [assaltantes] gritavam pelo dinheiro constantemente e perguntavam pelo gerente. O grupo dizia que quem tocasse no celular iria levar um tiro na cabeça. Ao mesmo tempo falavam que não queriam machucar ninguém", narrou o segurança.

O crime durou cerca de 10 minutos e estima-se que os assaltantes tenham roubado cerca de R$ 20 mil; apesar disso, o valor não foi divulgado oficialmente. O tempo foi suficiente para deixar dezenas de pessoas em estado de choque. Clientes e funcionários ficaram sob a mira de potentes armas de fogo. O pânico foi generalizado e as lembranças se eternizaram. Rafael Maroto trabalha profissionalmente como segurança há três anos e nesse tempo, nunca passou por uma situação de tensão.

"Ingressei na profissão após ser chamado para eventos por amigos. No começo levava até como brincadeira, mas hoje tudo o que faço é por pura dedicação à profissão, com honestidade e seriedade sempre. Nunca passei por situação semelhante [assalto], nem fora de serviço, essa foi a primeira vez e espero que seja a última", comentou Rafael.

Cristão, o segurança não hesitou na hora de agradecer a Deus pelo 'livramento'. Após o desfecho do assalto, aos prantos, ele se ajoelhou diante da situação e disse: "Muito obrigado, meu Deus!", falou.

"Só passou pela minha cabeça que ao saírem da agência iriam atirar em mim, porque eles estavam muito nervosos e agressivos verbalmente. Me passou um filme e fui aos prantos, em seguida, lembrei do quanto ele é grandioso comigo. Me ajoelhei como forme de agradecimento a Deus pelo livramento não só da minha vida mas a de todas que estavam ali no momento", disse emocionado.

Desde o acontecido Rafael Maroto não retornou ao trabalho, mas toca sua vida normalmente. Ele deve se transferido para outro estabelecimento comercial. "Até o momento ainda não me sinto seguro e preparado para retornar às atividades. Provavelmente não voltarei a trabalhar em banco, mas ainda irei sentar com os meus superiores pra tratar do assunto", adiantou.

"A lição que fica é que eu e meu companheiro fizemos o certo do começo ao fim da ação. Terminou o assalto com vidas resguardadas e sem lesões", finalizou o segurança.

Repercussão nas redes sociais

A imagem de Rafael ajoelhado causou repercussão nas redes sociais. O grupo 'Fui Assaltado', no Facebook, que serve de espaço para que a população possa divulgar e relatar casos de assaltos, reúne leitores que discutiram sobre a foto a fragilidade da segurança pública.

Em um dos comentários, o internauta disse: "Se as autoridades políticas governassem para o povo e pelo povo se preocuparia mais com a educação, saúde e SEGURANÇA! E não dá prioridades a obras com intuito de se promover" (sic).

Em outro post, um leitor diz: "Sequestros, assaltos em bancos, explosões em bancos, assaltos em bancos seguido de sequestros...etc etc etc...O que se tornou a PB???? Se formos para os números a violência que aqui se instalou é maior que em países do Oriente Médio. Até o nome das facções são copiadas" (sic), questiona.

Quatro suspeitos desse assalto em que teve o segurança como uma das vítimas foram presos nessa terça-feira (3), em João Pessoa. Segundo a polícia, um deles já teria participado de outros assaltos a bancos e estabelecimentos comerciais da Capital.

Portal Correio

Monteiro registra primeiro caso de morte confirmada pelo vírus da Gripe A


​A cidade de Monteiro, no Cariri Paraibano, registrou o primeiro caso de morte confirmada pelo vírus da Gripe A. A vítima foi uma paciente de 19 anos de idade, que deu entrada no Hospital de Trauma de Campina Grande,  com sintomas da doença, no dia 06 de abril  e posteriormente veio a óbito no dia 09 de abril, sendo confirmado o resultado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba – Lacen.A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, divulgou o boletim da influenza, que corresponde ao período de 1º de janeiro a 30 de abril de 2016 (17ª Semana Epidemiológica).

Até então, foram notificados 118 casos para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e, destes, 11 (9,3%) foram confirmados para o agente etiológico influenza A (subtipo H1N1), o mesmo que circula desde 2009. Entre os casos notificados até o momento, em 14 deles (11,9%) foi descartada a presença do vírus de influenza. Os demais seguem em investigação.

"Nota-se um aumento considerável do número de casos se comparado ao ano de 2015, quando tinham sido notificados 12 casos de SRAG e, entre eles, apenas um caso identificado com o vírus influenza. Entretanto, a situação não é de alarde, mas, sim, de vigilância", observou a gerente de Vigilância Epidemiológica da SES, Izabel Sarmento, completando que, com o aumento das chuvas, é natural que a síndrome gripal apareça e o número de casos está dentro do esperado para esta época do ano.

"Nossa missão enquanto gestores é conscientizar a população e os profissionais de saúde para que o enfrentamento à influenza seja ainda mais eficaz, identificando precocemente a doença e, consequentemente, tratando oportunamente e evitando as complicações", declarou a gerente.

No que se refere ao cenário dos óbitos, foram comunicados 25 casos de SRAG com suspeitas de vírus de influenza, sendo sete confirmados a identificação viral para influenza A (H1N1) nos municípios de Alagoinha (1), Baía da Traição (1), Cacimba de Dentro (1), Campina Grande (1) João Pessoa (1), Maturéia (1) e Monteiro (1). Quatro mortes foram descartadas para o agente etiológico de influenza e 14 óbitos seguem em investigação.

Diante do cenário atual do Estado, a SES recomenda à população e a todos os serviços de saúde que sejam intensificadas as ações de prevenção e controle da influenza. "Para prevenir, é fundamental a lavagem frequente das mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas, evitar ir ao trabalho com quadro gripal nas primeiras 48 horas, evitar levar crianças com gripe para a escola. Para os profissionais, é imprescindível o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e manter a vigilância dentro do serviço – identificando precocemente os casos suspeitos e intervindo oportunamente para que estes não cheguem à gravidade, podendo culminar em óbito", orientou Izabel Sarmento.

Vacinação – A campanha de vacinação contra a influenza começou oficialmente no dia 30 de abril e vai até 20 de maio. A vacina tem duração de um ano e não previne a doença – a imunização previne complicações que a gripe pode causar como síndromes e hospitalizações.

No Estado, a população do grupo prioritário é de 946.103 pessoas e a meta é vacinar pelo menos 80% (759.280 pessoas). Até o momento, foram imunizadas 268.860 pessoas contra a influenza na Paraíba, número que representa 31,51% da meta.

Para este ano, os grupos prioritários da vacinação contra a gripe são: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além das pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade. O público-alvo deve apresentar o cartão de vacinação nos postos.

Sintomas – De acordo com a chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da SES, Anna Stella Pachá, a gripe simples é aquela em que o paciente está bem, podendo evoluir tranquilamente em casa com hidratação e repouso. Já a síndrome respiratória aguda grave é quando o paciente tem necessidade de internamento. "É exatamente nestes casos graves que deve acontecer a notificação e a coleta de amostras. Esse cuidado maior serve para identificar corretamente as causas da complicação: se realmente é a influenza ou um resfriado e qual o tipo do vírus", explicou.

As amostras a serem encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) devem ser coletadas até o sétimo dia do início dos sintomas, preferencialmente no terceiro dia, onde normalmente a excreção viral é maior. O profissional deve evitar coletar amostras com mais de sete dias, porque certamente o paciente não estará mais excretando o vírus e o exame dará negativo ou impreciso. As amostras precisam ser coletadas corretamente para que seja identificada com precisão a presença do vírus H1N1 ou outro que tenha ocasionado à influenza.

De Olho no Cariri

Com 284 curvas estrada catarinense e serra é mais emocionante que a irmã gaúcha


​Sobrevoando a cidade de Criciúma antes de pousar, o avião turbo-hélice permite ver, de um lado, o mar da costa catarinense; do outro, a serra do Rio do Rastro, onde a altitude alcança 1.460 metros.

A formação é a mesma, em termos geológicos, da que compõe a serra gaúcha –de Gramado, Canela e Cambará do Sul–, onde o turismo é bem desenvolvido.

Ainda que não atraia tantos visitantes, a irmã catarinense reserva atrações variadas, como o frio, as rotas de aventura por cânions, a cultura dos tropeiros (que se instalaram na região no século 18), a fabricação de vinhos e as paisagens deslumbrantes.

A mais evidente delas talvez seja a estrada que serpenteia a serra entre Lauro Müller (a 40 quilômetros de Criciúma) e Bom Jardim da Serra. Ao longo de 23 quilômetros –sete de concreto armado, o restante de asfalto–, são 284 curvas, várias sinuosas, no estilo "cotovelo".

No meio do caminho, um dos mirantes oficiais é um monumento ao tropeiro, que lembra as tradições locais.

Coladas nos postes dali, centenas de adesivos de clubes de moto e ciclismo lembram que os aventureiros sobre duas rodas são muito comuns pela região.

Qualquer que seja o veículo, é parte do passeio aproveitar os recuos que as muitas curvas proporcionam para encostar o carro e fotografar (se o tempo não estiver nublado).

À medida que se sobe a serra, a temperatura cai e as curvas se acentuam, para dar conta da formação cada vez mais íngreme. Nos dias a seguir, no topo de 1.460 metros, as sensações de frio e de certa vertigem só ficam mais recorrentes.

Quando se chega a Bom Jardim, um mirante permite contemplar, com céu aberto, o mar (da mesma forma que no turbo-hélice): a serra está, em linha reta, a 50 quilômetros de Florianópolis.

Por ali, quiosques vendem produtos típicos da região, como salames, mel, maçãs, queijos e o tradicional doce de gila (um tipo de abóbora).

Dezenas de quatis disputam a atenção das crianças e os salgadinhos que turistas, não por falta de aviso em contrário, teimam em oferecer.

Se em Criciúma, ponto de partida da viagem que a reportagem fez, o sol permitia deixar os casacos na mala, no final da tarde em Bom Jardim a temperatura já baixava aos 10ºC, prenunciando os -3ºC da madrugada.

Não é demais lembrar que, na semana passada, a região registrou os primeiros flocos de neve do país em 2016, com sensação térmica de -22°C.

Temperaturas despencam na Serra Catarinense
ROTA DOS CÂNIONS

É preciso caminhar por pouco mais de uma hora por uma trilha plana, dentro de uma fazenda –na qual se cruza com ovelhas, cavalos crioulos e bois pastando–, para chegar ao auge do passeio.

Às margens do cânion das Laranjeiras, do alto de um precipício de 1.500 metros, a sensação é, ao mesmo tempo, de imensidão (do ambiente, dos contrafortes) e pequenez (de si mesmo).

Ali os guias estimulam os turistas a se deitarem, apoiando-se na beira das rochas, em silêncio, para contemplar as quedas d'água que escorrem pelo paredão e o verde da mata que cobre a serra.
Percebe-se, então, que nem as fotos alcançam tudo o que os olhos veem.

O cânion das Laranjeiras, o mais visitado de Bom Jardim da Serra, é o mais afastado do centro –o passeio parte a 12 quilômetros da cidade.

Na fazenda Santa Cândida, quem vai cumprir a trilha a pé recebe galochas e um cajado. Há roteiros de até três dias, mas o passeio mais procurado é também o mais simples, de 2,5 quilômetros (o mais curto da região).

Emoldurado por araucárias, o caminho tem alguns pontos de lama, poucas subidas e pequenas fontes de água até a beira do cânion.

Ainda que os dias amanheçam frios, é comum, mesmo no inverno, que o sol venha com força (a neblina é mais frequente no verão). Por isso, recomenda-se levar uma mochila para guardar os casacos, água e protetor solar.

A CAVALO

Além do cânion das Laranjeiras, outros podem ser explorados pela região, como o do Funil e o da Ronda.

Este último fica a 15 minutos de caminhada do final da estrada da serra do Rio do Rastro. É o menor deles, e ainda assim está a 1.475 metros de altitude. Dali do alto se vê, ao longe, um parque eólico e a paisagem do desfiladeiro.

Para os mais aventureiros, agências como a Tribo da Serra (tribodaserraeco.com.br ) organizam trilhas a cavalo por essas formações. Galopar, afinal, é parte da cultura dos tropeiros que primeiro ocuparam a região das serras gaúcha e catarinense.

No final do passeio, muitas vezes já com o sol se pondo, os hotéis podem organizar mesas com queijos e vinhos, ou café, pães e castanhas.

Para sair das paisagens dos cânions, também é possível explorar, pelas fazendas de Bom Jardim, o circuito das águas -cascatas como a do rio Pelotas e a da Barrinha ficam mais cheias no verão.

Fica o aviso: as poucas pousadas da cidade são simples, exceção feita ao hotel-fazenda Rota dos Cânions e ao Rio do Rastro Eco Resort.

Teori afasta Eduardo Cunha do mandato na Câmara



O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki determinou nesta quinta-feira (5) o afastamento do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal.
Relator da Lava Jato, o ministro concedeu uma liminar em um pedido de afastamento feito pela Procuradoria-Geral da República. e apontou 11 situações que comprovariam o uso do cargo pelo deputado para "constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações". Na peça, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a classificar o peemedebista de "delinquente".

O peemedebista foi transformado em réu no STF, por unanimidade, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro sob a acusação de integrar o esquema de corrupção da Petrobras, tendo recebido neste caso US$ 5 milhões em propina de contratos de navios-sonda da estatal.

Na Lava Jato, o deputado é alvo de outra denúncia, de mais três inquéritos na Corte e de outros três pedidos de inquéritos que ainda aguardam autorização de Teori para serem abertos. As investigações apuram o recebimento de propina da Petrobras e o uso do mandato para supostas práticas criminosas.

"Ante o exposto, defiro a medida requerida, determinando a suspensão, pelo requerido, Eduardo Cosentino da Cunha, do exercício do mandato de deputado federal e, por consequência, da função de Presidente da Câmara dos Deputados", diz trecho da decisão.

Cunha será substituído por outro investigado na Lava Jato, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...