quinta-feira, 7 de julho de 2016

MP quer anular concurso de Prefeitura da Paraíba

A Promotoria de Justiça de Santa Luzia recomendou à Prefeitura de Junco do Seridó que anule concurso público do município, em razão do envolvimento da empresa Conpass (Concursos Públicos e Assessorias), organizadora do certame, em um suposto esquema que fraudava concursos públicos em diversas cidades da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Também foi recomendado que seja anulada a licitação para a escolha da empresa organizadora bem como o contrato firmado com a  Conpass. As provas do concurso estão marcadas para acontecerem neste domingo (10).

De acordo com a recomendação, a prefeitura deve adotar todas as medidas administrativas e, se for o caso, judiciais, para reverter, em prol da administração pública, qualquer valor já pago à empresa, bem como oportunizar aos candidatos a devolução do valor das inscrições ou considerá-los inscritos no próximo certame.

Segundo a promotora de Justiça Ana Grazielle Araújo Batista de Oliveira, a Conpass não possui características condizentes com os princípios administrativos para contratar com a administração em razão de seu envolvimento em concursos fraudulentos nos municípios de Tenente Ananias, Viçosa e Parelhas, no Rio Grande do Norte; Macaparana, Arcoverve, Paudalho e Calumbi, em Pernambuco; e Princesa Isabel e Santa Luzia, na Paraíba. Além disso, existe a notícia de que a empresa Conpass é a mesma empresa Acaplam (Consultoria e Assessoria Técnica a Estados e Municípios Ltda.), que esteve envolvida em diversas fraudes em concursos públicos.

Na recomendação, a promotora destaca ainda que a empresa que perdeu a licitação para a Conpass, a Contemax (Consultoria e Planejamento Técnico Ltda.), igualmente não possui características condizentes com os princípios administrativos para contratar com a administração em razão de seu envolvimento em concursos públicos fraudulentos em diversas cidades, como São João do Rio do Peixe, Santa Rita e Bayeux, todas na Paraíba.

A promotora destaca ainda que é necessário contratar empresa idônea, que observe todas as cautelas necessárias a garantir a aplicação dos princípios norteadores da administração pública, principalmente a moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência.

Providências

 A Promotoria recomendou ainda que a prefeitura inicie novo procedimento licitatório para contratar outra empresa na realização do certame público, cuja instituição deve possuir notória reputação ético-profissional, dando a devida publicidade em jornais de grande circulação do estado, do tipo preço e técnica, seja na modalidade convite, tomada de preços ou concorrência, obedecidas as limitações de valor a partir de pesquisa mercadológica com planilhas detalhadas aptas a expressarem a composição de todos os custos unitários da pretensa contratação, englobando no edital previsão de vagas eventualmente ocupadas por empregados admitidos sem prévia aprovação em concurso público.

Também não deve incluir edital do concurso qualquer regra que beneficie os atuais ocupantes dos cargos públicos municipais que estão preenchidos por pessoas contratadas temporariamente ou quaisquer servidores públicos em geral, de forma a assegurar a participação isonômica de todos quantos queiram concorrer aos cargos e preencham os requisitos previstos em lei, salvo previsão de critério de desempate em razão da qualidade de servidor público com experiência comprovada na respectiva área de atuação, no âmbito municipal, estadual ou federal.

MaisPB com Ministério Público

Eduardo Cunha chora e renuncia à presidência da Câmara

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) anunciou nesta quinta-feira (7) a decisão de renunciar à presidência da Câmara, cargo do qual ele estava afastado desde maio, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que o suspendeu do exercício do mandato. Ele não renunciou ao mandato.

Cunha leu, com a voz embargada e lágrimas nos olhos, uma carta de renúncia no Salão Nobre da Câmara. Ele estava acompanhado dos deputados Carlos Marun (PMDB-MS) e João Carlos Bacelar (PR-BA).

"Resolvi ceder aos apelos generalizados dos meus apoiadores. É público e notório que a Casa [Câmara] está acéfala, fruto de uma interinidade bizarra que não condiz com o que país espera de um novo tempo após o afastamento da presidente da República. Somente minha renúncia poderá pôr fim a esta instabilidade sem prazo. A Câmara não suportará esperar indefinidamente", disse o deputado.

O deputado já havia negado a renúncia em diversas ocasiões.

O deputado demonstrou emoção ao falar das acusações contra sua mulher e filha, também investigadas pelo uso de contas na Suíça suspeitas de terem recebido propina do esquema de corrupção na Petrobras.

Segundo Cunha, seus opositores utilizaram as suspeitas contra sua família "de forma cruel e desumana, visando me atingir", disse. A mulher dele, Cláudia Cruz, se tornou ré num processo criminal sobre as contas suíças aberto pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba.

O deputado voltou a afirmar inocência nas acusações contra ele. "Quero reiterar que comprovarei minha inocência nesses inquéritos. Reafirmo que não recebi qualquer vantagem indevida de quem quer que seja", disse.

No pronunciamento, Cunha fez uma breve retrospectiva de seu mandato na Presidência da Câmara e ressaltou sua decisão de ter aberto o processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff.

"Tenho a consciência tranquila, não só da minha inocência, mas de ter contribuído para que meu país se tornasse livre do governo criminoso do PT", afirmou.
Importantes líderes do PMDB, além do próprio Cunha, também são investigados pela Lava Jato.

Dizendo-se "perseguido", Cunha afirmou que sua decisão de abrir o processo de impeachment foi um dos motivos que levou a Procuradoria-Geral da República e o STF a determinarem seu afastamento.

A leitura da carta de renúncia durou menos de dez minutos. Ele encerrou dizendo "que Deus abençoe essa nação".

Guilherme Karan morre aos 58 anos no Rio


Guilherme Karan interpretou o personagem Raposão, na novela O Clone (Foto: TV Globo / Gianne Carvalho)

O ator Guilherme Karan morreu na manhã desta quinta-feira (7), no Rio, aos 58 anos, no Hospital Naval Marcílio Dias. Carioca, ele ficou conhecido, principalmente, pelos seus personagens cômicos na TV e no teatro. Longe da TV desde 2005, quando participou da novela "América", na Globo, Karan foi diagnosticado com uma doença neurológica degenerativa rara, a síndrome de Machado-Joseph. Ele estava internado havia dois anos.

Nos últimos anos, ele viveu isolado em sua casa no Rio. "Ele herdou da mãe [a doença]. Perdi um filho com a mesma doença. Guilherme fica na cadeira de rodas o tempo todo. Tem horas que ele está lúcido e tem horas que não", disse Alfredo Karan, pai do ator, em entrevista aoJornal Extra, em 2012.

Artistas lamentaram a morte do ator. Bernardo Falcone, ator e músico, disse no Twitter: "Baixo Astral, um dos melhores/piores vilões da minha infância. Adorava o Guilherme Karan...". Já o ator Eduardo Martini, escreveu no Facebook: "Descansou de uma doença horrivel... Que Deus te receba de braços abertos... Dia triste...".

A doença é desconhecida pela maioria dos brasileiros. Sua principal característica é a perda dos movimentos até o ponto de o portador precisar de uma cadeira de rodas para se locomover, explicou a neurologista Eliana Meire Melhado, membro da Academia Brasileira de Neurologia.

O nome da doença é uma homenagem ao cientista que a classificou entre as doenças neurológicas.

Entre os sintomas mais comuns está a falta de equilíbrio, e por isso a síndrome é conhecida popularmente como "doença do tropeção". Outros sintomas são a perda dos movimentos e o impedimento de continuar em pé.

Como a doença é progressiva, os sintomas aparecem lentamente. Por isso o mais indicado é, a partir do diagnóstico, fazer exercícios físicos, fisioterapia e hidroterapia para evitar que se chegue ao ponto de precisar da cadeira de rodas.

Não há medicação específica para tratar a doença e o paciente tende a morrer de complicações. Mas quanto mais fisioterapia fizer, melhor se torna a qualidade de vida desse paciente.

Por conta da doença, Karan sofria de problemas na coluna e recebia a ajuda de dois enfermeiros e de um fisioterapeuta.

Sucesso na comédia
Um dos seus trabalhos de maior sucesso na TV foi no humorístico TV Pirata, onde ele interpretou dezenas de personagens, como o Zeca Bordoada. Outro papel de destaque foi como Porfírio, em "Meu bem, meu mal", quando ele criou o bordão "Divina, Magda", em referência à personagem de Vera Zimmermann. Em "O clone", ele interpretou outro grande sucesso, como Raposão.

Karan também participou de vários filmes. Em "Super Xuxa contra o baixo atral", Karan interpretou Baixo Astral, um dos seus maiores sucessos no cinema.

Ju Isen coloca o bronzeado em dia e posa quase nua

Ju Isen mostrou que se preocupa com o bronzeado mesmo durante o inverno. "Porque a gente não precisa esperar pelo sol para ficar bem pretinha", escreveu ela na legenda de uma foto postada por ela no Instagram na tarde desta quinta-feira, 7.

Ju, que será capa de aniversário da revista "Sexy", posou quase nua para mostrar o resultado do bronzeamento. Na parte de cima, ela deixou à mostra apenas a marquinha. Já na região do bumbum, a musa das manifestações mostrou o adesivo sendo retirado e a marquinha que ele havia deixado.


EGO

Apelido de político faz Justiça proibir uso de camisa com bandeira no sertão da PB

O juiz eleitoral substituto da 30ª Zona Eleitoral da Paraíba, que fica em Teixeira, no Sertão, Gustavo Camacho Meira, proibiuatravés de liminar o uso de camisas vermelhas e pretas com a inscrição 'Nego', similar à bandeira do estado. O magistrado entendeu que as vestimentas serviam de propaganda para o prefeito do município, Edmilson Alves dos Reis (PMDB), conhecido por 'Nego de Guri'.

De acordo com o historiador e professor de história Gilbert Patsayev, o "Nego" da bandeira paraibana é a conjugação do verbo "negar", e remete à não aceitação por parte do político João Pessoa, então presidente da Paraíba, a apoiar politicamente a campanha de Júlio Prestes à presidência do Brasil nas eleições de 1930.

"João Pessoa era candidato à vice-presidência na chapa de Getúlio Vargas e, antes da eleição, em 1929, ele foi convidado a deixar a chapa e apoiar o candidato da situação. Por meio de um comunicado, o político negou oficialmente o apoio e o nome na bandeira vem justamente desta negação", explica.

A Justiça foi acionada pelo presidente do diretório municipal do PDT em Teixeira, Renato Marques de Amorim, que posição à atual administração. Segundo a representação, as camisas estavam sendo usadas para fazer propaganda do prefeito fora do período regulamentar de campanha eleitoral. A liminar foi expedida no dia 29 de junho.

"Eu entendi que as camisas eram uma propaganda subliminar da campanha do atual prefeito, chamado de 'Nego'. O partido de oposição entrou com uma representação e eu acabei expedindo a liminar, já que a legislação eleitoral é bem clara e proíbe [uso de] camisas", disse o juiz Gustavo Camanho Meira.

Na decisão, o magistrado proíbe atos políticos em locais públicos com pessoas vestindo camisas vermelhas e pretas com a expressão 'Nego', além da proibição de distribuição dessas camisas. Carreatas com carros de som também estão incluídas entre as proibições.

Ainda de acordo com o juiz eleitoral, foi denunciado que servidores municipais estavam trabalhando em repartições públicas com as camisas. "Não tivemos registro de confusões nos órgãos públicos, mas decidimos proibir o uso também nestes locais", afirmou Gustavo Camacho Meira.

Bandeira homenageia João Pessoa

A atual bandeira da Paraíba foi implantada no dia 25 de setembro de 1930, alguns meses depois da morte de João Pessoa, que foi assassinado por um rival político em Recife. A morte causou uma grande comoção popular e é considerado o estopim da Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder.

Segundo o historiador, a família de João Pessoa tinha uma influência política muito forte e teria utilizado esta influência para, com o pretexto de homenagear o político, modificar o nome da capital paraibana, então chamada de Parahyba, e implantar uma nova bandeira no estado, que estava sem o símbolo desde 1922.

"O preto usado na bandeira significa o luto do povo paraibano pela morte de João Pessoa e o vermelho representa o sangue derramado, além de ser a cor da Aliança Liberal, da qual ele fazia parte. Além disso tem o 'Nego', relembrando a negação política por parte de João Pessoa que mostrava que a Paraíba era 'pequena, porém forte' nas decisões políticas", disse Patsayev. A bandeira rubro-negra foi oficializada como a 'Bandeira do Nego' em 26 de julho de 1965, pelo governador da Paraíba na época, Pedro Moreno Gondim.



Fonte G1 PARAIBA

PF desmancha esquema de tráfico interestadual de drogas comandado por presos da PB


Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (7), em Campina Grande, a Operação Britador, cujo objetivo é desarticular uma organização criminosa voltada para o tráfico interestadual de drogas e armas. Segundo as investigações da PF, a quadrilha é responsável pelo envio de grandes quantidades de cocaína, crack e maconha para todo o Nordeste. A operação contou com apoio de policiais do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Paraná. Ao todo, 200 profissionais participam da ação.

Para esta operação, a Vara de Entorpecentes da Comarca de Campina Grande  expediu 65 mandados judiciais, sendo 29 de prisão preventiva, 27 de busca e apreensão e 9 de condução coercitiva, além de ordens judiciais de bloqueio de valores depositados em contas correntes de suspeitos.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações mostraram que o esquema criminoso é comandado por apenados no sistema prisional paraibano. Além de tráfico de drogas, a quadrilha atua no comércio ilegal de armas e prática de crimes patrimoniais de grande escala em Campina Grande.

Ainda conforme a PF, a investigação iniciada há um ano, já resultou em 30 prisões em flagrante, além de apreensão de mais de duas toneladas de maconha, 86 quilos de cocaína e crack e 15 armas. Estas ações possibilitaram à polícia reunir elementos que comprovassem que todas as etapas do esquema eram coordenadas de dentro de presídios do estado, desde a aquisição de entorpecentes até a distribuição em 'bocas de fumo'.

Os integrantes da quadrilha responderão criminalmente por tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, organização criminosa armada e lavagem de dinheiro.

Portal Correio

Grupo finge ser da polícia cercam casa, e mata homem na Paraíba, diz PM

Um homem de 30 anos foi morto na noite da quarta-feira (6) no Bairro Nova Brasília, em Campina Grande. Segundo o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), pessoas fingiram serem policiais, cercaram a casa e executaram a vítima. A irmã dele, de 31 anos, também foi baleada.

Conforme informações repassadas à PM, cinco homens armados e encapuzados chegaram na casa, que fica na rua Belo Monte, e fizeram um cerco. Testemunhas contaram que os criminosos chamavam pelo irmão da vítima e ameaçando matar quem reagisse.

Depois disso, o homem foi morto com vários tiros. A irmã dele sofreu um tiro na mão. A Polícia não informou se os irmãos reagiram. Foram encontrados pelos policiais várias cápsulas dos calibres ponto 40, 38, 380, 44 e 9 mm. Após o crime, o grupo fugiu e nenhum suspeito foi localizado pela PM.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, socorreu a irmã da vítima e a levou para o Hospital de Emergência e Trauma da cidade. A unidade não informou o estado de saúde da mulher na manhã desta quinta-feira (7).

G1PB

Cantora Anitta, solteira, exibe boa forma em show em São Paulo

Anitta, recém-solteira, exibiu boa forma em show em São Paulo. A cantora, que terminou seu relacionamento com o ator Pablo Morais, se apresentou usando um figurino sexy na madrugada desta quinta-feira, 7, na casa noturna Brook's, na Zona Sul de São Paulo.

O relacionamento sem rótulos de Anitta e Pablo Morais chegou ao fim dois meses após ser descoberto pela imprensa. Segundo fontes do EGO, a cantora e o ator não estão mais juntos. Procurada pelo site, a assessoria de Anitta disse que não comenta a vida pessoal da artista. Já a assessoria de Pablo disse desconhecer a informação.

Anitta e Pablo tiveram um relacionamento bem incomum. Enquanto ele assumia estar com a poderosa, ela disse que não estava sabendo de nada, mas, dias depois, ela postou uma foto dando um beijo no ator e modelo, assumindo, pela primeira vez um relacionamento publicamente.

No último domingo, 3, Anitta embarcou para o México para gravar um clipe com o cantor Maluma, com quem foi vista nas suas férias em Miami . No Snapchat, a cantora disse que além de talentoso, Maluma era gato.

Anitta em show em São Paulo (Foto: Manuela Scarpa/ Brazil News)

Anitta em show em São Paulo (Foto: Manuela Scarpa/ Brazil News)

Anitta em show em São Paulo (Foto: Manuela Scarpa/ Brazil News)

ego.globo.com

Imagens fortes: jovem transmite ao vivo morte a tiro

FALCON HEIGHTS — Um homem negro foi morto a tiros por um policial após ser parado em uma blitz no estado de Minnesota na quarta-feira à noite, no segundo caso de morte de negros pelas forças de seguraça americanas na semana, causando protestos e agravando a tensão racial nos Estados Unidos. Os últimos instantes da vida de Philando Castile, de 32 anos, foram registrados em um vídeo transmitido ao vivo no Facebook pela namorada. A gravação também foi publicada no Youtube.

Castile, funcionário de um refeitório escolar, estava dentro do carro na cidade de Falcon Heights quando foi baleado. Ele foi levado para o hospital, onde morreu mais tarde.

O vídeo mostra a namorada, identificada como Lavish Reynolds, e o homem com uma camisa branca todo ensanguentado. É possível ouvir a vítima agonizando. Do lado de fora do carro, o policial é visto com a arma na mão.

"Meu Deus, não me digam que morreu, não me digam que meu namorado foi embora assim... Foi atingido por quatro tiros, senhor", afirma a mulher no vídeo, divulgado ao vivo no Facebook Live e visualizado mais de 1,7 milhão de vezes. Atenção, imagens fortes.

De acordo com a namorada, Castile foi parado na blitz porque seu carro tinha uma luz de farol traseira apagada. Antes de ser baleado no braço, enquanto procurava os documentos, ele informou ao policial que estava autorizado a portar arma e que carregava uma, de acordo com Lavish.

Perto do fim do vídeo, de quase 10 minutos de duração, a filha de Reynolds, de 4 anos, tenta tranquilizar a mãe aterrorizada.

"Esta tudo bem, mamãe", diz a menina. "Está tudo bem, estou aqui com você".

Segundo a polícia, uma arma foi recuperada na cena do crime, e o incidente está sendo investigado.

No Facebook, foi criada uma página intitulada "Justiça para Philando Castile", na qual se afirma: "Philando Castile morreu pelas mãos da polícia no dia 6 de julho de 2016. Exigimos justiça".

Dezenas de pessoas se mobilizaram nas ruas de Falcon Heights para protestar contra a morte de Castile. Em Louisiana, também foram registrados protestos.

O incidente ocorreu apenas um dia depois da morte de Alton Sterling, de 37 anos, morto a tiros pela polícia durante um incidente em Baton Rouge. O Departamento de Justiça dos EUA está investigando o caso.

G1

Dom Aldo nega ter se omitido e confirma seis casos suspeitos de padres pedófilos na PB

O Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, concedeu entrevista ao jornal Folha de São Paulo nesta quinta-feira (07) onde negou que tenha acobertado padres pedófilos ou se omitido em relação a casos deste tipo na Paraíba. O religioso revelou ainda que durante seu período a frente da Arquidiocese da Paraíba, seis casos suspeitos de padres pedófilos foram apurados, com três sendo afastados, um inocentado e que dois ainda estão em análise.

Confira:

Folha - O Vaticano anunciou nesta quarta o afastamento do senhor da Arquidiocese da Paraíba. Como recebeu a notícia?

Aldo Pagotto - É uma situação dolorosa, mas eu entendi. Se estou fazendo as pessoas sofrerem, como acham, é melhor aceitar a renúncia. Mesmo sabendo que eu sofro muito mais do que essas pessoas. Pelo bem de todos, eu acreditei que o melhor fosse a minha retirada. Me baseei no exemplo do papa Bento 16, que abriu espaço para uma pessoa nova entrar.

Como o senhor se defende das acusações de que acobertou casos de pedofilia e teve relações com outros homens?

A minha consciência está em paz. Há muitas acusações, principalmente em relação a minha vida afetiva e sexual. São acusações horrorosas, que eu não admito porque são calúnias. Fiquei com uma grande mágoa.

O senhor admite ter acolhido na igreja padres acusados de pedofilia?

Eram padres em crise procurando um lugar para recomeçar a vida. E eu dei essa oportunidade a pessoas que mais tarde se revelaram suspeitas de pedofilia. Fiz o que tinha que fazer: denunciei ao Ministério Público e ao Vaticano. Eu não me omiti. Confesso o meu excesso de misericórdia porque dei uma chance a pessoas que eu não conhecia bem.

Foram quantos casos?

Ao todo foram seis casos, todos na Paraíba. Em três deles os padres foram apontados como culpados e afastados, dois ainda estão sendo julgados e um foi inocentado.

O senhor foi denunciado pelo Ministério Público em 2002 por supostamente acobertar um frei que cometeu abusos sexuais e intervir para mudar o depoimento das vítimas. O que tem a dizer sobre essa acusação?

Este caso foi extinto na Justiça porque não houve nenhuma proteção ao frei nem intervenção junto às meninas. O que fiz, imediatamente, foi celebrar uma missa em campo aberto e chamar todas as mães e meninas para oferecer meus préstimos. Na missa, disse que tanto as meninas quanto o frei precisavam de ajuda. Em nenhum momento agi para silenciar ninguém.

O senhor teve alguma conversa privada com as mães ou as vítimas?

Em nenhum momento houve conversa privada.

Agora que foi confirmada a renúncia, o que pretende fazer?

Estou pensando em voltar para a minha congregação, em Fortaleza. Vou ficar um tempo lá para colocar minha cabeça em ordem. Ser arcebispo emérito não é demérito para ninguém. Quero continuar trabalhando


 com Folha de São Paulo

Secretaria da Saúde registra 148 casos e 17 mortes de microcefalia na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou 889 casos de microcefalia em 135 municípios paraibanos, no período de agosto de 2015 até a 26ª semana de 2016. Desses casos, 148 foram confirmados (em 60 municípios), com base nos laudos dos exames de imagem e/ou resultados de exames laboratoriais para detecção do vírus zika; 479 foram descartados para a microcefalia relacionada à infecção congênita e 262 estão sendo investigados...

Dos casos notificados na Paraíba, 25 evoluíram para óbito, sendo confirmados 17, nos municípios de Sapé (2), São José do Sabugi (1), São João do Rio do Peixe (1), São Miguel de Taipu (01), Santa Rita (2), Sossego (1), Olivedos (1), Piancó (1), Parari (1), Nova Olinda (1), São Bento (1), Juazeirinho (1), João Pessoa (1), Conde (1) e Campina Grande (1). Oito foram descartados.

Para outros esclarecimentos, entrar em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da SES, por meio do endereço eletrônico cievs.pb@gmail.com ou pelo telefone 0800-281-0023.

PB Acontece

Quadrilha deu festa em chácara um dia antes do mega-assalto a Prosegur


Chácara próximo à Rodovia Anhanguera foi usada por assaltantes em Ribeirão (Foto: Reprodução/EPTV)

Um dia antes do crime, a quadrilha que assaltou a Prosegur em Ribeirão Pretox (SP) deu uma festa na chácara alugada próximo à Rodovia Anhanguera. Vizinhos contaram que o barulho da música e a grande movimentação de carros e de pessoas chamaram a atenção, mas não despertaram suspeitas.

O imóvel foi localizado pela polícia durante a investigação na tarde desta terça-feira (5). Toucas ninja, luvas, munição de diversos calibres, carregador para submetralhadora, materiais para explosivos usados no crime e roupas camufladas foram apreendidos, além de galões de álcool e panos usados para apagar marcas de digitais.

O grupo, formado por pelo menos 20 homens, conseguiu fugir após um tiroteio que durou 40 minutos. Um policial militar rodoviário e um morador de rua foram mortos durante a ação.

O valor levado pela quadrilha não foi informado.

Imóvel movimentado
Segundo o delegado Cláudio Sales Júnior, o dono da chácara, próximo ao Clube Recra de Campo, procurou a polícia após ter ido ao imóvel e tê-lo encontrado em total desordem. Além dos objetos, o carro de um vidraceiro rendido durante a fuga da quadrilha foi achado no local.

Uma mulher, que prefere não se identificar, disse que a movimentação na chácara começou na semana passada, mas que o barulho anormal na tarde de segunda-feira (4) chamou a atenção. "Tinha uma festa, música, som. Parecia que estava tendo uma festa. Tinha mulheres, e parecia que eram mulheres de programa. Mas tinha bastante homem também."

Segundo a mulher, o entra e sai de carros se intensificou entre a noite de segunda e a madrugada de terça-feira, quando ocorreu o crime. "Eu não cheguei a ver carro, eu ouvia entrar, abrir e fechar o portão. A noite inteira, o dia inteiro sem parar."

Ela diz que acompanhou as notícias sobre o assalto pela TV, mas que só relacionou a chácara aos suspeitos após a chegada da polícia. "A gente nunca pensou, viu o roubo na TV, mas nunca ia ligar uma coisa na outra. A gente só foi se dar conta na hora que saiu e viu que tinha um monte de polícia aqui, helicóptero. Mesmo assim, demorou pra cair a ficha."

Casa foi usada como núcleo
De acordo com o delegado, de dentro da propriedade saiu parte do planejamento do roubo. "O local pode ter sido usado para a finalização do crime antes da fuga. O planejamento poderia  estar ocorrendo há meses, ou seja, a chácara pode ser apenas um dos núcleos usados pela quadrilha" disse Sales Júnior.

Ele afirmou que o pagamento ao dono foi feito em dinheiro e que duas pessoas o procuraram para fechar o aluguel do imóvel com a desculpa de que trariam parentes de Minas Gerais para conhecer a região de Ribeirão Preto.

Inicialmente, os contatos com o dono da chácara foram feitos por celular.

Desordem da casa chamou a atenção do dono que procurou a polícia em Ribeirão Preto, SP (Foto: Reprodução/EPTV)Desordem da casa chamou a atenção do dono que procurou a polícia em Ribeirão (Foto: Reprodução/EPTV)

Investigação
O trabalho de investigação do caso é feito pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Ribeirão Preto com auxílio de equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

Testemunhas começaram a ser ouvidas na tarde de terça-feira. Segundo o diretor do Deinter 3, João Osinski Junior, a resposta da polícia não será imediata e o principal objetivo é a prisão dos líderes da quadrilha para coibir novas práticas. "O importante não é prender apenas aqueles soldados recrutados para vir fazer a ação. O importante é desarticular a quadrilha, a espinha dorsal da quadrilha, para que ela não volte a praticar esse tipo de crime", afirmou.

Ataque planejado
O assalto ocorreu por volta das 4h30 desta terça-feira (5) no prédio da Prosegur, que fica na Avenida Saudade, zona norte da cidade. Segundo o tenente da PM Tiago Pedroso, viaturas da PM faziam patrulhamento pela região quando se depararam com um comboio formado por 15 carros e um caminhão.

"Essa viatura foi alvejada, os policiais revidaram. Os indivíduos pararam em frente a Prosegur e tentaram explodir. As outras viaturas foram acionadas e fizeram um cerco conforme plano de ação", disse.

A quadrilha bloqueou as ruas de acesso à avenida usando veículos e espalhou pregos pelas vias para dificultar a aproximação da polícia. Em seguida, atirou contra o transformador de um poste, deixando 2,2 mil imóveis e as ruas do bairro Campos Elíseos no escuro. Moradores de diferentes bairros e vizinhos ao local filmaram a ação.

De acordo com o tenente, o grupo estava fortemente armado e tinha desde pistolas a fuzis 556, 762, ponto 50, uma munição capaz de derrubar aviões. Dinamite foi usada para explodir o prédio e acessar o cofre. Segundo Osinski Junior, a quadrilha estava preparada para enfrentar um batalhão.

Na fuga, três dos 15 carros utilizados pela quadrilha foram queimados. Um homem que, segundo a polícia, era morador de rua, foi usado como escudo. Ele morreu devido a gravidade das queimaduras sofridas.

Parte do grupo seguiu pela Rodovia Anhanguera e atirou contra a viatura onde estavam o cabo Tarcísio Wilker Gomes, de 43 anos, e um colega. Gomes foi baleado na cabeça e morreu. Ele era casado e pai de um menino de 8 anos.

Prédio da Prosegur e imóvel vizinho ficaram destruídos em Ribeirão Preto, SP (Foto: Reprodução/EPTV)Prédio da Prosegur e imóvel vizinho ficaram destruídos em Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/EPTV)

Atlético Nacional tira a cueca do São Paulo pela cabeça e faz 2 a 0 na casa do adversário



  • QUE BORJA...

    A ansiedade virou frustração. Depois de 49 dias de espera, o São Paulo perdeu o primeiro jogo da semifinal da Libertadores da América. Como se não bastasse as sentidas ausências de Ganso e Kelvin, a derrota de 2 a 0 para o Atlético Nacional está totalmente ligada à expulsão daquele que fez a diretoria desembolsar R$ 22 milhões: Maicon. O infantil cartão vermelho do zagueiro por empurrar a cara de Borja, autor dos dois gols, custou muito caro. Literalmente.
  • DESTAQUEE AGORA?

    A situação está complicada para o São Paulo. Na próxima quarta-feira, às 21h45, em Medellín, o Tricolor precisa vencer por 2 a 0 para levar a partida para os pênaltis. Para passar direto à final, o placar necessário é 3 a 0. Ou dois gols de diferença desde que faça um (3 a 1, 4 a 2...).

  • DESTAQUELAMENTÁVEL

    Após o jogo, os arredores do Morumbi tiveram cenas de guerra. Torcedores organizados entraram em confronto com a Polícia Militar. Segundo o tenente-coronel Gonzaga, a briga ocorreu porque parte dos organizados que não entrou no Morumbi agrediu e tentou roubar torcedores comuns e ambulantes. O saldo da briga: 12 policiais feridos, nove pessoas detidas s e três torcedores atendidos no ambulatório (posteriormente foram liberados).
    Veja vídeos e fotos aqui

  • DESTAQUERED OF ZAGA

    Um dos principais jogadores da equipe, Maicon foi o maior responsável pela enorme frustração dos são-paulinos. Expulso infantilmente, ele derrubou o esquema da equipe, que se perdeu em campo com um a menos e levou dois gols em sequência. Depois, ele falou sobre o lance, pediu desculpas e assumiu a responsabilidade pela derrota.

  • DESTAQUEATUAÇÕES

    Veja as notas dos jogadores do São Paulo aqui

  • DESTAQUEPÚBLICO E RENDA

    61.766 torcedores / R$ 7.526.480,00

  • DESTAQUEFALA, PATÓN

    Veja a entrevista do técnico Edgardo Bauza após a derrota.

    Kourtney Kardashian rouba a cena com maiô cavado e decotado em viagem

    Kourtney Kardashian está curtindo a temporada de descanso com duas amigas e, claro, não deixou de compartilhar com os internautas as delícias do mar dasBahamas, no Caribe, na quarta-feira (6).

    Em seu Snapchat, a socialite de 37 anos, publicou imagens de maiô decotado ecavadíssimo que realçou suas curvas em ótima forma, com direito a bumbum generoso em destaque. Mamãe de três com o ex Scott Disick (Mason, 6; Penelope, 3; Reign, 1), ela aproveitou um passeio de lancha e ainda caiu no mar cristalino da região.




    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...