domingo, 12 de junho de 2016

Mentor de grupo que cometeu atentados na Espanha vive no Brasil

Um espanhol apontado como mentor de um grupo de extrema direita que realizou atentados sangrentos no fim dos anos 1970 vive no Brasil, para onde fugiu quando seria processado por assassinato. O jornal El País, que divulgou o caso neste domingo, localizou e entrevistou o homem.

"Sim. São os primeiros a chegar. Como me localizaram?", perguntou José de las Heras Hurtado, de 72 anos, ao confirmar sua identidade ao jornal. Atualmente, ele vive no Guarujá, em São Paulo, onde administra um modesto restaurante. Deixando para trás a mulher e dois filhos, o advogado fugiu da Espanha em 1984, quando começava seu julgamento pelo atentado contra um bar de Madri, em 1979. O episódio deixou um morto e uma dezena de feridos na época da transição do país para a democracia.

As autoridades apontavam Hurtado como líder do grupo Frente da Juventude, ao qual são atribuídos esse e outros atentados, que, no total, causaram três mortes. Apesar de ter sido detido em 1981 com outros membros da organização, o homem afirmou que não conheceu as pessoas que cometeram os ataques e que deixou a Espanha porque não teria um julgamento justo.

Fonte: Com informações da Veja e EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...