segunda-feira, 30 de maio de 2016

João Pessoa tem alerta de inundações; chuvas alagam ruas e dificultam trânsito


Acidente ocorrido na BR-230, em Bayeux

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) emitiu um alerta, na manhã desta segunda-feira (30), sobre as chuvas que estão ocorrendo desde a noite desse domingo (29) em João Pessoa. Segundo o coordenador da Defesa Civil da Capital, Noé Estrela, o alerta foi de chuvas moderadas podendo ocorrer inundações. De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, do começo da manhã até perto das 11h, já chegou a chover 69,2 milímetros, em João Pessoa, um índice considerado alto para o intervalo de tempo. Várias ruas da Capital ficaram alagadas e o trânsito foi desviado. A previsão é mais chuvas até esta terça-feira (31).

"Após o comunicado do Cenad, nossas equipes iniciaram vistorias nas áreas de risco e nos pontos críticos. Vamos ficar em alerta total e estamos monitorando as chuvas para agir rápido caso seja necessário. O alerta do Cenad foi de possíveis inundações nas próximas horas", comentou Noé Estrela.

Segundo a assessoria de imprensa da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, o trânsito ficou obstruído em alguns pontos da Avenida Epitácio Pessoa (em frente ao colégio Lourdinas); foi desviado na avenida principal do bairro dos Bancários pela Rua Rosa Lima dos Santos; no sentido bairro-Centro; no sentido Centro-bairro, o desvio foi pela Rua Flamboyant.

O trânsito foi interrompido por conta do excedente de água na Rua Brasilino Alves da Nóbrega, na ladeira que liga os bairros de Mangabeira a Valentina.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apenas um acidente foi registrado até as 11h desta segunda. A batida entre um carro e uma moto aconteceu no trecho da BR-230, próximo ao posto da PRF de Manguinhos, em Bayeux, na Grande João Pessoa. O motociclista ficou ferido e foi socorrido pelo Samu.

PRF orienta motoristas

Durante a chuva, ou com o asfalto molhado, o motorista deve aumentar a distância em relação ao veículo que trafega a sua frente. Assim, é possível evitar freadas bruscas, que nessas condições elevam o risco de derrapagens e aquaplanagens;
v As borrachas das palhetas do limpador de para-brisa precisam estar em bom estado de conservação para que a chuva afete o menos possível a dirigibilidade do veículo. Elas devem ser trocadas uma vez por ano;

- Os faróis devem estar sempre acesos;

- Redobre o cuidado nas curvas e frenagens;

- Se possível, evite passar em poças ou locais com acúmulo de água;

- O 'pisca-alerta' somente deve ser acionado em caso de parada não prevista ou pane no veículo. Trafegar com o pisca-alerta ligado provoca a sensação de que o veículo à frente está parado, fazendo com que o condutor do veículo atrás freie, com risco de provocar acidente;

- Em caso de chuva forte, o motorista deve procurar um lugar seguro e, assim que possível, parar o carro. Nunca pare sobre a pista e só pare no acostamento se não houver alternativa; o ideal é parar completamente fora da via.

- Na pista molhada, o condutor corre o risco de passar por uma situação de aquaplanagem, que acontece por alguns fatores: Excesso de água na pista; Calibragem inadequada dos pneus; Velocidade incompatível com a via; Pneus desgastados (lisos).

Ao perceber que seu veículo perdeu a aderência com a via, siga as seguintes orientações:

- Tire o pé do acelerador até retomar o controle completo da direção;

- Não freie, pois se as rodas estiverem travadas no momento em que voltar o contato dos pneus com a pista, o veículo poderá desgovernar-se;

- Segure o volante com firmeza, mantendo-o alinhado.

A PRF orienta, entretanto, que a pista seca não deve ser justificativa para excessos de velocidade.

Portal Correio  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...