sábado, 7 de maio de 2016

SECRETARIA DE SAÚDE DE S. S. do UMBUZEIRO LANÇA PROJETO COM OBJETIVO DE ERRADICAÇÃO DE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

​"POPULAÇÃO CONSCIENTE, S. S. do UMBUZEIRO SEM MOSQUITO Aedes aegypti" CASA LIVRE DO MOSQUITO.

Este projeto tem como meta o envolvimento da população em geral, comunidade escolar municipal e estadual, saúde etc. Para o desenvolvimento das ações como a conscientização, fiscalização, distribuição de peixes, buscaremos incentivar as pessoas da comunidade a pensarem e refletirem coletivamente o problema da incidência da Dengue, zika vírus e chikungunya na comunidade e para alcançar tal objetivo numa ação conjunta propomos a elaboração e implantação de um projeto de intervenção na saúde da comunidade escolar e local.

Este projeto faz parte do cronograma adotado pela secretaria de saúde desde o final do ano passado, que estabeleceu medidas na mobilizando da população para garantir a qualidade e a eficiência com a questão da prevenção dos focos do mosquito.

A secretaria vem a cada dia ampliando e intensificando as ações de erradicação de focos do mosquito, haja visto que os trabalhos tem como meta o controle em 100% dos focos no município, que no futuro não possamos se deparar com novas epidemias, que seja um trabalho pra ficar como exemplar.

Foi implantado a sala de situação que tem como intuito de mapear e divulgar os casos notificados confirmados e descartados por semana epidemiológica dentro do município. Com a finalidade de criar um canal de comunicação direta entra a comunidade e a vigilância epidemiológica foi criado o ALÔ DENGUE. Uma outra ação do projeto é a visita por quadra onde é mapeado em todas residências os locais de possíveis criadouros de lavas e monitorado semanalmente através do CHECK LIST e o dia D em que o morador deve observar os locais de possíveis focos na residência caso encontre focos acionar o ALÔ DENGUE, na visita é realizado orientações de como manter o ambiente livre do mosquito. Caso não seja encontrado focos de lavas a residência recebe um selo do CASA LIVRE DO MOSQUITO. Outrora, se positivo será eliminado o foco e após 15 dias se o morador mantiver a casa livre receberá o selo. Também será feito parcerias com as escolas na colocação de armadilhas para localizar a presença de focos por quadras e distribuição de peixes lavorfagos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...