quarta-feira, 6 de julho de 2016

Papa Francisco aceita renúncia e Dom Aldo não é mais arcebispo da Paraíba

O Papa Francisco aceitou o pedido de renuncia do arcebispo metropolitano da Paraíba Dom Aldo di Cillo Pagotto. A informação foi confirmada pelo Vaticano na manhã desta quarta-feira (06).

Para se afastar do cargo, Dom Aldo alegou problemas de saúde.

O Papa Francisco nomeou como Administrador Apostólico da Arquidiocese Dom Genival Saraiva de França, em decreto assinado pelo Prefeito da Congregação, Marcus, Cardeal Ouellet, e pelo Secretário da mesma Congregação, Ilson de Jesus Montanari em Roma, no Palácio da Congregação para os Bispos.

Confira a carta escrita por Dom Genival

Na carta de renuncia, Dom Aldo agradece ao tempo que ficou à frente da Igreja Católica da Capital por 12 anos. "Tentei doar o melhor de mim mesmo, não obstante as sérias limitações de saúde, ademais das repercussões no equilíbrio emocional, causadas pela constante necessidade de superar conflitos inevitáveis, advindos de reações ao meu modo de ser e de agir", diz.

Dom Aldo de Cillo Pagotto assumiu o comando da Igreja Católica na Paraíba há 12 anos, em maio de 2004. Ele foi nomeado pelo então Papa João Paulo II, em substituição de Dom Marcelo.

Antes de vir para Paraíba, Aldo era bispo da cidade de Sobral, no Ceará.

Agora, Dom Aldo passa a ser Bispo Emérito da Paraíba.

Confira o documento da renúncia:


MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...