segunda-feira, 27 de junho de 2016

MEC divulga nova lista de convocados no Prouni

A segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2015 será divulgada nesta segunda-feira (26), nositeprouni.mec.gov.br . Não há um horário específico definido em edital.

O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e têm baixa renda.

A primeira chamada foi divulgada no dia 13 de junho. As bolsas que não preenchidas foram disponibilizadas nesta segunda chamada.

Os alunos pré-selecionados precisam comprovar as informações da inscrição entre esta segunda-feira (27) até o dia 1º de julho. Quem não conseguiu a bolsa nas duas chamadas pode aderir à lista de espera entre os dias 8 e 11 de julho.

A lista de espera também é opção para o candidato que foi aprovado, mas perdeu a vaga porque não houve formação de turma em seu curso.

A relação de convocados da lista de espera sairá no dia 14 de julho. Os participantes devem comparecer às instituições de ensino entre 18 e 19 de julho, para apresentação de documentos pessoais.

Nesta edição foram oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais ofertadas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. A seleção é feita com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nas características socioeconômicas da família do estudante.

De acordo com projeção da Receita Federal divulgada no começo do ano, a previsão é que o governo deixe de arrecadar R$ 1,27 bilhão em impostos em 2016 para custear vagas em instituições privadas. As bolsas são bancadas pelo governo por meio de renúncia fiscal de tributos (IRPJ, CSLL, PIS e Cofins) que seriam ser pagos pelas universidades participantes do programa.

Fies
Outra opção para chegar ao ensino superior, além da bolsas do Prouni, é o Financiamento Estudantil (Fies), que está com as inscrições abertas até esta quarta-feira (29). São disponibilizadas 75 mil vagas.

O programa financia cursos de ensino superior não gratuitos com taxa de juros a 6,5% ao ano. Durante o curso, o estudante paga, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150. Após a conclusão, há um período de 18 meses de carência. Ao término o financiamento começa a ser pago em até três vezes o período financiado do curso.

Contato para dúvidas
O MEC oferece esclarecimentos no site do Prouni , por autoatendimento via formulário ou pelo telefone 0800-616161.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...